São Paulo, 22 de dezembro de 2000 n.668/00.

Estudo premiado ressalta a importância do enfermeiro
O profissional de enfermagem pode estimular, em pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco,  mecanismos que  auxiliem a melhor enfrentar a situação. Este é o resultado de uma pesquisa de Ribeirão Preto, premiada em Congresso de Enfermagem em Olinda, PE.

Comissão do IEA recebe, até março, contribuições para o Código de Ética da USP

Faculdade de Medicina de Ribeirão recebe prêmio por novo aparelho ortopédico

FAU abre inscrições para cursos de informática


Destaques

Trabalho sobre pacientes de cateterismo é premiado
        Foi premiado com o primeiro lugar do Prêmio Wanda de Aguiar Horta o trabalho "Assistência de enfermagem a pacientes que realizam cateterismo cardíaco: uma proposta a partir do modelo de adaptação de Calista Roy", de Clara Ines Duran Rojas, Eugenia Velludo e Maria Célia de Freitas.   O prêmio é patrocinado pela USP e o trabalho foi apresentado no 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem realizado em Olinda, em outubro. Clara é mestranda e Maria Célia faz doutorado na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, onde Eugenia é orientadora do programa de pós-graduação da área.
        O objetivo do trabalho, que foi realizado no Hospital Universitário do interior, era identificar os diagnósticos de enfermagem abordando os aspectos psicossociais dos pacientes que fazem o cateterismo cardíaco (segundo a teoria de adaptação de Roy), além de elaborar possíveis ações de enfermagem pertinentes. Durante seis meses, elas entrevistaram 18 pacientes entre 30 e 80 anos de idade, de ambos os sexos, no momento do pré-cateterismo, analisando a alteração na manutenção da saúde, ansiedade, medo e alteração do processo familiar. As ações de enfermagem elaboradas foram: criar um clima de segurança para o paciente antes do exame por meio do diálogo, escutar e respeitar os sentimentos, crenças e valores frente a essa situação, orientar o paciente quanto ao procedimento de acordo com as necessidades individuais e enfatizar a importância do exame para o diagnóstico e tratamento do problema, capacitando-o à retomada de suas atividades de acordo com algumas indicações.
        A utilização desta teoria permitiu reconhecer que as pessoas, mediante estímulos, podem desencadear respostas positivas ou negativas, cabendo ao enfermeiro atuar como mediador, elaborando estratégias que capacitem o paciente a criar mecanismos de enfrentamento para diminuir as respostas negativas, facilitando a realização do cateterismo e favorecendo a vivência. A pesquisa é parte do projeto de dissertação de mestrado Invadindo o coração representações sociais dos pacientes que submetem-se a procedimentos hemodinâmicos, orientada por Eugenia.
        Mais informações: ciduran@hotmail.com

Comissão recebe contribuições para Código de Ética da USP

        A Comissão Preparatória para Sugerir Diretrizes de um Código de Ética da Universidade de São Paulo estará recebendo, até 31 de março, contribuições de toda a comunidade uspiana. Instituída no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP por solicitação do reitor, professor Jacques Marcovitch, a primeira discussão pública da Comissão aconteceu no dia 29 de novembro, durante o Fórum USP de Políticas Universitárias.
        Segundo o diretor do IEA, professor Alfredo Bosi, que coordena a Comissão, o Código de Ética será um trabalho complexo e de longo prazo a ser realizado no âmbito do Conselho Universitário (CO), com o estabelecimento de condutas e posturas éticas a serem observadas no ensino, pesquisa, administração e atividades de extensão da Universidade, bem como no relacionamento entre docentes, alunos e servidores, e da USP com a sociedade.
        Constituem a comissão seis professores titulares: William Saad Hossne, professor emérito da Unesp e presidente do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa em Seres Humanos; Alberto Carvalho da Silva, professor emérito da Faculdade de Medicina, professor honorário do IEA e integrante da Comissão de Ética de Pesquisa em Seres Humanos da USP; Paschoal Senise, professor emérito do Instituto de Química e professor honorário do IEA; Dalmo Dallari, titular da Faculdade de Direito; Fábio Goffi, professor emérito da Faculdade de Medicina; e Alfredo Bosi, titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, diretor do IEA e coordenador da comissão.
        As contribuições devem ser enviadas para o IEA, aos cuidados de Fausta Katuni, na Av. Professor Luciano Gualberto, travessa J, 374, térreo, 05508-900, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3031-9563; E-mail: iea@edu.usp.br .

Equipe é premiada por invento ortopédico

        A equipe do Laboratório de Bioengenharia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto recebeu o Prêmio Bienal da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, durante o 32º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia que ocorreu em novembro. O grupo do professor José Volpon desenvolveu um equipamento (fixador externo torcional) capaz de tratar uma doença ortopédica que altera a rotação dos membros inferiores, fazendo com que os pés fiquem voltados para dentro ou para fora, e que incapacita principalmente crianças com seqüelas neurológicas.
        A nova terapia e o aparelho desenvolvido se firmaram como alternativa à cirurgia de risco praticada até então. O novo tratamento é praticamente indolor, permite o crescimento do osso e não impede o paciente de caminhar. O equipamento já recebeu menção honrosa no Concurso Nacional do Invento Brasileiro de 1998 e foi homenageado pelo governador Mário Covas em 1999.
        Mais informações: ( (0XX16) 633-3063.


Cursos, Seminários e Palestras
Computação Gráfica na FAU
        A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP abre inscrições para os seguintes cursos de computação gráfica:
        AutoCAD 2000 Básico: para os interessados em ter uma visão global dos comandos para desenhos bidimensionais na elaboração de projetos arquitetônicos e suas interfaces com demais projetos ligados à construção civil. O curso ocorre entre os dias 15 e 30 de janeiro, das 9 às 12 horas, ou entre os dias 15 de janeiro e 1º de fevereiro, das 20h30 às 23 horas. A taxa de inscrição é de R$ 395,00.
        ArchiCAD: aos interessados em conhecer as ferramentas do programa e sua aplicação em projetos de arquitetura. O curso ocorre entre os dias 15 de janeiro e 1º de fevereiro, das 17h15 às 20h15. A taxa de inscrição é de R$ 384,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4566/0829 ou e-mail cursos@fupam.com.br.


Teses e Dissertações
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        Desenvolvimento de um processo de cultivo em estado sólido de Spirulina platensis. Lúcia Helena Pelizer. Dia 27, 10h.
        Mais informações: ((0XX11) 3818-3621.
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi