São Paulo, 05 de julho de 2002 n. 1000/02.


Mil vezes notícia
A Agência USP de Notícias chega ao
milésimo boletim. Desde abril de 95, a
Agenusp vem se empenhando
em divulgar à sociedade a produção
científica da USP



ECA promove o curso Gestão de Processos Comunicacionais


EESC abre inscrições para o I Seminário do Projeto Temático


Faculdade de Educação tem vagas para o ensino fundamental




Destaques


Ainda há muito o que fazer

Por Antonio Carlos Quinto *

Chegamos ao milésimo boletim com a mesma ansiedade do nš 001: noticiar as pesquisas inéditas e os novos estudos da Universidade ainda desconhecidos do grande público. Sete anos após a publicação de seu primeiro noticioso, existe ainda nos repórteres e estagiários da Agenusp a sensação de que o melhor ainda está por vir. Não nos basta o sucesso de uma Caverna Digital, de uma Campanha contra a Palmada ou da primeira Interface de Comunicação Cérebro-Computador da América do Sul. Sabemos que ainda há muito por fazer e que existem muitos produtores de conhecimento e tecnologia que precisam ter seus trabalhos devidamente conhecidos pela sociedade.

Vivemos, hoje, uma realidade diferente do início de nossas atividades. Muita coisa foi ampliada. A atual equipe conta com quatro jornalistas e quatro estagiários.

Nosso horizonte se multiplicou e já atingimos, inclusive, mídias do exterior, como Portugal, Moçambique e países da América do Sul. Em nosso mailing constam atualmente 659 endereços de redações de jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão de todo o País. O convênio com a Agência Estado, que retransmite nossos boletins, permite a multiplicação desses números.

Nosso novo site na Internet, no ar desde agosto de 2001, é atualizado diariamente e traz informações do cotidiano da USP na seção USPHoje. A informação factual passou a ser mais uma modalidade em nossa redação, como a cobertura da última eleição para reitor. Na oportunidade, os repórteres da Agenusp informaram às principais redações do País, via e-mail, desde os primeiros números até o resultado final. A Agenusp responde pela inclusão diária de informações no Portal da USP, no endereço www.usp.br, com mais de 2 mil notícias inseridas até o momento, e no Portal do Conhecimento, no site www.saber.usp.br.

A Agenusp também é responsável pelo Clipping USP, uma seleção de notícias que permite avaliar a presença da Universidade na mídia brasileira. Esse serviço, exclusivo para a comunidade interna da USP e para algumas instituições governamentais, é transmitido diariamente, via e-mail, em duas ou mais edições, para 91 endereços.

Por intermédio do Clipping USP, podemos aferir, por exemplo, a repercussão de algumas reportagens realizadas pela Agenusp nos jornais e revistas de todo o Brasil. No ano passado, em 217 boletins publicados, 757 matérias foram veiculadas na imprensa escrita. Desse total, 338 (44,64%) foram publicadas em revistas e grandes jornais de São Paulo. No Interior do Estado, 217 (28,66%); em outros Estados, 183 (24,17%) matérias. Isso mostra que a Agenusp vai investir ainda mais na nacionalização de seu produto, que é a divulgação das pesquisas e estudos realizados na Universidade de São Paulo.

Antonio Carlos Quinto é jornalista e diretor da Agência USP de Notícias



Cursos, Seminários e Palestras


Gestão de Processos Comunicacionais

De 15 de julho a 2 de agosto é o prazo de inscrição para o curso de especialização Gestão de Processos Comunicacionais, promovido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O curso faz parte do International Consortium in Media, Communication and Cultural Studies, com sede em Florença, Itália e congrega 11 universidades, sendo 8 da Europa, 2 dos EUA e a ECA/USP, representando o Brasil. A taxa de inscrição é de R$ 60,00. A ECA fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária. São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4341 / 4867, pelo e-mail gestcom@edu.usp.br ou no endereço www.eca.usp.br/gestcom

Economia Solidária e Desenvolvimento Local

Estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições gratuitas para o curso Economia Solidária e Desenvolvimento Local, promovido pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Escola Sindical São Paulo. O curso é destinado a estudantes e atuantes na Economia Solidária Brasileira, e será ministrado de 10 de agosto a 23 de novembro.

As inscrições devem ser feitas na Escola Sindical São Paulo, localizada na Rua Dona Brígida, 299, Vila Mariana, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5084-2131

Seminário do Projeto Temático em São Carlos

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebe até o dia 12 de julho as inscrições para o I Seminário do Projeto Temático - Desenvolvimento, Análise, Aprimoramento e Otimização de Reatores Anaeróbios para Tratamento de Águas Residuárias, que organiza em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFScar) e a Escola de Engenharia Mauá (EEM).

O seminário, que acontecerá de 29 a 31 de julho, tem como principal objetivo expor os trabalhos do Projeto Temático de mesmo nome desenvolvido pela EESC, UFScar e EEM e financiado pela Fapesp. Serão disponibilizadas 70 vagas para o evento, e integrantes do projeto terão participação garantida.

O endereço da EESC é Av. do Trabalhador São-carlense, 400, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9550 ou pelo e-mail zaiat@sc.usp.br



Quadros de Avisos


Faculdade de Educação tem vagas para 1o ano do Ensino Fundamental

Entre os dias 5 e 9 de agosto é possível se inscrever para o 1o Ano do Ensino Fundamental para o Ano Letivo de 2003, da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação (FE) da USP. Os candidatos deverão ter sete anos completos ou a completar até 31 de julho do ano a ser cursado. Há 60 vagas. Um terço está destinada à filhos de servidores da FE. Um terço para servidores de outros Institutos da USP. E o restante será para a comunidade em geral. Os documentos exigidos são a xerox da certidão de nascimento e xerox do hollerith, mês de junho ou julho de 2002, e a da certidão de nascimento, com o documento original para conferência. Não serão aceitas inscrições de candidatos que já tenham cursado o 1o ano do Ensino Fundamental ou estejam cursando.

As inscrições devem ser feitas no auditório da Escola de Aplicação da FE, que fica na Av. da Universidade, 220, travessa 11, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6115 ou pelo e-mail eausp@usp.br ou no endereço http://www.fe.usp.br



Teses e Dissertações


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

-Estudo de fatores que influenciam o processo de transformação genética em citros via Agrobacterium tumefaciens. Janaynna Magalhães Barbosa. Dia 5, às 14 horas.

-Substituição parcial do farelo de soja por uréia ou amiréia em dietas para cabras em lactação. Raquel Helena Rocha Fernandes. Dia 5, às 14 horas.

Doutorado

-Metodologia para dimensionamento de um sistema de pulverização acoplável a pivô central. Luis Artur Alvarenga Veiga. Dia 5, às 8 horas.

- Indicadores de qualidade estrutural e trafegabilidade de latossolos e argissolos vermelhos. Silvia Del Carmen Imnhoff . Dia 5, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5811

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

-Preços de Ramsey e universalização em telecomunicações. Eduardo Lamas da Costa. Dia 5, às 11horas.

-A diferença salarial entre os trabalhadores americanos e brasileiros: uma análise com micro dados. André Luiz Sacconato. Dia 10, às 15 horas.

-Eficiência das relações contratuais de suprimento: caso do processamento de tomate no Brasil. Lígia Bello Nadalini. Dia 11 de julho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5811



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nš 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava