São Paulo, 18 de julho de 2002 n.1007/02.


São Paulo terá novo espaço
de divulgação científica
A USP e Governo do Estado assinaram
contrato para instalação de um novo parque
voltado à ciência e tecnologia na área que
deixou de ser ocupada pelo IAG




Encontro na Fiesp debate a produção mais limpa em São Paulo


CEBImar abrirá inscrições para Simpósio de Biologia Marinha


Memória, da Rádio USP traz especial sobre o compositor Patativa do Assaré




Destaques


Um novo espaço para a divulgação científica

Leandra Rajczuk

Criar um ambiente cultural moderno na área de ciências com o objetivo de expandir a oferta de lazer na cidade de São Paulo. A proposta faz parte dos rumos para uso da área que deixou de ser ocupada pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP na Água Funda, após recente transferência de seus departamentos para a Cidade Universitária. A USP e a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia Desenvolvimento Econômico assinaram contrato para o desenvolvimento do Plano Básico do Parque de Ciência e Tecnologia no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, no último dia 21 de junho, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes.

O novo parque voltado à ciência e à tecnologia ficará próximo à área ocupada pela extinta Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), complexo Imigrantes, e terá fins educativos, de lazer e de preservação ambiental. "Com a mudança do IAG para a Cidade Universitária e a desativação da Febem Imigrantes, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, solicitou à USP que desenvolvesse um projeto voltado para a transformação daquela área num centro de lazer, esporte e, sobretudo, cultura, buscando a sua integração com as atividades do Parque Zoológico, do Zôo Safari e do Jardim Botânico", explica Adolpho José Melfi, reitor da USP.

Mais de 2 milhões de pessoas visitam anualmente o conjunto das instituições que formam o Parque do Estado. Melfi ressalta que o Parque de Ciência, cujo objetivo é proporcionar a difusão cultural da ciência e da tecnologia para professores e alunos do ensino básico e para o público em geral, deverá integrar as atividades em desenvolvimento pela Estação Ciência, localizada na Lapa, pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, e a Casa da Ciência do campus da USP em Ribeirão Preto. "Esses centros formarão uma rede destinada ao desenvolvimento dos programas de difusão cultural e de produção de material didático visando à ampliação de nosso programa de capacitação de professores de ensino médio", afirma o reitor.

Marta Mantovani, diretora pro-tempore do Parque de Ciências e Tecnologia da USP, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, adianta que entre as novidades levadas ao público pelo instituto em parceria com a Estação Ciência, estão o projeto Experimentoteca, semelhante a uma biblioteca em sistema de empréstimo, possibilitando o uso de material experimental em sala de aula para o ensino de ciência, física, química e biologia, além da exposição francesa Maths 2000, do Museu de La Villette, Paris. "São mais de 60 demonstrações e atividades interativas sobre diferentes assuntos, de cálculo e geometria a espirais e fractais", observa.

De acordo com Oswaldo Massambani, ex-diretor do IAG e secretário adjunto da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia Desenvolvimento Econômico, a idéia do parque vai ao encontro das propostas de modificações que estão sendo feitas pelo Estado na região. "Temos a expectativa de estabelecer, nos próximos quatro meses, um plano concreto para traçar diretrizes de utilização dos edifícios do instituto, que são espaços adequados para abrigar exposições", enfatiza Massambani, destacando que, entre as novas atrações, está prevista a construção de um planetário e também de um cinema esférico para quem quiser saber mais sobre os astros e fenômenos naturais do nosso planeta.

O estabelecimento de uma nova política de uso das instalações situadas na Água Funda fez com que fosse aproveitada a infra-estrutura existente para estender ainda mais o raio de ação do IAG. Ao percorrer a alameda de entrada do Parque de Ciências, o visitante vai se deparar com o universo do sistema solar que ressurge divertido a partir das esculturas de todos os planetas, em suas cores originais e em escala.

O projeto, já concluído, foi idealizado pela diretoria do IAG e elaborado por professores e alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e busca integrar o modelo do sistema planetário com a característica natural do terreno, preservando e valorizando o patrimônio histórico e cultural da instituição. "Todas as sensações inusitadas da travessia serão vivenciadas por grupos de visitação experimentais para que se possa avaliar a dinâmica operacional do roteiro", avisa Massambani. Alunos de escolas da região serão os primeiros convidados a conhecer o projeto de transformar o sistema solar num museu vivo. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, r. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda.

Mais informações: (0XX11) 3091-4789 / 4755



Cursos, Seminários e Palestras


Produção + Limpa em São Paulo

Na próxima segunda-feira (22), às 17 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) acontece a cerimônia de lançamento da Mesa Redonda Paulista de Produção + Limpa em São Paulo. A iniciativa, que conta com a participação da Escola Politécnica da USP, tem como principais objetivos a promoção da produção mais limpa e da responsabilidade sócio ambiental, com os compromissos de exercitar o desenvolvimento sustentável, buscar a eliminação e redução dos resíduos na fonte e a aplicação do princípio da precaução, promover o uso eficiente de matérias-primas, água e energia, praticar a responsabilidade sócio ambiental, ampliar a conscientização e o desenvolvimento de competências locais e incentivar o aprimoramento contínuo.

Estarão presentes Horacio Lafer Piva, presidente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP/CIESP), José Goldemberg, secretário de Estado do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e professor aposentado da USP, Mauro Guilherme Jardim Arce, secretário de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras e Secretário de Estado de Energia, Ruy Martins Altenfelder Silva, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lorival Carmo Monaco, secretário Adjunto, respondendo pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, e Gil Anderi da Silva, da Escola Politécnica (Poli) da USP.

As inscrições para a Cerimônia vão até o dia 18. São gratuitas e devem ser feitas na própria FIESP, na Av. Paulista, 1313, São Paulo. Para as atividades que se estenderão de 23 a 26 de julho, a taxa é de R$ 120,00.

Mais informações: (0XX11) 3549-4504, fax 3549-4570, e-mail atendimento@fiesp.org.br ou pelo endereço http://www.fiesp.org.br/database/dbindus.htm?25

CEBIMar recebe inscrições para simpósio

O Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP recebe até o dia 31 de outubro inscrições para o XVII Simpósio de Biologia Marinha, que devem ser feitas pelo endereço www.usp.br/cbm/cursoseven/simposio.html. No site constam também informações sobre taxas de inscrição, refeições e alojamento para interessados.

O Simpósio será realizado de 22 a 24 de novembro, na sede do CEBIMar, em São Sebastião, São Paulo. Até 31 de outubro também serão recebidas inscrições para apresentação de painéis no Simpósio.

Mais informações: (0XX12) 3862-7149



Agenda Cultural


Especial sobre Patativa do Assaré na Rádio USP

O poeta cearense Patativa do Assaré, morto recentemente, é o tema do programa Memória, que será transmitido pela Rádio USP neste sábado (20). O jornalista Milton Parron mostrará raridades do poeta, como uma entrevista concedida em 1987, além de músicas compostas por Patativa cantadas por intérpretes como Luiz Gonzaga e Gonzaguinha. O programa contará também com a participação do pesquisador Cláudio Sales Andrade, autor de uma tese sobre o poeta.

Memória será transmitido no sábado (20) às 11 horas, e reprisado no domingo (21), às 17 horas.

Mais informações: (0XX11)3091-3960

Exposição de Portinari na Estação Ciência

A partir desta sexta-feira (19), a Estação Ciência contará com a mostra Portinari Arte e Ciência. A exposição é intinerante, tendo passado pelo Rio de Janeiro antes da temporada em São Paulo. Composta por 13 ilhas, a mostra relaciona obras de Portinari a conceitos físicos, como tração e peso, por exemplo.

A exposição é gratuita e estará aberta de terça à sexta-feira, das 8 às 18 horas e nos sábados, domingos e feriados das 13 às 18 horas. A Estação Ciência localiza-se à Rua Guaicurus, 1394.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ou pelo e-mail info@eciencia.usp.br



Quadro de Avisos


Vagas para docentes na FSP

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP está com inscrições abertas para concurso de professor titular e para obtenção do título de Livre-Docente.

Para o cargo de professor titular, as inscrições estão abertas até 180 dias a serem contados a partir de 12 de julho, data da publicação do edital do concurso no diário oficial. A vaga é para o Departamento de Epidemiologia da FSP.

O Departamento de Nutrição da FSP é o responsável pela contratação do professor Livre-Docente. As inscrições estarão disponíveis até o 15º dia a contar do primeiro dia útil de agosto desse ano.

Informações adicionais, bem como o edital e as normas pertinentes ao concurso encontram-se a disposição dos interessados no site do DRH da USP: Diário Oficial do Estado de S. Paulo, Seção I, Volume 112, Número 130, - Página 59, de Sexta-feira, 12 de julho de 2002.

Mais informações: (0XX11) 3066-7710, no Departamento de Epidemiologia, ou (0XX11) 3066-7705, no Departamento de Nutrição



Teses e Dissertações


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

- Formação sócio-econômica de Alagoas. O período holandês (1630-1654) - uma mudança de rumo. José Ferreira Azevedo. Dia 30, às 14horas.

- O herói dissimulado: a narrativa tucidideana e as poéticas de apreensão das ações humanas. Luiz Otávio de Magalhães Dia 30, às 9 horas.

- Orçamento público, interesses privados? Deputados, emenda e o 'personal vote' no Brasil, 1995-98. Antônio Sérgio de Carvalho Rocha . Dia 13 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Instituto de Biociências

Mestrado

- Metabolismo de carboidratos durante o desenvolvimento larval de Pseudis paradoxus. Fabíola Mayumi Oshiro. Dia 26, às 14 horas.

- Descrição do desenvolvimento craniano de Polychrus acutirostris (Squamata Polychrotidae). Ricardo Arturo Guerra Fuentes. Dia 31, às 14horas.

Mais informações: (0XX11)3091- 7538



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava