São Paulo, 29 de julho de 2002 n.1014/02.


Tendências das organizações
para 2010

Pesquisa da PROFUTURO da FEA/USP
investigou como as organizações têm definido
suas estratégias e quais as tendências
projetadas para 2010 no cenário sócio-
econômico brasileiro



Novos diretores tomam posse na USP de São Carlos


Prolam realiza seminário internacional sobre política social na América Latina


FEA debate Teoria de Jogos




Destaques


Pesquisa revela tendências das organizações para 2010

Da redação, Agência USP

Nos próximos anos o PIB brasileiro poderá crescer entre 3% a 5% ao ano, enquanto o aumento da população deve girar em torno de 1,5%, no mesmo período. A renda per capita do País e o setor de serviços também sofrerão mudanças. Outra tendência para 2010 é a desconcentração de renda entre as regiões brasileiras, com maior crescimento no Norte, Centro-Oeste e Nordeste e menor crescimento no Sudeste e Sul do país.

Esses prognósticos do Programa de Estudos do Futuro (PROFUTURO-FIA), resultantes de pesquisas feitas em 2001, serviram para contextualizar as bases de um novo estudo que investigou como as organizações têm definido suas estratégias e quais as tendências projetadas para 2010 no cenário sócio-econômico brasileiro.

"A empresa do futuro estará mais adaptada aos desejos da sociedade, devido à sua capacidade de transformação e adaptação. Tende a ser mais ágil, criativa, menos hierarquizada e com maior interação", revelou o professor James Wright, coordenador do PROFUTURO na abertura do IV Seminário PROFUTURO - A Empresa do Futuro: organização e técnicas, realizado em maio deste ano.

Segundo a pesquisa, as pequenas e médias empresas terão papel fundamental na geração de empregos. Dados recentes do IBGE mostram que "96% dos empregos criados nos últimos cinco anos foram de pequeno até médio porte", informa Wright, coordenador do PROFUTURO. Para manter essa tendência, são necessárias medidas de apoio as micros, pequenas e médias empresas como a flexibilização da CLT, na opinião de 61% dos respondentes da pesquisa, e a redução dos encargos sobre a folha de pagamentos, segundo 56%.

Para garantir a competitividade, as grandes empresas devem investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D). A atuação internacional é a mais importante estratégia para 78%, já 58% afirmam ser a integração eletrônica e 57% defendem a capacidade de atrair e reter talentos. Já as micro e pequenas têm maior competitividade pela rápida tomada de decisão (58%) e pelo atendimento personalizado (56%).

Segundo 54% dos respondentes, as médias empresas apresentam um diferencial competitivo decorrente da capacidade de realizarem parcerias. Como um segundo diferencial, 39% apontam a agilidade de decisão, além da habilidade técnica comparável às de grande porte.

As grandes empresas devem agir como as pequenas organizações, no que estas têm de peculiar e positivo, como agilidade nas decisões, capacidade de inovação e de atender nichos de mercado, transformando-se em unidades de negócios interligadas, com eficiência. "Num mercado que está se pulverizando, com nichos cada vez menores, a resposta das grandes empresas seria atuar com pequenas unidades de negócio. Já as de pequeno porte têm que ganhar as habilidades das grandes, associando-se para trabalhar em conjunto e usando todos os meios disponíveis para alcançar algumas dessas habilidades", afirmou o professor Wright.

Mais informações: (0XX11) 3819-0137 ou profuturor@fia.fea.usp.br



Novos diretores tomam posse em São Carlos

Edmilson Luchesi, da USP de São Carlos

O novo diretor do Instituto de Física de São Carlos, professor Roberto Mendonça Faria, que toma posse no próximo dia 1º de agosto, coordena o Projeto Temático da Fapesp e um Instituto do Milênio - o Multidisciplinar de Materiais Polímeros, e é professor titular e livre-docente pelo instituto que agora vai dirigir.

"O Instituto de Física de São Carlos é uma unidade que tem uma atividade de pesquisa muito intensa. Aqui sediamos dois Cepids da Fapesp e um Instituto do Milênio, e índices mostram que o desempenho da pesquisa são grandes. Temos uma pós-graduação muito conceituada pela avaliação da Capes", conta Mendonça. "Na atividade de graduação, temos o curso de Bacharelado em Física diurno e o de Licenciatura em Ciências Exatas, noturno. A minha expectativa diante da direção do IFSC vai ser, primordialmente, enfatizar o desenvolvimento na área de ensino, de recursos humanos", ressalta.

Mendonça acredita que ainda há muito o que fazer na área de graduação em Física, com novas habilitações. "Somos uma instituição de grande tradição em pesquisa e a formação de professores secundaristas na área de ciências é uma atividade que a gente considera de fundamental importância." O professor considera importante aumentar a oferta de cursos noturnos. No caso do IFSC, existe instalação ociosa nesse período. Isso não acontece em termos de recursos humanos - professores e funcionários - mas essa é, segundo o professor, a direção porque abre a possibilidade de a escola pública de terceiro grau estar disponível à noite. "Temos projetos de difusão de ciências. O País vive uma necessidade de conhecer o que se faz em ciência e tecnologia nas universidades e institutos de pesquisa. Nós já iniciamos há algum tempo um projeto junto à escola de segundo grau e também divulgação de matérias na mídia. Pretendemos ampliar isso; é um projeto ambicioso" relata o professor.

A visibilidade do IFSC dentro a USP é muito grande. O instituto é um estado estacionário de excelência em pesquisa científica e tecnológica, por isso, a ênfase que Mendonça Faria pretende dar é no ensino - formação de recursos humanos - e na parte de difusão. "Além do tradicional curso de graduação em Física, temos habilitação em Física Computacional e estamos implementando uma outra habilitação em Óptica e Fotônica e já prevemos uma habilitação em Ciências Biomoleculares."

Instituto de Química

O professor Douglas Wagner Franco, com 35 anos de Universidade, assume o cargo de diretor do Instituto de Química de São Carlos também dia 1º. Ele diz: "É um mandato que tenho perseguido e por isso é algo que me dá muito prazer em exercer, o que acontece em boa hora.

O IQSC é um instituto que se firmou principalmente em termos de pesquisa. Sua pós-graduação é bastante conhecida e, agora, realmente tem a necessidade e se expandir. "Atualmente, formamos químicos, bacharéis, tecnólogos e temos que estender isso a outras habilitações. Fala-se muito, por exemplo, em Química de Alimentos, Química de Materiais e a própria Engenharia Química. Então, existe a necessidade de uma diversificação no número de habilitações e o instituto tem condições materiais, maturidade e competência instalada para isso. Esse é o grande projeto: diversificar com competência. Cada vez mais a sociedade cobra retorno", avalia.

Franco considera fundamental que o IQSC tenha uma identidade. "Volto a dizer que temos um potencial muito grande que precisa ser melhor explorado como, por exemplo, na ampliação de vagas e criação de cursos noturnos. Vou me empenhar para que isso aconteça".

Mais informações: (0XX16) 273-9999 ou 273-9333, com Edmilson Luchesi, na Assessoria de Imprensa da USP de São Carlos



 


Cursos, Seminários e Palestras


Política social na América Latina

Nos dias 14 e 15 de agosto, acontece o Seminário Internacional: Tendências e Desafios da Política Social na América Latina promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP, Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Abet), Programa de Estudos de Pós-Graduação em Economia Política da PUC de São Paulo (EITT). O seminário será realizado no Auditório do USP Oficina. Inscrições podem ser feitas até dia 12 de agosto. O endereço é rua do anfiteatro, 181, Colméia, Favo 1.

Mais informações : (0XX11) 3091-3587/3589 ou no site http://www.usp.br/prolam



Curso de Antropologia Visual na FFLCH

De 15 a 20 de agosto estarão abertas as inscrições para o Curso de Antropologia Visual oferecido pela FFLCH. O público alvo é composto por Professores do ensino médio, professores e alunos da área de ciências humanas e demais interessados no tema. O Curso acontece de 22 de agosto a 24 de outubro e custa R$ 150. Estão disponíveis até 30 vagas, sendo o mínimo de 15. O prédio da Administração da FFLCH fica na Rua do Lago, 717, sala 126. Cidade Universitária, São Paulo, SP. CEP 05508-900

Mais informações : (0XX11) 3091-4645



FEA debate Teoria dos Jogos

De 28 de agosto a 3 de junho a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP reúne cerca de 220 participantes de vários países para o First Brazilian Workshop of the Game Theory Society.

O workshop reunirá interessados na Teoria dos Jogos, ramo da ciência aplicável em estratégias militares, organização industrial e teoria dos contratos. A Teoria engloba conhecimentos de Matemática, Estatística e também de ciências humanas, como a Economia.

Mais informações: (0XX11) 3091-5824




Agenda Cultural


Iole de Freitas expõe no Centro Universitário Maria Antonia

No dia 1º de agosto, às 20 horas, será inaugurada a exposição da artista Iole de Freitas. Com obras anteriormente expostas em museus da Inglaterra (Museu de Arte Moderna de Oxfort), do Rio de Janeiro (Centro de Arte Hélio Oiticica e Paço Imperial), Belo Horizonte (Museu de Arte de Pampulha), entre outros, a artista realiza agora uma instalação especificamente para o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), que ocupará o térreo e o primeiro andar do prédio.

O Ceuma fica na rua Maria Antonia, 294 - Vila Buarque, São Paulo - SP. A exposição pode ser visitada até o dia 27 de outubro, de segunda a sexta, das 12h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 21h. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3255 5538




Teses e Dissertações


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

- Táticas de influência utilizadas nas vendas do software R/3 da SAP um estudo exploratório. Ana Karina Delgado Fontes. Dia 31, às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091- 5862



Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

- Influência de dietas ricas em ácido graxos CIS/TRANS sobre a atividade das enzimas antioxidantes em ratos portadores do tumor Walke-256. Nara Xavier Moreira. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3688



Instituto Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Mestrado

- Estimativas do Impacto das Emissões de Hidrocarbonetos pela Vegetação na Formação de Oxidantes Fotoquímicos em São Paulo. Leila Droprinchinski Martins. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4704



Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

- Sindicalismo e democracia no Brasil: atualizações (do novo sindicalismo ao sindicato cidadão). Roberto Verás de Oliveira. Dia 31, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava