São Paulo, 30 de julho de 2002 n.1015/02.


As razões da opção
pela Medicina

Pesquisa da FSP mostra porque alguns
estudantes fazem a opção pela carreira médica.
A escolha ainda está atrelada a valores
como vocação e o desejo de ajudar pessoas



FFLCH promove curso de acústica e captação sonora


Escola de Futebol do Cepeusp abre inscrições


Quarteto Rúbio e José Eduardo Martins se apresentam no Ceuma




Destaques


Razões para a escolha do Curso de Medicina

Da redação, Agência USP

Estudo apresentado à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP analisou as razões que levam estudantes a optarem pelo curso de medicina. A pesquisa Medicina: representações de estudantes sobre a profissão, de autoria da Assistente Social Regina Maria Ignarra, revelou que a escolha se deve a valores tradicionais como a vocação, o desejo de ajudar as pessoas, o desafio de salvar vidas e a expectativa de contribuir para a melhoria da sociedade. Na imagem idealizada do relacionamento médico-paciente sobressaem as qualidades da abnegação e do altruísmo.

A pesquisa envolveu 162 estudantes das Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes e da Santa Casa, dos primeiros e quintos anos. "As representações sociais se repetem nos alunos das duas universidades, tanto os de primeiros anos quanto nos de quintos anos e tanto nos estudantes de sexo feminino quanto nos de sexo masculino", relata Regina. Essa realidade, segundo a pesquisadora, conflita fortemente com o fenômeno da adesão dos futuros médicos a um exercício da medicina voltado para a tecnologia, para a especialização e para o sucesso no mercado.

O estudo revelou um espaço da subjetividade não afetado pela realidade atual da medicina a que Regina denomina "mercadológica" - quando o profissional tem de trabalhar para o serviço público ou para planos de saúde. "Esta realidade subjetiva que, conflita com as demandas do mercado, não está adequada ao formato atual de profissão", afirma. "Isso pode representar um ponto de contato para a reflexão sobre as diferentes demandas que se impõem hoje ao profissional de medicina e para a elaboração de uma postura mais flexível em relação aos valores tradicionais e ao mesmo tempo menos submissa aos caprichos do mercado."

De acordo com a pesquisadora, o contato dos jovens estudantes com o sofrimento e com a morte, com as péssimas condições de vida da maioria da população e com a precariedade dos serviços de saúde deve ser matéria de abordagem pedagógica que permita a elaboração dessas contradições na construção da postura profissional. Sua negação resulta, muitas vezes, na cristalização de uma postura cética e num relacionamento profissional marcado pelo distanciamento afetivo. A dificuldade do processo pedagógico em mobilizar o entusiasmo e a generosidade própria da juventude leva também a escolhas de especialidades mais sofisticadas, na busca de maior prestígio e remuneração, em detrimento de áreas mais básicas e adequadas às necessidades de saúde do País.

Ensino médico

Segundo a pesquisadora, "um dos pontos chave para o enfrentamento da crise da Medicina, que é paradigmática, tecnológica e mercadológica, é o Ensino Médico. Desde a década de 70 entidades ligadas à corporação médica, instituições de ensino superior, bem como associações de docentes e de estudantes vêm se empenhando na formulação de propostas de transformação do ensino. Isoladamente se desenvolvem várias experiências no Brasil e na América Latina, de integração universidade/serviços/comunidade e de ação interdisciplinar.

Assim, Regina considera que seu estudo venha colaborar de foram decisiva para as recentes necessidades de mudança no ensino médico. Segundo ela, a Comissão Interinstitucional de Avaliação do Ensino Médico (Cinaem), que congrega diversas entidades ligadas ao ensino da Medicina, possui uma proposta concreta de mudança no currículo do ensino que critica a realidade atual da Medicina. Um dos eixos comuns a essas propostas é a consideração do aluno como sujeito do processo de ensino. Para isso coloca-se a necessidade do resgate da subjetividade nas relações ensino-aprendizado

"Essa pesquisa revela um aspecto pouco explorado dessa subjetividade, que é justamente o conhecimento do que os jovens trazem consigo, abrindo a possibilidade de uma ampla discussão que envolva também os professores", analisa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da Faculdade de Saúde Pública da USP

Mais informações: (0XX11) 5011-5499, 9211-1517 ou pelo e-mail remignarra@uol.com.br, com Regina Ignarra



Cursos, Seminários e Palestras


Acústica e Captação Sonora

No próximo dia 5 de agosto, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP abre inscrições para o curso de extensão universitária Acústica em Ambientes Musicais e Noções Básicas de Captação Sonora em Campo. O programa destina-se a alunos de graduação e de pós graduação em ciências sociais e áreas afins, profissionais que lidam com tratamento, isolamento e medições acústicas, além de técnicos e engenheiros de som. Está aberto também para estudantes de música, produtores culturais, pesquisadores de campo e documentaristas, além do público interessado em geral. O preço é de R$ 490,00 e estão sendo oferecidas 25 vagas. O início é dia 10 de agosto e o término dia 30 de novembro O prédio da Administração da FFLCH fica na Rua do Lago, 717, sala 126. Cidade Universitária, São Paulo, SP. CEP 05508-900. As inscrições vão até 8 de agosto.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645

Escola Cepê de Futebol abre inscrições

O Centro de Práticas Esportivas (Cepe) da USP estará com inscrições abertas, de 5 a 9 de agosto, para a Escola Cepê de Futebol, projeto destinado a crianças da comunidade interna e externa, de ambos os sexos, na faixa etária de 7 a 10 anos.

A taxa é de R$ 80,00 para a comunidade USP e R$ 130,00 para a comunidade externa, por semestre, podendo ser paga em duas vezes. A inscrição, juntamente com o pagamento, deve ser feita na sala 7 do Velódromo. As aulas têm início em 6 de agosto.

Mais informações: (0XX11) 3091-3361



Agenda Cultural


Quarteto Rubio com José Eduardo Martins

No próximo dia 7 de agosto, o Centro Universitário Maria Antônia (Ceuma) estará promovendo um recital com o Quarteto de Cordas Rubio junto com o pianista José Eduardo Martins, dando continuidade ao Projeto Música na Maria Antonia.

O Quarteto de Cordas Rubio (The Rubio Kwartet) formado em 1991 na Bélgica, vem recebendo o reconhecimento internacional pelo seu repertório inovador e performances marcantes da música do séc. XX Seus integrantes são Dirk Van de Velde e Dirk Van den Hauwe (violinos), Marc Sonnaert (viola) e Peter Devos (violoncelo), que tocam instrumentos fabricados pelo mundialmente famoso luthier David Rubio, de quem emprestaram o nome.

Em 1993, o quarteto foi laureado pela primeira vez no Concurso Internacional de Música Contemporânea de Câmara, "Orpheus", na Antuérpia, Bélgica, com uma criação para quarteto de cordas por Frits Cális.

O ponto alto da temporada de 2002 do Rubio é a tour belga "Juliet Letters", de Elvis Costelo com Patrick Riguele como cantor. O quarteto já se apresentou em diversos países e conta regularmente com a participação de músicos reconhecidos internacionalmente. Neste concerto o quarteto recebe como convidado o pianista brasileiro José Eduardo Martins. Juntos farão uma homenagem ao compositor Henrique Oswald (1852-1931).

José Eduardo Martins tem se apresentado com freqüência na Europa.. É Professor Titular do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenador do programa Tempo de Concerto da Rádio USP-FM. O Projeto Música na Maria Antonia promove concertos mensalmente. A Entrada é gratuita. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque.

Mais informações : (0XX11) 3255-5538



Quadro de Avisos


Professor para a Contabilidade

Até o dia 12 de agosto, na Faculdade de Economia, Adminstração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP), estão abertas as inscrições para contratação de docente para o Departamento de Contabilidade. O escolhido por processo seletivo vai trabalhar em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), com salário mensal aproximado de 3 mil reais. As inscrições serão feitas na Assistência Acadêmica da FEARP, à Av. dos Bandeirantes, n.º 3900.

Mais informações : (0XX16) 602-3935

FEA USP de Ribeirão Preto terá seu primeiro diretor

A partir do dia 29 de julho, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) terá, pela primeira vez, seu próprio diretor. Os escolhidos para diretor e vice são os professores Marcos Cortez Campomar e Celso Luiz Martone. A FEARP foi criada há 10 anos mas só agora foi emancipada.

Com sua estrutura administrativa e acadêmica já instalada, a FEARP realizou no final de junho a eleição de duas listas tríplices que foram enviadas ao Reitor da USP para escolha do primeiro diretor e vice da unidade. Nestes anos, como extensão da unidade de São Paulo, a FEARP contou com vários coordenadores, sendo os dois últimos os professores Sigismundo Bialoskorski e André Lucirton Costa.

Toda a estrutura já existente na FEARP pode ser conhecida pelo site www.fearp.usp.br

Mais informações (0XX16) 602-3922



Teses e Dissertações


Escola Politécnica

Doutorado

- Explicação dos conceitos de probabilidade e entropia máxima no estudo de escoamentos forçados em transições de seções. Idelma Lúcia de Carvalho. Dia 1º, às 9 horas.

- Identificação de sistemas de computação e sistemas digitais. Silvio Schanzer. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Medicina

Mestrado

- Transmissão materno-infantil do HIV: características do cuidado nos serviços de saúde e a vulnerabilidade das mulheres da região de São José do Rio Preto. Maria Lúcia Machado Salomão. Dia 30, às 17h30.

- Citologia de escarro na asma: comparação de três métodos de análise. Beatriz Mangueira Saraiva. Dia 31, 14 horas.

Doutorado

- Estudo comparativo entre a escleroterapia com fenol e o tratamento cirúrgico da hidrocele. Chen Jen Shan. Dia 31, às 8h30.

- Avaliação prospectiva comparando os efeitos do enalapril e losartan na remodelação ventricular esquerda pós-infarto agudo do miocárdio. Lilia Nigro Maia. Dia 31, às 10 horas.

- O papel do estresse oxidativo detectado no líquido folicular de pacientes inférteis submetidas à reprodução assistida. Eleonora Bedin Pasqualotto. Dia 30, às 8h30 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7280

Escola de Enfermagem

Mestrado

- Orientação de enfermagem: uma estratégia para minimizar a ansiedade e eventuais intercorrências imediatas à alta hospitalar de pacientes mastectomizadas. Silvana Policastro. Dia 1º, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533


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