São Paulo, 31 de julho de 2002 n.1016/02.


Vida e trabalho de jovens
do ensino médio público

Pesquisa avalia condições de trabalho e
de vida de adolescentes de uma escola
pública e revela que além de penoso e
insalubre, o trabalho interfere na
formação intelectual do jovem





Esalq oferece curso de recuperação de pastagens degradadas


No IME, computação para a 3ª idade


IFSC inaugura Conjunto de Ensino de Graduação




Destaques


A qualidade de vida e de trabalho de jovens do ensino médio da rede pública

Marcelo Gutierres

Saber as condições de vida e trabalho de adolescentes do ensino médio, que atualmente trabalham ou não, é o objetivo de um estudo realizado pelas professoras Frida Marina Fischer, do Departamento de Saúde Ambiental, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Denize Cristina Oliveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e equipe. "A idéia é avaliar as condições de trabalho dos estudantes: onde, quando, o que fazem e o que pensam sobre ele; os riscos presentes e os possíveis prejuízos à saúde e ao desenvolvimento educacional associados ao ofício. E as condições de vida destes estudantes", explica Frida Fischer.

O projeto, iniciado em 2000, terá os números finais em março de 2003. "Mas já podemos adiantar alguns dados conclusivos", conta Frida, que divulgará parte dos resultados no 2º Seminário Internacional Violência e Criança, entre os dias 14 a 16 de agosto.

O estudo está dividido em três temas: condições de vida e trabalho; análise do ciclo vigília-sono; e avaliações das representações sociais de trabalho e saúde nos estudantes. Alunos dos períodos diurno e noturno, da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Fernão Dias Paes, no bairro de Pinheiros, Capital Paulista, colaboraram com a pesquisa. "Por enquanto, temos os resultados somente dos estudantes do noturno que responderam nossos questionários, ou seja, 354 jovens", comenta Márcio Lombardi Júnior, estudante de Psicologia da USP, e membro da equipe.

De acordo com a pesquisa, 52% dos alunos do noturno trabalham, sendo que deste total, 45,7% sem carteira assinada. Declararam-se desempregados, 24%. E 62% sentem dores no corpo associados ao trabalho. O estudo revela que aqueles que estão submetidos a maiores exigências psicológicas no trabalho têm três vezes mais chances de terem dores no corpo do que os que não sofrem esse tipo de pressão. "Isso é um fator de risco para estes jovens que pode levá-los a sentir dores no corpo, acarretar lesões músculo-esqueléticas que incapacitam temporária ou definitivamente para a vida ativa de trabalho", explica Frida.

Outros itens foram analisados, como depressão, auto-estima, problemas no bairro em que moram e onde estudam, distúrbios de sono e relato de insônia. Na escala de depressão, verificou-se que 9% dos adolescentes estão com algum transtorno depressivo maior, ou seja, necessitam de auxílio imediato. "Nos dados preliminares dos alunos da manhã, 23% dos que responderam ao questionário apresentam quadro depressivo", conta Márcio Lombardi Jr.

Roberta Nagai, formada em Ciências Biológicas e que também integra a equipe, relata que o que mais chamou a sua atenção durante os trabalhos foi o índice de respostas à seguinte pergunta: "Você está com a idéia de que estaria melhor morto ou então de fazer algo contra você mesmo?". "Dos que responderam, 15,8% disseram sim a esta questão", relata Roberta.

"Os resultados desse estudo desmentem idéias divulgadas na sociedade que o trabalho de adolescentes é inócuo, faz bem, é bom e que constrói uma sociedade mais justa. Isso não é verdade. Ele freqüentemente é penoso, insalubre, interfere na formação intelectual, e não necessariamente contribui na formação dos jovens trabalhadores", diz Frida.

Análise do sono

A contribuição da bióloga Liliane Reis Teixeira à pesquisa é por intermédio de seu mestrado, Análise dos padrões do ciclo vigília-sono de adolescentes trabalhadores e não trabalhadores, alunos de escola pública no município de São Paulo, com defesa marcada para o próximo dia 21.

"Queríamos ver o quanto e como dorme o trabalhador adolescente e se há algum prejuízo em suas atividades sociais e estudantis", ressalta a pesquisadora. Ela explica que o jovem dorme relativamente mais do que o adulto porque está em fase de desenvolvimento. "É uma necessidade biológica." Liliane observou que a média em horas de sono diária dos jovens pesquisados é de 7 a 7 horas e meia. "A conseqüência imediata é uma sonolência acentuada durante o dia, podendo gerar desde desatenção à acidente de trabalho."

No estudo, a pesquisadora utilizou o actígrafo, aparelho que usado no pulso como um relógio, detecta períodos de atividade e repouso da pessoa. Os 27 alunos que usaram o aparelho tiveram suas atividades monitoradas durante 15 dias consecutivos.

O trabalho conclui que os jovens trabalhadores sofrem prejuízos em suas atividades estudantis e sociais pelo fato de terem uma sobrecarga devido à sua rotina. As saídas apontadas no estudo seriam uma reformulação do programa e horário escolar, com aulas aos sábados, por exemplo. Ou aumentar o período de formação de quem estuda à noite. "Ele teoricamente perderia um ano mas ganharia em qualidade de ensino."

A professora Frida Marina Fischer participará do 2º Seminário Internacional Violência e Criança - A escola saudável: uma forma de resistência à violência na Infância e Adolescência, que acontece de 14 a 16 de agosto, no Anfiteatro da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, que fica na rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo. O encontro é promovido pela Universidade de São Paulo e Universidade de Tel Aviv (Israel).

Mais informações: (0XX11) 3034-0737, sobre 2º Seminário; no e-mail fmfische@usp.br, sobre o projeto




Cursos, Seminários e Palestras


2º Curso de técnicas para recuperação de pastagens degradadas

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) está com inscrições abertas para o 2º Curso de técnicas para recuperação de pastagens degradadas, ministrado entre 6 e 8 de agosto. O curso é direcionado a profissionais relacionados à produção bovina (agrônomos, zootecnistas, técnicos de agropecuária e produtores).

Serão oferecidas 35 vagas e a taxa cobrada é de R$ 150,00 para conveniados e R$ 200 para não conveniados.

Mais informações: (0XX19) 3429-4438



IME oferece cursos para a 3ª Idade

O Instituto de Matemática, Estatística e Computação (IME) da USP estará com as inscrições abertas para cursos de computação destinados ao Projeto Universidade à 3aIdade, que visa difundir conhecimentos básicos de computação como ferramenta efetiva.

A taxa será cobrada por módulos de acordo com o nível do curso: R$ 65,00 para o básico, R$ 80,00 para intermediário e avançado e R$50,00 para exercícios preparatórios. As aulas serão realizadas no Centro de Ensino de Computação (CEC) do IME, com um aluno por micro.

World Básico - entre 1 e 21 de agosto e 5 a 26 do mesmo mês, das 12 às 14 horas.

Exercício Preparatório EA - entre 5 e 19 de agosto, das 8 às 10 horas.

Excel Avançado- entre 2 e 23 de setembro, das 8 às 10 horas.

Internet - entre 2 e 13 de setembro, das 13 às 15 horas.

Exercício Preparatório WI - entre 9 e 17 de setembro, das 12 às 14 horas.

World Intermediário - entre 23 de setembro e 15 de outubro, das 12 às 14 horas.

O CEC do IME fica na rua do Matão, 1010 Bloco B-sala 138, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6191 ou pelo e-mail cec-info@ime.usp.br



Curso de Wikis na Escola do Futuro

Escola do Futuro da USP realiza de 20 de agosto a 24 de setembro o curso à distância Criando e Usando Wikis: Ferramenta de Colaboração Online. O curso é destinado a pessoas ligadas à educação, comunidades de prática e interessados em criação de redes virtuais. O objetivo é capacitar os alunos para o uso da ferramenta e ambiente wiki e também a administração básica de um site wiki.

Wiki é um sistema de criação e edição de páginas na internet ou intranet e o curso será ministrado por Michel Metzger, professor e orientador de informática aplicada na educação. É um dos pioneiros no trabalho com wikis em escolas e em organizações do terceiro setor no Brasil. A inscrição custa R$150,00.

Mais informações : 3091-4928/9107 ou e-mail capacita@futuro.usp.br



10 anos de Sociedade Brasileira de Pesquisadores Nikkeis

De 01 a 04 de agosto, s Sociedade Brasileira de Pesquisadores Nikkeis (SBPN) estará comemorando sua primeira década de existência promovendo sua 10ª Reunião Anual, que terá como tema central Estratégias para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil. O tema pretende possibilitar uma reflexão sobre o desenvolvimento de uma ciência própria, a continuidade das pesquisas, a transformação do conhecimento em produtos e a geração de empresas nacionais auto-sustentáveis. As responsabilidades do governo, das universidades e do meio produtivo deverão ser amplamente discutidas no evento.

Em particular, o papel da educação no desenvolvimento nacional será abordado no Simpósio Brasil-Japão Novas Perspectivas da Educação e Cultura, voltado para professores do ensino fundamental e médio da rede pública, diretores, supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos mas outros interessados podem participar. A taxa de inscrição para o Simpósio é de R$10,00 e pode ser feita na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 4352-5629 ou pelo site http://www.sbpn.org.br




Livros, Revistas e Publicações


Novos lançamentos da Edusp

A Edusp conta agora com duas novas obras. Mídia e Tolerância: A ciência construindo caminhos de liberdade, de Margarida Kunsch e Roseli Fischmann, é a reunião de artigos de pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais da área, produzidos durante o Seminário Internacional "Ciência, Cientistas e Tolerância". O livro traz artigos de Bernardo Kucinski, Fabíola de Oliveira, Elza Ajzenberg, entre outros e seu preço é de R$22,00.

Povos Indígenas e Tolerância: Construindo Práticas de Respeito e Solidariedade, organizado por Luís Donizete Grupioni, Lux Vidal e Roseli Fischmann, trata de discussões travadas com a organização social desses povos nas sociedades tribais e na vida nacional. Com isso é estabelecido um parâmetro de comparação e reflexão sobre a tolerância social em relação às populações indígenas. A obra é composta em 304 páginas e seu preço é de R$ 28,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149




Quadro de Avisos


IFSC inaugura Conjunto de Ensino de Graduação

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP estará na próxima quarta-feira, dia 1 de agosto, às 15 horas, inaugurando seu Conjunto de Ensino de Graduação. O conjunto será o novo responsável pelas atividades de graduação, trazendo novos laboratórios, salas de aulas e conferências para seus alunos.

O evento acontecerá na Área de Vivência do setor de Ensino do IFSC, que fica na avenida Trabalhador São-Carlense, 400.

Mais informações: (0XX16) 273-9758




Teses e Dissertações


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

- Impacto de estratégias de liberalização e integração comercial sobre a economia brasileira. Allexandro Emmanuel Mori Coelho. Dia 5, às 14 horas.

Doutorado

- Um estudo sobre a relação entra a gestão do conhecimento sobre o valor para o cliente e a performance organizacional. Teniza da Silveira. Dia 5, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091- 5862


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

- De esquecidos e renascidos: historiografia acadêmica luso-americana (1724-1759). Iris Kantor. Dia 2, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
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