São Paulo, 6 de agosto de 2002 n.1020/02.


Riscos do trabalho noturno
para enfermeiros

Estudo da FSP alerta para as implicações
que o trabalho noturno traz para a qualidade
do sono, o bem estar e o nível de fadiga de
profissionais de enfermagem



Os novos diretores e seus planos


Workshop na Escola de Enfermagem debate bioética


Resultados da Campanha do Agasalho na USP




Destaques


Erros com pacientes hospitalizados podem estar relacionados ao cansaço das enfermeiras

Ivanir Ferreira

A vida dos pacientes hospitalizados está associada à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da saúde. A administração de medicamentos, um procedimento básico da enfermagem, exige um estado de muita atenção e erros cometidos podem trazer conseqüências irreversíveis para os pacientes, podendo levá-los até mesmo a morte. Uma pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP com enfermeiros do complexo do Hospital da Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP trouxe à tona dados que servem de alerta. No estudo, foi possível identificar o nível de fadiga dos profissionais, a perda da capacidade para o trabalho e distúrbios de sono relacionado ao serviço noturno. O estudo foi apresentado em junho deste ano pelo biólogo Flávio Notarnicola Silva Borges sob o título Repercussões do trabalho em turnos noturnos de 12 horas no sono e bem estar em auxiliares de enfermagem e enfermeiros.

A pesquisa foi feita entre 2000 e 2001, com auxiliares de enfermagem com idade entre 37 e 50 anos que trabalhavam no Instituto do Coração (Incor) e no Instituto de Ortopedia (IOT) do HC em turnos fixos noturnos de 12 horas, seguidas por 36 horas de descanso. As atividades diárias das auxiliares eram monitoradas por um actígrafo, aparelho colocado no braço, semelhante a um relógio de pulso

Além desse aparelho, as enfermeiras responderam alguns questionários que avaliavam o índice de capacidade para a função exercida, o nível de fadiga e o bem estar dentro e fora do hospital. Foi feito também diariamente um estudo preliminar de sono das entrevistadas. "Nesse questionário elas relataram o que faziam, quando dormiam e a qualidade de seu sono", conta Borges. Durante a jornada de trabalho, elas informaram de três em três horas o quanto elas estavam alertas nas 12 horas em que lidavam com os pacientes.

De acordo com o pesquisador, os resultados foram preocupantes. O nível de alerta caia significativamente de uma medição para outra entre todas as funcionárias. A fadiga foi verificada em 20% da população analisada, item que esteve relacionado com a perda na capacidade de trabalho. Quanto mais a pessoa apresentava fadiga menos capacidade para o trabalho ela apresentava.

"A análise destas variáveis é valiosa porque na questão da fadiga estão incluídos problemas como a falta de concentração e de memória à curto prazo, dores de cabeça e no corpo e aumenta da tensão", explica Borges. O pesquisador disse ainda que esses resultados foram mais acentuados nos profissionais com menos de 40 anos. "Isso se justifica porque os mais velhos, provavelmente, estão adaptados ao trabalho", observa.

Qualidade do sono

Ao analisar o sono das auxiliares de enfermagem, verificou-se que nos dias de folga, o sono noturno era de melhor qualidade. O de pior qualidade foi o sono diurno, anterior à noite que elas tinham de ir para o hospital. Foram detectados alguns distúrbios. "Os ciclos biológicos que podem ser traduzidos pela pressão arterial e temperatura do corpo se alternam, subindo e descendo durante as 24 horas do dia: durante o sono descem, ao acordar sobem, após o almoço caem e em seguida sobem novamente", descreve Borges. "Quem trabalha no período noturno apresenta uma tendência no achatamento das curvas de alternância", descreve.

A pesquisa também mostrou outros dados significativos como queixa de depressão leve (30%) e depressão severa (10%), dores musculares esqueléticas e excesso de trabalho doméstico.

Segundo o pesquisador, os maiores problemas com relação a erros na enfermagem, como a troca de medicamentos, acontecem no período noturno. "A jornada de trabalho das auxiliares de enfermagem é longa demais e isso colabora para elevar as chances de erros", considera.

Mais informações: (0XX11) 5041-6970, 9153-6257 ou e-mail flborges@uol.com.br

 

Os novos diretores e seus planos

André Chaves, do Jornal da USP

e Edmílson Luchesi, da USP de São Carlos

Integração é o caminho. Essa é a opinião de Maria Tereza Leme Fleury, que toma posse amanhã, dia 6, no cargo de diretora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. "A primeira diretora foi a professora Alice Canabrava, no início da década de 50", lembra Maria Tereza, que é socióloga especializada em gestão de recursos humanos, com pós-graduação pela Universidade de Stanford e professora do Departamento de Administração. "De qualquer forma, o fato de ter passado cerca de 50 anos é emblemático e mostra essa tendência cada vez maior das mulheres estarem conquistando, pouco a pouco, espaços que eram, até pouco tempo atrás, exclusivos dos homens."

Com passagens pela Vice-Diretoria e Coordenadoria de Pós-Graduação da unidade e pelos conselhos do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), entre outras atividades, Maria Tereza defende que o ensino de graduação é a prioridade. "Precisamos continuamente investir na atualização dos currículos dos nossos cursos e no aprimoramento do trabalho docente na relação de ensino e aprendizagem com o aluno, por meio da utilização das técnicas e métodos de ensino mais atuais disponíveis", diz. "Nossa meta é reforçar a internacionalização da FEA através de intercâmbios com universidades estrangeiras de primeira linha, caso de Harvard, com a qual mantemos um convênio de intercâmbio voltado para os alunos e para o treinamento docente em novas metodologias de ensino", informa. "Também pretendemos garantir a certificação internacional de diversos cursos ministrados pela faculdade, incluindo muitos MBAs, além de aumentar a integração com as diversas unidades da USP e com outras instituições nacionais."

De acordo com Maria Tereza, a integração é o caminho para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento das atividades humanas. "A FEA sempre percorreu essa trilha, como mostram os diversos núcleos de pesquisa, cursos de extensão e de pós-graduação interunidades e interinstitucionais, caso do Programa de Ciências Ambientais, o Procam, do Programa de Estudos Latino-Americanos, o Prolam, e do recém-criado curso de Relações Internacionais, entre outros", diz. "A internacionalização, por exemplo, traz benefícios para ambos, pois ao mesmo tempo que levamos para fora a realidade brasileira, aprendemos sobre os contextos socioeconômicos de outros países e entramos em contato com novos conhecimentos de ponta gerados no exterior, numa troca produtiva para todos." Os projetos voltados para o atendimento da comunidade, desenvolvidos por alunos e docentes, continuarão a ser estimulados. "O retorno para a sociedade é fundamental", enfatiza. "Além disso, ao formarmos profissionais de primeiro time e com consciência social, estamos contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, ao contrário do que acontece com as faculdades que oferecem cursos de péssima qualidade", afirma. "Essas instituições são apenas negócios e não entidades formadoras de pessoas."

Mais informações: (0XX11) 3091-6001

 


Cursos, Seminários e Palestras


Curso de treinamento para uso de software

De 26 a 30 de agosto, a Fundação Instituto de Enfermagem de Ribeirão Preto e Núcleo de Epidemiologia (Nepi), órgãos ligados à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), estarão promovendo o Curso de Treinamento para o Uso de Software Epi-Info, versão 6.04d. As professoras responsáveis serão Suzana Alves de Moraes e Isabel Cristina M. de Freitas do Nepi.

O curso tem como objetivos habilitar os participantes em tarefas de gerenciamento de bancos de dados abrangendo etapas que englobam desde a construção do questionário e definição das variáveis até a estruturação, digitação e formatação definitiva do bando de dados e também introduzir os fundamentos para a análise estatística de dados incluindo as etapas da estatística descritiva e iniciando os participantes em análise estratificada de dados categóricos.

As inscrições, que custam R$ 200,00, podem ser feitas até 15 de agosto na secretaria da Fierp, que fica na EERP, Avenida Bandeirantes n. 3900- Ribeirão Preto, SP.

Mais informações (0XX16) 602-3444



EE debate bioética

O Serviço de Cultura e Extensão da Escola de Enfermagem (EE) da USP realizará no dia 23 de agosto, das 8 às 17 horas, o workshop Home Care - A bioética do cuidar em situações limite. Dentre os temas abordados, estão a Distanásia e a Bioética do Cuidar.

As inscrições podem ser feitas de 12 a 21 de agosto, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 50,00. O endereço da EE é Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7531 ou pelo e-mail scex@edu.usp.br.



Ciência e Profissão

Os interessados em participar do I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão (ICBPCP) poderão fazê-lo até uma semana antes de seu início. O evento, que reunirá em nível nacional, todos os setores da Psicologia, acontece de 1º a 5 de setembro, na Escola Politécnica (POLI) da USP, nos prédios do Biênio, Mecânica e Civil e os interessados podem se inscrever até o preenchimento das 10 mil vagas. O evento é promovido pelo Fórum Nacional de Entidades da Psicologia.

A finalidade é que a Psicologia no Brasil tenha sua ciência alimentada pelas indagações que nascem na prática da profissão e, ao mesmo tempo, que os psicólogos tenham um amplo acesso aos conhecimentos científicos.

Serão 26 conferências, ministrando 44 cursos para atualização profissional. Uma novidade é a atividade "Conversando Sobre", cerca de 56 reuniões informais que darão espaço e oportunidade para que congressistas e profissionais construam articulações e troquem informações sobre temas específicos.

A taxa de inscrição é de R$ 120,00 para profissionais da área, R$100,00 para profissionais conveniados à órgãos científicos ligados ao Conselho de Psicologia, R$ 45,00 para estudantes e R$ 30,00 para estudantes conveniados aos mesmos órgãos. A Poli fica na Av. Professor Almeida Prado, Travessa2, n.128, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 38846817 ou (0XX11) 9243 0929, Cynthia Grilo



 


Agenda Cultural


Coralusp se apresenta no Teatro Paulo Eiró

Nos dias 20 e 21 de agosto, a partir das 21h30, o Coralusp se apresenta no Teatro Paulo Eiró. A cada dia estarão se apresentando dois grupos, dos onze que integram o Coralusp, numa mostra dos trabalhos desenvolvidos.

No primeiro dia, sob a regência da maestrina Sandra Espiresz, serão apresentadas peças como: Ave Maria, de Jacob Arcadelt; Au joli jeu du pousse avant, de Clément Jannequin; In these delightful pleasant groves, de Henry Purcell; e Dream a little dream of me, de The Mamas & The Papas.

Encerrando a programação, sob a regência de Vera Novack, serão apresentadas as peças: Madrigalillo, de Manuel Oltra; Of all the birds that I do know, de John John Bartlet e George Gascoigne, além do negro spiritual Walk together, children. No dia 21 de agosto, sob a regência de André Juarez, serão apresentadas peças como: Weep, oh mine eyes, de John Bennet; Viola enluarada, de Paulo Valle e Marcos Valle; The living word, de Denis Montegomery.

O Teatro Paulo Eiró fica na Av. Adolpho Pinheiro, 765- em Santo Amaro

Mais Informações : (0XX11) 3091-5071/3930



Quadro de Avisos


Campanha do agasalho

A USP divulgou os resultados da campanha do agasalho realizada na Universidade. Os dados indicam o sucesso dos campi, da Capital e do Interior, na arrecadação. Em São Paulo, foram arrecadados 2.403 kg de agasalhos, totalizando 48 caixas com roupas. No interior, o melhor desempenho foi de Piracicaba, com 800 kg mais 200 cobertores. Bauru arrecadou 230 kg, Pirassununga 600 kg, Ribeirão Preto 450 kg e São Carlos, 720 kg.

A Campanha do Agasalho foi uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo e teve em 2002 a USP participando pela primeira vez de forma efetiva das arrecadações.

Mais informações:
www.usp.br/campanhadoagasalho



Teses e Dissertações


Escola Politécnica

Mestrado

- Utilização do pó de pneu como agente modificador de propriedades das pastas vinílicas. Aline Alves Rodrigues. Dia 8, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

- Análise de instabilidade de microssatélites em pacientes com Câncer Colo-Retal (CCR): correlação do fenótipo rer (+) com os aspectos clínicos e histopatológicos. Claudia Murato de Carvalho. Dia 8, 9 horas.

Mais informações: 3091-3642


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrado

- Histórico da ocupação do solo no Município de Campinas. Rosana Guimarães Bernardo. Dia 9, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Advérbios em - mente do português brasileiro: posições & interpretação. Tércio Campos Polli. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Projeto e caracterização do ressoador Bridged Loop-Gap para aplicações em espectroscopia de ressonância paramagnética eletrônica. Fernanda Rodrigues da Silva. Dia 8, às 10 horas.

- Sistema de rastreamento tridimensional a laser com cálculo de posicionamento através de triangulação. Werner Arens. Dia 9, às 14 horas.

- Comportamento hidráulico de alguns solos lateríticos para uso como barreira impermeável. Indira Queiroz Macambira. Dia 9, às 14 horas.

- Utilização de análises limnológicas, bioensaios de toxicidade e macroinvertebrados bentônicos para o diagnóstico ambiental do reservatório de Salto Grande (Americana, SP). Carolina Buso Dornfeld. Dia 6, às 13 horas.

Doutorado

- Procedimento para análise da viabilidade da utilização de operadores logísticos na cadeia de suprimentos. José Luiz Miranda Junior. Dia 8, às 14 horas.

- Prototipagem virtual: modelagem, simulação, controle e otimização de dinâmica veicular. Frederico Augusto Alem Barbieri. Dia 9, às 14 horas.

Mais informações:(0XX16) 273-9235 ou 273-9250



Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

- Amplificação do DNA de Leptospira sp pela reação da polimerase em cadeia no diagnóstico de leptospirose. Claudia de Abreu Fonseca. Dia 8, 9 horas.

Doutorado

- Imunopatogenia e Imunogenética da retinocoroidite por Toxoplasma gondii. Adriana Lima Vallochi. Dia 8, 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7277



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava