São Paulo, 13 de agosto de 2002 n.1025/02.


UNESCO analisa violência
escolar no Brasil
Pesquisa mostra como a violência invadiu
o espaço escolar e aponta algumas
alternativas. O estudo foi feito em 14
grandes cidades brasileiras




Prolam promove Seminário Internacional


Instituto de Física realiza Seminário de Ensino


Vânia Bastos se apresenta no projeto Cantos do Som do Ceuma




Destaques


Pesquisa da UNESCO analisa violência nas escolas no Brasil

Da redação, Agência USP

Ameaças e agressões de alunos contra professores, violências sexual entre alunos e alunas, uso de armas, consumo de drogas, roubos, furtos e assaltos, violência contra o patrimônio, invadiram o espaço da escola. Explicar esses fenômenos e apontar alternativas a ele, foi o objetivo da pesquisa denominada Violência, Drogas e AIDS nas Escolas elaborada por Miriam Abramovay (consultora do Banco Mundial) e que será apresentada no 2º Seminário Internacional Violência e Criança: Escola Saudável como resistência à violência na infância e adolescência, que será realizado entre 14 e 16 de agosto de 2002 pela USP em parceria com a Universidade de Tel Aviv.

Realizada nas unidades escolares de ensino fundamental e médio das redes municipal, estadual e particular, em 14 grandes cidades brasileiras de diferentes unidades da federação (Brasília-DF, Goiânia, Cuiabá, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Maceió, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre) a pesquisa foi elaborada por meio de duas diferentes abordagens: extensiva e compreensiva. A primeira tem como objetivo mostrar o problema tal e qual ele apresenta-se no cotidiano do ambiente escolar. A segunda dedica-se ao estudo das manifestações sociais colhidas por meio da pesquisa. Completando as duas abordagens apresenta-se um estudo a respeito de "violência, Aids e Drogas nas Escolas na literatura nacional e internacional.

Segundo a pesquisadora, "a situação detectada nas escola, compromete a própria viabilidade do ambiente pedagógico capaz de preparar a criança para assumir uma vida responsável em uma sociedade livre, com espirito de compreensão, paz, tolerância, igualdade de sexos e amizades entre todos os povos, grupos étnicos, nacionais e religiosos e pessoas de origem indígena".

A autora da pesquisa, Miriam Abramovay é consultora da UN ODCCP e do Banco Mundial em pesquisas e avaliações em questões de gênero, juventude e violência. Formou-se em Sociologia e Ciências da Educação pela Universidade de Paris, França (Paris VII - Vincennes) e possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Foi coordenadora do Programa de conservação Social da UICN para América Latina. Trabalhou como consultora para o Banco Mundial, UNICER, OPS, UNIFEM, IDB, ACDI/Canadá, e FAO, entre outros.

Soluções

Seguindo a linha das pesquisas que serão apresentadas no 2º Seminário Violência e Criança na USP, a pesquisa de Miriam não se limitou a apresentar números e a diagnosticar a situação da violência nas escolas, mas propôs soluções como a implementação de políticas públicas que envolvam governos federal, estaduais e municipais, assim como professores, alunos, funcionários, pais, mídia, polícia, de forma integrada na adoção de medidas como: cuidados com entorno e vizinhança das escolas; lazer (abertura do espaço escolar), interação de escola, família e comunidade; atividades de cunho transdisciplinar; melhora do "clima" da escola; produção conjunta de regras e sua efetivação; sensibilização dos envolvidos; medidas de segurança policial comunitária; envolvimento da mídia em campanhas; articulação dos atores envolvidos; apoio especializado de técnicos e pesquisadores; etc.

A pesquisa é apoiada pela UNESCO, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, CNPq, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED e UNDIME.

A professora Miriam Abramovay participará do 2º Seminário Internacional Violência e Criança - A escola saudável: uma forma de resistência à violência na Infância e Adolescência, que acontece de 14 a 16 de agosto, no Anfiteatro da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, que fica na rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo. As inscrições para participar do encontro poderão ser feitas gratuitamente a qualquer interessado pelo tema no: tel/fax (0XX11) 3034 0737 / e-mail: susanna@sancovsky.com.br

Mais informações: (0XX61) 321-3525, com Ana Lúcia, na Assessoria de Imprensa da UNESCO

Seminário Internacional discute política social na América Latina

Juliana Kiyomura Moreno

O Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP, em atividade conjunta com a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), o Programa de Estudos de Pós-Graduação em Economia Política (PUCSP) e pesquisadores de universidades do México, Venezuela e Argentina, irá promover nesta quarta e quinta-feira (dias 14 e 15) o Seminário Internacional: Tendências e Desafios da Política Social na América Latina. Em sua terceira edição, o evento apresenta dois objetivos interligados: analisar as restrições políticas e macroeconômicas ao desenvolvimento econômico e social dos países ligados a essas entidades, e avaliar os resultados e desafios das políticas sociais utilizadas na América Latina.

Há cinco anos, grupos de especialistas de diferentes formações no campo da política e macroeconomia vêm analisando o reflexo e resultados promovidos pelas Reformas Laborais, as condições dos trabalhadores no atual contexto de globalização e a postura das políticas públicas. "Os palestrantes do Seminário formam uma rede porosa ao estarem entrando e saindo do projeto. Assim, novas pesquisas são trazidas e realizamos uma constante atualização de nosso material", explica a professora Maria Cristina Cacciamali, coordenadora da comissão organizadora do evento.

A abertura do evento, dia 14 às 9h30, será realizada pelo reitor da USP, professor Adolpho José Melfi. No mesmo dia, ocorrerá o lançamento do livro Los desafios de la Política Social em América Latina, uma edição conjunta formada por representantes do Prolam, da PUC/SP e da Universidade da Venezuela.

"A política social é um dos temas de maior relevância nos últimos dez anos da América Latina. A globalização provocou mudanças profundas no mercado de trabalho dessa região, gerando um aumento expressivo de desemprego e insegurança em suas leis de trabalho", conta a coordenadora.

No último debate, no dia 15 às 11h30, será levantada a questão das políticas públicas e os grupos sociais vulneráveis. Jovens, analfabetos e trabalhadores que ficaram à margem da renovação no mercado de trabalho serão objetos de estudo a fim de mostrar uma melhor saída para a sociedade latina.

O Seminário terá lugar no Auditório do USP Oficina, que fica na Av. Prof. Martins Rodrigues, 314, na Cidade Universitária, São Paulo. O evento é aberto e gratuito.

Mais informações: (0XX11) 3091-3587/3589 ou pelo site: http://www.usp.br/prolam e e-mail: prolamev@edu.usp.br



Cursos, Seminários e Palestras


Seminário na Física

Nesta terça-feira (13), das 16 às 18 horas, no Auditório Adma Jafet do Instituto de Física (IF) da USP, acontece o Seminário de Ensino -Quatro caminhos pelos quais a Física Quântica poderia ter sido descoberta. Todos concordam que a história da ciência poderia ter sido diferente. Quais caminhos possíveis (partindo de um certo ano como 1800) teriam levado à tese da quantização de energia ou da dualidade onda-partícula? Neste seminário será indicado, com algum detalhe, quatro caminhos plausíveis: radiação térmica, efeitos ópticos, calores específicos de sólidos e espectroscopia, além de mencionar outras possibilidades improváveis.

O evento é aberto a todos, não necessitando de inscrição prévia. O IF fica na rua do Matão, Trav. R, 187 - Cidade Universitária, Butantã, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3091-6791 ou pelo site: http://www.if.usp.br

Geologia e Solos

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, está com inscrições abertas até o dia 23 para o curso Curso de Extensão nas Áreas de Geologia e Solos, que acontece de 24 de agosto a 30 de novembro, sempre aos sábados, das 8 às 18 horas.

O objetivo do curso é oferecer aos participantes conhecimento sobre a origem, ocorrência, utilização e manuseio para identificação dos principais minerais e rochas; orientações para preparo de coleções didáticas para uso geral e em sala de aula; análises dos aspectos geológicos Brasil e do Estado de São Paulo; oferecer conhecimentos de Geologia Geral ligados a interpretações de Fenômenos Geológicos; propiciar atividades de campo no sentido de reconhecer as rochas e as suas relações com os principais solos. Os valores são: matrícula de R$ 50,00 mais 4 parcelas de R$ 70,00. As inscrições devem ser feitas na FEALQ (Av. Carlos Botelho, 1025) ou por telefone.

Mais informações e inscrições (19)3417.6604 ou e-mail fealq@esalq.usp.br



Agenda Cultural


Feira de Extensão Universitária em Piracicaba

A partir desta quarta-feira (14) até 18 de agosto, no Shopping Center Piracicaba, acontece 2ª Feira de Extensão Universitária de Piracicaba, promovida pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), juntamente com Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) e outras instituições superiores locais.

O objetivo da Feira é dar visibilidade ao que vem sendo produzido dentro das atividades acadêmicas, aumentando o alcance, e dando conhecimento à população em geral sobre a importância das pesquisas realizadas nas universidades. Ao mesmo tempo estará acontecendo a Mostra de Biotecnologia. O evento pretende divulgar as atividades e progressos das instituições de Ensino Superior de Piracicaba nessa área, bem como esclarecer o potencial e benefícios da biotecnologia para a comunidade. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, não sendo necessário inscrição prévia. Escolas podem agendar uma visita monitorada.

Mais informações : (0XX19) 3429-4485/4477

Vânia Bastos participa do Ciclo Cantos do Som

O Instituto Martius-Staden e o Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA) da USP apresentam a cantora Vânia Bastos, dando continuidade ao Ciclo Cantos do Som. Dia 19, às 20h30, a cantora se apresentará no Ceuma e dia 21, às 20 horas, no Colégio Visconde de Porto Seguro.

O ingresso custa R$ 10,00 e estudantes, associados e idosos têm descontos. Vendas antecipadas nos locais a partir de 14 de agosto.

O Ceuma fica na rua Maria Antônia 294, Vila Buarque, SãoPaulo. O Colégio Visconde de Porto Seguro na rua Itapaiúna, 1878, no Morumbi, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-5538 e 3151-6300

Kristine Weimer expõe na FAU

Até o dia 25 no Salão Caramelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP é possível visitar a exposição Moradores Amontadas da fotógrafa e arquiteta Kristine Weimer. Esta exposição resultou de trabalhos realizados nos meses de maio e junho, acompanhando a pesquisa realizada pelos alunos da Disciplina Habitação Popular Paulistana, com os moradores do cortiço da Rua Sólon, 934, no Bom Retiro, focalizando os moradores e o seu cotidiano.

A FAU localiza-se na rua do Lago, 876, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais Informações:(0XX11) 3091-4801 e 3813-2511 ou pelo e-mail: eventfau@usp.br


Cinusp tem programação especial em homenagem a Luchino Visconti

O Cinusp Paulo Emílio, em parceria com o Centro Cultural São Paulo, o Instituto Italiano di Cultura di San Paolo, o New Italian Cinema Events (N. I.C.E) e a Prefeitura de São Paulo apresenta uma programação especial em homenagem ao cineasta Luchino Visconti. De 15 a 23 de agosto serão exibidos 20 filmes desse importante nome da cinematografia italiana, morto em 1976.

Obsessão (Ossessione, 1943, 141min). Elenco: Clara Calamai, Massimo Girotti, Juan de Landa, Dhia Cristiani, Elio Marcuzzo, Vittorio Duse, Michele Riccardini e Michele Sakara. Quinta-feira (15) 19h.

Sedução da Carne (Senso, 1954, 121min). Elenco: Alida Valli, Farley Granger, Massimo Girotti, Rina Morelli, Marcella Mariani, Heinz Moog, Christian Marquand, Sergio Fantoni. Adaptação da novela de Camillo Boito. Quinta-feira (15) às 16h.

A Terra Treme (La Terra Trema - Episodio del Mare, 1948, 161min). Elenco: pescadores e moradores de Acitrezza. Sexta-feira (16) às 16h.

Dias de Glória (Giorni di Gloria, 1945, 70min). Direção: Marcello Pagliero (Le Fosse Ardeatine) e Luchino Visconti (Linciaggio di Carretta e Processo Caruso). Sexta-feira (16) às 19h.

O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro,181. Colméia, Favo 4. Cidade Universitária. A entrada é franca.

Mais informações : (0XX11) 3091-3540/3152



Quadro de Avisos


Aluno da FEARP ganha o prêmio Corecon de Economia

O aluno formado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP), Alan de Genaro Dário, foi o vencedor do Prêmio do Conselho Regional de Economia (Corecon). A entrega da premiação será nesta terça-feira (13), às 19 horas no Buffet Rosa Rosarum, rua Francisco Leitão, 416, Pinheiros- São Paulo.

O tema da monografia premiada foi "Derivação de uma Fórmula de Avaliação de Opções numa Economia Aberta", orientada pelo prof. Milton Barossi Filho.

Mais informações: (0XX16) 602-3915, prof. Barossi

XVI Encontro Regional da ANPUH-SP

De 2 a 6 de setembro, acontece na UNESP em Franca o XVI Encontro Regional de História, Poderes e Representações da ANPUH-SP. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de setembro. O local será o Campus da UNESP de Franca. Rua Major Claudiano, 1488, Centro. A taxa de inscrição será de R$ 25,00 para a comunidade USP e R$35,00 para os demais interessados.

Mais informações (0XX11) 3091-3047



Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

- Aplicações das resinas poliuretanas derivadas do óleo de mamona, como materiais isolantes elétricos. Cacilda Ribeiro Murakami. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250

Instituto de Física

Mestrado

- Correções radiativas na teoria de Chern-Simons calculadas em um Gauge Interpolante. Fernando Teixeira da Silva Filho. Dia 15, às 14 horas.

- Inserção de tópicos da nova física da estrutura da matéria no currículo do ensino médio: uma proposta. Walkiria Reche da Silva. Dia 14, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

- Modelo de mensuração de performance para dar suporte à gestão comercial de instituições financeiras. Maria Paula Soares Aranha. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862

Escola Politécnica

Mestrado

- Um ambiente colaborativo para simulação de redes de computadores. Oscar Dantas Vilcachaga. Dia 20, às 16h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

- Construção e avaliação de eletrodos íon-seletivos à furosemida. Iara Lúcia Tescarrollo Dias. Dia 16, 14 horas.

Maiores informações: 3091-3655

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- O potencial de recepção de Jorge Amado na Alemanha. Patrícia Horta. Dia 19, às 14h30.

Doutorado

- Viajantes de língua alemã no Brasil. Olhares sobre a sociedade e cultura (1893-1942). Karen Macknow Lisboa. Dia 19, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava