São Paulo, 15 de agosto de 2002 n.1027/02.


Faculdade de Direito promove
debate com candidatos ao Senado

Para comemorar os 175 anos da Faculdade, o
Centro Acadêmico XI de Agosto reunirá os
candidatos ao Senado pelo Estado de São Paulo.
O debate acontece no próximo dia 20



Simpósio Internacional de Divulgação Científica


Em Ribeirão Preto, palestra sobre vacina contra a tuberculose


Posse do novo diretor da FEA-RP




Destaques


Direito da USP comemora 175 anos e promove debate
entre candidatos ao Senado

Lucas OliveiraTelles

O Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, promoverá na próxima terça-feira (20), às 11 horas, um debate entre candidatos ao Senado pelo Estado de São Paulo. O encontro acontecerá na Sala dos Estudantes, que tem capacidade para 300 pessoas, e terá as presenças já confirmadas de Aloízio Mercadante (PT), Orestes Quércia (PMDB), José Aníbal (PSDB) e Eliseu Gabriel (PDT). No mesmo dia, às 19h30, o candidato à presidência Luís Inácio Lula da Silva (PT) estará expondo seu plano de governo. No dia 23, às 11 horas, o CA XI de Agosto recebe José Genoino (PT), que concorre ao governo de São Paulo. Estes eventos fazem parte das comemorações do aniversário da Faculdade, que completou 175 anos no dia 11 deste mês.

A Faculdade de Direito do Largo São Francisco é a mais antiga e tradicional do Brasil, com grande importância na política e cultura ao longo da história do País. Por ela passaram grandes autoridades e personalidades brasileiras, como os presidentes Prudente de Morais e Jânio Quadros, os governadores paulistas Américo Brasiliense e Franco Montoro, os poetas Castro Alves e Álvares de Azevedo, romancistas como José de Alencar e Bernardo Guimarães, parlamentares como Joaquim Nabuco e grandes juristas como Pimenta Bueno e Joaquim Inácio de Ramalho, o Barão de Ramalho. Outros nomes notáveis são Ruy Barbosa, José Bonifácio e Rangel Pestana. No total, 9 presidentes da República e 12 governadores do Estado de São Paulo passaram pelo Largo São Francisco.

A fundação da escola foi decretada por D. Pedro I no dia 11 de Agosto de 1827, sendo inaugurada no dia 1º de março de 1828, pouco tempo antes da Faculdade de Olinda (PE). O antigo prédio do Convento de São Francisco, onde foi inicialmente instalada a escola, foi demolido na década de 1930 e reinaugurado em 1934, quando Getúlio Vargas incorporou a Faculdade de Direito à Universidade de São Paulo. Desde a Fundação, a escola teve 38 diretores.

O atual diretor, Eduardo César Silveira Vita Marchi, assumiu o cargo no último dia 9. Entre suas prioridades, a graduação aparece em primeiro plano. "Precisamos ter atenção especial para com o ensino de graduação, pois é por meio dessa atividade que formamos os profissionais que servirão à sociedade", afirma Marchi, que é professor titular de Direito Romano. "Para mantermos a qualidade, aprimorando-a, nossa meta é aumentar o número de docentes em regime de dedicação exclusiva, abandonando a antiga idéia, que nunca esteve em voga nos principais cursos de Direito do exterior, de que para ser um bom professor da área o profissional precisa necessariamente estar inserido no mercado", diz. "Outra questão relacionada é o constante aprimoramento da relação de aprendizagem entre professor e aluno, a qual será obtida por meio de um mapeamento cooperativo dos problemas e do melhoramento, quando necessário, da didática em sala de aula."

Como parte das comemorações do aniversário, o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) deverá lançar nesta quinta-feira (15), às 18 horas, no Salão Nobre da Faculdade uma biografia do Barão de Ramalho, que dirigiu a escola de 1891 a 1902. O evento também comemora o centenário de formatura da primeira mulher Bacharel em direito no Brasil, Maria Augusta Saraiva. Por fim, será inaugurado o quadro oficial da última diretora da escola, professora Ivette Senise Ferreira, que foi a primeira mulher a ocupar este cargo.

Mais informações: (0XX11) 3111-4082 ou 3111-4083




Cursos, Seminários e Palestras


10º Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP

As inscrições dos resumos das iniciações científicas para o 10º Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP (SIICUSP) poderão ser feitas até o dia 19 de agosto. Estudantes de outras universidades, até o dia 23.

Dia 5 de novembro os alunos de Biológicas estarão expondo sua iniciação em Ribeirão Preto. Dias 6, 7 e 8 de novembro graduandos em Engenharia e demais atividades de Exatas terão seus trabalhos apresentados em São Carlos. Dias 7 e 8 de novembro, estudantes de Agropecuária estarão em Piracicaba. Dias 7 e 8 de novembro, é a vez dos alunos de Humanas apresentarem-se na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

A atividade é gratuita e a inscrição deve ser feita através do site http://www.usp.br/siicusp.

Mais informações: (0XX11) 3091-3185



Enfermagem oferece palestra sobre vacina contra tuberculose

O professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Célio Silva, ministra nesta quinta-feira (15), às 14 horas, na Sala Vinho da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) a palestra Aspectos clínicos e epidemiológicos da tuberculose no Brasil. O evento é gratuito e aberto a todos, não havendo necessidade de inscrição.

A EERP fica na Av. Bandeirantes 3.900, Campus da USP de Ribeirão Preto, SP.

Mais informações: (0XX16) 602-3461



Formação Continuada

O Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI) realiza no próximo dia 20 de agosto, às 19 horas, o XX Evento de Formação Continuada com o tema "Os Doutores Freud, Wallon, Piaget - As Crianças e a Infância". O evento contará com palestras dos professores Marie Claude Fourment da Université de Paris XIII, Izabel Galvão e Leandro de Lajonquière, ambos da Faculdade de Educação da USP, Luci Banks Leite, da Unicamp. O evento, que é gratuito e aberto ao público, terá lugar no Auditório da Escola de Aplicação da FE, Av. da Universidade, 308, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574



I Workshop de Laboratórios Didáticos do IFUSP

Até sexta-feira (16), alunos e professores da Instituto de Física (IF) da USP poderão se inscrever, gratuitamente, no I Workshop de Laboratórios Didáticos, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto. O evento é promovido pela Comissão de Graduação do IF, contando com a participação de professores do Instituto e de outras Instituições do país e do exterior. O objetivo é discutir o encaminhamento da Reforma Curricular do Bacharelado em Física.

O IF fica na rua do Matão, 187, travessa "R", Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091- 6900



7ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências

A Estação Ciência está com inscrições abertas até o dia 20 de setembro para os interessados em participar da 7ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências. Com o tema "Conhecimento Científico e Vida Cotidiana", o encontro, entre os dias 26 e 29 de setembro, terá uma área destinada à expositores e outra para realização de palestras, conferências, oficinas pedagógicas, aulas-espetáculos e apresentações artísticas com temáticas científicas.

As inscrições podem ser feitas por e-mail cleo@eciencia.usp.br, fax (0XX11) 3673-2798, ou pessoalmente na Estação Ciência, rua Guaicurus, 1274 / 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828




Agenda Cultural


Exposição de Paulo Camargo na EERP

Até o próximo dia 20, das 8 às 17 horas, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), acontece a exposição de quadros do artista plástico Paulo Camargo, que há 20 anos reside na cidade. Paulo Camargo tem mais de 300 telas espalhadas pelo País, que retratam a condição humana em suas mais variadas formas e circunstâncias. "Minha arte é uma resistência a toda e qualquer forma de desumanidade", explica o pintor. Em 2002, o artista comemora meio século de vida e três décadas de pintura. A entrada é franca e a EERP fica na Av. Bandeirantes 3.900, Campus Universitário USP, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3389 com Ida Mara



FAU promove Feira de Publicações

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove até o dia 30 deste mês, das 10 às 18 horas, a Feira de Publicações. A idéia é apresentar obras e periódicos com os mais diferentes enfoques, de autores nacionais e do exterior. As obras têm descontos e ofertas especiais para estudantes, professores e profissionais da área. A entrada é gratuita e aberta a todos. A Feira acontece no prédio Vila Penteado, rua Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3257-7688 ramal 30, 3256-7341 ramal 20, (0XX11) 9568-4662 ou pelos e-mails rvposfau@edu.usp.br / gatolivros@ig.com.br



Quadro de Avisos


FEARP tem novo diretor

No próximo dia 22, às 16h30, o professor Marcos Cortez Camponar toma posse como novo diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP) da USP de Ribeirão Preto. O evento, aberto a todos, será no Anfiteatro do bloco "A" da FEARP, que fica na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto, São Paulo.

Mais informações: (0XX16) 602-3922




Teses e Dissertações


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

- Construção e avaliação de eletrodos íon-seletivos à furosemida. Iara Lúcia Tescarrollo Dias. Dia 16, 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3668



Escola de Enfermagem

Mestrado

- Reprodução social & aleitamento materno (estudo populacional no Município de Itupeva, SP). Aurea Tamami Minagawa. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533



Escola Politécnica

Doutorado

- Desenvolvimento de técnicas de caracterização de transdutores piezelétricos.
Gilder Nader. Dia 20, às 15 horas.

- Impacto de modelos de mercado espacial no planejamento de sistemas de distribuição de energia. Mariângela de Carvalho Bovolato. Dia 20, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Proteção diferencial digital de linhas de transmissão com compensação série. Eduardo Coelho Navarro. Dia 22, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250

 

Doutorado

- Estudo dos solos da região metropolitana de Fortaleza para aplicação na engenharia rodoviária. Suelly Helena de Araújo Barroso. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250



Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Tristão: entre a vida e a arte - a filosofia da arte de Nietzsche na obra de Thomas Mann. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior. Dia 22, às 14 horas.

Doutorado

- A explicação na intenção adulto-criança: um estudo em sala de aula com aprendizes do inglês. Célia Esteves da Silva. Dia 20, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4426


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava