São Paulo, 16 de agosto de 2002 n.1028/02.


FIA faz parceria para criar Portal
da Solidariedade

Criado para reunir informações de interesse das
entidades do terceiro setor que cuidam de
crianças e adolescentes, o portal deve ser lançado
ainda este ano



Palestra sobre políticas sociais para deficientes na FSP


Estação Ciência oferece curso sobre presença africana na cultura brasileira


Mostra interativa de matemática no IME




Destaques


Parceria resulta em portal da solidariedade

Da Redação, Agência USP

Já está bastante adiantado o projeto brasileiro de desenvolvimento da Rede Internacional Solidária (RISolidária), idealizado no início deste ano por meio de uma parceria entre o Centro de Estudos em Administração do Terceiro Setor (CEATS-FIA) e a Fundação Telefônica. O projeto, que prevê a criação de um Portal destinado a entidades que atendem crianças e adolescentes, envolveu uma pesquisa dirigida aos profissionais que atuam nessa área e teve o propósito de avaliar quais devem ser as contribuições que o portal poderá oferecer às organizações envolvidas.

Os resultados desse estudo foram apresentados recentemente a representantes das organizações envolvidos com a criação do portal, vindos de 17 cidades de todo o País, durante o "2º Workshop com Representantes de Rede de Atenção", realizado em julho deste ano no Centro de Treinamento da FIA, em São Paulo.

A pesquisa reuniu uma amostra bastante representativa, segundo avalia Graziella Comini Bouza, uma das coordenadoras do Projeto integrante da equipe do CEATS. Foram 752 respondentes, entre os 1.489 questionários encaminhados, um percentual de retorno efetivo de 50,5%. O grupo representa entidades situadas nas regiões Norte (31,3%), Sul (29,9%), Nordeste e Centro-oeste (20,7%) e Sudeste (18,1%) do país.

Os respondentes da amostra pertencem a três diferentes segmentos: Organizações de Atendimento, Organizações Parceiras e Representantes de Redes. As organizações parceiras são todas aquelas, governamentais ou não, participantes das redes de atenção às crianças e que prestam atendimento direto ao seu público. São consideradas parceiras organizações como o Conselho de Direito, Conselho Tutelar, Secretarias Municipais, Ministério Público. Já as instituições Representantes são aquelas que realizam a interlocução deste projeto junto à rede.

Para a professora Rosa Maria Fischer, coordenadora do CEATS e responsável pelo projeto RISolidária, os resultados da pesquisa superaram as expectativas, tanto em qualidade como em quantidade. "O Portal pode ser um elemento catalisador e disseminador de idéias". Ela ressalta ainda que a importância de uma iniciativa como essa não se limita apenas à criação do Portal, mas a mobilização das pessoas envolvidas no projeto. "É isso que deve provocar mudanças significativas", comenta a coordenadora.

Perfil das entidades

As organizações que atuam diretamente com o atendimento a crianças e adolescentes são compostas, em sua maioria (50,6%), por uma faixa entre um e dez voluntários e igual número de funcionários (49,1%). Enquanto 49% das entidades são de pequeno porte, 61% atendem mais de 100 crianças e adolescentes. A relação média é de 20 crianças e adolescentes por funcionário, sendo que a faixa de maior freqüência é de 5 a 10 crianças por funcionário. Sessenta e seis por cento das organizações atuam com apoio sócio-familiar, 59% oferecem reforço escolar e 58%, atividades voltadas à arte e educação. Com relação à informatização das organizações, a pesquisa revelou que 71% das organizações representadas na pesquisa possuem computadores, 49% desse universo tem acesso a Internet, mas apenas 55% utilizam a ferramenta.

Para os entrevistados, o RISolidária deve disponibilizar informações sobre assessoria para captação de recursos, fontes de financiamento, elaboração de projetos, divulgação da entidade, assessoria de especialistas em direitos da criança e do adolescente, relação de profissionais que atuam com assistência social, banco de projetos, especialistas em educação, planejamento estratégico, cursos, além de um banco de dados.

A partir dos resultados da pesquisa, a equipe técnica do CEATS analisou as respostas que resultaram no conteúdo e no detalhamento da estratégia de formulação do portal. Os parceiros, um dos grupos que integraram a pesquisa, indicaram em suas respostas três itens não mencionados pelo grupo de respondentes: Sistema de busca de informações, Legislação e Correio eletrônico.

Os respondentes consideraram ser assuntos de menor importância para o conteúdo do portal os Grupos de discussão, ou "chats", porque não interessariam aos usuários e os links ou acessos a informações financeiras e contábeis, e a assessoria de profissionais dessas áreas. Para Graziella Bouza, há duas possíveis razões para estas respostas: ou as entidades dispõem de especialistas ou há certa "miopia" sobre esses assuntos. Na opinião dos participantes do 2º Worskhop do CEATS e Fundação Telefônica deixar de observar estes itens implicaria nos aspectos de credibilidade e transparência do portal.

De maneira ilustrativa, a professora Rosa Maria mostrou por meio de duas engrenagens em tamanhos diferentes, a estratégia que embasa a criação do portal. A engrenagem maior é composta pela "participação" e "interação" dos usuários da rede e a "irrigação", o ato de alimentar o portal por meio de conteúdo diversificado e de qualidade. A professora enfatizou também que a RISolidária deve "fazer resultados", sendo "uma porta de conhecimento, de informação, que estimule a participação e a interação", viabilizadas por meio do "conteúdo e das ferramentas nele empregadas". Assim "o portal é facilitador e alavancador do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", sintetizou.

Ao final do encontro os grupos de representantes das entidades apresentaram sugestões para o conteúdo do portal, destacando a inserção de resoluções sobre o trabalho infantil, informações a respeito de financiamentos e temas mensais para debater a violência urbana. O Portal RISolidária ainda não tem data específica para ser colocado no ar, mas isso deve ocorrer ainda este ano.

Fonte: Boletim Administração em Pauta

Mais informações: (0XX11) 3031-6526 ou ceats@fia.fea.usp.br



Cursos, Seminários e Palestras


Política social para deficientes

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove no dia 22, às 10 horas, na sala Paula Souza, a palestra Trieste: uma experiência italiana de políticas sociais à pessoa deficiente. O evento será ministrado pela professora Simone Assumpção, do serviço à pessoa deficiente da prefeitura da cidade italiana de Trieste.

Simone Assumpção é especialista em literatura infantil e coordenou a instalação do Acervo Literário Zeferino Brasil, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) do Rio Grande do Sul.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no próprio local e no dia da atividade. A FSP fica na Avenida Dr. Arnaldo, 715- Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2074, falar com Eliana ou e-mail: assumpcao@pug.univ.trieste.it

Equações Diferenciais

Entre os dias 21 e 23 de agosto, na sala A-266, o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP oferece o Seminário de Teoria Qualitativa das Equações Diferenciais.

No dia 21, às 14h30, o tema será Linhas de Curvatura Média em Superfícies. Diversas noções de curvatura média em superfícies serão discutidas, incluindo as médias "clássicas" aritmética, geométrica e harmônica.

No dia 22, às 10h30, será discutido Linhas de Curvatura sobre Hipersuperfícies Algébricas em R4, que tratará com especial enfoque o comportamento das mesmas perto do infinito de hipersuperfícies algébricas não limitadas.

No dia 23, às 16 horas, será a vez do tema Tensores de Ricci com Simetria Rotacional em R^n.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. O IME fica na rua do Matão, 1010 - Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6136

Incubação de empresas

Até dia 19, interessados podem se inscrever na palestra Movimento e Incubação de Empresas e Parques Tecnológicos em Israel – Fatores de Sucesso, que ocorre dia 21, na Sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. A palestra trará assuntos como o cenário da economia local e políticas públicas de apoio à pesquisa e desenvolvimento de empresas de alta tecnologia, além da rede de Incubadoras Tecnológicas de Israel e a aproximação entre empresas brasileiras e israelenses. Docentes, graduandos e pós-graduandos da USP estão isentos da taxa de inscrição, que é de R$ 30,00 para visitantes.

O endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Prédio FEA 1.

Mais informações: (0XX11) 3031-6946 / 5969

A Presença Africana no Brasil

Já estão abertas as inscrições para o curso Conhecendo a Presença Africana na Cultura Brasileira, a ser realizado, na Estação Ciência, de 14 de setembro a 14 de dezembro. Coordenado por Dilma de Melo Silva, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e vice-diretora da Estação Ciência, este curso é destinado a educadores da rede pública e particular e interessados neste tema. O objetivo é fornecer subsídios sobre a presença africana na Cultura Brasileira, contribuir para que o educador tenha uma atuação profissional mais adequada junto aos alunos afrodescendentes e capacitar o educador para discutir, em sala de aula, o tema transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN´s e Diversidade Cultural.

A Estação Ciência localiza-se na Rua Guaicurus, 1394, Lapa. O curso é aberto a qualquer interessado. O preço do curso é de R$ 50,00 e as inscrições estarão abertas enquanto houver vagas.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828



Agenda Cultural


Mostra Interativa de Matemática

Até dia 30, das 13 às 19 horas, no 1º e 2º andares do Bloco A do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP estará exposta a I Mostra Interativa de Matemática. De maneira interativa e instigante assuntos como geodésias e fractais são desvendados a partir de explicações simples e ligadas à rotina. A mostra é aberta a todos, não havendo necessidade de inscrição (visitas monitoradas necessitam, por telefone, de agendamento prévio).

O IME está na rua do Matão, 1010- Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6136



Quadro de Avisos


Lançamento da Revista de Administração

No dia 21 de agosto acontece o lançamento da Revista de Administração da USP volume 37, nº2. O evento será realizado das 17 às 19 horas, na Sala da Congreção da FEA e haverá um debate com o tema Governança Corporativa e Eficiência na Gestão: o Caso ORSA. Estará presente o Diretor Executivo do Grupo ORSA, Roberto Silva Waack. A entrada é livre mas as vagas são limitadas. A sala de congregação fica no Prédio FEA 1, na Av. professor Luciano Gualberto, nº 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações : (0XX11) 3091- 5873



Teses e Dissertações


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

- Comparação entre os métodos físico e químico de permeação de extração da proteína verde fluorescente (GFPuv) de culturas de Escherichia coli DH5-alfa. Eb Chiarini. Dia 20, às 9 horas.

- Surto de intoxicação alimentar por Staphylococcus aureus: caracterização fenotípica e genotípica de cepas de origem humana e de alimentos. Viviane Colombari. Dia 20, às 14 horas.

Doutorado

- Aplicação da técnica de espectometria de massa, tipo quadrupolo, acoplada à fonte de plasma induzido por argônio (icp/ms), na determinação de elementos – traço em água, em líquido de diálise e em soro de pacientes renais crônicos submetidos a tratamento de hemodiálise. Solange Elizabeth Ignacio Jeronymo. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3665

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Economia solidária e políticas públicas. Gabriela Cavalcanti Cunha. Dia 21, às 9 horas.

Mais informações: (0XX111) 3091-4626

Escola Politécnica

Mestrado

- Peculiaridades de distribuição de umidades em bases de pavimento de solo arenoso fino laterítico. Jair Camacho. Dia 22, às 14 horas.

Doutorado

- Classificação de defeitos em tubos de operador de vapor de plantas nucleares utilizando mapas auto-organizáveis. Roberto Navarro de Mesquita. Dia 21, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Estrutura da comunidade, habitats e padrões de distribuição da ictiofauna em ecótonos do Reservatório do Broa, SP. Carlos Eduardo Marinelli. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava