São Paulo, 23 de agosto de 2002 n.1033/02.


Impactos do turismo no Parque
Estadual Turístico
do Alto Ribeira

Trabalhos da Faculdade de Saúde Pública,
ainda em andamento, já mostram
deficiências de saneamento e índices
relevantes de poluentes e coliformes nas
águas ao redor do parque



Feira na Esalq mostra cursos da USP nos campi do
Interior do Estado


IME oferece diversos cursos a professores
do ensino fundamental e médio


Museu de Zoologia inaugura exposição inédita
sobre biodiversidade




Destaques


FSP estuda impactos do turismo no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

Lucas Oliveira Telles

O doutorando Leandro Luiz Giatti, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, está pesquisando os impactos ambientais relacionados ao turismo na Região de Iporanga (SP), município onde fica grande parte do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR). A pesquisa, ainda em andamento, constatou deficiências de saneamento e índices relevantes de poluentes e coliformes nas águas ao redor do parque, o que levou à promoção de um trabalho de educação sanitária com a comunidade do Bairro da Serra.

Nesta sexta-feira, dia 23, Giatti e um grupo voluntário de alunas de enfermagem da UniFMU farão atividades educativas com os estudantes da escola do bairro, durante o dia, e à noite reunirão a comunidade para expor as deficiências constatadas e fazer orientações a respeito destes problemas.

O trabalho de educação sanitária teve início com entrevistas em 55 das 122 residências do Bairro da Serra. O conhecimento da população quanto a transmissão, tratamento e perigos de verminoses ou outras doenças transmitidas pela água foi considerado insatisfatório. Foi verificado que parte das casas utiliza água captada diretamente dos rios e cavernas do Parque, sendo que os moradores a consomem com pouco ou nenhum tratamento. A maioria das residências recebe água tratada da Sabesp, mas não há rede de esgoto. Os dejetos correm, em grande parte, a céu aberto, sendo despejados em córregos afluentes do rio Betarí, que é usado para lazer. As fossas construídas são na maioria muito rudimentares, podendo contaminar o lençol freático.

População triplicada

O PETAR é uma reserva de mata atlântica repleta de cachoeiras, rios e cavernas, posicionada entre São Paulo e Curitiba. Muitos pesquisadores e turistas atraídos pelo parque se hospedam no Bairro da Serra, próximo ao Parque, que oferece pousadas, bares e áreas de camping. Segundo o pesquisador, os problemas de saneamento da comunidade local são agravados nos feriados, quando a população do bairro chega a triplicar com a presença dos visitantes, que podem ser contaminados por verminoses. A falta de recursos também contribui para que doenças levadas de fora também sejam transmitidas. "Um guia turístico do parque pegou um tipo de fungo que só aparece no litoral, mesmo sem ter ido à praia", exemplifica.

A pesquisa de Giatti, que resultou no trabalho de educação sanitária, estuda as influências dos turista na região do PETAR, principalmente em relação à água. Outras relações do turismo com a degradação, como o lixo, são levantadas pelo pesquisador. "Dentro do Parque existem poucos problemas, mas os resíduos lá recolhidos são levados a um lixão irregular, próximo a um afluente do rio Ribeira, e tem grandes quantidades de materiais danosos relacionados ao turismo, como pilhas por exemplo", alerta o pesquisador. Segundo ele, as cavernas também são prejudicadas com o vandalismo. O excesso de freqüentadores causa degradação involuntária pelos resíduos de carbureteiras (lanternas a combustão) e a simples presença dos visitantes altera a temperatura e a umidade. Segundo Giatti, o ambiente das cavernas é absolutamente estável e pequenas variações causam grandes prejuízos para a fauna local. "O turismo ecológico é uma atividade econômica altamente promissora. Mas se não forem tomados os cuidados de preservação, a própria atratividade do ambiente pode levá-lo à degradação", completa.

Mais informações: (0XX11) 9807-2263, ou pelo e-mail lgiatti@usp.br

 

Feira na Esalq mostra os cursos da USP no Interior do Estado

Beatriz Camargo

A partir desta segunda-feira (26), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP de Piracicaba, realiza a II Feira de Profissões (Fepusp) da USP. O objetivo é divulgar os campi da Universidade localizados no interior do estado: Bauru, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e Piracicaba. No encontro, os expositores terão a oportunidade de apresentar seus cursos, conteúdos dos programas, possibilidades de especialização, áreas de atuação acadêmica e profissional. Também estará à disposição dos visitantes mais informações sobre cada campus, suas instalações, serviços e atividades realizadas. Os horários para visita de cursinhos e colégios estão quase todos preenchidos. Ônibus chegarão de uma em uma hora e serão recebidos por alunos da Esalq, que farão uma apresentação do campus.

De acordo com o coordenador do evento, o professor Walter Paula de Lima, "mais do que o caráter de divulgação dos nossos campi, a Feira tem como meta facilitar a escolha profissional do jovem". Outro objetivo citado por Lima é o de atrair alunos do próprio Interior do Estado, que muitas vezes desconhecem os cursos ministrados na região. As novidades desse ano são os cursos de Bacharelado em Ciência da Informação e Documentação e Licenciatura em Química, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e os de Engenharia nas áreas Ambiental, Elétrica, Mecatrônica e Computação, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Fuvest, Unesp, Unicamp, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP e Estação Ciência são expositores convidados e terão seus estandes. "O espaço fornecido é basicamente para a divulgação de datas dos vestibulares e possíveis dúvidas dos estudantes, com relação a cursos oferecidos, por exemplo", esclarece Lima. A PRCEU irá mostrar seus projetos — inclusive um deles está relacionado à divulgação dos cursos, o "A Universidade e as Profissões", do qual os campi do interior também participaram — e a Estação Ciência terá o papel de divulgar a vida acadêmica e mostrar "as aplicações práticas e cotidianas" do mundo científico.

A Feira é itinerante, com rotação pelos campi. Começou ano passado, em Ribeirão Preto e contou com a presença de 5 mil pessoas por dia, em média. Ela estará aberta à visitação das 9 às 16 horas, de 26 a 29 de agosto. Lima afirma que a terceira edição do evento já está marcada. Vai acontecer em agosto do ano que vem, no campus da USP de São Carlos.

Mais Informações: (0XX19) 3429-4485/ 4477 ou pelo e-mail acom@esalq.usp.br ou site www.ciagri.usp.br/~svcex/feirapro.htm

 


Cursos, Seminários e Palestras



IME oferece oficinas para professores

O Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP está oferecendo diversas oficinas para os interessados em extensão universitária na área.

A partir deste sábado (24) até 31 de agosto, professores de 5ª à 8ª série poderão participar da oficina RPG e Jogos Cooperativos. O objetivo é utilizar jogos cooperativos e fazer um estudo de jogos de RPG como instrumento privilegiado. Criar e utilizar jogos de RPG como forte recurso pedagógico para explorar a escrita, a resolução de problemas e a arte de contar histórias numa aula de matemática.

No dia 29 de agosto, é a vez de Desafios Matemáticos, destinada a professores de 1ª à 4ª série. O objetivo dessa oficina é trabalhar com problemas não convencionais de forma a levar a criança a identificar e corrigir seus erros, repensar e analisar suas respostas

O IME fica na Rua do Matão, 1010, Bloco B, sala 167.

Mais informações: (0XX11) 3091-6160



Disfunção erétil em coração

A Associação Amigos do Coração, que presta apoio a pacientes carentes do
Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) da USP, estará promovendo no dia 29 de agosto, no Anfiteatro do Incor, a palestra Mitos sobre o uso de medicamento na disfunção erétil e o coração, ministrada pela equipe médica do Instituto. O evento é gratuito e aberto ao público. O Incor fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-5103



Imunopatologia Molecular da Febre Reumática

No próximo dia 13 de setembro, às 13 horas, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, acontece o seminário Imunopatologia Molecular da Febre Reumática. A iniciativa faz parte do projeto da Projeto Seminários da Comissão de Pesquisa da FCF/USP - 2002. A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia. A FCF fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, na Cidade Universitáira, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3677



Psicanálise e Cultura

O psicanalista Renato Mezan estará ministrando a partir de 3 de setembro no Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA) o curso Psicanálise e Cultura. As várias vertentes da secular Psicanálise Aplicada serão discutidas por Mezan em quatro aulas que acontecem nos dias 3, 10, 17 e 24 de setembro. As inscrições para o curso já estão abertas, e a taxa é de R$100,00, com vagas limitadas. Os sócios da Associação Amigos da Maria Antonia têm desconto de 50%. Alunos e professores têm descontos de 20% e 40 %. O CEUMA fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182 / 5538



 


Agenda Cultural


Exposição sobre biodiversidade

O Museu de Zoologia da USP inaugura no próximo dia 7 de setembro uma exposição inédita sobre biodiversidade. A mostra Pesquisa em Zoologia: a biodiversidade sob o olhar do zoólogo, utilizará recursos de cenografia e iluminação especial para mostrar o enorme acervo do Museu. A montagem da exposição e a recuperação de parte do prédio tombado que abriga o Museu de Zoologia tiveram o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, e da própria USP, por intermédio da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

A mostra será organizada em grandes módulos, nos quais, além dos espécimes da coleção do museu, estarão réplicas de fósseis de animais pré-históricos, como uma preguiça gigante e um tigre dente-de-sabre. Nos cenários criados pelo museólogo Maurício Candido da Silva, surgem a onça pintada, macacos, jaguatirica, jacarés, tartarugas, cobras e uma infinidade de outros animais em seus habitats. O Museu de Zoologia fica na Avenida Nazaré, 481, no Ipiranga. A entrada custa R$ 2,00. As visitas vão de terça a domingo, das 10 às 17 horas, e escolas públicas, visitantes menores de 6 anos e acima de 65 anos não pagam.

Mais informações: (0XX11) 6165-8100 / 8140




Teses e Dissertações


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

- Caracterização genética e citológica da recombinação somática em Trichoderma pseudokoningii. Fernando Gomes Barcellos. Dia 28, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4125, ramal 23


Instituto de Psicologia

Doutorado

- No rastro dos 'cavalos do diabo' - memória e história para uma reinvenção de percursos do paradigma do grupalismo-institucionalismo no Brasil. Heliana de Barros Conde Rodrigues. Dia 27, às 14 horas.

- Efeitos do estressse psicossocial crônico e do enriquecimemento ambiental em sagüis (Callithrix penicillata): um estudo comportamental, fisiológico e farmacológico. Vanner Boere Souza. Dia 28, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4183


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

- Expressão de proteínas de membrana externa por Escherichia Coli 0157:h7 submetida a diferentes condições de estresse. Paula Andrea Hehl Forjaz Marques. Dia 30, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Escola Politécnica

Doutorado

- Transferência de tecnologia de instituições de p&d públicas para o setor produtivo: o papel das estruturas de interface. Régia Ruth Ramirez Guimarães. Dia 30, às 14 horas.

- Banco de dados geográficos: uma análise das arquiteturas dual (spring) e integrada (oracle spatial). Rosângela Silva. Dia 29, às 10 horas.

- Pré-tração em vigas pré-fabricadas. João do Couto Filho. Dia 29, às 15 horas.

- Concentração de minerais com jigue centrífugo kelsey. Jaime Henrique Barbosa da Costa. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Modelo de transporte público proposto para as cidades de pequeno porte. Wilson Satoro Motizuki. Dia 27, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava