São Paulo, 30 de agosto de 2002 n.1038/02.


Lazer e cultura para curtir
a Semana da Pátria

Parque de Ciência e Tecnologia será
aberto ao público no feriado. Entre as
atrações, estudantes vão poder trilhar
uma das fontes do rio Ipiranga




Rádio USP começa a ser transmitida em São Carlos no domingo


Instituto de Psiquiatria do HC realiza palestra sobre manicômios judiciários


Faculdade de Saúde Pública realiza debate sobre tabagismo




Destaques


Parque de Ciência e Tecnologia será aberto ao público em 7 e 8 de setembro

Leandra Rajczuk

Este ano, a USP vai comemorar a Semana da Pátria em ritmo acelerado. O campus da Capital tem sua rotina alterada nesse período porque as aulas são tradicionalmente suspensas, mas a Universidade resolveu inovar oferecendo uma série de atividades, durante o feriado, na área que deixou de ser ocupada pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) na Água Funda, após recente transferência de seus departamentos para a Cidade Universitária. Lá, a USP e a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico assinaram contrato para o desenvolvimento do Plano Básico do Parque de Ciência e Tecnologia no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

O espaço dinâmico com fins educativos de lazer e de preservação ambiental vai organizar cursos, palestras e exposições para a Semana da Pátria, especialmente entre os dias 7 e 8 de setembro. "A data foi escolhida em homenagem a três fontes do riacho do Ipiranga, onde foi proclamada a Independência do Brasil", explica Marta Mantovani, diretora do parque, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Nos dias 7 e 8 o espaço será aberto ao público. Andar em mais de 700 metros de trilha será a tarefa de um grupo de alunos do curso de Educação Ambiental da USP, em 7 de setembro. "A caminhada vai levá-los a uma das nascentes do rio Ipiranga, onde foi proclamada a Independência do Brasil, em 1822", ressalta Marta. O local abriga parte da maior mancha verde dentro de uma região metropolitana no mundo e representa uma espécie de santuário ecológico. A partir do dia 9, todas as visitas deverão ser agendadas com antecedência.

Cursos gratuitos

De 3 a 7 de setembro, o parque vai oferecer uma série de cursos gratuitos elaborados em parceria com algumas unidades e centros da USP. "Optamos por aproveitar o feriado para que os professores pudessem, em função de seu horário, participar das atividades", argumenta Marta. As vagas são limitadas e as inscrições ainda podem ser garantidas. Serão conferidos certificados de participação pela USP para freqüência mínima de 70%.

Em conjunto com o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP de São Carlos haverá um curso sobre Técnica de Resina aberto a professores do ensino fundamental e maiores de 18 anos. "Ao deter essa técnica, a comunidade do entorno poderá usá-la como forma de geração de renda", diz Marta. "Por outro lado, como o CDCC tem tradição em divulgar a ciência para o ensino fundamental e médio, organizamos oficinas para mostrar aos professores que aprender brincando é possível." Em parceria com a Estação Ciência, estão o projeto Experimentoteca, semelhante a uma biblioteca em sistema de empréstimo, possibilitando o uso de material experimental em sala de aula para o ensino de ciência, física, química e biologia, além da exposição francesa Maths 2000, do Museu de La Villette, Paris. "São mais de 60 demonstrações e atividades interativas sobre diferentes assuntos, de cálculo e geometria a espirais e fractais", observa.

O universo de geometria, cálculo e outros conceitos ressurge divertido na exposição de Matemática 2002 com a parceria da Estação Ciência. A ação do visitante será requisitada para manipular as demonstrações e interagir sobre diferentes assuntos relacionados à disciplina considerada "árida" pela maioria dos estudantes.

Há ainda uma exposição de projetos de alunos em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e visitas inusitadas aos equipamentos históricos ainda em funcionamento, em conjunto com o IAG. É possível conhecer a Estação Sismológica, acoplada a um moderno receptor de registros de terremotos mundiais em tempo real e a Estação Meteorológica, única no Brasil e que, em outubro, completa 70 anos de registro contínuo das características climáticas da área. Entre as atividades próprias do Parque, os visitantes terão o privilégio de passear pela alameda do Sistema Solar, conjunto de esculturas ilustrativas que reúne a Lua, o Sol e a Terra, em três períodos geológicos diferentes. O Parque de Ciência e Tecnologia, fica na avenida Miguel Estéfano, 4.200, Água Funda, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5073-8599, com Luciane ou Lourdes



Rádio USP começa a ser transmitida em São Carlos no domingo

Olavo Soares

A partir deste domingo (dia 1º) a Rádio USP estará presente em São Carlos e passará a retransmitir parte de sua programação na cidade. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Universidade e a Fundação Theodoreto Souto, que detém a concessão da Rádio Universitária, que já opera no campus da USP em São Carlos.

A nova Rádio Universitária produzirá programas de caráter local, como noticiários e informativos ligados ao campus e à cidade. Mas a maior parte da grade da rádio será ocupada pelos programas produzidos na Capital, que "valorizam sempre a música e a cultura nacionais, o que é a cara da Rádio USP", aponta a diretora da rádio da Capital, Ligia Trigo.

Com a Rádio Universitária de São Carlos vinculada à Rádio USP, a Universidade começa a criação da Rede Universitária de Rádios. Além dos campus de São Carlos e da Capital, a cidade de Ribeirão Preto ganhará sua rádio universitária. Ligia ressalta que a criação da rádio universitária de Ribeirão Preto está com seu projeto técnico avançado.

A Rádio Universitária de São Carlos já está em funcionamento do campus da USP na cidade. Com o convênio que retransmitirá a Rádio USP para São Carlos, uma nova equipe trabalhará no projeto, com a contratação de dois jornalistas e uma nova equipe técnica.

Mais informações: (0XX16) 273-9998




Cursos, Seminários e Palestras


A Psiquiatria e o manicômio judiciário

Nesta sexta-feira (30), às 11 horas, o Núcleo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica do Instituto de Psiquiatria (Ipq) do Hospital das Clínicas recebe o psiquiatra forense Roberto Moscatelo, responsável pelo atendimento dos internos no manicômio judiciário de Franco da Rocha. O tema de sua palestra será A experiência de um psiquiatra no manicômio judiciário de Franco da Rocha. Moscatelo, que atua há 20 anos naquela instituição, vai traçar uma panorâmica da realidade dos internos e do manicômio, das deficiências, avanços e desafios. A palestra é gratuita e aberta a todos. O encontro será no Ipq, rua Dr. Ovídeo Pires de Campos, s/n, 4º andar, sala 5004.

Mais informações: (0XX11) 3069-6525



Palestras no Instituto de Física

O Grupo de Fluidos Complexos (GFCx) organiza a palestra Aplicações físico-químicas de espectroscopia fototérmica, que será proferida sexta-feira (30), às 11 horas, pelo professor Mauricio S. Baptista, do Instituto da Química (IQ) da USP. A palestra ocorrerá no Auditório Adma Jafet.

O professor Nathan Jacob Berkovits, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ministra palestra Introdução às supercordas no mesmo dia (30), a partir das 12h30. O encontro será Edifício Principal, ala I, sala 310.

Também no dia 30, das 16 às 18 horas, o professor Roberto Rivelino, do Instituto de Física (IF) da USP fala sobre Interação de Muitos Corpos e Efeitos de Correlação Eletrônica em Ligações de Hidrogênio: Um Estudo Ab Initio de Cadeias Lineares de HCN. A palestra acontece no prédio do IF.

Em ambos os eventos a entrada é franca e não é preciso fazer inscrição prévia. O IF fica na rua do Matão, travessa "R", 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7190 / 6983 / 6931



Tabagismo em debate na Saúde Pública

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizará o evento Tabagismo em Debate, nesta sexta-feira (30), às 9 horas, no Anfiteatro Paula Souza, com os seguintes debatedores: Mário César Carvalho, Jornalista da Folha de São Paulo, Dr. José Carlos dos Santos, Vice-presidente da Associação de Defesa da Saúde dos Fumantes (ADESF ) e Dr. Mario Albanese, presidente da ADESF. Eles discorrerão sobre assuntos como o papel da imprensa no combate ao tabagismo, as últimas pesquisas sobre danos do cigarro à saúde e mecanismos legais para conseguir indenizações. A entrada é franca e não é preciso fazer inscrição prévia. A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7712 / 7799 / 7761




Agenda Cultural


Música no Ipiranga

Para comemorar a Semana da Pátria, o Museu Paulista (do Ipiranga) da USP apresenta, neste domingo (1º), às 16h30, o concerto A Caminho da Independência, dentro do programa Música no Museu Paulista.

A apresentação é da Classe de Canto Coral do Bacharelado em Música e instrumentistas do Instituto de Artes da UNESP, com regência de Samuel Kerr. A entrada é franca. O Museu Paulista fica no Parque da Independência, Ipiranga, São Paulo, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 6165-8000/ 8026




Livros, Revistas e Publicações


A última fábula

Liliana Laganá, professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP lança pela Editora Casa Amarela dia 4, às 17 horas, o seu livro A Última Fábula. A obra traz a vida de uma pequena aldeia dos Apeninos, na região Marche, Itália, durante os anos da Segunda Guerra Mundial, vista através dos olhos de uma menina, filtrada pela magia das fábulas contadas pela avó.

O evento será na Editora Casa Amarela, rua Fidalga, 162, Vila Madalena, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3819-0130 / 0639




Teses e Dissertações


Instituto de Psicologia

Mestrado

- Estudo sobre a relação professor e aluno: uma contribuição a partir da teoria dos tipos psicológicos de Carl Gustav Jung. Ricardo Farah. Dia 5, às 9h30.

- A organização: um estudo sobre o conceito de comprometimento organizacional. Sonia Reis Servilha Romero Sabbag. Dia 6, às 9 horas.

Doutorado

- Padrões de adoção: reinterpretação à luz de uma perspectiva etológica. Neusa Guaraciaba dos Santos de Oliveira. Dia 6, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091- 4183



Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de Ribeirão Preto

Mestrado

- Avaliação de imagens reconstruídas por tomografia através de um algoritmo processado por rede neural artificial. Wilson José da Silva. Dia 5 de setembro.

Mais informações: (0XX16) 602-3717



Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

- Distância íntima: rastros do inconsciente na obra de Ely Bueno. Maria Luiza Machado Jatobá. Dia 6, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626



Escola de Enfermagem

Mestrado

- O cuidador familiar de pacientes submetidos à cirurgia gastro-intestinal de grande porte: suas atividades no domicílio. Maria Fernanda Molla Jukemura. Dia 6, às 9 horas.

- A comunicação não-verbal de pessoas portadoras de ostomia por câncer de intestino em grupo focal. Silene Oliveira Paegle. Dia 6, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533



Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

-Influência da pré-oxidação com ozônio e peróxido de hidrogênio no desempenho da filtração lenta em areia e carvão ativado granular. Nora Katia Saavedra Del Aguila. Dia 6 de setembro, às 14 horas.

Mais informações : (0xx16) 273-9235/9250



Escola Politécnica

Doutorado

-Estudo dos gradientes térmicos em pavimentos de concreto de cimento Portland no ambiente tropical..Andréia Arantes Severi. Dia 6 de setembro, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava