São Paulo, 03 de setembro de 2002 n.1040/02.


Uma alternativa de tratamento
aos internos da Febem

O movimento musical Hip Hop é um
forte aliado no contato com jovens
infratores da instituição, é o que mostra
um estudo do Prolam da USP




No Ceuma, palestra sobre Democracia


Cinusp promove encontros sobre Teledramaturgia


Seminários da semana no IF




Destaques


Pesquisa mostra novos métodos de tratar o jovem interno da Febem

Pedro Biava

Resultado de cinco anos de atividade na Febem e outros cinco meses de pesquisa e contato direto com jovens internos, a tese Jovens à Busca de Identidade Culturais: Ser Jovem em São Paulo e Medellín, apresentada pela socióloga Rosane Silva Vianna ao Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP, mostrou uma nova abordagem no modo como os jovens da Febem devem ser tratados. Nessa busca do melhor tratamento, um elemento se mostrou um forte aliado no contato com o jovem: o Hip Hop.

Movimento musical muito difundido ultimamente e principal veículo de expressão da periferia, o Hip Hop engloba o Grafite, o Break e o Rap. Por meio de oficinas realizadas com profissionais, os internos entraram em contato com essa e outras formas de arte e passaram a encontrar disposição para falar sobre os problemas que fazem parte do dia-a-dia dos internatos para jovens acusados de atos infracionais. Para Rosane, as oficinas tiraram o foco do infrator e permitiram ao jovem expor suas angustias, sofrimentos, desilusões e esperanças. Com o teatro, a dança, o desenho e, principalmente, a música, eles encontram uma maneira de contar um pouco de sua história de vida. "Os sentimentos podem brotar com o Rap", comenta Rosane

A socióloga acompanhou de perto o desenvolvimento dessa nova maneira de tratar o jovem e percebeu que ela serviu para mudar a idéia de que esses garotos são irrecuperáveis. A realidade exigiu que se deixasse de lado a sociologia clássica e se fizesse uma abordagem diferente de tudo que cerca o jovem, desde a família até a casa onde viveu. "Os jovens se vêem como heróis. O bandido mau e durão. Era difícil para eles falarem de sexo por exemplo, que entraria em verdadeiros tabus como homossexualidade". Rosane constatou um sucesso do novo método e ainda foi mais longe, traçou um paralelo com o sistema utilizado em Medellín, na Colômbia.

O exemplo colombiano

A escolha de Medellín se deu pelos altos índices de violência da cidade, que vive em um estado de guerra com os conflitos entre Governo, narcotraficantes e para-militares. "Quando se chega na cidade parece que se está sobre a mira de metralhadoras. Mas com o tempo você se acostuma". Em Medellín os jovens ficam em um presídio de segurança máxima que, se dizia, era exemplar. Neles os jovens ficam um ano internados e, depois desse período, são colocados em liberdade. "Nesse tempo eles se despem de tudo que trouxeram lá de fora, roupas, idéias e até mudam o modo de falar. É uma tentativa na direção de que deixem de lado sua cultura jovem, seus gostos sua identidade", relata Rosane.

Durante a internação os jovens ficam isolados para que se arrependam do que fizeram, começam como faxineiros e gradativamente vão subindo de cargo, até se tornarem coordenadores que auxiliam os educadores. Nesse meio tempo, o jovem pode ser expulso caso se envolva em brigas, com sexo ou drogas. Os índices de recuperação obtidos são razoáveis, não há superlotação, mas a quantidade de gente atendida é muito pequena (cerca de 120 menores). Quando saem e encontram as mesmas condições de vida e as mesmas ofertas de trabalho junto às empresas ligadas ao crime, voltam a cometer atos infracionais.

Para Rosane a grande lição que pode ser tirada de tudo isso é que a recuperação do ser humano, seja adulto ou criança, deve ser tratada com muito carinho e atenção. Em muitos casos, o que falta mesmo é uma oportunidade de fazer algo útil, substituindo o crime e a marginalidade. "Em Medellín não se podia dançar. Era colocada música, mas os meninos e meninas tinham de ficar parados, para não se lembrarem dos tempos de liberdade. Aqui é o contrário, a cultura é o grande diferencial, quando são abertas brechas para que os jovens se expressem através da arte. Os jovens da Febem já gravaram um CD e um outro está em produção. Dos músicos do primeiro CD, muitos estão mortos ou no Carandirú. É possível achar uma saída para os jovens desde que se tenha um novo olhar sobre eles. A solução é indicada por Rosane: "As palavras ao invés das armas".

Mais informações: (0XX11) 3812-1078



Cursos, Seminários e Palestras


Discussão no Ceuma sobre democracia

Partidos, eleições e representação política democrática é a palestra que acontece no próximo dia 15 de setembro, às 9h30, no Centro Universitário Maria Antônia (Ceuma), que promove o encontro em conjunto com a Estação Ciência (EC) da USP, dentro do programa "Jornada Científica". A professora de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Maria D' Alva Kinzo proferirá a palestra, que terá quatro horas de duração. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas até a data da palestra ou enquanto durarem as vagas. O Ceuma fica na R. Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-5538 / 7182 ou pelo e-mail mariantonia@edu.usp.br

Encontros sobre Teledramaturgia

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e o Cinusp "Paulo Emílio" sediam, a partir desta quarta-feira (4), a série de debates Encontros com a Televisão Brasileira - Teledramaturgia. O projeto foi pensado pelo Instituto de Estudos de Televisão (IETV) e faz parte de um esforço para o aperfeiçoamento da televisão brasileira e para a sedimentação de uma cultura televisiva. É o maior evento já realizado no Brasil para discussão de teledramaturgia. Presença de autores de ficção televisiva em uma série de mesas redondas, onde alguns dos maiores intelectuais brasileiros discorrerão sobre autores clássicos da televisão brasileira, como Dias Gomes e Janete Clair. Haverá ainda a participação de atores e diretores como Daniel Filho, José Wilker, Paulo José, Pedro Cardoso, entre outros.

De 4 a 8 de setembro, os encontros serão no CCBB e, de 16 a 20 de setembro, no Cinusp. A inscrição é gratuita e deve ser feita pessoalmente. Haverá uma seleção prévia feita pelos curadores, através de análise de currículo. A inscrição para a primeira parte do evento termina hoje (3).

Mais informações: (0XX11) 3091-3364 ou pelo site www.encontro.tv

Seminários da semana no IF

Nesta semana o Instituto de Física (IF) da USP oferece uma série de seminários:

Nesta terça-feira (3), às 14h30, Helium Trapping by Solid Hydrogen-Importance for Muon Catalyzed Fusion as Energy Source, ministrado pelo professor Tara Prasad Das, da Universidade de Albany (EUA).

Na quarta-feira (4), Evolução Molecular: Reconstruindo o Passado, com Adriana Brunstein, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Quarta-feira (4), às 14 horas.

Quinta-feira (5), às 17 horas, Is QCD at high energies a color glass condensate?, ministrado por Raju Venugopalan, do Brookhaven National Laboratory (EUA).

Na sexta-feira (6), às 15 horas, Nuclear fusion. A general overview and comparison with fission from the safety view point. Some examples of fusion safety assessment, com o professor Massimo Zucchetti, Instituto Politécnico de Torino, Itália.

Todos os seminários são gratuitos e abertos ao público, sem a necessidade de inscrição prévia. O IF fica na Rua Do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114

Congresso Científico Anual

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP promove nesta quinta (5) e sexta-feira (6), das 9 às 18 horas, o Congresso Científico Anual. As atividades incluirão uma série de palestras, homenagens e até mesmo uma apresentação da Orquestra Sinfônica da USP.

Dentre os participantes, professores de vários departamentos do ICB e o professor Walter Colli, Presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

O congresso será realizado no Edifício IV do ICB, que fica na Av Prof. Lineu Prestes, 1730, Cid. Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7720



Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

- A limnologia e o gerenciamento integrado do Reservatório da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. Vera Lucia Reis Pereira. Dia 11 de setembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250

Instituto de Física

Mestrado

- Ligação Ciência - Tecnologia e a Física na Engenharia. Paula Maria Neves Rodrigues. Dia 6 às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901

Escola Politécnica

Mestrado

- Morfologias e misturas poliméricas ternárias em função das tensões interfaciais entre seus componentes. Augusto Teruo Morita. Dia 10 às 14h30.

- Obtenção de um modelo geoidal para o Estado de São Paulo. Marco Antonio Silva. Dia 11 de setembro, às 14 horas.

- Retificador trifásico de alta eficiência para tochas de plasma. Dia 11 de setembro, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava