São Paulo, 06 de setembro de 2002 n.1043/02.


Campanha vai disciplinar o
trânsito na Cidade Universitária
USP da Capital lança nesta terça-feira (10) a
Campanha de Educação para o Trânsito,
que visa reduzir o número de acidentes e
infrações de trânsito no campus




Na Esalq, curso sobre produção de pastagens para bovinos de corte


Instituto de Psiquiatria do HC promove palestras


Edusp lança no Hospital Universitário (HU) o livro Gravidez & Nascimento




Destaques


Prefeitura do Campus da USP lança campanha de educação para o trânsito

Fábio de Castro,

especial para a Agência USP de Notícias

Com o mote "disciplinar para não reprimir", a Prefeitura do Campus da USP (PCO) da Capital, em parceira com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, lançará nesta terça-feira, dia 10, a Campanha de Educação para o Trânsito. O objetivo da iniciativa é reduzir o número de acidentes e infrações de trânsito nas rua e avenidas da USP. Para o prefeito da Cidade Universitária, José Geraldo Massucato, o campus será um laboratório para trabalhos de prevenção de acidentes voltado aos motoristas da cidade de São Paulo.

Motivada pela intensificação do fluxo de veículos e pelo conseqüente aumento dos acidentes no campus, a campanha terá uma abertura "impactante", às 10 horas da manhã, na área próxima à Reitoria. Os destroços de um carro acidentado serão utilizados na simulação do resgate de uma vítima. Em vários pontos da Cidade Universitária, os motoristas serão retidos por um "pedágio interativo" que cobrará 40 segundos de atenção às orientações de procedimentos de segurança.

A campanha contará com a colocação de panfletos nos veículos e distribuição de "santinhos" aos motoristas que praticam irregularidades, divulgação na mídia interna e externa, palestras sobre educação do trânsito nas unidades da Universidade, workshops, seminários, reestruturação dos sistemas viários e reorientação da fiscalização.

O diretor de operações da PCO, Ronaldo Pena, diz que a campanha se caracterizará por uma fiscalização interativa, não repressora, orientando procedimentos de prevenção. "Queremos integrar a comunidade externa numa sinergia, a fim de conseguir uma redução de 30% nos acidentes". Para a campanha, a Prefeitura da Cidade Universitária estabeleceu parcerias, além da CET, com a Prefeitura de São Paulo, as polícias Militar e Civil, e todas as unidades e órgãos da USP, incluindo os Centros Acadêmicos, lanchonetes, bancos e demais empresas.

Conscientização

Dividida em três fases, a campanha terá uma etapa de conscientização que durará até dezembro. As atividades serão retomadas em março de 2003, com novas paradas orientativas, sinalização de infração com multas simbólicas e afixação de faixas, que irão durar até junho. De agosto a dezembro de 2003, a terceira fase incluirá operações corretivas e intervenções, com eventual aplicação de multas.

"Toda a estrutura da Universidade será mobilizada, numa operação logística completa que está sendo estudada há sete meses. As parcerias que temos disponibilizarão o material, que inclui 60 mil impressos, painéis, faixas e camisetas", diz Massucato. O campus ganhará 240 novas placas de sinalização, e será feita uma reorganização de todo o sistema viário. Segundo Pena, a Guarda Universitária participará com seus 104 funcionários, somados a mais 40 de uma empresa terceirizada, além de outros parceiros, num total de cerca de 300 participantes em atividade ininterrupta.

O público alvo, segundo Massucato, não é apenas a população interna de carros, ônibus, pedestres e ciclistas, mas também o motorista que utiliza o campus como atalho. "Gostaríamos que o campus não fosse utilizado como fuga do trânsito, mas um estudo da CET revelou que, se fecharmos o acesso, o trânsito na cidade de São Paulo vai parar. A saída então é educar o motorista e fazê-lo entender que o campus não é uma ilha, mas uma parte da cidade onde é preciso seguir as normas". De acordo com o prefeito, as Prefeituras de Guarulhos, Osasco e Cotia já solicitaram detalhes da campanha para estudarem sua aplicação nestes municípios.

Mais informações: (0XX11) 3091-4600 / 4607 / 4671, com o professor José Geraldo Massucato ou Ronaldo Pena



Cursos, Seminários e Palestras


Produção de pastagens para bovinos

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba promove a partir do dia 21 o 13º Curso de Sistema Rotacionado Intensivo de Produção de Pastagens para Bovinos de Corte, direcionado a profissionais que trabalham com produção de bovinos de corte, como agrônomos, veterinários, zootecnistas e técnicos em agropecuária. Entre outros conceitos, está incluído o manejo de espécies forrageiras destinadas ao sistema de pastejo intensivo e montagem de cerca elétrica. O curso terá duração de uma semana e acontecerá nos seguintes horários: dia 21, das 14 às 18 horas; dias 22, 23 e 24, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas; dia 25, das 8 às 12 horas. As inscrições custam R$ 150,00 para conveniados e R$ 200,00 para não-conveniados, e se estendem até o dia do evento, ou enquanto durarem as vagas. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba, São Paulo.

Mais informações: (0XX19) 3429-4438

Palestras no Ipq

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP promoverá as seguintes palestras:

Nesta segunda-feira (9), às 9 horas, o tema em questão será Obesidade: causas, conseqüências e tratamentos, com Anete Hannud Abdo.

No dia 12, às 9h30, acontece a palestra Depressão e Insuficiência Cardíaca, com Renério Fráguas Jr. e Maurício Wajngarten.

Os encontros, gratuitos e abertos ao público em geral, acontecem no Anfiteatro do Instituto, que fica na rua Dr. Ovídeo Pires de Campos, s/n, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3262-0233

Pigmentação animal no Ceuma

Dentro do Programa Jornada Científica, o Centro Universitário Maria Antônia (Ceuma), em conjunto com a Estação Ciência, ambos da USP, promove no próximo dia 29 de setembro, às 9h30, a palestra Pigmentação Animal: características e função, que será proferida pela professora Maria Aparecida Visconti, do Instituto de Biociências (IB) da USP. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia do encontro ou enquanto durarem as vagas. O Ceuma fica na rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-5538/ 7182 ou pelo e-mail mariantonia@edu.usp.br



Agenda Cultural


Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP para a semana de 9 a 15 de setembro:

Especial, inédito, traz "A Revolução não será televisionada II". O segundo episódio da série terá a participação de MC2, ONI Che, Daniel Lima, Tiago Judas, Roberta Estrela Dalva, Lia Chaia, Bijari e Tulio Tavares. Dirigida pelo artista plástico Daniel Lima e pelos cineastas Fernando Coster e André Montenegro, a série é uma produção independente para a TV realizada pelo guerrilheiro urbano fictício, um revolucionário imaginário que utiliza a arte como arma. Com atitude política e desapego ao meio e à repetição televisiva, o programa tem como sua característica fundamental a sua postura e sua forma original, única na televisão brasileira. Segunda-feira (9), 1h30 e 4h30. Sábado (14) e domingo (15), às 4h30.

Olhar da USP Especial, inédito, "Ana Mae Barbosa I e II". A professora titular aposentada do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Ana Mae Barbosa, que hoje atua na Pós-Graduação, fala ao apresentador Francisco Costa sobre sua experiência acadêmica e seu trabalho com arte-educação. Parte I: terça-feira (10), às 12 horas, 16h30 e 20h30. Parte II: no mesmo dia, 12h30, 17 horas e às 21 horas. Sábado (14), às 12 horas. Domingo (15), às 7h30.

PGM, inédito, traz:

"Cortiço". Hoje, 25% da população central da capital paulistana mora em cortiços. Nem mesmo os altos valores de aluguel ou as péssimas condições de moradia afastam as pessoas que não têm como comprovar renda e querem desfrutar da infra-estrutura da região central. Para melhorar essa situação, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e Escola Politécnica, ambas da USP, quer transformar a realidade dos cortiços do centro da cidade, através do Projeto Morar no Centro.

"DOPS: Repressão na USP - Reabertura do Prédio"

O PGM dessa semana discute o papel do DOPS na repressão exercida pelo regime militar dentro da Universidade de São Paulo. Acompanhe também a reportagem sobre a reabertura do prédio que sediou tal braço da ditadura e que, no final do ano, passa a abrigar o Museu do Imaginário do Povo Brasileiro.

"Mar Portuguez: Ratos Moçambique"

Eles apareceram como uma verdadeira praga, mas, para acabar com o problema, quem matar ratos em Moçambique pode receber pagamento do governo por isso. É a Caça ao Rato, que, numa ação inédita, pretende garantir a saúde da população.

"Escola Degradada"

A vontade de aprender supera as condições precárias de uma escola em Moçambique, na Província Central de Tete. Mesmo com poucos professores, os alunos-trabalhadores conseguiram até um horário especial para irem às aulas, como mostra a TVM Estação de Moçambique.

O PGM vai ar quarta-feira (11), às 7h30, 12 horas, 16h30, 21 horas, 1h30 e 4h30. Sábado (14), às 1h30.

Pilotis, inédito, "Exclusão digital: os analfabetos do séc XXI". O programa mostra a realidade da exclusão digital no Brasil. No país, apenas 11% da população têm acesso à rede mundial de computadores. Pior: de cada cem pessoas, 60 não possuem um meio de comunicação básico do século XVIII que é o telefone. Apesar das iniciativas para democratizar a informática, estudiosos acreditam que a solução pode demorar décadas. Quinta-feira (12), às 7h30, 11h30, 16 horas e 20h30. Sábado (14), às 7h30. Domingo (15), às 1h30.

Olhar da USP, inédito, "Marketing Político". Em plena corrida eleitoral, o Olhar da USP continua discutindo temas pertinentes às Eleições 2002. Esta semana você confere um programa sobre Marketing Político. Até que ponto as estratégias planejadas pelos partidos contribuem com a campanha dos candidatos?. Quinta-feira (12), às 12 horas, 16h30, 21 horas, 1h30 e 4h30. Sábado (14), às 21 horas. Domingo (15), às 7h30.

4X4, inédito, "Dinheiro". Dinheiro traz felicidade? Qual a relação entre dinheiro e valor? O dinheiro não é um bem de consumo nem de capital. É preciso moeda para trocá-lo por bens de consumo ou pelos serviços dos fatores de produção. Ao contrário de quase todos os demais bens, a sociedade não se beneficia de um aumento da quantidade de dinheiro. É um interessante paradoxo, pois se para o indivíduo é bom ter muito dinheiro, para a comunidade o crescimento da quantidade de dinheiro é altamente prejudicial. Sábado (14), às 16h30. Domingo (15), às 21 horas.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo ou ao vivo pela internet em http://www.cnu.org.br

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 com Adriano ou Carol. Pelo e-mail tvusp@edu.usp.br

Coral da USP faz três apresentações em São Paulo

O Coral da Universidade de São Paulo (Coralusp) faz mais três apresentações na Capital Paulista. No dia 15, às 18 horas, sob regência de Alberto Cunha, a apresentação é na Igreja Nossa Senhora Esperança, Av. dos Eucaliptos, 572, Moema. No dia 17, às 20h30, no Teatro Cacilda Becker, rua Tito, 295, na Lapa, com os regentes de Mauro Aulicino e Selma Boragian. No mesmo local e horário, dia 18 o Coralusp volta a se apresentar sob regência de Eduardo Fernandes. Todas as apresentações têm entrada franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-3930 / 5071 ou pelo e-mail coralusp@edu.usp.br



Livros, Revistas e Publicações


Gravidez & Nascimento

Nesta terça-feira (10), às 11h30, a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) lança, no Anfiteatro do Hospital Universitário (HU), o livro Gravidez & Nascimento, organizado por Maria Delizete Bentivegna, Maria Teresa Zulini da Costa e Marta Maria Melleiro. O HU fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2565, Cidade Universitária, São Paulo. O evento é aberto a todos.

Mais informações: (0XX11) 3091-9201 / 4149



Teses e Dissertações


Escola de enfermagem

Mestrado

- Caracterização da disciplina noções de administração de enfermagem dos cursos de técnico de enfermagem. Rika Miyahara Kobayashi. Dia 13 às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533

Escola Politécnica

Mestrado

- Utilização de massas deslizantes para controle ótimo das vibrações de um braço flexível rotativo: generalização, simulação e resultados. Eder Terceiro. Dia 13 às 14 horas.

- Especialização da disciplina análise e projeto do rational unified process (RUP) para a arquitetura Java 2 Platform, Enterprise Edition (J2EE). Sergio Martins Fernandes. Dia 13 às 16 horas.

- Modelos de média-variância de período simples e multi-períodos na análise de carteiras de investimentos. Margareth Aparecida de Souza Bueno. Dia 13 às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Instituto de Ciências Biomédicas

Doutorado

- Cardinogênese de pulmão em camundongos geneticamente selecionados para a resposta inflamatória aguda. Durvanei Augusto Maria. Dia 9, às 14 horas.

- Indução da expressão gênica da mioglobina (MB) por hormônio tireoideano em cultura primária de células musculares esqueléticas: envolvimento de fatores transcricionais músculo-específicos. Monica Bielavsky. Dia 9, às 14 horas.

- Modulação da geração de espécies reativas de oxigênio pelo estrógeno em microvasos de ratas espontaneamente hipertensas (SHR). Ana Paula Villela Dantas. Dia 9, às 14 horas.

- Anatomia microcirúrgica da região do forame magno: estudo anatômico da região do forame magno aplicado às abordagens microcirúrgicas da junção crânio-vertebral. Evandro Pinto da Luz de Oliveira. Dia 9, às 14.

- Influência dos hormônios tiroideanos sobre a reação de hipersensibilidade mediada por IgE em ratos. Simone Manzolli. Dia 9, às 14 horas.

- Propriedades imunológicas e potencial vacinal da flagelina de Salmonella. Maria Elisabete Sbrogio Almeida Dia 9, às 14 horas.

Mestrado

- Influência da suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada sobre o rendimento em exercício de resistência aeróbia. Marco Carlos Uchida. Dia 9, às 14 horas.

- Avaliação do potencial de virulência de amostras de Escherichia coli que causam descolamento celular (CDEC). Vanessa Louise Abduch Fábrega. Dia 9, às 14 horas.

- Identificação e caracterização do sistema de captação de oligopeptídeos em Xanthomonas axonopodis pv citri e Xanthomonas campestris pv campestris. Alexandre Moutran. Dia 9, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava