São Paulo, 12 de setembro de 2002 n.1047/02.


A influência da propaganda
nos hábitos alimentares

Os anúncios de alimentos gordurosos na
televisão correspondem a 25% do total
veiculado. Isso interfere na qualidade dos
hábitos alimentares, principalmente das
crianças



FAU promove seminário sobre Estado e Mercado Imobiliário


Instituto de Radiologia realiza cursos na área de diagnóstico por imagem


Orquestra de Câmara da USP se apresenta no Anfiteatro Camargo Guarnieri




Destaques


Propaganda televisiva incentiva consumo de alimentos gordurosos

Olavo Soares

Com o objetivo de analisar a influência da TV sobre os hábitos alimentares dos brasileiros, em especial das crianças, pesquisadores do Laboratório de Nutrição e Comportamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, coordenado pelo professor Sebastião de Sousa Almeida, realizaram um estudo e constataram a predominância de propagandas de alimentos desaconselháveis a uma dieta saudável na totalidade dos anúncios veiculados.

A pesquisa avaliou os comerciais veiculados em três redes de televisão, subdivididas em três grupos: manhã (8 às 12 horas), tarde (14 às 18 horas) e noite (18 às 22 horas). Nas três emissoras e nas três faixas de horário o resultado observado foi semelhante: os anúncios de alimentos representavam cerca de 1/4 do total das propagandas veiculadas, e o número de comerciais de alimentos gordurosos e com excesso de açúcar chegou a ser superior a 50%.

"A presença dos alimentos gordurosos era constante, com uma única variação pelo horário. De manhã e à tarde, os anúncios focavam as crianças, enquanto à noite o público alvo são as mães, com propagandas de alimentos prontos ou semi-prontos de fácil preparo", explica Almeida.

Após a constatação da presença maciça de anúncios deste tipo na televisão, a pesquisa analisa agora o quanto essas propagandas influenciam os hábitos alimentares de seus espectadores. O estudo será baseado em questionários respondidos pelas próprias donas de casa, verificando o quanto elas se influenciam pelos anúncios e pela opinião dos seus filhos que também os assistem.

Além da influência, outro aspecto a ser verificado pela pesquisa é a própria constituição da propaganda, analisando que ferramentas são usadas para garantir a atenção das crianças. "Pode-se perceber que os anúncios de alimentos enfatizam situações cotidianas das crianças e adolescentes, além de associar o alimento com sentimentos de felicidade, prazer, bem estar, saúde e até mesmo o prazer do ato consumatório", define o professor. Ele aponta ainda que nos comerciais para crianças também são usados elementos como desenhos animados e artistas. "O anunciante conhece seu consumidor, e sabe qual o personagem ou artista que será bem aceito pelo público infantil", ressalta.

Desproporção

Para Almeida, um dos grandes problemas dos anúncios de alimentos está na desproporção entre o que é anunciado do ponto de vista nutricional e sua verdadeira composição. Como exemplo, o professor cita um comercial em que um esportista, campeão em sua modalidade, anuncia um iogurte de chocolate como sendo uma fórmula para o jovem se tornar um atleta de sucesso. "Na realidade, se a criança consumir o iogurte na medida que o comercial sugere, além de não torna-la um atleta, ainda poderá contribuir para o desenvolvimento de um padrão indesejado de dieta e até mesmo contribuir para o surgimento de excesso de peso", destaca Almeida.

A obesidade é uma das maiores motivações para a pesquisa. No desenvolvimento do trabalho observou-se um total de 30% de crianças obesas dentre as entrevistadas.

Segundo o professor, é necessário que o poder público exerça medidas para reduzir a influência dos anúncios nos hábitos alimentares da população. "A melhor medida seria investir na educação. A criança precisa saber o que é uma dieta saudável, e como um alimento gorduroso pode comprometê-la", sugere. Almeida também aponta que a ação pode também existir sobre as cantinas das escolas: "não adianta ensinar para a criança procurar alimento saudável se o que ela vê exposto nas cantinas das escolas são salgadinhos, doces e refrigerantes", destaca.

Sobre os anúncios, Almeida sugere uma ação semelhante à feita em alguns países europeus, quando antes de ser veiculada a propaganda é submetida a um crivo para permitir ou não sua exibição. "Com isso, pode-se corrigir o problema da distorção entre o que o comercial diz e o que realmente o alimento contém em sua composição; não sendo permitido que um anúncio atribua a um produto características que ele não possui", aponta.

Mais informações: (0XX16) 602-3663



Cursos, Seminários e Palestras


Estado e mercado imobliário

A Comissão de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove nesta sexta-feira (13), às 17 horas, a conferência Estado e Mercado Imobiliário: Qual o Poder da Prefeitura para Assegurar o Interesse Público?, que contará com a presença do geógrafo urbanista Nathan Edelson, do Departamento de Planejamento da Universidade de Vancouver Columbia. A entrada é franca e não há necessidade de inscrições.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 ou pelo site http://www.usp.br/fau

Diagnóstico por Imagem

O Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP promove em setembro uma nova série dos Cursos Avançados em Diagnóstico por Imagem, destinados a médicos radiologistas e ultrassonografistas, com mínimo de três anos de experiência na área:

De 13 a 15 de setembro, Dúplex-Doppler colorido em Ginecologia e Obstetrícia, com os professores Eder V. de Souza e Ayrton R. Pastore

De 20 a 22, Ultra-Sonografia de Estruturas Superficiais (com PAAF), com Osmar de Cássio Saito e Gilda da Cunha Santos

De 27 a 29, Tomografia Computadorizada do Tórax (Método de Alta Resolução), com Jorge Kavakama

As inscrições podem ser feitas por telefone e custam R$800,00, para cada curso. Os encontros ocorrerão no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas, 3° andar, anfiteatro "A", na avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-7067, ou pelo e-mail centro.estudos@hcnet.usp.br

Engenharia molecular

O professor Eduardo Castellano, do Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC) profere hoje (12), às 16 horas, no Instituto de Física da USP, a palestra Determinação de estruturas moleculares por difração de raios-X: Engenharia molecular aplicada a problemas relacionados à contaminação por metais pesados. A entrada é franca, inclui projeções estereoscópicas que poderão ser vistas desde a platéia, permitindo apreciar em três dimensões as características estruturais das moléculas apresentadas. O encontro terá lugar no Anfiteatro Abrahão de Moraes do IF, que fica na rua do Matão, Travessa "R", 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114



Agenda Cultural


Trio da Suíça na USP de Ribeirão

Nesta sexta-feira (13), às 21 horas, o Trio Clarino, da Suíça, se apresentará na sala de concertos da Tulha, no campus de Ribeirão Preto. A apresentação faz parte do Projeto Temporada 2002 de Música de Câmara, promovido pelo Departamento de Música de Ribeirão Preto da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e Grupo Pró-Música de Ribeirão Preto. No programa, obras de Franz Vinzenz Krommer, Felix Baumann, Wolfgang Amadeus Mozart e Thomas Kessler, apresentadas com instrumentos da família do clarinete, que caracterizam o grupo. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 602-3136

Orquestra de Câmara da USP

A Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo apresenta o sétimo programa da temporada 2002, incluindo obras de Mauricio De Bonis, Wolfgang Amadeus Mozart e Frederic Chopin, com a direção artística do maestro Gil Jardim. A primeira apresentação ocorrerá nesta sexta-feira (13), às 20 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo. No domingo (15), o programa será repetido às 19h30, no Theatro São Pedro, na rua Barra Funda, 171, Barra Funda, São Paulo. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-4330/3661-6529



Livros, Revistas e Publicações


Lançamento e palestra em São Carlos

O livro Brasil: o amanhã começa hoje será lançado nesta quinta-feira (12), às 19 horas, no Anfiteatro de Convenções da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O autor Oswaldo Muniz Oliva proferirá palestra sobre o tema de sua obra, publicada pela Editora Expressão e Cultura. O evento tem o apoio do Centro Acadêmico Armando Salles de Oliveira e da EESC e acontece na Av. Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos, São Paulo.

Mais informações: (0XX16) 273-9999



Quadro de Avisos


Vagas abertas nos módulos do Educar

O programa Educar na Sociedade da Informação, do projeto Cidade do Conhecimento do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, está abrindo vagas para as pessoas que queiram participar de aulas individuais, sem serem matriculados nos módulos completos. Para se inscrever, o interessado deve enviar um e-mail para cidade@edu.usp.br informando a(s) aula(s) de que pretende participar e aguardar a confirmação da reserva. Serão emitidos certificados de participação para cada aula. Em setembro, serão abordados os seguintes temas:

Brasília e a modernização brasileira, dia 14, às 14 horas, no Anfiteatro da Geografia, com o professor Luiz Recaman.

Literatura e música popular na sala de aula, dia 14, às 14 horas, no auditório da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação, com o professor Joaquim Alves de Aguiar.

Qualidade da televisão e educação, dia 14, às 9horas, no auditório Lupe Cotrim, da ECA, com o professor Laurindo Leal Filho.

Empresas, responsabilidade social e meio ambiente, dia 14, às 9 horas, no auditório da Faculdade de Educação, com o professor Dr. Jacques Demajorovic.

Telenovela e minissérie, dia 21 de setembro, às 14 horas, no auditório do Instituto de Oceonografia, com as professoras Ana Maria Camargo Figueiredo e Regina Festa.

Os cidadãos, o acesso à informação e o meio ambiente, dia 21, às 9 horas, no auditório da Faculdade de Educação, com o professor Pedro Jacobi.

A vertente biológica da revolução digital, dia 28, às 9 horas, no USP-Oficina, no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho), com o professor Luis Fernandez Lopez.

Mais informações: (0XX11) 3091-4305 ou pelo site http://www.cidade.usp.br



Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Mobiliário na habitação popular. Rosana Rita Folz. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250

Doutorado

- Efeito da temperatura no desempenho de sistemas anaeróbios com células imobilizadas - estudo de caso em sistema anaeróbio em duas fases tratando esgoto sanitário sintético. Márcio Gomes Barboza. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250

Escola Politécnica

Mestrado

- Coeficientes de vazão ao longo de vertedores laterais. Heber de Bosco Anchieta. Dia 18, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrado

- Minimização de resíduos da construção civil. Maria Cristina Bonani. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

-Ajoelhar, recolher, recompor: uma leitura das atitudes bandeirianas no defrontamento com a vida marcada pelo aprendizado da morte. Salete Therezinha de Almeida Silva. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava