São Paulo, 17 de setembro de 2002 n.1050/02.


Mortes por AIDS atinge mais
mulheres que homens

Estudo explica a vulnerabilidade feminina em relação à doença e constata que a morte de mulheres por Aids também está ligada a fatores socioeconômicos



REDE-TB promove workshop de combate à tuberculose


USP promove o III Seminário Internacional


Orquestra Sinfônica da USP se apresenta na Sala São Paulo




Destaques


Mortalidade por AIDS é maior em mulheres do que em homens

Marcelo Gutierres

A queda no coeficiente de mortalidade por AIDS em mulheres é menor do que a referente a dos homens no município de São Paulo. "Esse quadro ocorre em qualquer área geográfica de residência, rica ou pobre", conta a médica, especialista em epidemiologia, Norma Suely de Oliveira Farias, responsável pelo estudo Mortalidade por AIDS e condições socioeconômicas no Município de S. Paulo, 1994-1999, defendido na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP em junho deste ano.

Segundo Norma Farias, a maior vulnerabilidade feminina pode ser explicada por questões relacionadas ao gênero. Uma delas seria a de que a atenção à família e aos seus afazeres estaria dificultando o acompanhamento médico das mulheres com AIDS. "Elas estariam cuidando da família, dos filhos e deixando a saúde em último lugar." A médica cita ainda que estudos qualitativos em outros lugares do mundo e avaliações desenvolvidas pelo Programa Estadual de AIDS de São Paulo sobre a mulher confirmam essas observações.

Outra constatação do estudo foi que fatores socioeconômicos estão relacionados com a mortalidade pela doença da população na Capital Paulista. O período de análise foi de 1994 a 1999. No entanto, a pesquisadora concentrou seus esforços no momento posterior à introdução dos anti-virais, em 1996, por todo o País. "Esperávamos que, a partir dessa data, os coeficientes sobre mortalidade da doença caíssem em igual proporção em áreas geográficas chamadas de inclusão, que oferece melhor qualidade de vida, e nas de exclusão, de modo geral menos favorecidas, uma vez que a cobertura ao tratamento é universal qualquer que seja a área da cidade. Mas isso não aconteceu."

Incluídos e excluídos

Para dividir a cidade em áreas de inclusão e exclusão social, Norma contou com auxílio de outro estudo – Mapa da inclusão e exclusão da cidade de São Paulo, de 1996, feito por Aldaisa Sposati, da PUC de São Paulo. Nele, a cidade está dividida em oito áreas geográficas com essas características. "Os critérios utilizados no estudo de Aldaisa Sposati são os mesmos recomendados pelas Nações Unidas." A médica as reagrupou em cinco regiões homogêneas: duas de inclusão e três de exclusão social.

As de inclusão estão localizadas nas faixas Sudoeste, Centro-Oeste da Capital e parte da Leste. A primeira engloba bairros como Moema, Itaim Bibi, Alto de Pinheiros, Jardim Paulista; da região Leste, apenas Moóca e Tatuapé situam-se em área de inclusão, formando a segunda. Do centro à periferia, encontram-se as três áreas de exclusão social, em forma de anel: a terceira é intermediária; a quarta, que já é periférica, e a quinta região, a mais excluída e periférica, com maior expressão no extremo leste e sul da cidade.

Ao analisá-las, a médica considerou o meio ambiente, a existência e qualidade dos serviços públicos e o acesso a eles, a infra-estrutura, a autonomia em relação à renda, a violência e o índice o grau de alfabetização dos moradores desses lugares, entre outros. Com isso, constatou que aqueles que moram em áreas geográficas mais ricas morrem menos em decorrência da AIDS, pois podem estar aderindo mais ao tratamento, têm melhor acesso a informações, postos de saúde e possuem maior organização. "Eles têm uma condição de vida que faz com se adaptem melhor ao tratamento." Já entre os moradores em áreas mais pobres, a mortalidade é maior justamente pela falta dos itens considerados.

Norma frisa que as políticas de saúde, ao tratar da prevenção e da assistência, devem conter um tratamento diferenciado de acordo com a realidade de cada área. "As populações são diferentes. Então, que essas políticas privilegiem as diferenças existentes." Lembra também que a questão da mulher deve ser revista. "Ela não é explicada somente do ponto de vista médico. Nenhum relato da literatura sobre casos de AIDS mostra que essa diferença que o meu estudou mostrou seja de ordem biológica. É um fenômeno sociocultural."

Mais informações: (XX11) 3673-0544 ou 3062-0441 e pelo e-mail nfarias@saude.sp.gov.br

 


Cursos, Seminários e Palestras


Workshop sobre o combate à tuberculose

Até a próxima quarta-feira (18), estará acontecendo no Hotel Othon Palace (Av. Atlântica, 3.264) do Rio de Janeiro o 1º Workshop do Instituto do Milênio REDE-TB. No encontro, cerca de 400 especialistas discutem um Plano Nacional de Mobilização para o Combate da Tuberculose, definindo estratégias de atividades para os três anos de combate à doença. O encontro é organizado professor Célio Lopes da Silva, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP).

O Instituto do Milênio REDE-TB, recentemente aprovado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como linha básica de ação formar uma rede brasileira de pesquisa visando a inovação e o desenvolvimento de produtos e novas estratégias para um efetivo controle da tuberculose no Brasil. Ela abrange diversas áreas de pesquisa e é composta por um grupo de aproximadamente 170 pesquisadores de 47 instituições brasileiras que, de forma integrada e utilizando-se de tecnologia de fronteira, está desenvolvendo e testando novos métodos de diagnósticos, novos medicamentos e vacinas, realizando estudos epidemiológicos e clínico-operacionais e desenvolvendo pesquisas em áreas básicas, direcionadas ao entendimento da biologia do bacilo e imunopatologia da tuberculose.

Mais informações: (0XX16) 602-3058, com a assessoria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, ou pelo site www.redetb.usp.br



Campo magnético do meio interestelar

O Grupo Informal de Alunos de Graduação do Instituto de Física (IF) da USP realiza nesta terça-feira, às 16 horas, a palestra A estrutura do campo magnético do meio interestelar, proferida por Fernando Nascimento da Silva, com orientação do professor Antônio Mário Magalhães. A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia. A palestra ocorrerá no auditório norte do IF, na rua do Matão, travessa "R", 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7159 ou pelo e-mail cesargui@if.usp.br



Diretrizes curriculares da Química

Nesta terça-feira (17), às 16 horas, no Instituto de Física (IF) da USP, acontece a palestra da professora Adelaide Faljoni-Alário, do Instituto de Química (IQ) da USP. A palestrante abordará os resultados alcançados pelo grupo de trabalho formado por docentes das universidades públicas localizadas no Estado, com o objetivo de propor novas diretrizes curriculares para o estudo da química. A entrada é livre, sem necessidade de inscrição. O encontro terá lugar no auditório Adma Jafet, que fica na rua do Matão, travessa "R", 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091 6791 ou pelo e-mail ferrara@fge.if.usp.br



III Seminário Internacional da USP

Entre os dias 7 e 9 de outubro, no Anfiteatro Camargo Guarnieri da USP, acontece o III Seminário Internacional da USP - Brasil: Como Crescer? Para onde Crescer?, que terá como ponto de destaque de sua programação a presença dos dois candidatos que decidirão a disputa no Brasil.

No dia 8, haverá a participação do segundo finalista das eleições presidenciais e, no dia 9, terá a presença do primeiro colocado. O objetivo é discutir quais são as oportunidades reais e os obstáculos econômicos, sociais e políticos para o Brasil retomar seu crescimento. Para se inscrever, o interessado deve mandar um e-mail para silvia.bonassa@poli.usp.br. O prazo é até o dia 7 de outubro. A entrada é franca. O Anfiteatro fica na rua da Reitora, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5420 ou pelo endereço http://www.vanzolini.org.br/seminariousp



Produção cooperativa via Internet

No próximo dia 24, às 10 horas, no Auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontece a conferência A Produção Cooperativa via Internet: Sinergias e Paradoxos, com o professor Imre Simon, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e coordenador da Equipe Interdisciplinar de Pesquisa sobre Comunicação e Informação do IEA. A entrada é franca, sem necessidade de inscrição prévia. O IEA fica na avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa "J", 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442




Agenda Cultural


Sinfônica da USP na Sala São Paulo

A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo se apresenta na Sala São Paulo, no próximo dia 20, às 21 horas. Serão executadas obras de Piotr Tchaikovsky e Johannes Brahms, tendo participação dos jovens profissionais aprovados no Projeto Academia, concurso realizado pela Orquestra Sinfônica da USP no início de 2002. Patrocinado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, o evento terá entrada franca. Os ingressos podem ser retirados na própria bilheteria da Sala São Paulo, situada na praça Júlio Prestes, sem número, telefone (0XX11) 3337-5414.

Mais informações: (0XX11) 3091-3000 ou pelo e-mail sinfonica@usp.br



Cinema Brasileiro Contemporâneo

Na terceira semana da Mostra de Cinema Contemporâneo Brasileiro, o Cinusp exibe os longas "O Fim do Sem Fim" e "Caramuru: A Invenção do Brasil". Todas as exibições serão às 16 horas, pois às 19 horas ocorrerá o evento de teledramaturgia brasileira, com inscrições encerradas. O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária, São Paulo.

O Fim do Sem Fim (documentário, 35mm, 2000, 93'). A direção é de Cao Guimarães, Beto Magalhães e Lucas Bambozzi. O documentário tematiza o desaparecimento de algumas profissões no Brasil, através de encontros com "personagens" que dedicaram e ainda dedicam suas vidas a ofícios hoje anacrônicos. Rodado em 16mm e vídeo digital nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Ceará. Quarta (18) e sexta-feira (20).

Caramuru: A Invenção do Brasil (ficção, 35mm, 2001, 85'). Direção: Guel Arraes. O elenco tem Selton Mello, Deborah Secco, Camila Pitanga, Debora Bloch, Luís Mello, Pedro Paulo Rangel, Diogo Vilela e Tonico Pereira. O longa é uma comédia romântica que relê com irreverência o início da formação do povo brasileiro. Um Brasil ainda virgem será palco de um triângulo amoroso composto por um pintor português e duas índias. Terça (17) e quinta-feira (19).

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou pelo e-mail cinusp@edu.usp.br



Tai Chi Chuan, MPB e Reciclagem

A semana cultural da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP tem as seguintes atrações nestas terça e quarta-feira:

Kung Fu e Tai Chi Chuan – A arte da guerra em favor da saúde, dia 17, às 12 horas. Apresentação da Academia Sino Brasileira de Kung Fu sobre estas duas artes.

Show de MPB com o cantor Zé Rodrigues, acompanhado de percussionista, dia 17, às 12h30.

Papel: A arte de reciclar reciclando com arte, dia 18, às 13 horas. Técnicas de reciclagem de papel com a professora Kamori Almeri Bolonhezi

Todas as atividades têm entrada franca e acontecem no anfiteatro da FMVZ, que fica na avenida Professor Doutor Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7682




Livros, Revistas e Publicações


Cefaléias

Nesta quinta-feira (19), às 20h30 horas, em Ribeirão Preto, acontece o lançamento do livro Cefaléias, editado pelos professores José Geraldo Speciali, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e Wilson Farias da Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Segundo os editores, esta é a mais completa obra sobre o assunto já lançada no País, com 28 artigos de vários especialistas. O lançamento nacional do livro aconteceu no Congresso da Sociedade Brasileira de Cefaléia (SBC), realizado no Rio de Janeiro, no final do mês de julho. A noite de autógrafos em Ribeirão Preto, com entrada livre, ocorrerá no Centro Médico da cidade, na Rua Tomas Nogueira Gaya, 1275, Ribeirão Preto, São Paulo.

Mais informações: (0XX16) 602-2548




Quadro de Avisos


Prova para veteranos em Ribeirão Preto

O campus de Ribeirão Preto da USP promoverá, nos dias 28 e 29 de setembro, os Jogos da Amizade de Atletismo Veterano de Ribeirão Preto, com a participação de atletas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (20), e o atleta deve entrar em contato com o Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) da USP de Ribeirão Preto, no Ginásio de Esportes.

Mais informações: (0XX16) 602-3561



Maria Antonia inaugura novo espaço

Com o trabalho Procuro-me, da artista plástica Lenora de Barros, o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP inaugura um novo espaço para exposições. A partir desta quinta-feira (19), às 20 horas, o espaço estará aberto para visitações.

Nessa obra, Lenora de Barros lida com o tema da identidade cambiante no mundo da diversidade e do preconceito étnico, em que os indivíduos procuram a si mesmos inseridos numa cultura de supervalorização da aparência.

A exposição permanecerá no Ceuma até 6 de outubro, podendo ser visitada de segunda à sexta das 12 às 21 horas e nos sábados, domingos e feriados das 9 às 21 horas, com entrada franca. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-5538 ou pelo e-mail mariantonia@edu.usp.br




Teses e Dissertações


Escola Politécnica

Mestrado

-Estudo da durabilidade de compósitos reforçados com fibras de celulose. Aluizio Caldas e Silva. Dia 20, às 9 horas.

- Estudo dos fundamentos do cálculo de engenharia de iluminação. Nestor Cãndido Ferreira Segundo. Dia 23, às 14 horas.

- Um estudo sobre o desenvolvimento das competências em gestão da cadeia de sumprimentos. Marcelo Caldeira Pedroso. Dia 23, às 9 horas.

- Análise preditiva em motores de indução trifásicos utilizando a corrente de alimentação. José Daniel Soares Bernardo. Dia 24, às 14 horas.

Doutorado

- Classsificação de operadores terceirizados, visando o estabelecimento de parcerias de negócio no contexto logístico empresarial. Marcelo Gimenes Soares. Dia 23 às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

- Avaliação de desempenho operacional de um pulverizador pneumático costal motorizado utilizado no controle de mosquitos vetores de doenças. Marco Antonio Ferreira da Costa. Dia 23,às 14 horas.

- Caracterização sócio-ambiental e tecnológica da produção de carvão vegetal no município de Pedra Bela, Estado de São Paulo. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4125



Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Redação escolar: vozes construtivas. Maíra Luiza Mesquita da Rocha. Dia 23 de setembro, às 10h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626



Instituto de Física

Mestrado

-Auto-Calibração das Transições Gama do 152Eu e 192Ir. Shan Ping Tsai. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901




Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava