São Paulo, 19 de setembro de 2002 n.1052/02.


Poli cria veículo com sistema autônomo de controle
Usando sistemas de visão, carro
desenvolvido na Poli estabelece seu
próprio método de controle e se
mantém de maneira autônoma em uma
trajetória



Sites da Veterinária orientam sobre a qualidade de alimentos


Fatores de risco para uso de drogas em universitários


Olimpíada de Física em Ribeirão Preto




Destaques


Captação de imagens e cálculos de erro garantem controle de veículo

Olavo Soares

Usando conceitos como engenharia de controle e visão artificial, o engenheiro Nicolás César Lavinia preparou um veículo que, de maneira autônoma, percorre distâncias seguindo um percurso pré-estabelecido. O trabalho de mestrado desenvolvido na Escola Politécnica (EP) da USP intitulado Guiagem automática de um veículo autônomo baseada em sistema de visão, analisou a eficácia do veículo em se manter no caminho determinado durante o processo.

Dentre outros componentes, o veículo possui uma câmera filmadora, que capta as imagens da trajetória a ser percorrida, e uma placa responsável pela digitalização das imagens obtidas pela câmera. Com a digitalização, os cálculos são feitos pelo microcontrolador, outro componente do veículo. O microcontrolador, com base nestes cálculos, repassa à parte mecânica do veículo as instruções para mantê-lo na trajetória correta. Para definir a trajetória, Nicolás preparou um caminho de cartolinas pretas com uma linha branca no centro, marcando o percurso a ser desenvolvido pelo veículo.

"A intenção era verificar como o carro mantinha o controle da trajetória enquanto andava", aponta Nicolás. Para isso, uma antena transmitia para um computador os cálculos realizados no sistema interno do veículo. "A transmissão de dados para o computador servia somente para verificar o desempenho do carro; não existem informações vindas do computador para o carro, o que faz com que ele desenvolva toda a sua trajetória de forma autônoma".

Aplicação Industrial

Para Nicolás, o modelo do veículo pode ter aplicação industrial. "Um carro autônomo neste estilo poderia servir, por exemplo, para distribuir correspondências ou operar em uma linha de montagem". Outra utilização do veículo seria em ambientes de difícil acesso pelo homem: "a presença do homem seria necessária somente para definir a trajetória; com isto feito, o veículo se encarregaria de percorrer o caminho estabelecido". O que necessitaria ser aprimorado no veículo para sua utilização imediata seria um aumento em sua autonomia, permitindo a ele percorrer maiores distâncias. O veículo dispõe também de um sistema de iluminação com luz infravermelha, o que permite ao carro compensar uma possível ausência de luz em sua trajetória.

A eficiência do veículo foi comprovada com a utilização de quatro algoritmos de controle diferentes. "Nos quatro exemplos, o desempenho foi satisfatório, e os desvios em relação à trajetória foram controlados ", comemora Nicolás.

Para o engenheiro, é necessária a melhora de dois aspectos para que a idéia de seu veículo seja aplicada comercialmente: o desenvolvimento da parte mecânica, possibilitando a construção de veículos maiores, e o aprimoramento de seu sistema de "visão". "Com mais precisão na identificação do caminho, não será necessária a criação de uma trajetória com tanto contraste como é feito hoje", ressalta Nicolás.

Mais informações: pelo e-mail nicolas@mosaico-eng.com.br


Sites enfocam qualidade e segurança dos alimentos consumidos

Juliana Kiyomura Moreno

A necessidade de se divulgar informações e pesquisas acerca da qualidade dos alimentos foi a motivação para a criação de dois sites sobre o tema, desenvolvidos na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. "Constantemente realizamos seminários e debates abertos para toda a comunidade interna e externa da USP, mas sabemos que o público que precisamos atingir é muito maior", explica a professora Evelise Ramos e Silva.

O site Como escolher o leite que você bebe?, http://www.vps.fmvz.usp.br/leite, foi lançado depois da grande procura e repercussão do Seminário com este mesmo nome e, após aperfeiçoamentos em sua linguagem, a faculdade disponibilizou, em 9 de maio de 2001, estas informações ao alcance de todos internautas.

"O leite contém uma grande variedade de nutrientes essenciais ao crescimento e manutenção de uma vida saudável. Além de energia e proteína ele é rico em cálcio, o principal mineral na prevenção da osteoporose", lembra a professora Evelise.

No site é possível conhecer os vários tipos de leite que hoje existem e a necessidade que eles acabam suprindo. Temos, por exemplo, o leite enriquecido com cálcio, que se diferencia do "tradicional" por fornecer uma quantidade maior de cálcio em um volume menor de leite.

De acordo com suas informações, o cálcio é um mineral essencial para a formação e manutenção de ossos e dentes, mas essas não são as únicas partes do corpo que precisam dele. O coração, para bater, os músculos, para contraírem e relaxarem, o sangue, para coagular e os nervos, para transmitirem mensagens, também utilizam o mineral. Como o corpo não pode fabricar seu próprio cálcio, há a necessidade de ingerir uma quantidade diária adequada deste mineral, em todas as etapas da vida.

Alimento Seguro

Já no site Alimento Seguro: Da compra ao Garfo, http://vps.fmvz.usp.br/alimentoseguro, publicado em 6 de agosto deste ano, é possível o consumidor encontrar informações desde a compra dos alimentos e sua preparação, até o endereço e telefone do Disque CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica).

"Com isso tentamos tirar as dúvidas mais freqüentes dos consumidores e contribuir para a formação crítica que cada vez mais vem se desenvolvendo no Brasil e no mundo inteiro. É importante o consumidor ter consciência do que está comprando", conclui Evelise.

Mais informações: (0XX11) 3091-7653 ou sites www.vps.fmvz.usp.br/alimentoseguro e http://www.vps.fmvz.usp.br/leite



Cursos, Seminários e Palestras


Especialistas internacionais falam sobre Conservação de Acervos

Dia 26 de setembro é o último dia para a inscrição, gratuita, no seminário Conservação de Acervos, promovido pelo Museu Paulista (Museu do Ipiranga). O encontro será no dia 30 e contará com as presenças dos professores Lynda Hyllier, Dinah Eastop e Johathan Ashley Smith, do Reino Unido, Dries van Dam e Agnes Brokerhof, da Holanda. No encontro serão realizadas mesas-redondas para discutir as experiências na área. Haverá tradução simultânea. O local da seminário será no Museu de Zoologia da USP, Av. Nazaré, 481, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 6165-8006 / 273-4390 ou pelo e-mail mmakino@usp.br

Fatores de risco para uso de drogas em universitários

Dia 26, às 15h30, o Centro de Estudos do Crescimento e Desenvolvimento do Ser Humano da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP recebe a psicóloga Sueli de Queiroz. Ela ministrará a palestra Fatores de risco para uso de drogas em universitários. O evento acontece na FSP, Av. Dr. Arnaldo, 715. A entrada é franca, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3061-3572 / 3066-7775

Sucessão brasileira sob visão externa

O professor Jacques Marcovitch e a professora Maria Hermínia Tavares de Almeida coordenam a palestra O processo sucessório brasileiro: uma visão externa, que será proferida quinta-feira (19), às 17h30, por Tony Spanakos, professor visitante do Departamento de Ciência Política da Universidade de Brasília. O evento está inserido no Programa de Seminários do Curso de Relações Internacionais e ocorre na sala "E" do Bloco 1 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5942

 

O Bem-estar na Civilização

Nos dias 1º, 8, 15 e 22 o Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA) promoverá o curso O Bem-estar na Civilização, de Eduardo Giannetti. A proposta é realizar uma reflexão crítica das relações entre o processo civilizatório e a felicidade humana. Eduardo Giannetti é PhD em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Cambridge, Inglaterra. Foi professor da Faculdade de Economia da Universidade de Cambridge e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Atualmente leciona no curso de economia das Faculdades Ibmec-São Paulo. As inscrição deve ser feita até o dia 30 de setembro ou em quanto houver vagas. A taxa é de R$ 100,00. O Ceuma fica na rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramais 32 / 39 ou pelo e-mail mariantonia@edu.usp.br



Quadro de Avisos


Olimpíada de Física em Ribeirão Preto

O departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) realizará sábado (21), a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física. Essa competição intelectual é organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), que pretende despertar e estimular o interesse dos estudantes do ensino médio pela Física. O programa é permanente e recebe o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Os melhores colocados serão selecionados para participarem de dois exames internacionais: a Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF) e a Olimpíada Internacional de Física (IPhO). Na IPhO de 2002, realizada em Bali, na Indonésia, o Brasil conquistou uma medalha de bronze e duas menções honrosas.

Mais informações: (0XX16) 602-3693 / 3718

Código de Trânsito em debate

Sexta-feira (20), o Programa USP Debate, da Rádio USP, vai abordar o 'novo' Código Brasileiro de Trânsito, 
que completa cinco anos dia 23. Participam a médica Julia Greve, do Instituto de Ortopedia (IOT) da 
Faculdade de Medicina (FM) da USP, o professor José Aparecido da Silva, da Faculdade de Filosofia 
Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP) e o tenente Arnaldo Theodosio Pasetti, do Departamento de 
Trânsito (Detran). O Programa será transmitido em rede pela Rádio USP de São Paulo e pela Rádio 
Universitária de São Carlos, a partir das 8h20,com apresentação de Milton Parron.

Mais informações: (0XX11)3091-4423

Triagem para tratamento de bebês

O Departamento de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP realizará uma nova triagem para a Clínica de Bebês, amanhã (20), das 8h30 às 10h30. O atendimento será feito por ordem de chegada para bebês com idade de 0 a 24 meses. A Clínica de Bebês da FOB localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru, São Paulo.

Mais informações: (0XX14) 235-8225



Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Classificação de nódulos em imagens mamográficas digitais por transformada 'Wavelet'. César Henrique de Melo Santaella. Dia 26, às 14h30.

Doutorado

- Procedimento para auxiliar o processo de ensino/aprendizagem na engenharia. Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250

Escola Politécnica

Mestrado

- Metodologia de estudo para melhoria do processo de evaporação de solicitações de açúcar a partir dos coeficientes individuais de transporte de energia. Edna Cristina Kurokawa. Dia 26, às 14 horas.

Doutorado

- O vínculo de preservação de área. Rosângela Toledo Kulcsar. Dia 26, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

- Identificar determinantes da obesidade infantil em famílias de baixa renda. Eni Ramos. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- A improvisação lingüística teatral em Pérola, de Mauro Rasi. Mariza Fátima Fischer. Dia 26 de setembro,

às 9 horas.

Doutorado

- O naturalismo metodológico de Émile Durkheim. Alexandre Braga Massela. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Instituto de Psicologia

Mestrado

- Ética do desapego: um estudo sobre a atitude do psicanalista de inspiração freudiana pelo vértice do budismo. André Camargo Costa. Dia 20, às 18h30.

- Uma inclusão nada especial: apropriações da política de inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede pública de educação fundamental do Estado de São Paulo. Carla Biancha Angelucci. Dia 23, às 9 horas.

- Desenvolvimento de material semântico ilustrado trilingüe da língua de sinais brasileira (Libras) em sete volumes: o mundo do surdo em libras. Renato Dente Luz. Dia 25, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091- 4183



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava