São Paulo, 27 de setembro de 2002 n.1058/02.


USP apresenta montagem de
O Barbeiro de Sevilha

A criação da habilitação em Canto Lírico
e do Laboratório de Ópera na Escola de
Comunicações e Artes possibilitaram a
montagem do espetáculo



FFLCH tem inscrições para curso de conversação em inglês


Provar promove curso de varejo


Cinusp apresenta mostra de Documentários Musicais




Destaques


Barbeiro de Sevilha inicia a montagem de óperas na USP

Lucas Oliveira Telles

A USP apresentará em outubro o concerto da primeira ópera produzida na Universidade: O Barbeiro de Sevilha. Esta primeira exibição, em forma de concerto, será no dia 29 de outubro, às 20 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri. Em abril de 2003 será a obra terá montagem completa, com a apresentação cênica unida à musical. A realização destes espetáculos é resultado da criação recente da habilitação em Canto Lírico na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e do Laboratório de Ópera (L’ópera), primeiro laboratório de universidade pública na América Latina com função de pesquisar e fazer a montagem das obras.

O Barbeiro de Sevilha produzido na USP será montado, em parceria, por estudantes da ECA, pela Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e por cantores do Theatro Municipal de São Paulo. O coro do Departamento de Música da ECA, que participará do espetáculo, é formado por alunos, mas os personagens da peça serão interpretados tanto por estudantes quanto por cantores profissionais. Instrumentistas estudantes também serão inseridos na Orquestra Sinfônica. O aluno do curso de música Maécio Gomes, produtor e personagem da ópera, considera esta interação positiva: "nosso trabalho com a sinfônica e com os cantores do Municipal nos dá experiência e qualidade profissional. Em compensação, eles aprendem com o processo da montagem, que aqui é muito mais detalhado, e com os nossos professores", explica o estudante.

Maécio Gomes, junto com o professor Marco Antônio Silva Ramos, também do Departamento de Música, lideraram a criação da habilitação em Canto Lírico, que teve os primeiros ingressantes em 2002. No mesmo ano, criou-se o L’ópera, que iniciou as pesquisas e deve montar um espetáculo a cada ano. O novo laboratório e a montagem das óperas também promoveram a integração entre os departamentos de Música, de Artes Cênicas e Artes Plásticas, todos envolvidos no mesmo trabalho, o que é um fato extraordinário na ECA.

O professor Mário Ficarelli, chefe do Departamento de Música, considera a montagem de ópera fundamental para um curso de canto: "é uma experiência que o estudante deve ter, senão, por melhor cantor que seja, se perde diante da estrutura de um espetáculo desses, quando entra na vida profissional". Ficarelli explica que, no Brasil, as escolas têm produzido música de câmara, com canto e piano, sem a participação da orquestra, da encenação, e às vezes do corpo de baile, que caracterizam a montagem completa. "Este trabalho é um ato de coragem dos que estão participando diretamente. Quando está tudo montado, a platéia assiste e é de cair o queixo, mas não dimensiona o tempo e o esforço preciso para fazer aquilo. E o projeto ainda precisa de patrocínio." O professor insiste que, como chefe de departamento, sua função é dar todo o apoio ao trabalho.

Complexidade técnica

O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini, estreou em Roma em 1816 e escolhido como primeiro trabalho da USP por ser considerada uma das óperas mais famosas e cômicas. Maécio Gomes ressalta ainda a complexidade técnica do trabalho. "As composições de Rossini exigem muita agilidade vocal, que é o canto de diversas seqüências de notas com muita rapidez e precisão. É difícil encontrar vozes bem adaptadas para estas peças. Esta exigência técnica aumentou o nosso desafio."

No L'ópera, a montagem se iniciou pelo canto lírico, tanto dos personagens quanto do coral, que está sendo ensaiado e trabalhado tecnicamente. Cada parte da peça precisa ser trabalhada em separado: das árias, duetos, trios, até os sextetos e os diálogos. Quando o canto estiver pronto, será unido ao som da orquestra, que é trabalhado paralelamente. Concluída a preparação musical, o trabalho cênico ganhará ênfase, com os ensaios teatrais, a soma dos figurinos e do cenário. Sobre a interação de todas estas fases do trabalho, Gomes exemplifica: "no fim do primeiro ato, Rossini produz um efeito musical em cima das vozes e da parte cênica de uma tremenda confusão, o que se sente muito forte no movimento da orquestra. Uma pessoa assistindo tem a impressão de estar numa completa neurose".

A produção da USP conta com profissionais renomados no ambiente artístico, como Joaquim Paulo do Espírito Santo, diretor musical, Cyro del Nero, que fará a cenografia, e a regência do maestro Carlos Moreno, titular da Osusp. Na apresentação em forma de concerto, a regência será do maestro Espírito Santo. Para Mário Ficarelli, "esta primeira fase é só um aperitivo". O Anfiteatro Camargo Guarnieri, fica na Rua do Anfiteatro, 109, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 9254-5983



Cursos, Seminários e Palestras


Curso de Conversação em Inglês

Entre os dias 23 e 30 de outubro, o Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, estará com inscrições abertas para o Curso de Conversação em Inglês – Nível Intermediário. O curso é destinado à alunos do curso English on Campus que tenham concluído o nível Pré-Intermediário 2 e demais interessados selecionados por entrevista.

As aulas irão de 4 a 25 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 5,00 e a matrícula fica em R$ 130,00. Interessados podem procurar o Serviço de Cultura e Extensão Universitária localizado na rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645

Semana da Química

De 30 de setembro a 4 de outubro, no Instituto de Química (IQ) da USP, acontece a XIX semana da Química - Professor Hans Viertler,. O evento terá uma semana de workshop gratuitos tratando sobre a química na indústria. Não é necessário fazer inscrição prévia. O IQ fica na Avenida Lineu Prestes, 748, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2055

Curso de Marketing de Varejo

O Programa de Administração de Varejo (Provar) ligado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP oferece de 3 a 5 de outubro o Curso de Marketing de Varejo.

O curso tem como objetivo atualizar conhecimentos sobre técnicas mercadológicas do varejo e novas tendências na comercialização de produtos, e abordará conhecimentos como pesquisas e informações de marketing e estratégias de marketing no varejo.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até a data de início do curso.

Mais informações: (0XX11) 3091-6045 ou pelo e-mail provar@fia.fea.usp.br .

Gozo e teoria do valor

No dia 4 de outubro o Instituto de Psicologia (IP) oferece a palestra Gozo e teoria do valor em J. Lacan, com o psicanalista Christian Ingo Lens Duker. O evento é gratuito, e não há a necessidade de inscrição prévia.

O IP fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4173

Seminário na Saúde Pública

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza no próximo dia 30 de setembro o I Seminário do Projeto Apoio à Ampliação do Movimento por Municípios Saudáveis no Estado de São Paulo. A proposta de Municípios Saudáveis é um movimento de alcance mundial. O objetivo é pensar um modo de olhar e de compor com os setores públicos, privados e sociais, para a produção social da saúde e a melhoria da qualidade de vida.O Município Saudável busca envolver os diversos setores: secretarias municipais, diretorias, comércio, indústria e sociedade civil, dividindo responsabilidades em torno de um projeto comum: intersetorialidade. O evento é gratuito e acontece na FSP, no anfiteatro Paula Souza. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3085-4760



Agenda Cultural


Cinusp exibe documentários sobre música

O Cinusp Paulo Emílio estará exibindo de 1 a 8 de outubro a I Mostra de Documentários Musicais da América Latina, resultante de uma parceria com o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA). O objetivo é fomentar o diálogo entre os profissionais que se debruçam na questão da produção de documentários musicais. No dia 3 de outubro, irá acontecer uma mesa redonda com presença dos cineastas, Carlos Cortez eTata Amaral. A seguir, a programação de 1º a 8 de outubro:

No dia 1º, às 16 horas, Sabor a mi, às 19 horas, Ponteio e João Pacífico

No dia 2 de outubro, às 16 horas, Seu Nenê e De Minas ao Mundo, às 19 horas, O Arco e a Lira, Feiticeiros da palavra, Urucuaia e Safonai

No dia 3, às 14 horas, Mesa Redonda; às 19 horas, Onde a Coruja Dorme, Tons de Argila e Seu Nenê

No dia 4, às 16 horas, Onde a Coruja Dorme e Folia de Reis; às 19 horas, Samba Hop São Paulo, A Palavra que me Leva Além, Vintedez e Outros Olhos

O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 4 (Projeção) Favo 37 (Adm.). A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou pelo e-mail cinusp@edu.usp.br



Teses e Dissertações


Escola de engenharia de São Carlos

Mestrado

- O uso das sete ferramentas da qualidade no auxílio à implantação do capability maturity model. Alfredo Colenci Neto. Dia 4 de outubro, às 9 horas.

Doutorado

- Influência da pré-oxidação com ozônio e peróxido de hidrogênio no desempenho de uma instalação FiME - para tratamento de águas de abastecimento. Edumar Ramos Cabral Coelho. Dia 4 de outubro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrado

- Antonio Malta: Obras em Contexto. Antonio Malta Campos. Dia 4, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

- Incentivos e risco moral nos planos de saúde no Brasil. Anderson Eduardo Stancioli. Dia 4, às 14 horas.

Doutorado

- Modelos de risco de crédito: estudo de caso do modelo KMV adequado ao mercado brasileiro. Edson Roberto Abe. Dia 4 de outubro às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862

Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

- Análise sensorial e teor de ácido ascórbico de hortaliças. Rosana de Morais Borges Marques. Dia 1o, 14h.

Doutorado

- Avaliação do impacto da proliferação de odores ofensivos do tratamento de esgotos sobre a saúde e o bem estar públicos: ETE – Piracicamirim – Piracicaba-SP. Rosana Cristina de Souza Giuliano. Dia 7, às 15h.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Psicologia

Doutorado

- O paciente de transplante hepático: um estudo psicológico sobre a força resiliente do hepatopata grave. Chistina Ribeiro Neder Cerezetti. Dia 4 de outubro, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091- 4183


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava