São Paulo, 4 de outubro de 2002 n.1063/02.


Vacina pode ajudar
no tratamento de artrite
Estudo feito com camundongos
permitiu que se avaliasse o uso
da vacina DNA-hsp65, contra a
tuberculose, também no combate
à artrite reumatóide



 

I Seminário Internacional de Telenovela na ECA


FAU recebe a Mostra Amantes da Fotografia


Campus da Capital sedia Festival das Águas



Destaques


Estudo avalia o efeito da vacina para tuberculose em artrite reumatóide

Pedro Biava

A vacina DNA-hsp65 testada com bons resultados no tratamento da tuberculose, como uma alternativa à BCG usada hoje, vem tendo seu uso estudado por pesquisadores da USP também para o tratamento da artrite reumatóide, doença que ataca milhares de pessoas em todo o mundo. Esta vacina, é constituída por material genético que recebe o nome pCDNA3-hsp65 e teve sua atuação analisada em camundongos com tuberculose experimental, ou seja, induzida artificialmente.

Segundo os pesquisadores, a DNAhsp65 se mostrou eficiente, tanto na prevenção como no tratamento da tuberculose murina, mas havia desconfiança de que ela pudesse gerar efeitos colaterais no organismo. "Sempre que uma nova vacina é testada é fundamental avaliar também se ela causa algum efeito não desejável (efeito colateral)", afirma Rubens Rodrigues dos Santos Júnior, que defendeu seu mestrado sobre o tema no último mês de abril na Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Os cientistas perceberam que o material genético da vacina codifica uma proteína bacteriana que tem uma estrutura muito parecida com uma proteína humana que parece estar associada com o desenvolvimento de várias doenças autoimunes como, por exemplo, artrite reumatóide, diabetes mellitus e esclerose múltipla, entre outras.

Desta forma, a vacinação com a DNA-hsp65 poderia, teoricamente, desencadear uma doença autoimune. Por isso, os pesquisadores da FMRP resolveram avaliar o efeito desta vacina em modelos experimentais de doenças autoimunes para saber se ela poderia iniciar ou agravar uma doença desse tipo já estabelecida. "Felizmente, isto não ocorreu na artrite, que foi a enfermidade testada até o momento. Pelo contrário, parece que a vacina poderá ser usada com sucesso no combate à doença", conta o pesquisador.

A pesquisa
Em uma primeira etapa foi avaliado se realmente a vacina seria responsável pela indução da artrite. Por intermédio do estudo com camundongos observou-se que a vacina apresenta uma indução de artrite muito pequena, bem menor, por exemplo, do que a causada por Pristane, um potente indutor de artrite usado em experimentos. De 26 animais imunizados com a vacina, apenas um desenvolveu artrite. Este resultado, segundo os autores, sugere que o potencial desta vacina em induzir artrite é extremamente baixo. Numa segunda etapa da pesquisa foi avaliado se a vacina de DNA apresentava um efeito terapêutico em animais com artrite previamente induzida. Foi observado que os animais que não foram tratados com DNA, ou seja, só receberam Pristane, desenvolveram a doença. Entretanto, os animais que foram tratados com a vacina de DNA não desenvolveram artrite, indicando a ação protetora da DNA-hsp65.

Apesar destes resultados, considerados bastante promissores, o próprio pesquisador ressalta que ainda há muito o que estudar. "Os resultados que obtivemos sugerem que a vacina modula a resposta imune do animal, mas muita investigação ainda é necessária para saber exatamente onde (se é nos órgãos linfóides ou na própria articulação) e como a vacina atua", resume Rubens. A DNA-hsp65 ainda não foi testada em humanos, e seu uso para tratamento tanto da tuberculose, como da artrite, são promissores, mas ainda experimentais.

Ao que parece a pesquisa não pára por aí, e ainda vai derivar muitos outros estudos. "Os resultados obtidos durante o mestrado são importantes e estão sendo submetidos a uma revista científica. Mas não consideramos esta pesquisa concluída. Na verdade, no decurso deste trabalho surgiram muitas perguntas que deverão ser abordadas futuramente para esclarecer os mecanismos envolvidos na modulação da artrite experimental após o tratamento com esta vacina gênica", resume Rubens.

Mais informações: (0XX16) 602-3242 / 3259


Cursos, Seminários e Palestras


Seminário na ECA discute telenovelas

Nos dias 24 e 25 de outubro, na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, acontece o I Seminário Internacional de Telenovela - A Internacionalização da Telenovela no Cenário Globalizado. Serão dois dias com mesas redondas com a presença de diversos profissionais da televisão. As inscrições custam R$ 80,00 e poderão ser feitas enquanto houver vagas. Estudantes têm desconto de 50% e as vagas são limitadas. A ECA fica na avenida professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4068

Seminário sobre fármacos

Entre os dias 11 de outubro e 11 de dezembro, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP realiza o seminário Similaridade Molecular no Planejamento de Fármacos. O evento, destinado a docentes, alunos de graduação e de pós-graduação, e técnicos de laboratório é gratuito e não há necessidade de inscrições. O encontro acontecerá no Anfiteatro Maria Aparecida Pourchet Campos, da FCF, que fica na avenida professor Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3677




Agenda Cultural


Exposição fotográfica na FAU

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) inaugura na próxima quarta feira (9) a mostra Amantes da Fotografia. Como nos anos anteriores a mostra é aberta a alunos, ex-alunos, professores e funcionários, além de contar com a participação de alguns convidados. A exposição terá lugar no salão Caramelo da FAU, que fica na rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo. A exposição é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-4525

Rádio USP prorroga sua promoção

A Rádio USP dá prosseguimento, neste mês de outubro, à promoção comemorativa dos seus 25 anos. Para concorrer a caixas com 25 CD’s, o ouvinte deve escrever para a rádio respondendo à pergunta: Em que horário você costuma ouvir a rádio USP? As participações podem ser por carta, fax, ou e-mail. Além da resposta, os ouvintes também devem enviar nome, telefone ou e-mail de contato e a cidade onde ouvem a rádio.

A participação pode ser realizada até as 17h50 do dia 31 de outubro. Cartas devem ser encaminhadas para a Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, na Cidade Universitária, São Paulo, CEP 05508-010. O endereço de e-mail é radiousp@edu.usp.br e o fax é (0XX11) 3091-4492.

Mais informações: (0XX11) 3091-4492


Quadro de Avisos


USP sedia Festival das Águas

De 19 a 27 de outubro, estará acontecendo no campus da USP, na Cidade Universitária, o Festival USP Petrobrás das Águas. O festival é um grande evento que irá reunir de forma dinâmica, diversas modalidades esportivas a remo, além de abordar temas importantes do ponto de vista social e de meio ambiente.O evento contará com competições e uma série de atividades como palestras e exposições. O evento é promovido pelo Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), com realização da Maxi Comunicação.

Mais informações: (0XX11) 3021-3554, ou site http://www.festivaldasaguas.com.br

Educação à distância na Enfermagem

Pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP e da Wayne State University (WSU) dos EUA acabam de lançar na internet três módulos para ensino à distância sobre prevenção e tratamento de feridas crônicas. O trabalho é resultado de um projeto de colaboração entre as duas universidades, sob a coordenação das professoras Maria Helena Larcher Caliri, da EERP, e Barbara Pieper, da College of Nursing (WSU). O acesso pode ser feito pelo endereço www.eerp.usp.br, devendo-se acrescentar ao endereço /projeto/feridas.

O site objetiva fornecer subsídios aos profissionais de saúde para uma prática baseada em evidências no que se refere à prevenção e tratamento de feridas crônicas e material educativo para ensino de pacientes. Os tópicos abordados no site foram: Úlceras de Pressão, Úlceras Venosas e Doenças Venosas, e Avaliação e Tratamento do pé Diabético.

Mais informações: (0XX16) 602-3409 / 3398


Teses e Dissertações


Escola de engenharia de São Carlos

Doutorado

- Minimização e reuso de águas em indústrias sucroalcooleiras: estudo de caso. Sônia Maria Kesserlingh. Dia 11 de outubro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250

Escola Politécnica

Doutorado

- Proposta de um sistema evolutivo de qualificação para indústrias de alimentos. Ieda Kanashiro Makiya. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrado

- Arquitetura Móvel: propostas que colocaram o sedentarismo em questão. Caio Adorno Vassão. Dia 10, às 14 horas.

- Estudo das políticas habitacionais desenvolvidas no Município de São Paulo e o vínculo com os planos diretores no período de 1971 a 1997. Miriam Fernanda Lopes Barros. Dia 11, 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

- Governança Corporativa, desempenho e valor da empresa no Brasil. Alexandre Di Miceli da Silveira. Dia 8 de outubro, às 14 horas.

- Empowerment e estágios evolutivos das áreas de gestão: estudo de casos em empresas manufatureiras. Claudia Heloisa Ribeiro Rodrigues. Dia 11, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Nacionalismos anti-racistas: Manoel Bomfim e Manuel González Prada. Ricardo Sequeira Bechelli. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Mestrado

- Efeitos de Processos não Lineares na Influência Inter-Hemisférica de Fontes de Calor. Carlos Frederico Mendonça Raupp. Dia 11 de outubro, às 10h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4732

Instituto de Ciências Biomédicas

Doutorado

- Ação da toxina de distensão citoletal (CDT) do Actinobacillus actinomycetemcomitans sobre a produção de óxido nítrico. Kristianne Porta Santos Fernandes. Dia 11, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439

 

 

Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava