São Paulo, 8 de outubro de 2002 n.1065/02.


Exercício aeróbico não diminui
ansiedade em sedentários

Pesquisa da Escola de Enfermagem de
Ribeirão Preto mostra que exercício físico
não funciona como anti estressante se
o indivíduo não for adepto a atividades
físicas regulares



Prolam realiza seminário internacional


IAG tem inscrições para o curso Astronomia para a Terceira Idade


Livro com a história da Esalq será premiado




Destaques


Prática diária de exercícios físicos é mais eficaz no controle da ansiedade

Da Redação, Agência USP

Os sedentários que pretendem fazer uma caminhada ou correr para aliviar os sintomas da ansiedade definitivamente não obterão o resultado esperado. A conclusão é da pesquisadora Ana Beatriz Fernandes Braga, que realizou um estudo na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. Ana Beatriz investigou o efeito do exercício físico agudo sobre a ansiedade e os resultados indicam que uma única sessão não é suficiente para reduzi-la. "Em termos de saúde pública não obtivemos resultado positivo. Verificamos que o exercício físico não funciona como anti estressante se o indivíduo não for um adepto a atividades físicas regulares", relata Ana Beatriz.

Para obter esses resultados, a pesquisadora utilizou como modelo experimental de ansiedade o teste de simulação de falar em público. Foram submetidas ao teste mulheres sedentárias, com idade entre 17 e 25 anos, divididas em dois grupos. O primeiro realizou exercício aeróbico, 20 minutos de caminhada ou corrida, com intensidade de 55 a 59% da Freqüência Cardíaca de reserva. O segundo grupo, chamado controle, foi submetido a 20 minutos de caminhada, com intensidade de 20 a 25% da freqüência cardíaca de reserva — exercícios não caracterizados na literatura como aeróbicos.

Após o experimento, os dois grupos apresentaram o mesmo resultado, confirmando o que já havia na literatura. "A condição física prévia do indivíduo é fundamental para o exercício aeróbico ser considerado um método anti estressante. Quando a pessoa já tem incorporada a prática diária de exercícios físicos, eles são mais eficazes no controle da ansiedade", afirma Ana Beatriz. Segundo ela, a literatura relata que indivíduos que passaram por treinamento de 8 a 12 semanas, também conseguiram diminuir a ansiedade.

Medidas da ansiedade

A pesquisadora utilizou duas escalas que medem a ansiedade: a chamada IDATE (inventário de ansiedade traço-estado). Segundo Ana Beatriz, a literatura registra dois tipos de ansiedade: uma de característica individual, denominada "traço", e outra denominada "estado", que depende da situação que a pessoa está vivendo. Com a escala IDATE mede-se esses dois tipos de ansiedade.

Também foi utilizada uma escala analógica de humor, que determina além da ansiedade, a sedação física, mental e outros sentimentos — uma vez que a ansiedade não é um fator isolado. Segundo Ana Beatriz, a ansiedade também envolve outros fatores, como o aumento da freqüência cardíaca. "As duas escalas medem a ansiedade e uma confirma o resultado da outra".

Fonte: Assessoria de Imprensa da USP de Ribeirão Preto

Mais informações: (0XX16) 618-0026, com Ana Beatriz

 


Cursos, Seminários e Palestras


Seminário internacional no Prolam

O Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP estará com inscrições abertas até quinta-feira (10) para o Seminário Internacional: Regulação Social e o Novo Padrão de Desenvolvimento Brasileiro - Contrapontos para a América Latina. O encontro, que acontece nos dias 14 e 15 de outubro, terá lugar na sala da Congregação da FEA 1. As inscrições são gratuitas e a FEA fica na avenida Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3587 / 3589


Seminários no IF

O Instituto de Física (IF) da USP promove nesta semana os seguintes eventos:

Na terça-feira (8), às 16 horas:

Ciência e Arte: material didático que pode produzir emoção entre estudantes, seminário com o professor Leopoldo de Meis.

Estudo de superfícies de membranas por Laurdan e Proda, com o professor Carlos Roberto Benatti.

Às 17 horas, Atalhos Gravitacionais: Alternativa à Teoria Inflacionária para a Cosmologia, seminário que será ministrado pelo professor Elcio Abdalla.

Na quarta-feira (9), às 13 horas:

Simulação Computacional de Moléculas e Biomoléculas, mini-colóquio comandado pelo professor Sylvio Roberto Accioly Canuto.

Às 16 horas:

Processamento de Informações em Neurônios Modelo Eletrônicos: A Importância do Caos, seminário ministrado pelo aluno de graduação Fabio Stucchi Vannucchi

Hodge Type Cohomological Gauge Theories, colóquio ministrado pelo professor Bodo Geyer.

No quinta-feira (10), às 16 horas:

Estratégias de peixes elétricos sul-americanos para evitar interferência na localização elétrica, com o professor Alberto Capurro Stanham.

Na sexta-feira (11), às 11 horas:

Estabilidade de soluções com surfactantes, seminário ministrado pela professora Elisabeth Andreoli de Oliveira.

A participação em todos os eventos é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114


Astronomia para terceira idade

Até dia 31 de outubro, estarão abertas as inscrições para o curso de difusão cultural Astronomia para Terceira Idade, oferecido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, que acontece entre os dias 9 de novembro e 14 de dezembro. As inscrições são gratuitas e o IAG fica na Rua do Matão, 1226. As aulas serão sempre aos sábados.

Mais informações: (0XX11) 3091-2710




Agenda Cultural


Bate-papo de ciência e futebol

Com a presença dos comentaristas José Roberto Torero e Soninha, e do diretor da Estação Ciência da USP, Ernst Hamburger, será realizado no Bar Pompéia um encontro sobre ciência e futebol. A idéia é juntar assuntos diferentes em um espaço informal.

O bate-papo acontecerá no dia 14, a partir das 20 horas. O Bar Pompéia fica na rua Dr. Augusto de Miranda, 712, Pompéia, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022, com Cecília e Renata



Livros, Revistas e Publicações


Livro que conta história da Esalq é premiado

Nesta quarta-feira (9), às 13 horas, o livro Um olhar entre o passado e o futuro recebe o Prêmio Clio de História 2002, concedido pela Academia Paulistana de História. A obra, publicada pela editora Prêmio Ltda., conta a história dos 100 anos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

A entrega do prêmio será realizada em almoço no Edifício Itália, em São Paulo.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485



Quadro de Avisos


Campanha Farmacêutica de Diabetes e Colesterol

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promove de 14 a 16 de outubro a Campanha Farmacêutica de Diabetes e Colesterol. Nesse período, a FCF realizará testes gratuitos de diabetes e colesterol para todos os interessados, sendo imprescindível o jejum de 12 horas.

Os exames serão realizados no Bloco 13A da FCF, localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3660



Teses e Dissertações


Escola de Enfermagem

Mestrado

- Instrumento para classificação de recém-nascidos de acordo com o grau de dependência. Luciana Bocembuzio. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533


Escola Politécnica

Mestrado

- Contribuição para Tomada de Decisão na Classificação e Seleção de Alternativas de Traçado para Rodovias em Trechos Urbanizados. Marcus Vinicius Lisboa. Dia 11, às 15 horas.

- O perfil da infra-estrutura no município de São Paulo e sua relação com as transformações de uso do solo: o centro expandido e a região de São Miguel Paulista. Vanessa Meloni Massara. Dia 16, às 9 horas.

Doutorado

- Investigação da corrosão seletiva do aço inoxidável duplex UNS 31803 através de técnicas eletroquímicas. Risomá Chaves. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorado

- Auditoria: ensino acadêmico X treinamento profissional. Álvaro Augusto Ricardino Filho. Dia 15, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Instituto da Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Mestrado

- Modelamento dos processos de conversão gás-partícula e formação de núcleos de condensação de nuvens na Amazônia. Luciana Varanda Rizzo. Dia 11, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5046


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava