São Paulo, 14 de outubro de 2002 n.1069/02.


Mosquitos transgênicos não
transmitem dengue e malária

ICB cria mosquitos geneticamente
modificados que, apesar de carregarem os
microorganismos causadores das doenças,
são impossibilitados de repassá-los



EESC promove o ESOE 2002


FCF de Ribeirão Preto realiza seminário sobre nanoencapsulação


Na ECA, Café Acadêmico com Washington Olivetto




Destaques


Modificação em mosquitos pode reduzir epidemias de dengue e malária

Olavo Soares

Uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP pode representar um novo avanço no combate à malária e à dengue, doenças que anualmente vitimam mais de 1 milhão de pessoas. O estudo, coordenado pela professora Margareth de Lara Capurro, trabalha com a criação de mosquitos transgênicos que seriam incapazes de transmitir os microorganismos causadores das doenças para o corpo humano.

O trabalho foi iniciado em 1997, quando foi desenvolvido um mosquito incapaz de transmitir a malária para um grupo de galinhas. "O sucesso com o grupo de galinhas foi fundamental porque no começo a não-transmissão da doença pelos mosquitos modificados era apenas uma hipótese", cita a professora. Além deste trabalho com galinhas, o que motivou o desenvolvimento da pesquisa foi o sucesso em um estudo semelhante realizado em Cleveland, EUA, que realizou um processo similar com um grupo de camundongos. Os mosquitos desenvolvidos nos EUA não conseguiram executar a transmissão do protozoário Plasmodium berghei, outro causador da malária. "Implantar o processo com humanos de início seria muito arriscado", destaca Margareth. "Além de trabalharmos somente com hipóteses, o custo seria muito elevado", aponta.

A primeira etapa para a criação dos mosquitos geneticamente modificados é a elaboração dos novos genes que serão colocados nos animais. Com estes genes produzidos, é iniciada a fase da clonagem, para que seja realizada a multiplicação das moléculas. Posteriormente, coloca-se os genes nos mosquitos, e então o comportamento deles é observado, para que seja comprovada a ineficiência deles em transmitir a doença. A implantação dos genes não impedirá que os mosquitos carreguem os microorganismos causadores dos males, mas impossibilitará que eles penetrem no corpo humano.

Atualmente, a pesquisa sobre a dengue encontra-se em um estágio mais avançado. "Estamos na fase final da clonagem. Se este processo correr sem nenhum problema, acredito que até o final do ano poderemos testar os genes nos Aedes aegypti", comenta a professora.

No caso da malária, a pesquisa ainda não alcançou este nível. Porém, Margareth ressalta a importância dos estudos sobre a doença: "é fundamental investirmos na malária humana, por ser uma doença que vitima um grande número de pessoas e que ainda não possui uma vacina para evitá-la".

Ainda não se tem dados concretos sobre a eficácia das pesquisas, já que elas ainda se encontram em estágios iniciais. Mas o sucesso nas experiências com outros animais anima para a continuação dos estudos. O trabalho desenvolvido na USP é pioneiro no Brasil, tendo similares apenas em outros países.

Mais informações: (0XX11) 3091-7336




Cursos, Seminários e Palestras


Engenharia sob a ótica empresarial

A Empresa Júnior da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP organiza, de 14 a 17 de outubro, o ESOE 2002 - Engenharia Sob a Ótica Empresarial. O evento reúne profissionais de engenharia para proferir palestras a alunos sobre a profissão. A programação é a seguinte:

Na segunda-feira (14), às 19 horas, Empreendedorismo e Trajetória Pessoal, com Abraham Kasinsky, presidente da Kasinski Veículos;

Na terça-feira (15), às 19 horas, Empregabilidade, com Irineu Máximo Diniz, Diretor de RH da Faber-Castell;

Na quarta-feira (16), às 19h30, A Renovação das Lideranças Empresarias e o Futuro das Organizações, com Emílio Odebrecht, presidente do conselho de Administração da Odebrecht S.A.;

Na quinta-feira (17), às 19h30, A Evolução do setor de Telecomunicações e as oportunidades criadas para a careira de Engenharia, com o Prof. Dr. José Leite Pereira Filho, membro do conselho diretor da Anatel.

As palestras acontecerão no Anfiteatro da EESC, e os convites devem ser retirados na sede da Empresa Jr. Interessados em assistir uma palestra devem doar 1 kg de alimento não perecível, e para duas ou mais palestras deve-se doar 2 kg.

Mais informações: (0XX16) 273-9280 ou pelo site www.eesc.sc.usp.br/eescjr.



Seminário sobre nanoencapsulação

No próximo dia 21, às 14 horas, no Anfiteatro III da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto (FCFRP), acontece o Seminário Nanoencapsulação: Uma estratégia Famacêutica para Medicamentos Eficazes, proferido pela professora Juliana Maldonado Marchetti, da FCFRP. O encontro integra o projeto Seminários em Nanociência e Nanotecnologia da Comissão de Pesquisa da FCFRP. O Anfiteatro II fica na Av. do Café, s/nº, Campus da USP.

Mais informações: (0XX16) 602-4205



Pós-Doutorado em Administração na FEA

Até o dia 29 de novembro, pesquisadores doutores podem se inscrever no programa de pós-doutoramento em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

O programa de pós-doutorado é desenvolvido em tempo integral, sob a responsabilidade de um Professor Doutor. Espera-se dos pós-doutorandos a participação em pesquisas do Departamento de Administração e o desenvolvimento de pesquisas próprias iniciadas em sua instituição de origem. Além do diploma de Doutor, os candidatos devem apresentar perfil pró-ativo, produção acadêmica e rica rede de relacionamentos. A FEA fica na avenida Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-3230



Encontro discute Genética e Melhoramento

A Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba promove no próximo dia 19, o 19º Encontro sobre Temas de Genética e Melhoramento, com o tema será "Retrospectiva e Perspectiva da Genética e do Melhoramento". O encontro é destinado a pesquisadores das áreas de Genética, Melhoramento, Biologia, Biotecnologia, docentes, alunos e demais interessados. O número de vagas é limitado e a taxa de inscrição é de R$ 10,00. As inscrições devem ser feitas no dia do evento, antes do início das atividades do encontro.

Mais informações: (0XX19) 3429-4125




Agenda Cultural


Música na Maria Antonia

O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP promove no dia 23 um recital com os músicos Dante Pignatari (piano) e Kátia Guedes (soprano). O espetáculo faz parte do Projeto Música na Maria Antonia, e terá como repertório a música clássica brasileira, com composições de artistas como Carlos Gomes e Villa-Lobos.

A entrada é franca, e o recital começa às 20h30. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-5538



Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP para a semana 14 a 20 de outubro de 2002:

A revolução não será televisionada VII, inédito. Publicitários, designers e funcionários de uma agência misturam publicidade com arte. Segunda-feira (14), à 1h30 e às 4h30, com reprise no sábado (19), à 1h30 e 4h30, e no domingo (20), no mesmo horário.

Especial: Institutos do Milênio, Partes I e II, reprise. Programa sobre o projeto Institutos do Milênio, projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia que conta com a participação da USP. A parte I será exibida na terça-feira (15), às 11h30, 16h30 e 20h30, e a parte II no mesmo dia, às 12, 17 e 21 horas.

PGM, inédito. O PGM desta semana fala de quatro temas: Jovens Trabalho Urbano, Operários na Paulista, Lixão Químico e Implante Ósseo. Quarta-feira (16), às 07h30, 12 horas, 16h30, 21 horas, 1h30 e 4h30, com reprise no sábado (19), à 1h30, e no domingo, às 16h30.

Pilotis, inédito. Com o tema Fome: a dor do vazio, o Pilotis fala das 54 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza no Brasil. Quinta-feira (17), às 7h30, 11h30, 16 horas e 20h30, com reprise no sábado (19), às 7h30, e no domingo (20), à 1h30.

Olhar da USP, inédito. O ambientalista Fábio Feldmann e o secretário estadual do meio ambiente José Goldemberg fazem um balanço da Rio + 10. Quinta-feira (17), às 12h00, 16h30, 21h00, 01h30, e 04h30, com reprise no sábado (19), às 21 horas, e no domingo (20), às 7h30.

4x4, inédito. A discussão é a dor de cabeça, mal que atinge milhões de pessoas e que muitas vezes parece ser sem solução. No sábado (19), às 16h30, e no domingo (20), às 21 horas.

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 com Adriano ou Carol ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br.


Washington Olivetto na USP

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP recebe no próximo dia 28 o publicitário Washington Olivetto para um bate-papo informal na 31ª edição do Café Acadêmico, evento realizado pela Agência de Comunicações ECA Jr. Olivetto falará sobre experiências profissionais, além de responder às questões do público. Os ingressos custam R$10,00 e são vendidos na Agência ECA Jr., que fica na Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues 443, Bloco B-CRP. Cidade Universitária, São Paulo. O Café Acadêmico acontece na rua do Matão 1010, bloco B sala 5, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4405. Pelo e-mail: cafeacademico@hotmail.com




Quadro de Avisos


Seminário da CIPA no Sintusp

O Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) promove, nos dias 7 e 8 de novembro, o Seminário da CIPA - Saúde e Segurança no Trabalho, evento que reunirá os membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) das unidades da USP.

Aberto aos funcionários da universidade, o evento é gratuito. As inscrições devem ser feitas até o dia 21 no Sintusp, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4380




Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

- Comportamento de dois reatores em bateladas seqüenciais aeróbios com diferentes idades do lodo e retorno total do lodo em excesso após desintegração com ultra-som. André Luis de Oliva Campos. Dia 18 de outubro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250



Escola Politécnica

Mestrado

- Modelagem multidimensional de dados para sistemas de data Warehousing. Pedro Willemsens. Dia 17, às 14 horas.



Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Quod Deus Conjuxit Homo Non Separet: Um estudo de gênero, família e trabalho através das ações de divórcios e desquite no tribunal de justiça de Campinas (1890-1938). Cristiane Fernandes Lopes. Dia 18, às 14 horas.

Doutorado

- O legado da ociosidade produtiva: a seriedade dos cadernos do conselheiro 'Carpintaria e tecelagem' (a obra de Autran Dourado). Alfredo Rodrigues Monte. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626



Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

- Estudo da pineal em serpentes jararacas (Bothrops jararaca) e cascavéis (Crotalus durissus). Paulo Menezes Holanda Barros. Dia 17 às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-1351



Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

- Estudo da inflamação pulmonar aguda induzida por lipopolissacarídeo de E. coli no Diabetes mellitus experimental. Tatiana Carolina Alba. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava