São Paulo, 15 de outubro de 2002 n.1070/02.


Pela manutenção da
qualidade

Pró-Reitoria de Pós-Graduação realiza
encontro para discutir a estruturação de
um sistema único de funcionamento para
os cursos de especialização na USP




Encontro na Esalq discute genética


Debate comemora cinco anos da Biblioteca Virtual


Instituto de Física tem novo vice-diretor




Destaques


Encontro discutirá a situação dos cursos de pós-graduação latu sensu na USP

André Chaves de Melo, do Jornal da USP

Em meados de novembro, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP estará realizando um workshop em que diferentes setores da comunidade serão convidados para discutir as idéias da Comissão para estudo dos Cursos de Especialização, geradas a partir de um amplo diagnóstico sobre a situação dos cursos de pós-graduação latu sensu, mais conhecidos como especialização.

"O estudo começou a ser feito a partir de abril, quando suspendemos temporariamente a criação de novos cursos para que pudéssemos pensar na elaboração de uma estrutura de funcionamento única, que nos permitirá um acompanhamento constante de todas as atividades desenvolvidas por cada turma, única forma de mantermos, no futuro, o nível de excelência que sempre foi a principal característica da Universidade", explica a pró-reitora, Suely Vilela. "O evento possibilitará o contato com outras opiniões, as quais serão registradas por meio da elaboração de um documento que será encaminhado às unidades para que elas emitam seus pareceres sobre o tema", afirma. "A partir disso, a Comissão deverá apresentar uma proposta definitiva, que será submetida à aprovação do Conselho de Pós-Graduação."

Um mar de possibilidades

A USP possui 111 cursos de especialização, distribuídos por 17 unidades. Nesse semestre, 58% estão ativos, o que significa que estão sendo oferecidos e possuem alunos matriculados. Eles vão desde residências médicas e aprimoramento profissional, passando pelos MBAs, conjunto que, em dez anos de atividades, já formou 9.500 profissionais.

No strictu sensu, os números são mais impressionantes ainda: são 23 mil estudantes regularmente matriculados e outros 9.500 especiais – aqueles que não fazem mestrado ou doutorado mas têm interesse em cursar determinadas disciplinas oferecidas nesses cursos. Segundo a pró-reitora, a graduação hoje possui algo em torno de 40 mil alunos. "A pós cresceu tanto nos últimos anos que já atinge metade da quantidade de estudantes da graduação", diz Suely. "O Brasil possui a maior pós-graduação strictu sensu da América Latina, com 790 programas enquanto o segundo colocado, o México, possui 390", informa. "Desse total, a USP é responsável por 222 programas, subdivididos em 214 cursos de mestrado e 206 de doutorado, que abrangem 271 áreas de concentração do conhecimento, o que significa, um enorme mar de possibilidades para a construção de novos conhecimentos e para os jovens que pretendem dedicar-se ao estudo de determinadas questões."

De acordo com Suely, apesar da Universidade ter no strictu sensu sua prioridade, o oferecimento do latu sensu também tem se tornado cada vez mais necessário, devido as crescentes demandas da sociedade por profissionais especializados na solução de problemas localizados. "A USP tem a obrigação social de oferecer todos os modelos possíveis de cursos, procurando suprir as necessidades da sociedade."

Novos procedimentos

Com exceção das residências médicas e dos aprimoramentos, os outros cursos de especialização deverão ter, segundo a Comissão, no mínimo 720 horas, divididas em 360 horas de formação teórica e outras 360 horas de atividades práticas e de campo, com duração total entre um e dois anos.

Outra idéia que será levada para o workshop é que o ingresso dos candidatos continuará sendo por meio do mérito, estabelecido a partir de determinados critérios de seleção. Para a aprovação, o aluno continuará tendo que freqüentar, no mínimo, 75% da carga horária, se submeter a avaliações periódicas e entregar, no final, um trabalho de conclusão.

Para manter o monitoramento constante das atividades, a Comissão defende que a aprovação para a abertura de novas turmas seja dada ano a ano, caso a caso. E que, no mínimo, 80% dos professores tenham o título de doutor, sendo que a maioria deverá ser docente da USP.

Segundo Suely, outra meta da Comissão é estimular o financiamento de alguns dos cursos de latu sensu pelas empresas, por meio do estabelecimento de parcerias, e constituir um fundo que seria aplicado na criação e manutenção de cursos de importância social, e na constante melhoria de toda a pós-graduação, incluindo o strictu-sensu. "O fundo seria constituído por meio de depósitos de uma porcentagem fixa, retirada dos recursos arrecadados de cada curso."

Como exemplo, Suely cita o "Projeto de Aperfeiçoamento de Desempenho da Pós-Graduação", criado a partir da constatação de que 48% dos programas de pós-graduação strictu sensu da USP obtiveram conceitos 3 ou 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC). "Nossa infra-estrutura nos permite buscar horizontes mais ousados. Por isso, as unidades que mantém esses programas tiveram que apresentar seus planos de metas para os próximos anos, que serão discutidos em reuniões na Pró-Reitoria", diz. "Também há boas iniciativas nos programas interunidades, que se baseiam na integração da infra-estrutura e dos corpos docentes de diferentes unidades para a geração de novos conhecimentos, como é caso, por exemplo, da área de bioinformática."

Mais informações: (0XX11) 3091-3190 / 3266



.


Cursos, Seminários e Palestras


Curso sobre bovinos

Acontecerá entre os dias 21 e 25, o 13º Curso de Sistema Rotacionado Intensivo de Produção de Pastagens para Bovinos de Corte. O curso é destinado a profissionais da área de produção de bovinos de corte, e será ministrado no Centro de Treinamento do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. O número de vagas é limitado e a taxa de inscrição é de R$ 200,00.

Mais informações: (0XX19) 3417-6604



Eventos do IF

O Instituto de Física (IF) da USP oferece para esta semana uma série de eventos:

Na terça-feira (15), serão realizados três seminários:

Estruturas de micelas e vesículas vistas por raios-X, com a professora Lia Queiroz do Amaral, às 16 horas;
Os livros didáticos como objetos de estudo, com o professor Cristiano Rodrigues de Mattos, às 16 horas;
Efeitos de auto consistência em modelos efetivos para física hadrônica a densidade finita, com o professor Fábio Braghin, às 17 horas.



Na quarta-feira (16), os seminários são os seguintes:

Carregamento e propriedades de spin de elétrons aprisionados no estado fundamental de pontos quânticos de InAs, com o professor Gilberto Medeiros Ribeiro, às 14 horas;
Espectroscopia nuclear com íons leves: aspectos microscópicos da região de A~100, com a professora Thereza Borello-Lewin, às 16 horas.



Para a quinta-feira (17), estão programados os eventos:

Comparação de Modelos para o Cálculo da Corrente de Bootstrap e da Condutividade do Plasma em Tokamaks, seminário com a professora Maria Célia Ramos de Andrade, às 14 horas;
Caracterização de Filmes Finos e Novos Materiais através de Técnicas Modernas de Difração de Raios X, seminário com o professor Mauro Sardella, às 15 horas;
Tunelamento de Luz nas Nuvens, colóquio com o professor Moysés Nussenzveig, às 16 horas.



Na sexta-feira (18), os eventos são os seguintes:

Particle-coating origin of the soret effect in magnetic colloids, seminário com o professor Alain Bourdon, às 11 horas.
Usando Simulação Monte Carlo para Estudar Mudanças Conformacionais de Moléculas e Estabilidade em Meio Líquido, palestra com a professora Kaline Coutinho, às 16 horas.


O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114



Encontro de Genética na Esalq

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) sedia no próximo sábado (dia 19) o 19º Encontro sobre Temas de Genética e Melhoramento, que debaterá o tema "Retrospectiva e Perspectiva da Genética e do Melhoramento". O encontro é destinado a estudantes e profissionais das áreas de Genética, Melhoramento, Biologia e Biotecnologia. As inscrições podem ser feitas até o início do evento, e a taxa é de R$ 10,00.

O endereço da Esalq é Av. Antonio Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4125




Agenda Cultural


Biblioteca Virtual comemora cinco anos com debate

A Biblioteca Virtual da Escola do Futuro da USP promove, na quarta-feira (16), às 15 horas, o debate O Papel da Biblioteca na sociedade da informação e do conhecimento. O evento será realizado no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade e terá a mediação da professora Sueli Mara Ferreira, do Departamento de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O debate integra as atividades comemorativas do aniversário de cinco anos de inauguração do site da Biblioteca Virtual http://www.bibvirt.futuro.usp.br/.

A Biblioteca Mário de Andrade fica na Rua da Consolação, 94, 1º Andar, Centro, São Paulo. A participação no evento é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-4924




Livros, Revistas e Publicações


O costume da arte

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP sedia na terça-feira (dia 15), às 18 horas, o lançamento do livro O Costume da Arte, escrito pelo professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Luiz Munari.

O endereço do MAC é Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2511




Quadro de Avisos


ONG para tratamento de vítimas de abusos sexuais

Será realizada na quarta-feira (16), às 19h30, a solenidade de fundação da ONG Associação Brasileira de Prevenção e Tratamento das Ofensas Sexuais (ABPTOS) no anfiteatro do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina (FM) da USP. O objetivo da ONG é defender os valores humanos, com a dignidade, a compaixão, a ética, a prevenção e o tratamento efetivo de ofendidos e ofensores sexuais.

Em parceria com a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, a ABPTOS terá ligação com a International Association For The Treatment of Sexual Offenders (IATSO), órgão mundial que trabalha com o tema.

O Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da FM fica na Rua Teodoro Sampaio, 115, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091 ou pelo e-mail ciope@uol.com.br



Novo Vice-Diretor do Instituto de Física

Dia 16, às 17 horas, acontece a cerimônia de posse do novo Vice-Diretor do Instituto de Física (IF) da USP, o professor Iberê Luiz Caldas. A cerimônia é aberta a toda a comunidade e será realizada no Auditório Sul, entre as Alas 2 e Central.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114



Encontro de ex-alunos da FMRP

O Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promove, de 7 a 9 de novembro, um encontro para ex-alunos, residentes, pós-graduandos e estagiários do setor.

Os interessados devem contatar a secretária do departamento pelo e-mail duboleta@fmrp.usp.br.

Mais informações: (0XX16) 602-6810




Teses e Dissertações


Escola Politécnica

Mestrado

- O uso da metodologia de projeto axiomático para projetos arquitetônicos: estudo de caso das escolas municipais de educação infantil de São Paulo - EMEI. Valéria Azzi Collet da Graça. Dia 21, às 14 horas.

- Determinação de parâmetros para diagnóstico de segurança de pedestres em interseções urbanas semaforizadas com a análise de conflitos de tráfego. Luiz Fernando Bizerril Tourinho. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



Faculdade Arquitetura e Urbanismo

Doutorado

- Inserção do Canteiro Experimental nas faculdades de arquitetura e urbanismo. Reginaldo Luís Nunes Ronconi. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3257-7837



Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

- Reconhecimento dos acréscimos e decréscimos de riqueza no patrimônio das entidades. Luciano Márcio Scherer. Dia 22, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862



Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Imortalidade e discursos: a presença lusitana e a língua portuguesa no espaço cultural de Mato Grosso. Nancy Lopes Yung Belbem. Dia 22, às 9h30.

- O universo em ruptura: putas e poetas. Uma leitura de 'The satanic verses'. Sebastião Alves Teixeira Lopes. Dia 22, às 9h30.

- Francês língua estrangeira: leitura literária e aprendizagem. Maria Elvira Rossignoli. Dia 22, às 14 horas.

- Revistas e jornais: um modernismo em Mato Grosso. Marinei Almeida Lima. Dia 22, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626



Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

- Identificação das regiões correspondentes aos lobos hepáticos de cães por meio da ultra-sonografia. Annelise Baldacin Salgado. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-1351


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava