São Paulo, 17 de outubro de 2002 n.1072/02.


Sociabilidade atua como fator
de proteção em crianças
Estudo avaliou grupos de crianças, com
idade entre 10 e 15 anos, e concluiu que a
sociabilidade protege aquelas que
vivenciam situações adversas



HC realiza mutirão para avaliar saúde de idosos


Mesa redonda no Ceuma debate o exercício da crítica


Ex-reitor da USP recebe Troféu Guerreiro da Educação




Destaques


A sociabilidade em crianças como fator de proteção

Leandra Rajczuk

A dissertação de mestrado intitulada Recursos de sociabilidade em crianças com dificuldades de aprendizagem: um estudo de seguimento apresentada recentemente pela pesquisadora Marli Aparecida Silva Campos, no Instituto de Psicologia da USP (IP) de Ribeirão Preto, conclui que a sociabilidade atua como um fator de proteção em crianças que vivenciam situações adversas em um momento significativo do desenvolvimento. As auto percepções positivas que essas crianças tem de si mesmas, favorecem o enfrentamento dessas situações e as expectativas de sucesso.

O estudo se centralizou em um grupo de 48 crianças com idade entre 10 e 15 anos, momento de transição da infância para a adolescência, e em suas respectivas mães. Todas haviam sido encaminhadas ao Ambulatório de Psicologia Infantil por apresentarem queixa de dificuldade de aprendizagem, passaram por avaliação e atendimento psicopedagógico, e receberam alta clínica nos anos de 1998 e 1999.

As crianças foram chamadas para o encontro de seguimento, realizado durante os anos de 2000 e 2001, em que a situação atual dos participantes foi associada com características pessoais relatadas por ocasião do atendimento. A seleção de participantes se baseou em entrevistas com mães, na classificação de recursos e dificuldades de cada criança, numa escala comportamental infantil denominada "A-2 Rutter" e nos prontuários, que forneceram informações sobre as relações de cada participante com adultos e crianças.

A partir daí, três grupos foram criados. O primeiro foi formado por crianças sociáveis, que respeitam regras e normas e relacionam-se bem com adultos e crianças; o segundo grupo foi constituído pelas que têm dificuldades para respeitar regras e normas, se relacionar e apresentaram agressividade; e o terceiro e último grupo, considerado intermediário, com crianças de características mistas, que não se encaixavam nos demais.

No acompanhamento das crianças, foram realizadas entrevistas com elas e com suas mães, onde se buscou analisar o autoconceito de cada uma, questionários de investigação de apoio social para a família foram preenchidos e testes de avaliação de desempenho escolar foram feitos.

As crianças mais sociáveis apresentaram um autoconceito melhor e mantiveram os ganhos adquiridos com o atendimento psicopedagógico, pois encontram-se bem na escola e nos relacionamentos com amigos e familiares. Por sua vez, as crianças do segundo grupo tiveram uma avaliação negativa de seu autoconceito, atribuindo a si problemas de comportamento e causa de tristeza dos pais, além de menos recursos para a aprendizagem. Possuem baixo senso de auto eficácia, problemas de atenção, agressividade e são muito ansiosas. Apesar de terem apresentado melhora com o atendimento psicopedagógico, anos depois voltaram a ter dificuldades na escola, com os amigos e a família.

Realização escolar

Segundo Marli, uma ajuda pontual centrada na realização escolar seria suficiente para crianças com o perfil do grupo de crianças sociáveis seguirem o curso normal de seu desenvolvimento. "As autopercepções positivas das crianças as ajudam a enfrentar diferentes situações, gerando maior motivação para novas experiências de aprendizagem e relacionamento", diz.

Já as crianças com dificuldades nas relações interpessoais, por avaliarem de forma negativa suas possibilidades, fortalecem ainda mais problemas de comportamento e o prejuízo para sua saúde mental. "Enquanto essas crianças recebem o apoio psicopedagógico, o suporte faz com que elas consigam se colocar melhor na escola", explica a pesquisadora. "Mas, quando isso é retirado, elas voltam a apresentar dificuldades, inclusive no contexto familiar, onde os relacionamentos prosseguem marcados por conflitos".

Avaliadas por seus professores como incompetentes no desempenho escolar, entretanto as crianças classificadas no terceiro grupo foram consideradas competentes nas tarefas relacionadas à sociabilidade. Isso porque, na percepção das mães, eram crianças capazes de seguir normas do grupo social, que tinham vários amigos e se relacionavam bem com eles, com seus professores e familiares".

Segundo a psicóloga, é preciso proporcionar à criança, desde cedo, um ambiente que tenha regras claras vindas de pais firmes sobre a rotina de seu lar. "É importante que ela participe das tarefas do lar, que tenha pequenos deveres e aprenda a se organizar. A regularidade de horários para rotinas básicas como alimentação e higiene pessoal contribuem para a construção do seu senso de organização, fundamental para a vida em sociedade."

Mais informações: (0XX16) 602-3517, ou e-mail marli_silvacampos@hotmail.com

 


Cursos, Seminários e Palestras


Arquétipos do Feminino

Dando continuidade ao ciclo de palestras sobre potenciais humanos, o Instituto de Psicologia (IP) da USP sedia, no dia 24, a palestra Arquétipos do Feminino, com a psicóloga Márcia Marques Portazio.

A palestra é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, e será realizada às 15 horas, no Bloco B do IP, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4184 ou pelos e-mails anagel@usp.br ou rmalopes@usp.br



Mutirão avalia saúde de idosos

Pessoas com mais de 60 anos poderão se inscrever no Mutirão da Saúde do Idoso, entre os dias 29 de outubro e 8 de novembro. O Mutirão será realizado no dia 30 de novembro é um projeto do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FMUSP) e está sob supervisão do professor Wilson Jacob Filho, Diretor do Serviço.

Além de uma completa detecção de aspectos de saúde física, mental e funcional e direcionamento aos recursos da sociedade, o projeto engloba a possibilidade de seguimento telefônico ao longo de um ano e posterior reavaliação para observar o impacto do Mutirão.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Hospital das Clínicas, Prédio dos Ambulatórios, 5º Andar, Sala 4A, Sala do Serviço Social na avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Metrô Clínicas.

Mais informações: (0XX11) 9624-6365



Mesa redonda debate o exercício da crítica

O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) promove a mesa redonda O Exercício da Crítica, com a presença de Lisette Lagnado (artes visuais), Arthur Nestrovski (música), Jean-Claude Bernardet (cinema) e Alberto Guzik (teatro). O evento acontece dia 29, às 20 horas, e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas a partir do dia 21.

Com esta mesa redonda, o Ceuma, que abriga um espaço aberto às exposições e discussões das artes contemporâneas, põe em questão a atividade crítica nas diversas vertentes teóricas inaugurando um ciclo de encontros, palestras e debates que será desenvolvido a partir de 2003, para discutir as referências, os pressupostos teóricos e a ética do exercício crítico nas diferentes áreas da cultura. O Ceuma fica na rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3257-2760



Palestra do IEA

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico promovem nesta sexta-feira (dia 18) a palestra Patents on biotechnological inventions in europe, que será realizada às 14 horas no edifício IV do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

A palestra será ministrada pelo professora Tade Matthias Spragner, da Universidade de Bonn, da Alemanha. A entrada é gratuita, mas há a necessidade de confirmação de presença pelo e-mail ineshita@usp.br. O ICB IV fica na avenida Professor Lineu Prestes, 1730, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4201




Quadro de Avisos


Ex-reitor da USP recebe prêmio

O ex-reitor da USP, professor Antonio Hélio Guerra Vieira recebe na sexta-feira (dia 18), às 8h30, o prêmio Professor Emérito de 2002 – Troféu Guerreiro da Educação. O prêmio é concedido pelo Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) e o jornal O Estado de São Paulo. A solenidade acontecerá no auditório do jornal na rua Engenheiro Caetano Álvares, 55, São Paulo, SP.

Mais informações: (0XX11) 3040-9947




Teses e Dissertações


Escola Politécnica

Mestrado

- Investigação sobre as características geotécnicas de um resíduo de papel. Paula Fernanda Teixeira. Dia 24, às 9 horas.

- Utilização de recursos multimídia no ensino de concreto Armando e Protendido. Waine Santos de Assis. Dia 25, às 14 horas.

Doutorado

- O princípio da separação para o controle h2 de sistemas lienares com saltos

Markovianos. Esteban Fernández Tuesta. Dia 24, às 10h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Doutorado

- Crescimento e estado nutricional de mudas de citros influenciadas pela adubação com nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio. Jonas Ruschel. Dia 18, às 13h30.

Mais informações: (0XX19) 3417-2116/ 3429-4171



Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Doutorado

- Sistemas de espaços livres públicos da cidade de São Paulo. Márcia Halluli Menneh. Dia 24, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3257- 7837, ramal 24



Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Exame do gênero feminino em documentos geolingüístico brasileiros no período de 1957 a 1994. Telma Regina Bueno. Dia 25, às 9 horas

- O adjetivo indespensável: o uso do adjetivo nas estratégias discursivas de Horácio Quiroga. Iromar Maria Vilela. Dia 25, às 14 horas.

Doutorado

- Dinâmica da água em Campos de Murundus do Planalto do Perecis. Prudêncio Rodrigues de Castro Junior. Dia 25, às 9 horas.

- O modelo político da autocracia bizantina: fundamentos ideológicos e significado histórico. Celso Taveira. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626



Correção

Informamos que na edição de 16 de outubro de 2002, Boletim nº 1071, o título correto da matéria da seção Destaque é: "Dia prevê atuação em várias frentes para erradicar o alcoolismo" e não "Dia prevê atuação em várias frentes para irradiar o alcoolismo", como foi veiculado.



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