São Paulo, 23 de outubro de 2002 n.1076/02.




Poli desenvolve aplicações
multimídia móveis

O primeiro Laboratório Multimídia Sem Fio
do Brasil, instalado na Poli, permitirá a
elaboração de novas tecnologias para
computadores de mão



Hospital Universitário terá curso que abordará a violência


No Instituto de Psicologia, curso sobre terapia comportamental


Faculdade de Educação promove seminário sobre educação e cultura nos anos 60




Destaques


 

Laboratório Multimídia Sem Fio chega ao Brasil

Marcelo Gutierres

A partir de novembro, pesquisadores e estudantes da USP terão acesso a uma infra-estrutura que possibilitará o desenvolvimento de aplicações multimídia móveis em computadores de mão, os PDAs, e laptops. No próximo dia 31 de outubro, o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP receberá da empresa de semicondutores Intel o primeiro Laboratório Multimídia Sem Fio do Brasil. A iniciativa faz parte de um convênio entre a Poli e a Intel e busca promover tecnologia para meios eletrônicos interativos via Internet, sem a utilização de fios.

"Com apenas um ‘click’ ou um comando de voz será possível ligar ou desligar um aparelho doméstico, mesmo sem estar em casa, viabilizando o conceito de lar virtual home (lar virtual)", exemplifica o professor Marcelo Zuffo, do LSI e um dos responsáveis pelo Laboratório. Ele explica que o suporte necessário aos computadores portáteis serão viabilizados por duas bandas de comunicação: uma de 54 megabits por segundo e outra de 11 megabits por segundo. "Isso eqüivale a uma velocidade mil vezes superior a dos modems atuais."

Na área de telemedicina, Zuffo conta que o objetivo é realizar videoconferências utilizando PDAs. "Além disso, os médicos terão à mão acesso aos prontuários de seus pacientes em tempo real." Outra aplicação será o controle, também por PADs, da Caverna Digital — sistema de realidade virtual de múltiplas projeções que permite a imersão total dos usuários em mundos virtuais gerados por computadores em tempo real, concluída em janeiro de 2001. Com isso, Marcelo Zuffo pretende, em breve, operar o sistema de sua própria casa.

A partir de 2003, alunos de graduação e pós-graduação da Poli poderão cursar disciplinas optativas sobre meios eletrônicos interativos no Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, e com isso utilizar o espaço. "Pretendemos ensinar a eles como criar, à luz dessa infra-estrutura de telecomunicações e informática, novos dispositivos para uso comum no cotidiano", conta o professor.

Ele cita um projeto de multimídia sem fio que já conta com um programa de composição musical para crianças de 7 a 14 anos. "Em um computador de mão, a criança aprende a compor os mais variados estilos musicais." A idéia, da professora Roseli Lopes, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, contou com a parceria da Orquestra Sinfônica de São Paulo.

A Cerimônia de Doação contará com uma palestra do professor João Antonio Zuffo sobre a Economia e a Sociedade no novo Milênio e o impacto das novas tecnologias. O evento terá lugar no prédio da Administração da Poli, Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-5254, ou pelo e-mail flavia@lsi.usp.br



Cursos, Seminários e Palestras


Curso no HU aborda a violência

Nesta quinta-feira (24), acontece no Hospital Universitário (HU) da USP o curso Manifestações da violência contra crianças, adolescentes e idosos. Organizado pelo Departamento de Enfermagem do Hospital, o programa contará com palestras e mesas-redondas que abordarão a importância da atualização dos profissionais de saúde em relação à identificação, notificação e assistência às vítimas de violência. O custo da inscrição é de R$ 40,00. O Departamento de Enfermagem do HU fica na avenida Prof. Lineu Prestes, 2565, Cidade Universitária, SP.

Mais informações: (0XX11) 3039-9201

Terapia comportamental e cognitiva

O Instituto de Psicologia (IP) da USP está com inscrições abertas para o curso Terapia comportamental e cognitiva, dirigido a profissionais da área. O início das aulas está previsto para março de 2003, e a duração total do curso é de um ano.

As inscrições podem ser feitas até o início das aulas, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 100,00. O endereço do IP é Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4357 ou pelo e-mail soniaka@usp.br

Cultura e Educação nos anos 60

A Faculdade de Educação (FE) da USP promove, de 24 a 26 de outubro, o seminário Anos 60 - Cultura e Educação - Diálogo com Experiências. Serão realizadas mesas-redondas e debates sobre o tema, além da exposição do filme "Jango", de Sílvio Tendler.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até o dia do evento. A FE fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574




Agenda Cultural


Eventos culturais comemoram 50 anos da FMRP

Celebrando os 50 anos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, serão realizados nesta quinta-feira (24) dois eventos:

Mário de Andrade no modernismo de 22, palestra proferida por Telê Porto Ancona Lopes, pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, na Sala de Congregação, às 16 horas.

Às 17h30, no saguão de entrada do prédio central da FMRP, será inaugurada a instalação Palavraria – o supermercado da palavra, obra da artista plástica Silvia Velludo, que estará aberta para visitação até o dia 10 de novembro.

Os dois eventos tem entrada franca. O endereço da FMRP é Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3026



Teses e Dissertações


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Doutorado

- Arquitetura e urbanismo de Curitiba: transformações do movimento moderno. Luís Salvador Petrucci Gnoato. Dia 25, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3257-7837, ramal 24

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

-Ver para crer: a imagem como construção. Glauce Rocha de Oliveira. Dia 30, às 9h30.

- Solo pobre, terra rica: paisagens do cerrado e agropecuária modernizada em Jataí, Goiás. Ivanilton José de Oliveira. Dia 30, às 14 horas.

Doutorado

- Crise e renovação católica na cidade de São Paulo - impasses do progressismo, permanências do conservadorismo - 1945-1975. Damião Duque de Farias. Dia 30, às 14 horas.

- A inquietude da memória. O significado do lembrar em romances de Vergílio Ferreira. Marcelo Franz. Dia 31, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

- Isolamento e caracterização do vírus da influenza A em população humana e de animais da cidade de São Roque - São Paulo. Andrea Luppi Fernandes Dias. Dia 25, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava