São Paulo, 25 de outubro de 2002 n.1078/02.


Livro conta a história dos 90
anos da FMUSP

Sagas do Espigão traz testemunhos da
história e do cotidiano da Faculdade de
Medicina e do HC, passando pela narração
do processo de criação da cidade de São
Paulo



Estudo analisa controle de peso em mulheres com distúrbios alimentares


Instituto de Física abre inscrições para mestrado e doutorado


Professor da EESC lança livro sobre Arquitetura e Educação




Destaques


 

Obra traz histórias dos 90 anos da Medicina

André Chaves de Melo, do Jornal da USP

A Faculdade de Medicina (FMUSP) ganhará um presente na comemoração de seus 90 anos: o lançamento do livro Sagas do Espigão, que resgata testemunhos da história e do cotidiano da faculdade e do Hospital das Clínicas, passando pela narração do processo de criação da cidade de São Paulo, desde a colonização e da explosão demográfica do século XX até os dias de hoje. O lançamento acontecerá na próxima quarta-feira (30), às 18 horas, na Faculdade de Medicina (FM), durante a realização de um ciclo de palestras em homenagem aos 90 anos da FMUSP.

O livro, composto por 17 artigos e um ensaio fotográfico, foi escrito por estudantes de graduação e da terceira idade, da disciplina Narrativas da Contemporaneidade, oferecida pelo Fórum Permanente Interdisciplinar da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Trata-se do 24º volume da série São Paulo de Perfil, idealizada e organizada por Cremilda Medina, professora da ECA e coordenadora de Comunicação Social da USP.

Expondo o olhar dos humildes, que dificilmente têm espaço para se manifestar, a obra conta histórias de quem passou por momentos de angústia e esperança, confiando na cura pelas mãos dos profissionais do maior complexo de saúde da América Latina. O leitor poderá encontrar desde a narrativa da vida de um paciente do HC que faz, todos os dias, hemodiálise, à espera de um transplante de rim, ou de um culto, feito pelos estudantes de medicina em homenagem ao morto anônimo que terá seu corpo utilizado numa aula de autópsia, até a descrição das atividades do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA), do Instituto de Psiquiatria (Ipq) do HC, por meio da narração do caso de um paciente, que sofre de alcoolismo.

Entre outros destaques, a historiadora Kátia Maria Abud, professora da Faculdade de Educação da USP, conta no texto "Viagem para as alturas" como os primeiros colonizadores, instalados em São Vicente, começaram a subida da Serra do Mar, em direção ao Planalto de Piratininga, fundando o núcleo original da cidade que, já no século XVII, passou a ter um hospital, mantido pela Irmandade da Misericórdia.

"A narrativa foi estruturada a partir da metáfora da ‘viagem para as alturas’, empreendida pelos primeiros colonizadores e ainda hoje refeita por milhares de pessoas que, todos os dias, procuram tratamento ou alívio para suas dores no complexo de saúde da Medicina", declara Cremilda Medina.

A organizadora, que defendeu em 1986 sua tese de doutorado, onde analisou as diferentes formas de linguagem utilizadas no registro da história do bairro paulistano de Higienópolis, criou em 1987 uma série de livros-reportagem dedicada ao estudo e construção de uma narrativa diferenciada das raízes históricas e do cotidiano de São Paulo. "Consegui viabilizar o projeto através da socialização da proposta com os alunos do curso de Jornalismo."

A idéia inicial de se dedicar aos bairros acabou sendo substituída por uma pauta dupla, com a publicação de dois livros por ano, um dedicado ao relato de experiências de imigrantes que vieram em busca de uma nova vida na paulicéia desvairada e outro voltado para a discussão de um grande tema do cotidiano da cidade. No fórum, a disciplina passou a ser oferecida anualmente. "De certa forma, esse volume traz de volta a idéia original de se dedicar ao estudo dos bairros de São Paulo, cidade pela qual sou apaixonada, pois, entre outras coisas, ele mostra como é que ocorreu a formação do entorno da Faculdade de Medicina, cravada entre Pinheiros e Cerqueira César."

Mais informações: (0XX11) 3091-4882, com Valnete.

Estudo analisa controle de peso em mulheres com distúrbios alimentares

Da redação, Agência USP

Pesquisa realizada pela psiquiatra Sheila Assunção, do Ambulatório de Bulimia e Anorexia (Ambulim) do Instituto de Psiquiatria (Ipq) do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina (HC/FMUSP) descreve os métodos utilizados pelas pessoas com distúrbios alimentares para controle de peso, com ênfase na atividade física. O estudo, feito com 47 mulheres de 18 a 38 anos, portadoras de anorexia e bulimia, detectou que 42,6% praticavam exercícios em excesso, e 34% dedicavam duas horas ou mais à atividade.

Segundo a psiquiatra, essas mulheres dependem da atividade física para seu bem estar geral, e ficam chateadas se não podem se exercitar. Quando isso acontece, compensam com horas extras na sessão seguinte. Sheila relata que elas se exercitam mesmo indispostas, cansadas ou machucadas e não participam de eventos sociais, se atrapalharem a rotina dos exercícios.

A pesquisadora aponta que nas mulheres estudadas, as preocupações com peso e imagem corporal precederam o início das atividades físicas, em contraste com outros estudos sobre o tema, em que a atividade física intensa precede um transtorno alimentar. As justificativas mais comuns para a prática de exercícios, segundo a pesquisa, foram o desejo de perder peso (63%), a pretensão de melhorar o corpo (60,5%) e a necessidade de praticar atividade física (26,3%).

Para Sheila Assunção, a obsessão por exercícios acarreta prejuízos psicológicos, sociais e físicos que se somam aos encontrados nas pessoas que sofrem de transtornos alimentares. Entre os métodos para perda de peso citados pelas mulheres pesquisadas estão a indução de vômito (80,9%), o uso de laxantes (74,5%), inibidores de apetite (55,3%) e diuréticos (36,2%). A prática de atividade física foi mencionada por 70,2% das entrevistadas.

A pesquisa será apresentada durante a I Jornada de Transtornos Alimentares e Obesidade do Ambulim, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro de 2002, no Anfiteatro principal do Ipq, na Rua Dr. Ovídeo Pires de Campos, s/n, 1o Andar, dentro do complexo do HC. A programação completa do evento está no site http://www.ambulim.org.br.

Mais informações: (0XX11) 3081-3789 ou 9971-8831, com Sheila Assunção




Cursos, Seminários e Palestras


Mestrado e Doutorado no IF

O Instituto de Física (IF) da USP recebe, até 8 de novembro, inscrições para mestrado e doutorado na Área de Ensino, Modalidades Física e Química. Interessados devem comparecer na Secretaria de Pós-graduação do IF, localizada na Rua do Matão, travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901

Imagens de Cuba

A Faculdade de Educação (FE) da USP promove, de 6 a 8 de novembro, o evento Imagens de Cuba, que contará com uma série de debates e lançamento de produtos culturais, como o livro Imagens de Cuba: a esperança na esquina do mundo.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 1º de novembro através do e-mail marcosfe@usp.br. A FE fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3815-0232



Agenda Cultural


Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP para a semana de 28 de outubro a 3 de novembro:

A Revolução Não Será Televisionada, inédito. A série, realizada pelo guerrilheiro urbano fictício, um revolucionário imaginário que utiliza a arte como arma, busca fugir do convencional e propor novas linguagens artísticas na TV. Segunda-feira (28): 1h30 e 4h30.

Especial, inédito, mostra dois documentários nacionais.

"Vida Caiçara". Ganhou o prêmio de melhor média metragem no II ECOCINE 2002 - Festival Nacional de Cinema e Vídeo. O documentário gira em torno de depoimentos de moradores de áreas de preservação ambiental, no litoral sul do Estado de São Paulo. Direção, Roteiro e Imagens de Luiz Bargmann.

"No Meio do Caminho" é o primeiro vídeo de uma série a ser produzida dentro do Projeto Cidade & Cidadania, desenvolvida pelo VÍDEOFAU. O documentário apresenta o cotidiano de quatro pessoas com dificuldades de locomoção, discutindo o tema acessibilidade no ambiente urbano. Direção de André Costa e Silvio Cordeiro.

Terça-feira (29) às 12 horas, 16h30 e 20h30.

PGM, inédito, traz essa semana os temas:

"TV Digital". Como será a TV do futuro? Muitas novidades estão sendo prometidas e pesquisadas: TV móvel, TV portátil em celulares, TV com acesso a Internet, etc. Conheça no PGM o decodificador de TV digital desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da USP que poderá se adaptar a qualquer um dos sistemas que for escolhido pelo Brasil: o americano, o europeu ou o japonês.

"Aprendizado de Língua Estrangeira". O mercado de trabalho cada vez mais exige o domínio de idiomas. Porém, aprender línguas estrangeiras não é tão fácil assim para algumas pessoas. Veja o que dizem psicólogos e educadores: quais as principais dificuldades e como superá-las.

"Telenovela". Elas lançam moda, criam gírias e mexem com a vida real de milhares de pessoas. Não é a toa que as telenovelas brasileiras são exportadas para vários países do mundo. Saiba mais sobre telenovelas acompanhando um pouco do I Seminário Internacional de Telenovela.

"Pesquisa de Consumo". Uma pesquisa realizada pelo Provar em parceria com a FEA, coordenada pelo ex-aluno Luis Vilela e o coordenador técnico do Provar, João Paulo de Siqueira, descobriu que a maioria das pessoas acaba gastando mais do que pretendia na hora de sair as compras. A publicidade e a falta de uma pré listagem das necessidades fazem com que as pessoas acabem aumentando o número de itens que

previa gastar.

"Mar Portuguez"

O PGM vai ar quarta-feira (30), às 7h30, 12 horas, 16h30, 21 horas, 1h30 e 4h30. Sábado (1), às 1h30.

Pilotis, Inédito, "O mundo da nanotecnologia". O programa explica o que é a nanotecnologia e onde ela poderá ser utilizada. Apresenta ainda os estudos para se produzir um cimento mais resistente a partir da mistura com partículas de casca de arroz. Uma professora da Universidade Federal do Rio Janeiro mostra como produzir um pneu colorido. E mais: a nanotecnologia pode ajudar a produzir remédios inteligentes que provocam menos efeitos colaterais. O programa traz entrevistas com especialistas do Brasil e do exterior. Quinta-feira (31), às 7h30, 11h30, 16 horas e 20h30. Sábado (1), às 7h30. Domingo (2), às 1h30.

Olhar da USP, inédito, "Reposição Hormonal". Reposição hormonal pode causar câncer de mama? Funciona só para mulheres ou os homens já utilizam esse tipo de tratamento? Enfim, quais os prós e contras da reposição? Essas são algumas das questões do Olhar da USP desta semana. Quinta-feira (31), às 12 horas, 16h30, 21 horas, 1h30 e 4h30. Sábado (14), às 21 horas. Domingo (15), às 7h30.

4X4, inédito,"Morte". A busca de explicações para a existência e para "o que vem depois" gerou todas as culturas e religiões existentes, com seus rituais e mitologias. Fascínio, medo e aversão são algumas das emoções contraditórias que a morte provoca no ser humano. A sociedade de consumo tenta dar à morte, ampliando o tabu que a envolve, uma nova embalagem mais aceitável, procurando contornar seu impacto, amenizar seu significado, reduzir os transtornos que possa acarretar.

Sábado (3), às 16h30 e domingo (4), às 21 horas.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo ou ao vivo pela internet em http://www.cnu.org.br

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 com Adriano ou Carol. Pelo e-mail tvusp@edu.usp.br




Livros, Revistas e Publicações


Professor da EESC lança livro

O professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP lança, no dia 30, o livro Arquitetura e Educação: organização do espaço e propostas pedagógicas dos grupos escolares paulistas, 1893/1971, escrito em parceria com a professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Ester Buffa.

O lançamento ocorrerá às 19 horas no Centro Cultural do Campus de São Carlos da USP, localizado na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9293



Teses e Dissertações


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Mestrado

- Inventário e análise da arborização viária da estância turística de Campos do Jordão, SP. Tais Oetterer de Andrade. Dia 31, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19)3429-4460

- Comportamento da dormência de sementes de Brachiaria dictyoneura cv. Llanero submetidas às ações do calor e do ácido sulfúrico. Clodoaldo Rocha de Almeida. Dia 31, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4460

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

- Desenvolvimento de forma farmacêutica contendo gangliosídeo-GM1 e avaliação 'in vitro' sua atividade como antídoto para litio e ferro. Pedro Gonçalves de Oliveira. Dia 31, às 14 horas.

Mais informações: 3091-3656

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- O quinze e chiquinho: similitudes e diferenças em dois espaços regionalistas. Antonio Aparecido Mantovani. Dia 25, às 14 horas.

- Nas trilhas do neo-realismo: um estudo comparado das três versões de galo cantou na Baía, de Manuel Lopes. Genivaldo Rodrigues Sobrinho. Dia 28, às 14 horas.

- Uma poética da modernidade: leitura comparativa entre Alberto Caeiro e Manoel de Barros. Isaac Newton Almeida Ramos. Dia 28, às 9 horas.

- Fígado de tigre: em busca da origem genealógica do melodrama. Fernanda Martins Verdasca. Dia 1 de novembro, às 14 horas.

Doutorado

-Qualidade ambiental urbana - ocupação periférica e percepção em área de proteção e recuperação de mananciais - zona sul de São Paulo. Douglas Gomes dos Santos. Dia 1 de novembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Instituto de Biociências

Mestrado

- Análise de metabólitos primários e secundários em galha foliar de Tibouchina pulchra (Charm) Cogn. (Melastomataceae) e suas relações com tecidos não afetados. Lucimar Barbosa da Motta. Dia 25, às 13h30.

Doutorado

- Variações endócrinas durante o ciclo reprodutivo de pacu, Pairactus mesopotamiscus: efeito da manipulaçãoda temperatura e da fotofase. Kátia Kiyomisek. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7538



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava