São Paulo, 30 de outubro de 2002 n.1081/02.




O excesso de flúor e a incidência da fluorose
Especialistas da FOB alertam que o uso
exagerado de flúor em crianças, entre os 11
meses e 7 anos, pode causar a fluorose, que
se prolonga até a idade adulta



Trabalho da FMRP é premiado em congresso nacional


Esalq tem inscrição para curso sobre produção animal


Na Rádio USP, especial sobre Carlos Drummond de Andrade




Destaques


 

Especialistas da FOB alertam para os perigos da fluorose

Antonio Carlos Quinto

O flúor é amplamente usado na prevenção da cárie dental em crianças e adultos. Entretanto, de acordo com pesquisadores da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru (FOB), se a aplicação do produto for feita de maneira exagerada entre os 11 meses e 7 anos pode causar a fluorose dental, que se prolonga até a idade adulta. Os dentes ficam porosos, quebradiços e adquirem uma coloração que varia de esbranquiçada a marrom, dependendo do grau das lesões, podendo prejudicar as funções de mastigação e estética.

De acordo com a professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf, do Departamento de Ciências Biológicas da FOB, a fluorose passou a ser detectada com maior intensidade na década de 80, quando surgiram os cremes dentais fluoretados. Ela explica que existem quatro fatores de risco para a doença: a água fluoretada, o leite em pó — que faz parte da dieta alimentar de crianças, preparado com esta água —, os cremes dentais e os comprimidos de flúor. "A água de abastecimento das cidades não mantém um nível constante de flúor. Por vezes há excessos e em outros momentos há falta do produto", explica a pesquisadora.

Os inconstantes níveis de flúor nos reservatórios de água, segundo a pesquisadora, são prejudiciais ao consumidor. "Mesmo quando são considerados ótimos, contendo em torno de 0,7 a 1 ppm (partes por milhão) de flúor, pode causar a fluorose em até 10 % da população consumidora da água", alerta.

Marília coordena, desde 1998, um monitoramento de reservatórios em Bauru e em mais cinco cidades da região. "Em Bauru há grandes variações dos níveis de flúor. Num estudo recentemente publicado, onde foram analisadas amostras de água coletadas de uma Estação de Tratamento de Águas (ETA) e de mais 19 poços de Bauru, 3 vezes por semana durante 1 mês, observamos grandes flutuações nos níveis de flúor, sendo que a maioria das amostras apresentavam níveis abaixo dos ideais", conta. "No entanto, chegamos a encontrar concentrações de flúor de até 9 ppm em uma das amostras analisadas."

Em outro estudo realizado no ano passado, também em Bauru e ainda não publicado — onde foram analisadas amostras de água coletadas nas torneiras de EMEIs — foram encontradas novamente grandes variações com níveis de flúor de até 1,3 ppm. "Contudo, as merendas preparadas com essa água não chegaram a representar um risco de fluorose", aponta a pesquisadora.

Excessos em alimentos

Em suas pesquisas, a professora também detectou excesso de flúor em alguns tipos de alimentos e bebidas, principalmente pela utilização da água fluoretada no processo de industrialização. Ela desaconselha o consumo excessivo, principalmente das crianças, de achocolatados, cereais matinais e alguns tipos de bolachas que podem corresponder até 30% da dose limite de ingestão diária de flúor. "O ideal é que o consumo não ultrapasse a 0,07 miligramas de flúor por quilo de peso da criança por dia", recomenda. "Nem mesmo os fabricantes têm conhecimento do excesso de flúor contido em seus produtos". Por este motivo, a pesquisadora acredita que deveria haver obrigatoriedade da colocação, nos rótulos dos produtos dirigidos ao público infantil, da concentração de flúor presente nos mesmos.

Dentre as várias formas de controle para se evitar a fluorose, Marília lembra que as crianças devem evitar engolir cremes dentais, como é comum. "Os pais devem orientar os filhos a expelirem o excesso de creme dental após a escovação e reduzir a quantidade colocada na escova de dente", recomenda. "Geralmente o creme dental é colocado no sentido longitudinal das cerdas. O ideal é que seja depositada no sentido transversal da escova e numa quantidade não superior ao tamanho de uma ervilha", explica.

A fluorose pode ser detectada, após a erupção dos dentes, por meio do exame clínico dos mesmos. No entanto, como demoram alguns anos desde a ingestão excessiva de flúor, que irá levar à fluorose, até a erupção, uma boa medida de prevenção seria avaliar a ingestão de flúor da criança durante a época da formação dos dentes.

Isso pode ser feito por uma estimativa da ingestão diária total de flúor, por intermédia da dieta, da escovação, e de biomarcadores de exposição ao flúor, como plasma, urina e, mais recentemente, unhas. As unhas apresentam a facilidade de ser um biomarcador de fácil coleta. "Depois de cortadas e limpas, as unhas são submetidas a um procedimento para separação do flúor, que depois é medido com eletrodos especiais", descreve. Isso pode dar uma idéia da ingestão de flúor da criança, o que é muito importante, pois, após detectada a fluorose, o único tratamento, segundo Marília, é a restauração do dente.

Mais informações: (0XX14) 227-1486, com a professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf, ou pelo e-mail mbuzalaf@fob.usp.br


Estudo visa a descoberta de novo método para diagnóstico de câncer

Olavo Soares

O estudo Marcadores imunohistoquímicos como fatores prognósticos para o melanoma, desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, foi premiado como o melhor trabalho de investigação na categoria pôster no 57º Congresso Brasileiro de Dermatologia, realizado de 21 a 23 de setembro, em Porto Alegre (RS). O objetivo do estudo foi apontar com os marcadores imunohistoquímicos possíveis ocorrências do melanoma. Os marcadores são substâncias que, ao serem colocadas no tecido cancerígeno, apontam o grau de desenvolvimento da doença. Este tipo de câncer possui altos índices de mortalidade, embora, se diagnosticado em sua fase inicial, apresente maiores possibilidades de cura.

O trabalho da FMRP consiste na utilização de marcador imunohistoquímico para indicar a ocorrência de mitoses entre as células cancerígenas em cortes parafinados do tumor. O marcador indicou maior número de divisões celulares na área comprometida pelo tumor comparado ao observado em cortes de tecidos de lesões benignas. "O diferencial do nosso trabalho foi o encontro de resultados promissores com o emprego dos marcadores imunohistoquímicos em material parafinado", destaca a professora Cacilda da Silva Souza, uma das participantes do projeto. Atualmente, os marcadores imunohistoquímicos são em sua maioria utilizados em material em congelação. "Os materiais parafinados são mais baratos, de manuseio mais fácil e, além disso, fazem parte da rotina dos laboratórios", aponta a professora.

"Mesmo com o bom desempenho dos marcadores com material parafinado, precisamos expandir a pesquisa, testando sua eficácia em maiores amostras de diferentes tipos clínicos do melanoma", explica a professora, ressaltando que "é necessário compreender porque em algumas vezes o emprego da imunohistoquímica em material parafinado dá certo e em outras não". O grupo de pesquisadores da FMRP quer verificar também a possibilidade de utilizar como indicador prognóstico de outros tipos de câncer cutâneo.

A equipe premiada é composta, além da professora Cacilda, por Tarcila Taborda, Airá Vilar, Darlene Arruda e Ana Maria Roselino, integrantes da Divisão de Dermatologia e do Departamento de Patologia da FMRP.

Mais informações: (0XX16) 602-2716



Cursos, Seminários e Palestras


Produção Animal na Esalq

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) está com inscrições abertas até o dia 7 de novembro para o curso presencial de Rastreabilidade na produção animal. As aulas serão realizadas nos dias 9 e 10 de novembro e destina-se a técnicos, engenheiros, empresários, pesquisadores e estudantes da área de produção animal. O preço do curso é de R$ 200,00 e a inscrição pode ser feita pelo correio (cheque nominal) ou fax..

A Esalq fica na Av. Carlos Botelho, 1025, Piracicaba, São Paulo.

Mais informações: (0XX19) 3422-2755 (fax) ou site: http://www.ciagri.usp.br/~nupea/eventos.htm ou pelo e-mail agrohoje@ciagri.usp.br

Astrologia e Traços de Personalidade

No dia 31, das 14h30 às 16h30, no Anfiteatro do Bloco 23 do Instituto de Psicologia (IP) da USP ocorrerá o seminário intitulado Cosmobiologia (Astrologia) e Traços de Personalidade. O evento abordará todo o histórico das principais pesquisas sobre as relações entre as teorias de personalidade e a astrologia, considerada como "a soma do conhecimento psicológico da antigüidade." (C. G. Jung). Também será visto os estudos dos ritmos biológicos e sua relação com os ciclos terrestres e planetários, além de outros temas.

O evento é gratuito, não necessitando de inscrição prévia. O IP fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 399 , Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4184, com Cecília, ou e-mail anagel@usp.br ou rmalopes@usp.br

Ordem Internacional em Transição

Terça-feira (dia 5), das 9h às 18h, o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) da USP em parceria com Instituto Brasileiro de Comércio Exterior promovem, o seminário Ordem Internacional em Transição. Os assuntos serão, entre outros, a precária governabilidade internacional e as novas ameaças transnacionais, como a atuação de grupos terroristas e suas implicações para a defesa e promoção dos direitos humanos.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo telefone. O seminário acontece no Centro de Convenções Rebouças, na Rua Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 23, próximo ao metrô Clínicas, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3331-7251

Lógica aplicada à tecnologia

De 11 a 13 de novembro, acontece o III Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia (Laptec). O evento é promovido pela Faculdade Senac de Ciências Exatas e Tecnologia, com apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. A coordenação é de Jair Minoro Abe, coordenador da Equipe de Pesquisa Interdisciplinar de Lógica e Teoria da Ciência do IEA.

Para os interessados em participar, as inscrições podem ser feitas pelo site, com dois preços: R$ 400,00 com annais e R$ 50,00 sem annais. O III Laptec acontece na Rua Galvão Bueno, 430, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3399-4770, ramal 122, pelo e-mail laptec@sp.senac.br ou site www.sp.senac.br/laptec2002



Agenda Cultural


Centenário de Drummond

Nesta quinta-feira (31), às 10h30, a Rádio USP (FM 93,7) estará com uma programação especial em comemoração ao centenário de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. O evento contará com a participação de Alcides Celso Oliveira Vilaça, professor de Literatura Brasileira da USP e Ivan Marques, jornalista e doutorando em literatura pela Universidade. O programa trará ainda um depoimento de Pedro Drummond, neto do poeta.

Mais informações: (0XX11) 3091-4423

Ver Ciência 2002

A 8a. Mostra Internacional de Ciência na TV - Ver Ciência 2002 - será realizada na Estação Ciência entre os dias 5 e 10 de novembro. O evento reunirá produções de divulgação científica do Brasil e de diferentes partes do mundo, algumas das quais selecionadas no Rencontre Internationales de l’Audiovisuel Scientifique/ Image et Science, evento que acontece em Paris há mais de 20 anos.

As sessões acontecerão de segunda a sexta-feira das 9 às 16 horas e durante o fim de semana das 14 às 16 horas. A entrada é gratuita.

A Estação Ciência está localizada na Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, site http://www.eciencia.usp.br ou e-mail info@eciencia.usp.br

XX Volta USP

O Centro de Educação Física, Esportes e Recreação da USP - São Carlos (Cefer) já está recebendo inscrições para a XX Volta USP – Corrida Cidade de São Carlos. Neste ano, a prova será realizada em homenagem aos 50 anos da Escola de Engenharia e traz uma novidade: a utilização de chip nos tênis para apuração da chegada dos atletas. As inscrições só serão aceitas até 27 de novembro, sem possibilidade de realizá-la no dia da prova, 30 de novembro. A largada está marcada para às 16h30, no campus da USP.

No total, são oito categorias e, algumas delas, ainda têm subdivisões. Quanto à premiação, além dos prêmios em dinheiro e dos troféus, também serão distribuídas 1.200 camisetas e o mesmo número de medalhas.

Para se inscrever, o atleta tem que pagar uma taxa de R$ 15,00 – alunos da USP pagam R$ 10,00 – junto ao Banespa (Ag. 0024- C/C 01-052720-9) ou Banco do Brasil (Ag. 3062-7 C/C 168.153-2). Depois o interessado deve anexar o recibo à ficha de inscrição e entregar ou enviar para o CEFER, Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9107 ou pelo site http://www.eesc.sc.usp.br/cefer



Quadro de Avisos


IPT recebe prêmio

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), localizado na Cidade Universitária, recebeu da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) o Prêmio de Inovação Tecnológica e Instituição de Pesquisa. O IPT venceu a etapa nacional do prêmio, após ter sido aprovado em escala regional. Os critérios da "competição" incluíam capacidade inovadora da instituição, resultados e impacto sócio-econômicos e ambientais dos projetos desenvolvidos e parceria com o setor produtivo. A Finep é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O prêmio foi entregue pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, dia 26 de setembro.

Mais informações pelo site http://www.ipt.br



Teses e Dissertações


Escola Politécnica

Mestrado

- Análise de confiabilidade de sistemas hidráulicos empregados em prensas: aplicação para uma prensa de repuxo de 250 toneladas. Álvaro Camargo Prado. Dia 7 de novembro, às 14 horas.

- Gerenciamento de Informações Geológicas no Planejamento de Lavra. Emerson Ricardo Ré. Dia 31 de outubro, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Tradutores e editoras: resistência, restrições e relações. Laureano Pelegrin. Dia 1° de novembro, às 9 horas.

- Fígados de tigre: em busca da origem genealógica do melodrama. Fernanda Martins Verdasca. Dia 1° de novembro, às 14 horas.

- Movimentos de resistência em "The Arrivants", de Edward Kamau Brathwaite. Gisele Giandoni Wolkoff. Dia 6 de novembro, às 14 horas.

Doutorado

- 'Dos benefícios de Deus, 'Livro da consciência e do conhecimento próprio', 'Da amizade e das qualidades do amigo': ed. e vocab. onomasiológico de três tratados da obra ascético-mística 'Castelo perigo'. Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz. Dia 6 de novembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava