São Paulo, 5 de novembro
de 2002 n.1085/02.
Estudo estimula a visão
crítica em crianças Pesquisa realizada com crianças de 1ª série de uma escolar particular incentivou os pequenos a discutir e entender virtudes e conceitos morais |
Conferência no IP aborda as origens da Psicanálise
Na FCF, palestra sobre alimentos funcionais
Canal Universitário comemora cinco anos
Destaques
Crianças são estimuladas a ter uma visão crítica
Pedro Biava
Um estudo realizado pela psicóloga e professora Andréa Cristina Felix Dias, buscou entender como se dá o desenvolvimento moral em crianças desde o início da alfabetização. Andréa concentrou seus estudos em uma sala de aula de 1ª série de um colégio particular em São Paulo e, durante um ano, desenvolveu uma série de atividades que permitiram entender um pouco melhor como se organiza a moral na cabeça de crianças com apenas 7 anos de idade.
O trabalho de mestrado defendido no Instituto de Psicologia (IP) da USP, Estudo psicológico sobre o lugar das virtudes no universo moral aos 7 anos de idade: as crianças da 1ª série discutem coragem e generosidade, uniu psicologia e educação em exercícios como entrevistas, discussões em classe, desenho e redações. Os alunos eram questionados e colocados em contato com conceitos como virtude, coragem e generosidade. A idéia da psicóloga era traçar uma mapa do desenvolvimento moral dessas crianças, observando o quanto elas já sabiam e o quanto aprendiam ao longo do ano a respeito desses conceitos.
Andréa apresentou a Filosofia aos alunos, levando a eles pensadores como Aristóteles. Para surpresa de muitos a idéia foi bem aceita. "Quando se leva a filosofia às crianças elas recebem com muita clareza. Adoram a aula e pedem mais". Os resultados foram tão bons que outros professores também passaram a discutir essas questões com seus alunos.
Virtudes
A psicóloga diz que valores e virtudes são extremamente importantes na vida das crianças. "Todos os personagens de desenho que elas vêem na TV, têm virtudes. A partir das discussões, coragem e generosidade passavam a ser um valor, algo possível para a vida real deles mesmos". O processo todo foi baseado em entrevistas e intervenções. Logo de início foi feita uma entrevista com as crianças para avaliar o estágio moral de cada uma. A professora explica aos alunos o que é virtude e, ao longo do ano, eles fazem uma série de exercícios, como desenhos e histórias, nos quais demonstram seu aprendizado.
Ela traz, por exemplo, uma história na qual um personagem corajoso age. O questionamento surge quando se nota que o personagem não precisa ser forte para ser corajoso, como alguns alunos pensavam no começo, é o caso da tradicional história de Sherazade. "É interessante notar como eles entendiam certas virtudes, como coragem. Para alguns, coragem era enfrentar seus próprios medos. Generosidade aparecia como dar algo seu para o outro".
Como resultado de todo esse trabalho, Andréa notou uma mudança nas crianças, mas ressaltou que essa alteração não vai alem do momento em que elas estão da vida. "Eles não se desvinculam de tudo. Avançam, mas ainda não têm uma definição clara de coragem. Em alguns casos foi possível notar uma diminuição da agressividade, quando passaram a entender que coragem não é bater nos mais fracos", conta. O mais importante para ela é notar que virtude não é um tema só para os mais velhos. Crianças de 7 anos também podem discutir o assunto e ter uma visão bastante crítica.
Mais informações: (0XX11) 3865-8793
Cursos, Seminários e Palestras
Atividades na Física
O Instituto de Física (IF) da USP está promovendo as seguintes atividades:
Na terça-feira (dia 5), às 16 horas, no Auditório Adma Jafet acontece o Seminário de Ensino: O Programa Nacional do Livro Didático e o ensino de Ciências, que abordará o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na área de Ciências. Serão discutidos o histórico e a configuração atual do PNLD bem como os principais resultados obtidos até o momento para Ciências.
Na quinta-feira (dia 7), às 16 horas, no Auditório Abrahão de Moraes, acontece a palesta Oceanografia Física: Aplicações da Física ao Estudo dos Oceanos. O objetivo é apresentar a atuação e contextualização da Oceonografia na aplicação da Física, bem como o início de suas atividades em fins do século XIX.
Todos os interessados podem participar, não havendo necessidade de inscrição prévia.
O IF fica na R. do Matão, Trav. R 187,Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-6979/ 6983
"Projeto de Psicologia" de Freud
Até sexta-feira (dia 8), é possível se inscrever para a conferência Origens da Psicanálise: comentários sobre o "Projeto de Psicologia" de Freud , que acontece no próprio dia de término da inscrição. A professora Ana Maria Loffredo é a coordenadora do evento, realizado pelo Laboratório de Psicanálise e Análise do Discurso (LAPSI), do Instituto de Psicologia (IP) da USP. A participação é gratuita e aberta ao público em geral. Serão distribuídos certificados de participação. As inscrições podem ser feitas por e-mail ou pessoalmente no LAPSI, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco "B", sala 21, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-4174 ou e-mails
fujinaga@netway.com.br
ou ericobvcampos@uol.com.br
Alimentos Funcionais
Quinta-feira (dia 7), às 11h30, haverá palestra sobre Alimentos Funcionais, a ser ministrada pelo professor Franco Maria Lajolo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. O evento faz parte do Programa de Seminários da Comissão de Pesquisa da FCF de 2002. A entrada é franca e não são necessárias prévias inscrições. O encontro, será no Anfiteatro da FCF, na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13 "A", Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-3677, ou e-mail
dpv@usp.br
Agenda Cultural
Jazz Sinfônica em prol do Incor
Sexta-feira (dia 8), às 19h30, será anunciada a Associação Feminina de Apoio ao Incor (Afinco), como uma nova vertente da Fundação Zerbini - órgão ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HC/FMUSP). O evento será na Sala São Paulo (Estação Júlio Prestes) com apresentação da Jazz Sinfônica.
O objetivo é obter mais recursos para implementar os novos projetos do Incor. Os convites custam R$100,00 (vendidos na Fundação Zerbini) e podem ser obtidos até a data do evento.
A Fundação Zerbini fica Av. Brigadeiro Faria Lima 1884, 2º Andar, Jardim Paulistano, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3069-5437, 3038-5300
e 9647-6008 com Rita Amorim na Assessoria de Imprensa do Incor
CNU comemora cinco anos
Este mês, o Canal Universitário de São Paulo (CNU) completa cinco anos no ar. Para comemorar serão exibidos, entre os dias 9 e 15 de novembro, os melhores programas produzidos nesses anos. Algumas produções inéditas estão programadas, como o Conexão Universitária, revista eletrônica produzida pelas nove universidades que formam o canal (USP, PUC, Unifesp, Unip, Unisa, Unicsul, Uniban, São Judas e Mackenzie), que será transmitido diariamente em dois horários: 13h e 22h. Entre as reprises, estão os programas: "Dom Paulo, fé e coragem" - documentário premiado no Festival de Gramado 2002; o seriado "2 apês"; uma série de entrevistas feitas pelo médico Dráuzio Varella; além de reportagens especiais como "Doação de órgãos".
A grade de programação do CNU, que tem transmissão 24 horas por dia pelo Canal 15, está disponível no site do canal.
Mais informações: (0XX11) 3034-6277 com Jota, ou pelo site
http://www.cnu.org.br
Teses e Dissertações
Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado
- Estudo cinético-químico não isotérmico e caracterização da combustão de um carvão CE4500. Claudionor Gomes da Silva Filho. Dia 14 de novembro, às 14 horas.
Doutorado
- Uma análise dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos e as inter-relações com a Política Nacional de Meio Ambiente - estudo de caso: bacia hidrográfica do Rio do Monjolinho. Maria Teresa Mariano. Dia 13 de novembro, às 8h30.
- Estudo de cianobactérias em reservatório com elevado grau de trofia (Reservatório de Salto Grande - Americana - SP. Gina Luisa Boemer Deberdt. Dia 14 de novembro, às 14 horas.
Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
- Estado nutricional de idosos institucionalizados e não institucionalizados, não domiciliados, residentes em Londrina, PR. Edith Kreische Filippsen. Dia 11 de Novembro
Mais informações: (0XX11) 3091-3656
Instituto de Geociências
Doutorado
- Relações entre microestruturas, mecanismos de deformação e propriedades físicas anisotrópicas em rochas de alto grau de metamorfismo: estudo de alguns eclogitos e granulitos. Jérôme Fernand Louis Bascou . Dia 12 de novembro, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-3973
Instituto de Psicologia
Mestrado
- Progressão continuada e suas repercussões na escola. Lygia de Sousa Viegas. Dia 14 de novembro, às 14h30.
Mais informações: (0XX11) 3091-4183
Agência USP de Notícias -
Divisão de Informação, Documentação
e Serviços Online |