São Paulo, 8 de novembro de 2002 n.1088/02.


IO identifica espécies de poliquetas bentônicos
Pesquisa do Instituto Oceanográfico da USP
permitiu a identificação de 208 espécies
de pequenos invertebrados entre o
Rio de Janeiro e Santa Catarina



FAU reinaugura biblioteca do Casarão Vila Penteado


Na FFLCH, o seminário O negro e a política de ação afirmativa
na USP


Comemoração dos 90 anos da FMUSP




Destaques


Estudo identifica espécies de poliquetas bentônicos no litoral brasileiro

Júlio Bernardes

Uma pesquisa do Instituto Oceanográfico (IO) da USP identificou em regiões profundas da costa oceânica brasileira, entre Cabo Frio (RJ) e Cabo de Santa Marta (SC), cerca de 208 espécies de poliquetas bentônicos, pequenos animais invertebrados de grande importância ecológica e econômica nos mares da região. O levantamento faz parte da tese de doutorado defendida no IO pelo biólogo Fabiano da Silva Attolini.

O biólogo explica a importância econômica e ecológica dos poliquetas bentônicos: "especialmente em regiões de menor profundidade, muitos peixes importantes para a pesca fazem dos poliquetas um dos componentes principais de sua dieta." Os poliquetas pertencem ao grupo dos anelídeos e podem atingir até 10 centímetros de comprimento e ter entre 2 e 10 milímetros de diâmetro.

Entre as mais de 5.300 espécies conhecidas de poliquetas, a pesquisa identificou 208 associadas ao leito marinho (bentônicos), a maioria com tamanho entre 0,5 e 2 milímetros, invisíveis a olho nu. "Em regiões mais rasas (com menos que 150 metros de profundidade), embora o número de espécies seja semelhante, o tamanho e a abundância dos poliquetas é quase sempre maior do que nas regiões mais profundas", explica Fabiano Attolini.

Na região pesquisada, o fundo do mar é composto por sedimentos não consolidados, formados pela deposição de material orgânico e mineral. O pesquisador relata que os poliquetas têm uma grande diversidade de adaptações para a vida nesse tipo de ambiente. "Parte das espécies vive sobre o fundo do mar e obtêm seu alimento do material trazido pelas águas", afirma. "Outras são encontradas dentro dos sedimentos, alimentando-se de pequenos animais que vivem ali ou mesmo do material orgânico depositado, através da ingestão do próprio sedimento".

As amostras foram recolhidas durante as expedições do navio oceanográfico da USP "Prof. Wladimir Besnard", na área entre Cabo Frio e Cabo de Santa Marta Grande. Foram realizadas 37 estações de coleta, em três etapas, durante os meses de novembro e dezembro de 1997. Fabiano conta que foram utilizados três tipos de aparelhos para a retirada de amostras do leito oceânico. "Na coleta foram usadas uma draga de arrasto, um pegador de fundo — espécie de escavadeira — e um box-corer (caixa metálica), para obter os sedimentos", diz.

O material coletado foi dividido em amostras e transportado para os laboratórios do Instituto Oceanográfico, onde foi feita a identificação das espécies. A pesquisa integra o projeto Importância e Caracterização da Quebra da Plataforma Continental para Recursos Vivos e Não Vivos, apoiado pelo CNPq, cujo objetivo é caracterizar as condições oceanográficas e as espécies animais e vegetais existentes nas águas profundas entre a costa do Rio de Janeiro e a de Santa Catarina.

Mais informações: (0XX11) 3091-6588 ou 9714-2054, com Fabiano Attolini



Biblioteca da FAU-Maranhão reabre com todo o brilho da art-noveau

Juliana Kiyomura Moreno

A partir desta sexta-feira (8), às 18 horas, arquitetos, alunos e admiradores da história da cidade em geral terão um bom motivo para comemorar: o célebre casarão da família Álvares Penteado terá sua biblioteca reinaugurada após um ano e meio de restauro. Com novas instalações, a biblioteca passou a contar com estantes de metal fixadas nas paredes e luminárias que direcionam a luz para o teto, realçando os desenhos de pinturas murais, características daquela época, símbolos do poder e cultura das famílias mais influentes do começo do século passado.

"Desde o início, o projeto tinha como base tomar os devidos cuidados para, em momento nenhum, comprometer a estrutura original do prédio. A parte elétrica e fiação foram feitas a partir do porão, sendo levadas ao andar superior através de canos. Desta forma, não temos interferência de fios e tomadas", explica Eliana Marques de Azevedo, diretora da biblioteca.

O acervo da pós-graduação da FAU reúne a súmula das teses defendidas pela instituição, além dos acervos da Assessoria de Planejamento (Asplan S.A), responsável pelo Plano Urbanístico Básico de São Paulo (PUB) e adquirido pela Fapesp em 1974. Também agrupa os trabalhos da Sociedade de Análises Gráficas e Mecanográficas Aplicadas aos Complexos Sociais (Sagmacs), uma espécie de centro de documentação em planejamento urbano.

O arquiteto e professor da FAU, Júlio Katinsky, ao dar início à reforma de uma das salas da antiga residência do palacete para abrigar a biblioteca — com a aprovação do projeto em 1998 pela Fapesp — viu, junto com sua equipe, o que antes era um depósito de documentos se transformar em um canteiro de pesquisas. "Com a colaboração de um grupo de especialistas em áreas específicas para o restauro, descobrimos um grande material de estudo no trabalho de restauração", observa Katinsky.

Centenário do edifício art noveau

Este ano o edifício da pós-graduação comemora seu centenário. A casa foi projetada pelo arquiteto sueco Carlos Ekman em 1902, como residência do conde Antônio Álvares Penteado, figura de destaque no início do século como fazendeiro de café e industrial. Abrigou o curso de graduação da FAU de 1948 até 1969, quando foi inaugurado no campus da Cidade Universitária um novo prédio projetado por João Batista Vilanova Artigas. Hoje, estudam na Vila Penteado, como é mais conhecida, cerca de 800 alunos de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.

A verba da Fapesp não foi suficiente para dar conta de todo o restauro que a casa da Vila Penteado demanda, ficando restrita apenas às salas que a biblioteca ocupa. As obras foram feitas com a ajuda do Programa de Apoio à Pesquisa e Modernização da Infra-Estrutura de Pesquisa, com um investimento na ordem de R$ 200 mil. Enquanto a casa não fica pronta por dentro, a parte externa está recebendo nova pintura e recuperação das calhas, telhado e estruturas metálicas para que a inauguração seja um sucesso.

Além da abertura desta moderna biblioteca, dia 8 será possível apreciar o lançamento dos livros "Vila Penteado-100 anos", de vários autores e "Vila Penteado-Registros", de Benedito Lima de Toledo. Também haverá a realização de uma mesa-redonda, que terá a participação dos arquitetos Carlos Lemos, Paulo Mendes da Rocha e Júlio Roberto Katinsky .

A FAU Maranhão fica na rua Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3257-7688 e 3257-7837, ramal 30, ou pelo site http://www.usp.br/fau




Cursos, Seminários e Palestras


Seminário Afro-Brasileiro

A Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove nesta sexta-feira (8), às 10 horas, o seminário O negro e a política de ação afirmativa na USP, com João Baptista Borges Pereira, professor da Faculdade. O seminário é uma realização conjunta do Programa de Pesquisa, Ensino e Extensão em Relações Étnicas e Raciais da FFLCH e do "Dez Vezes Dez", Programa de Formação de Pesquisadores Negros em Ciências Sociais e Educação. O encontro terá lugar no prédio da Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH, que fica na Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: pelo e-mail dezvezesdez@usp.br ou pelo site http://www.usp.br/politicaspublicas/dezvezesdez



Africanidades brasileiras e cubanas no IP

Nesta sexta-feira (8), às 13 horas, o Instituto de Psicologia (IP) da USP oferece o módulo 5 do curso de extensão Africanidades Brasileiras e Cubanas no IP II, com o tema "Brasil". Sob a coordenação da professora Ronilda Iyakemi Ribeiro, o curso visa criar oportunidade de diálogo com docentes, pesquisadores e sacerdotes do Brasil, Nigéria e Cuba, para o debate de questões relativas à construção de identidade e cidadania nos países de marcada presença negra.

As inscrições são abertas à comunidade em geral e podem ser feitas até sexta-feira, mediante pagamento de R$ 8,00. O encontro será na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco "D", Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178 / 4172



Seminário Ser e Fazer

O Instituto de Psicologia (IP) da USP realiza nos próximos dias 12 e 13 o I Seminário Temático Ser e fazer - trajetórias do sofrimento: desenraizamento e exclusão. A programação inclui palestras, oficinas e apresentação de filmes. No encerramento, terça-feira às 17 horas, haverá lançamento do livro "Tempo de Gestar", da psicóloga Tânia Granato, coordenadora da "Ser e Criar". A participação é livre e gratuita, com vagas limitadas. Os interessados devem confirmar presença por e-mail. Serão fornecidos certificados.

O encontro será no Salão Nobre, Bloco 23 do IP, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 399, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3031-2965 ou pelo e-mail serefazer@uol.com.br




Agenda Cultural


Comemoração dos 90 anos da FMUSP

A Faculdade de Medicina (FMUSP) terá programação especial nos dias 18, 19 e 20 de novembro, em comemoração aos seus 90 anos que inclui diversas mesas-redondas, homenagens e apresentações musicais. A abertura será na segunda-feira (18) às 19h30, com a palestra "a Faculdade de Medicina: passado, presente e futuro", proferida pelo professor Liberato João Afonso Di Dio. O evento acontece no Teatro da FM, na Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7410 ou site http://www.departamentocientifco.cjb.net




Quadro de Avisos


Ribeirão faz campanha contra câncer de pele

Neste sábado (9), das 7h30 às 12 horas, o setor de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promove a IX Campanha de Prevenção do Câncer de Pele, integrada ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Durante toda a manhã, a população será orientada quanto à prevenção, seus riscos e a forma com que a doença se manifesta. Profissionais também farão gratuitamente exames preventivos e serão realizadas biópsias em casos de suspeita.

Mais informações: (0XX16) 602-3958 / 3276



Eleição para Diretoria da FAU

Nos dias 11 e 12 de novembro, das 8 às 17 horas, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP realiza a consulta à comunidade sobre a eleição para a nova diretoria da Faculdade. A apuração acontecerá no dia 13, às 9 horas. A eleição oficial para a Diretoria FAU está marcada para o dia 18, durante o dia todo. A FAU fica na R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4798




Teses e Dissertações


Escola Politécnica

Mestrado

- Método para a detecção automática de diâmetro de artérias em imagens de ultra-som. Paulo Eduardo Pilon. Dia 11 de novembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrado

- À Leste da Cidade: O Estudo de Redesenho dos Espaços Residuais. Polise Moreira de Marchi. Dia 18 de novembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3257-7837, ramal 24



Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

- Descontinuidade e literatura: historicidade de São Paulo na ótica de Abílio Pereira de Almeida. Aparecido José Carlos Nazário. Dia 14 de novembro, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626



Faculdade de Medicina

Doutorado

- Análise dos fatores prognósticos e da expressão imunohistoquímica de p53, pRB e Ki-67 em sarcoma do retroperitônio tratados cirurgicamente. Luis Fernando Pinto Johnson. Dia 18 de novembro, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava