São Paulo, 18 de novembro de 2002 n.1093/02.



USP de Ribeirão Preto inaugura
incubadora de empresas

Parceria incluindo a USP e a Prefeitura
Municipal de Ribeirão Preto auxiliará na
formação de empresas com alto nível
tecnológico na cidade




Medicina promove curso de Telefisiatria


FSP abre inscrições para o IV Programa de Verão


Centrinho de Bauru realiza III Semana de Qualidade




Destaques


Incubadora do campus de Ribeirão Preto divulga as regras para a seleção

Lucas Oliveira Telles

Nesta segunda-feira (18), às 15 horas, no Hemocentro de Ribeirão Preto, o prefeito Antonio Palocci Filho apresentará o edital de seleção da Supera, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Ribeirão Preto. Resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Universidade de São Paulo, a Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde (Fipase) e o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-SP), a incubadora auxiliará a formação de novas empresas, especialmente as relacionadas ao setor de saúde.

A partir da próxima terça-feira (19), os interessados em apresentar propostas para serem incubadas na Supera poderão retirar seus editais na sede da Companhia de Desenvolvimento de Ribeirão Preto (Coderp), na rua Álvares Cabral, 629. Em março de 2003, oito propostas selecionadas para a primeira fase da incubadora começarão a ganhar instalações industriais, num barracão localizado no campus da USP. Além de conceder o espaço, a Universidade deverá desenvolver meios para que sua tecnologia seja empregada nas empresas.

Segundo o professor Rudinei Toneto Júnior, da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEARP) da USP de Ribeirão Preto, a incubadora foi idealizada a partir da constatação de que a indústria de saúde é a que tem maior potencial no município. "Este setor dispõe de vários fatores favoráveis, como a presença de um grande mercado consumidor e de mão de obra qualificada. Os incentivos estavam previstos desde o início da atual administração", comenta. Além de economista docente da USP, Toneto é diretor-presidente da Fipase, fundação que gerencia a incubadora.

Inovações tecnológicas

Para apresentar propostas à seleção da Supera, os interessados não precisam ser proprietários de empresas. "No início é preciso ter apenas o projeto", diz Toneto. As propostas selecionadas deverão necessariamente representar inovações tecnológicas, mesmo se não pertencerem ao segmento principal de materiais médico-odontológicos. Também são esperados projetos de indústrias de biotecnologia, biomedicina, tecnologia da informação, química, técnicas nucleares e outras. Os projetos selecionados ganharão suporte da Supera para serem realizados e constituírem empresas. Durante a fase inicial destas firmas, a incubadora concederá local para a instalação, disponibilizará técnicos e dará suporte em gerenciamento, negociações e registros legais. "O importante é que o empreendedor se concentre no desenvolvimento de seu produto", resume o presidente da Fipase. A princípio, a instalação na Supera deve durar 24 meses, que podem ser extendidos por mais 12. Depois, outros tipos de vínculos devem ser criados.

Ribeirão Preto é referência nacional em serviços de saúde, atraindo pessoas do Brasil inteiro à sua rede de consultórios, laboratórios, hospitais particulares e públicos, como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina. A cidade dispõe de muitos centros de ensino e pesquisa na área, como os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e farmácia da USP e o Hemocentro. As indústrias já consolidadas neste ramo também têm grande importância para a economia da cidade.

Mais informações: (0XX16) 610-2180


Cursos, Seminários e Palestras


Reabilitação nas amputações

A Faculdade de Medicina (FM) da USP promove de 18 a 23 de novembro o 1º Curso Brasileiro de Telefisiatria sobre o tema "Reabilitação nas amputações", que será ministrado por médicos fisiatras da Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas (HC) da FM. O objetivo é inovar o treinamento de fisiatras que lidam com a reabilitação de incapacidades físicas, através de imagens animadas por computador. Entre os assuntos abordados, estão "Níveis de amputação nos membros superiores e respectivas próteses" e "Reabilitação pré e pós protética". O público-alvo são profissionais ou alunos e professores interessados na área. As inscrições para curso são gratuitas e podem ser feitas no site, até o dia do evento.

Mais informações: (0XX11) 3032-1092, pelo e-mail telefisiatria@saudetotal.com.br ou pelo www.saudeparavoce.com.br/telefisiatria



Cursos de Verão em Saúde Pública

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP estará com inscrições abertas, de 25 de novembro a 17 de janeiro de 2003, para o VI Programa de Verão, que acontece de 3 a 21 de fevereiro. Serão realizados 28 cursos, entre eles "Abordagens contemporâneas em epidemiologia da malária", "Avaliação em educação nutricional" e "Avaliação de serviços e programas de saúde". As cargas horárias variam de 15 a 80 horas. As taxas de inscrição variam de R$ 46,00 e R$ 290,00, conforme o curso. As aulas serão ministradas na FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7787 ou pelo site http://www.fsp.usp.br/cverao



III Semana de Qualidade no Centrinho

O campus da USP de Bauru realiza, entre os dias 25 e 27, a III Semana de Qualidade, com o objetivo de mostrar para seus alunos e para a comunidade em geral, o trabalho desenvolvido nesse campus e na Universidade como um todo.

Além disso, acontecerão atividades paralelas, como palestras sobre os programas da USP na área de preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável e visitas monitoradas ao Laboratório de Prótese do Centrinho/USP, no Laboratório de Anatomia da Faculdade de Odontologia (FOB-USP) e na composteira do Campus Bauru.

As escolas interessadas poderão agendar visitas de grupos de estudantes até o dia 22, por telefone ou por e-mail (germano@centrinho.usp.br) das 8h às 17 horas.

O Centrinho fica na Alameda Octavio Pinheiro Brisolla, 9-75, Bauru, São Paulo.

Mais informações: (0XX14) 235-8422, 235-8182, ou pelo e-mail imprensa@centrinho.usp.br



Design como Fator de Inovação

Até o dia 25 é possível inscrever-se para o Seminário Design como Fator de Inovação, promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. O evento ocorre dia 26, das 11h30 às 14 horas, na Sala de Congregação dessa faculdade e é gratuito e aberto a todos os interessados.

A FEA fica na Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3031-6946 e 3091-5969



Recursos biológicos e genéticos

Nos dias 18 e 19 de novembro, a Cátedra de Ecologia Von Martius, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, realiza o seminário Acesso aos recursos biológicos e genéticos e o compartilhamento dos benefício.

O encontro terá a participação de ONGs, empresas e pesquisadores, dentre eles os professores Alfredo Bosi, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Paulo Kageyama, da "Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz" (Esalq), e Cristiane Derani, da Faculdade de Direito (FD), todas da USP. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrições prévias. Será no Auditório Rosa do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, na Av. Prof. Lineu Prestes, 1.730, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442, com Ines, ou pelo e-mail ineshita@usp.br



Cursinho pré-vestibular popular

Nesta segunda-feira (18), das 14 às 16 horas, estudantes de cursinhos populares podem se inscrever, gratuitamente, para o cursinho preparatório para a 2ª fase da Fuvest. As atividades serão oferecidas por alunos de graduação da USP de diversas áreas que, juntos, formaram o Cursinho Laboratório Fuvest. Até o dia 14 de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 14 horas às 18h30, haverá aulas expositivas, produção de textos e palestras para a preparação dos vestibulandos nessa reta final. Estão disponíveis 60 vagas, divididas entre as áreas de humanas, exatas e biológicas.

As inscrições podem ser feitas na sala A-3 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Av. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 9791-2872, com César




Agenda Cultural


Caminhada pela não-violência contra as mulheres

O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) e a Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) promovem no próximo dia 25, as 7h30, uma caminhada comemorativa ao Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. O evento está aberto a todos os interessados e os primeiros quarenta participantes receberão uma camiseta.

O trajeto se dará nas principais ruas e avenidas da Universidade, sendo o ponto de partida e chegada o estacionamento do Cepeusp, Praça 2, Professor Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo. As inscrições, gratuitas, serão feitas na hora.

Mais informações: (0XX11) 3091-3306/3565/3555, pelo site http://www.usp.br/cepe ou pelo e-mail cepeusp@usp.br



Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP para a semana 18 a 24 de novembro de 2002:

Olhar da USP Especial- Inédito, "Maria Ligia Prado". A Prof. Dra. Maria Ligia Prado, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, fala sua vivência estudantil, seus estudos sobre a América Latina, sua parceria com a historiadora Maria Helena Rolim Capelato e seu interesse por literatura, entre outras coisas.

Terça-feira (19) 12h, 16h30 e 20h30.

PGM- Reprise. Este semana o programa traz uma série especial.

"Cortiço"- Hoje, 25% da população central da capital paulistana mora em cortiços. Para melhorar essa situação, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com a FAU e a Poli, ambas da USP, quer melhorar a realidade dos cortiços do centro da cidade através do "Projeto Morar no Centro".

"DOPS: Repressão na USP - Reabertura do Prédio". Discute o papel do DOPS na repressão exercida pelo regime militar dentro da USP. Acompanhe também a reportagem sobre a reabertura do prédio que sediou tal braço da ditadura e que, no final do ano, passa a abrigar o Museu do Imaginário do Povo Brasileiro.

"Mar Portuguez: Ratos Moçambique". Eles apareceram como uma verdadeira praga, mas, para acabar com o problema, quem matar ratos em Moçambique pode receber pagamento do governo por isso. É a Caça ao Rato, que, numa ação inédita, pretende garantir a saúde da população.

"Escola Degradada". A vontade de aprender supera as condições precárias de uma escola em Moçambique, na Província Central de Tete. Mesmo com poucos professores, os alunos-trabalhadores conseguiram até um horário especial para irem às aulas, como mostra a TVM Estação de Moçambique.

Quarta-feira (20): às 7h30, 12h, 16h30, 21h, 1h30 e 4h30.

Pilotis- Inédito, "Confissões do Itabirano". Um programa dedicado ao escritor e poeta Carlos Drummond de Andrade, que dia 31 de outubro faria 100 anos de vida.

Quinta-feira (21), às 7h30, 11h30, 16h e 20h30.

Olhar da USP- Inédito, "100 anos de Drummond". No dia 31 de outubro comemorou-se o centenário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, escritor mineiro de Itabira. O professor de teoria literária da USP Alcides Villaça e o jornalista e diretor de redação da revista Cult, Manuel da Costa Pinto, debatem nesse programa a importância de Drummond e de sua obra para a literatura e a cultura brasileiras.

Quinta-feira (21) às 12h, 16h30, 21h, 1h30 e 4h30.

4X4  Inédito, "Vaidade". Do latim "vanitate", qualidade do que é vão, instável, inútil ou de efêmero; desejo de atrair a admiração dos outros; vanglória; presunção; coisa vã; futilidade. A vaidade movimenta muitas profissões do embelezamento (cabeleireiros, manicures, esteticistas, massagistas, e outros). Uma pesquisa de opinião pública realizada em 30 países identificou que os venezuelanos são as pessoas mais vaidosas do mundo: 65% das mulheres e 47% dos homens pensam na sua aparência o tempo todo. Isso está bem acima da média mundial que é de 23% para as mulheres e 16% para os homens. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que, em 2000, mais de 350 mil operações plásticas foram realizadas no país. Deste total, 60% foram puramente estéticas, nas quais 70% feitas por mulheres e 30% por homens. Trata-se do segundo maior mercado do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. A apresentação é do Prof. Dr. José Martins Filho (médico pediatra, professor da UNICAMP. Sábado (23), às 16h30 e domingo (24) às 21 horas.

Você acompanha a programação da TV USP no canal 15 da TV a cabo ou ao vivo, pela internet, no site http://www.cnu.org.br. A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, nº 374, 2º andar, sala 232 ­ Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101/4487, site http://www.usp.br/tv ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br (Adriano ou Carol)




Livros, Revistas e Publicações


Mercosul e a Alca

Nesta segunda-feira (18), às 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Villa- Lobos, acontece o lançamento do livro lança a obra Mercosul e a Alca- O futuro incerto dos países sul-americanos (Edusp), de Henrique Rattner.

O Shopping Villa-Lobos fica na Av. Nações Unidas, 4777, Butantã, São Pulo.

Mais informações: (0XX11) 3170-4040




Teses e Dissertações


Escola de Enfermagem

Mestrado

- As crenças da família da criança com fibrose cística. Elaine Buchhorn Cintra Damião. Dia 26, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533



Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- O uso da videoconferência na negociação empresarial: Um estudo de caso. Alexandre Pereira Salgado Junior. Dia 25, às 15 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235/9250



Escola Politécnica

Doutorado

- Gestão do conhecimento e serviços profissionais: um estudo em empresas de consultoria. Davi Noboru Nakano. Dia 26, à 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrado

- Alta Tecnologia a Arquitetura de 1970 a 2000. Antonio Gil da Silva Andrade. Dia 25, às 9h30.

- Projeto Participativo e Criação Coletiva. Sylvia Adriana Dobry Pronsato. Dia 26, às 14 horas.

- O Vão entre a Cidade Fática e a Cidade Legal: o Processo de Regularização Fundiária em São Paulo. Elza Maria Braga de Carvalho. Dia 28, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3257-7837, ramal 24



Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- A tradução anotada e comentada de Caleb Williams: considerações extrínsecas e intrínsecas. José Martinho Gomes. Dia 23, às 15h30.

- Um estudo metodológico da língua italiana ensinada como L2 em algumas escolas públicas de São Paulo. Maria da Penha de Gasperis Frison Mendes Neves. Dia 25, às 14 horas.

- Atendimento psiquiátrico público na Primeira República: 1889-1930. A experiência de São Paulo. Luis Carlos de Santana. Dia 25, às 14 horas.

- Arqueologia das fortificações oitocentistas da planície costeira Cananéia, Iguape, SP. Paulo Fernando Bava de Camargo. Dia 25, às 14 horas.

- As correntes de Prometeu: o pensamento da esquerda brasileira (1954-1961). Denílson Santos de Souza. Dia 26, às 14 horas.

Doutorado

- Direitos Humanos no Brasil (1988-1998): um desafio à consolidação democrática. Wellington Lourenço de Almeida. Dia 25, às 9 horas.

- Ofício e sangue - o papel da irmandade de São Jorge nas culturas de ofício da Lisboa Moderna. Georgina Silva dos Santos. Dia 25, às 9 horas.

- Eclipse da Moralidade: exercício de leitura sobre as relações entre Hegel e um caso de irreconcilicação extorquida. Silvio Rosa Filho. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626



Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

- Expressão da fagocitose e de enzimas antioxidantes pelas células trofoblásticas da placenta de camundongos. Andréa Mollica Amarante-Paffaro. Dia 26, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava