São Paulo, 21 de novembro de 2002 n.1096/02.




Aumenta o índice de sobrepeso
entre jovens

Análise do estado nutricional de jovens entre
10 e 18 anos, revelou que 22,1% deles
estavam com sobrepeso. O valor ideal de uma
população sadia é de 15%




FFLCH debate o resultado das eleições 2002


FAU promove seminário sobre habitação popular


No Campus de Ribeirão Preto prossegue a mostra Paisagens da Memória




Destaques


 

Jovens estão cada vez mais expostos ao aumento de peso

Juliana Kiyomura Moreno

Ao analisar o estado nutricional, preferências alimentares e o estilo de vida de 578 adolescentes, com idade entre 10 e 18 anos, matriculados em amostra representativa de sete escolas públicas de Piracicaba, São Paulo, a pesquisadora Daniela Rosseto Caroba notou que havia 22,1% de aumento de peso (sobrepeso) entre estes jovens. O valor esperado, tendo por base uma população sadia, é de 15%. "Nossos jovens estão ficando cada vez mais obesos e isso é preocupante". Alerta a pesquisadora em sua dissertação de mestrado A escola e o consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino, defendida em outubro na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba.

Segundo a pesquisadora, esse tipo de alteração metabólica é também atribuído às próprias mudanças comportamentais da faixa etária. "O adolescente se afasta da família e passa a ter um círculo amplo de amizades, que o influencia em todos os aspectos de sua vida como na alimentação, moda e prática de esportes".

Alimentos ricos em vitaminas e minerais — importantes nessa fase de grande desenvolvimento e crescimento físico — têm decréscimo substancial de consumo, dando lugar aos alimentos ricos em carboidratos e lipídios como salgadinhos, lanches, refrigerantes e doces. "Na medida que importantes nutrientes como cálcio, ferro e vitaminas A, B e C, passam a ser substituídos pelo consumo excessivo de carboidratos e gorduras, o adolescente pode ter um sobrepeso, além de problemas de saúde mais graves no futuro (como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, câncer, etc)", lembra Daniela.

O papel da escola

Como os adolescentes passam grande parte de seu tempo na escola (cerca de 4 horas diárias), seria recomendável a implantação, a curto prazo, de programas de educação nutricional.

" Professores de Educação Física e Ciências abordam, entre outros temas, a relação dos nutrientes e suas funções, mas nem sempre reúnem informações precisas para esclarecer e orientar os escolares quanto a práticas alimentares saudáveis e também quanto aos novos alimentos introduzidos no mercado, como alimentos orgânicos, diet, light, transgênicos", salienta a pesquisadora.

A influência da televisão também é um dos pontos tocados com importância pela mestranda. Em seu estudo, verificou que os adolescentes passam em média quatro horas assistindo à televisão diariamente. Esse é o mesmo tempo em que passam na escola.

"A televisão acaba tendo um papel direto sobre os hábitos desse público-alvo. Na medida em que apresenta novos produtos, dita a necessidade de seu consumo e, na maioria das vezes, são alimentos com elevado valor calórico, rico em carboidratos, etc. Além disso, predispõe ao sedentarismo já que jovens passam várias horas expostos à programação televisiva", conta Daniela.

Programas de educação nutricional em escolas seria, então, o caminho mais viável na conscientização, ao passo que os jovens saberiam selecionar melhor "o que e com que freqüência" consumir o que vê na mídia.

Pesquisa em consumo e educação nutricional ainda são escassas no País. "Esse tipo de estudo tende a abrir novos horizontes para os pesquisadores já que esta área ainda está em desenvolvimento. Enquanto isso, a adoção de programas de educação nutricional já estará desempenhando um papel de conscientização junto a sociedade", recomenda a estudiosa.

Mais informações: (0XX19) 3429-4225 ou pelo e-mail: dcrcarob@carpa.ciagri.usp.br



Cursos, Seminários e Palestras


Eleições: resultados e novo cenário

Na próxima quarta-feira (27), a partir das 9h30, o Departamento de Ciências Políticas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove o seminário Eleições 2002: Os resultados e suas implicações. Foram escolhidos dois grandes temas para a discussão: "A decisão eleitoral e o novo jogo partidário" e "Os desafios do governo Lula". O encontro é gratuito e aberto ao público em geral. O encontro acontece na sala 8 do prédio das Ciências Sociais da FFLCH, que fica na Av. Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3754 / 3783 ou pelo e-mail fflchflp@usp.br

Representação do espaço geográfico

Novas tecnologias para levantamento de dados e representação do espaço geográfico serão discutidas no dia 28 de novembro, às 10h30, no seminário de pesquisa Impacto de novas tecnologias na pesquisa em Ciências Humanas e Humanidades, com o professor Flávio Samarco Rosa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O evento é gratuito e direcionado a todos os interessados não havendo necessidade de inscrições. A FFLCH fica na Av. Prof. Lineu Prestes 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3769 ou pelo e-mail flg@usp.br

Os caminhos da habitação popular

Hoje (21) é o último dia de inscrições para o seminário Como ampliar o mercado de habitação popular? Construindo uma agenda, promovido pelo Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (Labhab) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, em parceria com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de São Paulo (Sehab). O encontro acontece na terça-feira (26) com o objetivo de debater o conceito de Habitação de Interesse Social (HIS) e as mudanças necessárias para ampliar sua produção (financeiras, legais, institucionais e sociais). Desse seminário deverá resultar uma agenda para governo, sociedade, mercado e universidade. Podem participar todos os interessados. A entrada é franca e o seminário acontece no Salão Nobre do Banco do Brasil, na Av. São João 32, 21º andar, São Paulo, São Paulo.

Mais informações: 3091-4647 ou pelo e-mail labhab@usp.br

Tempo de Viver

O pesquisador Ivan Izquierdo, que desenvolveu estudos e pesquisas na área de memória, profere nesta terça-feira (26), ), a partir das 18h30, em Bauru, a palestra Tempo de Viver. Embora o público alvo sejam os alunos de graduação da Faculdade de Odontologia e Fonoaudiologia de Bauru (FOB) da USP, o evento é aberto a todos os interessados, com entrada franca. As inscrições devem ser feitas até o dia do evento, que acontece na Casa do Médico de Bauru, na Rua Amadeo Sangiovani, 4-47, Jd. Aeroporto, Bauru, São Paulo.

Mais informações: (0XX14) 235-8282, com Vera



Agenda Cultural


Paisagens da Memória

Prossegue até o dia 29, no Restaurante Central do Campus de Ribeirão Preto da USP, a exposição itinerante Paisagens da Memória, composta por um conjunto de banners fotográficos com a reprodução de 40 fotografias ilustrativas da história de Ribeirão Preto. A mostra pode ser vista das 11 às 13h30, e das 17h30 às 19 horas, de segunda à sexta-feira, e das 11 às 13 horas aos sábado. A mostra é uma realização da Prefeitura do Campus e da Secretaria Municipal da Cultura e Arquivo Público e Histórico.

Mais informações: (0XX16) 602-3530, com Lelo Guazzelli



Quadro de Avisos


60 anos da Enfermagem

No dia 29 de novembro, às 14 horas, o Conselho Universitário da USP realiza uma sessão solene em comemoração aos 60 anos da Escola de Enfermagem (EE) da USP.

O evento terá lugar no Auditório da EE, localizado na Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3402



Teses e Dissertações



Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado
- Segmentação de imagens mamográficas para detecção de nódulos em mamas densas. Vivian Toledo Santos. Dia 27, às 10 horas.

- Estudo sobre a utilização da tomografia acústica para a reconstrução de campos internos de temperatura. Erica Regina Filletti. Dia 27, às 14h30.

- Obtenção de modelos CAD tridimensionais a partir de imagens tomográficas para auxílio em cirurgias corretivas. Alexandre Zanni Hubinger. Dia 28, às 14h30.

- Sistema de desenvolvimento para controle eletrônico dos motores de combustão interna Ciclo Otto. Carlos Eduardo Milhor. Dia 29, às 14 horas.

Doutorado

- Análise da viabilidade técnica do resíduo de celulose e papel em tijolos de abobe. Rosane Aparecida Gomes Battistelle. Dia 29, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235/9250

Escola Politécnica

Doutorado

- Diretrizes para Utilização de Tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na Exploração de Informações Hidrológicas - Exemplos de Aplicação. Silvana Susko Marcellini. Dia 29, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091 5443

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

- Desenvolvimento e avaliação do perfil de dissolução de formulações de comprimidos de ibuprofeno 200 mg. Luciane Gomes de Faria. Dia 29, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

- Efeito da inoculação microbiana da silagem pré-secada de alfafa sobre a fermentação no silo, degistibilidade e desempenho produtivo de vacas leiteiras. Vanessa Jaime de Almeida Magalhães. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-1351


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava