São Paulo, 22 de novembro de 2002 n.1097/02.


CEBIMar e USP:
40 anos de integração

O XVII Simpósio de Biologia Marinha
marca as comemorações da integração
do Centro de Biologia Marinha
(CEBIMar), em São Sebastião, à USP



ECA executa a mais antiga ladainha brasileira


Esalq oferece Licenciatura em Ciências Agrárias


Coralusp se apresenta no Theatro São Pedro




Destaques


Centro de Biologia Marinha comemora 40 anos de integração à USP

Clarissa Cares, do UspOnline

Em 17 de dezembro de 1962, sete anos após sua criação, o Instituto de Biologia Marinha - mais tarde CEBIMar - foi incorporado à Universidade de São Paulo (USP). Para comemorar a integração, o XVII Simpósio de Biologia Marinha, que acontece entre os dias 22 e 24 de novembro na sede do Centro de Biologia Marinha (CEBIMar), em São Sebastião, será dedicado aos 40 anos de incorporação com a USP.

A palestra "CEBIMar: 40 anos de USP - um depoimento pessoal" será proferida pelo professor Sérgio de Almeida Rodrigues, que foi pesquisador do Centro. Em outra palestra, João Lunetta, ex-diretor do CEBIMar e responsável por estudos pioneiros sobre mexilhões no Brasil, falará sobre essa atividade econômica bastante relevante atualmente, principalmente no estado de Santa Catarina.

Ainda como parte das comemorações, até o final de 2002 deve ser publicado o livro "Cebimar 40 anos de USP", de autoria de Álvaro Migotto, Sérgio Rodrigues e Virgínia Castilho.

Atualmente, o CEBIMar recebe alunos de graduação e de pós-graduação para o desenvolvimento de pesquisas, iniciação científica, cursos de extensão e disciplinas optativas (no momento existe apenas uma, mas a partir de 2003 passarão a ser oferecidas três). Além deles, pesquisadores de outras instituições também utilizam o centro. No momento há 80 projetos em desenvolvimento.

Segundo o vice-diretor, Álvaro Esteves Migotto, os maiores problemas enfrentados pela atual gestão do Centro são a falta de funcionários e o estado dos edifícios, já que nos últimos 20 anos pouco investimento foi feito em reforma. A diretoria, empossada em dezembro de 2001, pretende captar recursos junto à iniciativa privada para a manutenção e reconstrução dos edifícios, aumentar o quadro de docentes (atualmente existem apenas três) e atrair pós-doutorandos para realizar pesquisas no CEBIMar.

História

Desde a fundação da Universidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 1934, pesquisadores reclamavam a criação de um laboratório à beira mar para a realização de pesquisa marinha. Ainda que essa tentativa não tenha sido bem-sucedida, muitos trabalhos sobre biologia marinha foram efetuados no litoral paulista: na Ilha das Palmas, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga, São Sebastião e Ilhabela.

Devido a dificuldades como o transporte de equipamentos indispensáveis (lupas, microscópios, redes, etc), falta de laboratórios e de um local para hospedar os pesquisadores, alguns professores da USP decidiram adquirir um terreno localizado ao sul do centro da cidade de São Sebastião (SP), para construir um instituto onde pudessem realizar pesquisas e cursos.

A Fundação Instituto de Biologia Marinha (IBM), foi criada em 14 de fevereiro de 1955, por Paulo Sawaya, Erasmo G. Mendes, Domingos Valente, George A. Edwards, João Paiva Carvalho, além do então Reitor José Mello Morais e do Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Eurípedes Simões de Paula. O IBM era uma fundação particular, e os recursos para a implantação das primeiras instalações, laboratório e residência, foram obtidos junto à USP, Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), Fundação Rockefeller e Governo do Estado.

O Instituto permitiu a realização de pesquisas e ministrou inúmeros cursos regulares de biologia marinha. Para facilitar a obtenção de recursos e permitir uma utilização mais ampla, propôs-se a transferência do IBM para a Universidade, o que ocorreu em 17 de dezembro de 1962. No início da década de 70, as instalações do Instituto de Biologia Marinha (IBMar) foram ampliadas, com a construção de um novo alojamento, auditório e biblioteca, e reforma da cozinha e refeitório.

Em 24 de setembro de 1980 o IBMar foi transformado em Centro Inter-unidades e denominado Centro de Biologia Marinha (CEBIMar). Em 19 de outubro de 1990, o CEBIMar foi transformado em um dos Órgãos de Integração da USP, constituindo um Instituto Especializado, juntamente com o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), Instituto de Estudos Avançados (IEA) e Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).

Os planos de se construir um novo laboratório foram concretizados em 1993. Mesmo reduzido à cerca de um terço da área inicialmente planejada, esse edifício proporcionou substancial melhora na infra-estrutura laboratorial do CEBIMar, permitindo a realização de um número maior de projetos científicos e melhores condições para realização de experimentos e manutenção de equipamentos.

Mais informações: (0XX12) 3862-7149 ou no site http://www.usp.br/cbm/cursoseven/simposio.html



Obra do século XVIII terá primeira execução realizada pela ECA-RP

Olavo Soares

Nos próximos dias 23 e 24, o Departamento de Música de Ribeirão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promoverá a execução inédita da peça "Ladainha de Nossa Senhora", a mais antiga obra do Brasil no gênero coral-sinfônico. Os concertos, executados pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e pelo Coral de Alunos do Departamento de Música, também marcam o lançamento da 1ª Bienal de Música de Ribeirão Preto, que acontecerá em 2004.

A "Ladainha de Nossa Senhora" foi escrita, provavelmente, por Faustino Xavier do Prado, entre os anos de 1725 e 1745. Porém, só foi tornada pública em 1984, com a publicação de um artigo do professor Régis Duprat, da ECA, que falava sobre a descoberta de códices escritos antes da década de 1750, com trechos de uma partitura específica para violino. Posteriormente, o professor recebeu do historiador Isaac Grinberg partes vocais de outra obra, e verificou-se que esta obra casava com a partitura para violino, compondo a Ladainha.

Houve a necessidade de se realizar uma transcrição da obra, adaptando a linguagem musical da época à atual. "As partituras tinham um método de escrita arcaico", comenta o professor Diósnio Machado Neto, o responsável por essa transcrição. Para compreender o que as partituras continham, Machado consultou diversos tratados sobre notação musical, dos séculos XVI e XVII. "Como os manuscritos que chegaram até nós só continham uma parte de violino, foi necessária restaurar a parte de segundo violino para se adequar à formação instrumental típica da época", comenta o professor. Essa tarefa foi desenvolvida pelo professor Rubens Ricciardi, também da ECA.

Os concertos serão realizados no dia 23, às 21 horas, e no dia 24, às 10 horas. Além da ladainha, está prevista uma homenagem ao compositor Gilberto Mendes, com a execução de três peças.

O evento acontecerá no Theatro Pedro II, localizado na Rua Álvares Cabral, 370, Ribeirão Preto. Haverá cobrança simbólica de ingressos, por R$ 1,00.

Mais informações: (0XX16) 602-3136




Cursos, Seminários e Palestras


Licenciatura em Ciências Agrárias

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba oferece 5 vagas nas disciplinas do Programa de Licenciatura em Ciências Agrárias para ex-alunos, diplomados nos cursos de graduação em Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal. O Programa, que é gratuito, é composto por seis disciplinas, entre elas "Comunicação e Educação" e "Prática de ensino em Ciências Agrárias". A seleção dos interessados será por análise do Histórico Escolar. As inscrições devem ser feitas no Serviço de Graduação de 9 a 13 de dezembro. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba, São Paulo.

Mais informações: (0XX19) 3429-4158 / 4328 ou pelo e-mail sagradua@esalq.usp.br



Fipecafi promove workshop

A Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, estará realizando no dia 27, das 8h30 às 13 horas, realizando o 2o WorkShop Criando Valor na Gestão Pública.

O objetivo é apresentar instrumentos gerenciais voltados para a otimização do valor criado pela gestão pública e a avaliação de desempenho nos âmbitos municipal, estadual e federal e suas diversas entidades e organizações. As atividades são destinadas aos diretores, gestores, assessores e representantes dos poderes e órgãos públicos municipais.

As inscrições podem ser feitas até um dia antes do evento, no site da GECON (Gestão Econômica) no link http://www.gecon.com.br/gpub.htm. O evento é gratuito e acontecerá no auditório da FEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5820 ou pelo e-mail: gpublica@gecon.com.br



Teoria rawlsiana

Nesta quinta-feira (28), às 12 horas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acontece o Seminário La teoria rawlsiana de la estabilidad: consenso por superposición, razón pública y descontinuidad, da área de Teoria Política da Faculdade. Entre os participantes, o professor Pablo da Silveira, da Universidade Católica do Uruguai. Embora direcionado a alunos de pós-graduação e iniciação científica da área, o encontro é aberto a interessados em geral. A entrada franca e não há necessidade de inscrições prévias. O encontro terá lugar na sala 106 do prédio das Ciências Sociais, que fica na Av. Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3754 / 3783 ou pelo e-mail fflchflp@usp.br




Agenda Cultural


Premiação do Projeto Nascente

O Projeto Nascente, prêmio que tem o intuito de incentivar novos talentos e as habilidades de estudantes, traz no próximo dia 25, às 20h30 a premiação dos vencedores deste ano. A festa será marcada pela encenação do cordel A Estória de João-Joana, único do gênero feito por Carlos Drummond de Andrade. Em comemoração do centenário do poeta, a peça usa o formato do cordel para tratar da injustiça social a que está submetido um homem sertanejo e da dupla escravidão da mulher sertaneja, "escrava de um escravo".

No início dos ano 80, a obra foi musicada por Sérgio Ricardo, que escreveu os arranjos e encomendou as orquestrações ao maestro Radamés Gnattali. O disco, lançado com pequena tiragem em 1983, voltou ao mercado há dois anos, em CD, com interpretações de Chico Buarque, Elba Ramalho, João Bosco, entre outros nomes da MPB.

O evento é gratuito e aberto a todos, sem a necessidade de inscrição prévia. A Festa da Premiação do Projeto Nascente ocorre no Anfiteatro Camargo Guarnieri, Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3277 ou pelo site http://www.usp.br/prc/nascente



Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP para a semana 25 de novembro a 1º de dezembro de 2002:

Especial "Rio Pinheiros". O documentário trata da história do rio Pinheiros. Percorre sua nostálgica fase de quando ainda era usado para o lazer paulistano. Explica e analisa a reversão de suas águas, sua transformação em canal de esgoto e base para a Marginal que o cerca. Comenta o crescimento de prédios modernos em sua margem e das flores que lhe servem de jardim, além de avaliar sua futura possível despoluição.

Terça-feira (26) às 12horas, 16h30 e 20h30

Especial "Edusp". Exibindo a qualidade de suas edições na 17ª Bienal do Livro em São Paulo, a Edusp comemora seus 40 anos no maior estande que já possuiu em bienais, recolhendo elogios de autores, políticos e intelectuais prestigiados, além da premiação de um Jabuti. Este especial dá voz a várias editoras universitárias, autores publicados, a Imprensa Oficial (parceria fundamental para as editoras universitárias), diagramadores e diversos profissionais envolvidos no processo de publicação e venda dos livros. A diferenciação de conteúdo e o investimento cultural sem fins comerciais atingem sua maturidade com a qualidade das impressões e de acabamento que os leitores podem observar hoje.

Terça-feira (26) às 12h30, 17horas e 21horas

PGM- Esta semana traz três programas inéditos. "Laboratório de Estudos da Intolerância"- De 25 a 28 de novembro, a USP lançará o Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI), que reunirá pesquisadores de diferentes áreas das Ciências Humanas e acervo sobre intolerância religiosa, política, étnica e cultural. Além de auxiliar as pesquisas acadêmicas, o LEI também deverá produzir material para escolas públicas, visando levar aos jovens valores e cidadania.

"Eleições 2002" Acompanhe no PGM as análises de dois cientistas políticos sobre as expectativas geradas em torno do governo de Luis Inácio Lula da Silva.

"Mar Portuguez"- Ensaio com a cantora de bossa nova Ana Caram .

Quarta-feira(27), às 7h30, 12horas, 16h30, 21horas, 1h30 e 4h30

Pilotis- "Um outro olhar"- Inédito. Deficiência visual não é uma doença, mas pode indicar outros meios de expressão utilizando os demais sentidos, como o ouvir e o sentir. É isso que mostra a programação desta semana, com depoimentos de deficientes visuais como a artista plástica Virgínia Vendramini e o pianista Paulo Romário.

Quinta-feira (28), às 7h30, 11h30, 16horas e 20h30

Olhar da USP- "TV Digital"- Inédito. A chegada da TV digital está cada vez mais próxima. Como será a TV do futuro? Qual padrão de TV digital será escolhido pelo Brasil? O americano, o europeu ou o japonês? Até quando as implicações políticas e econômicas vão interferir na definição do sistema?

Quinta-feira (28), às 12horas, 16h30, 21horas, 1h30 e 4h30

4X4- "Vestibular"- Inédito. O vestibular existe há 91 anos. Em 1911, o ingresso no ensino superior deveria ser feito por um exame de admissão, com prova oral e escrita, mas cada instituição teria sua própria seleção. Em 1996, as instituições ficaram livres para escolher seu processo seletivo. Neste ano, chega ao vestibular a polêmica reserva de vagas para estudantes negros e pardos. As universidades brasileiras, no entanto, têm autonomia para criar seus próprios programas de cotas. Para a FUVEST, "culpar o vestibular pela situação do ensino é o mesmo que culpar o termômetro pela febre". A apresentação é do Prof. Dr. José Martins Filho.

Sábado (30), às 16h30 e domingo (1), às 21 horas

Você acompanha a TV USP pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo) no canal 15 da TV a cabo, ou pela internet em http://www.cnu.org.br

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 com Adriano ou Carol. Pelo e-mail tvusp@edu.usp.br



Coralusp no Theatro São Pedro

O Coral da USP (Coralusp), sob a regência de Tiago Pinheiro, se apresenta no próximo dia 30, às 20h30, no Theatro São Pedro. No repertório estão composições do século XVI, como "Un jour je m'en allai", de Giaches de Wert (1535-1596) e "Quel augelin che canta e Si ch'io vorrei morrire", de Claudio Monteverdi (1567-1643). O ingresso para o espetáculo custa R$ 8,00 ( R$ 4,00 para meia-entrada). O Theatro São Pedro está na Rua Barra Funda, 151, Barra Funda, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5071 / 3930




Livros, Revistas e Publicações


Ensaios sobre a intolerância

Na próxima terça-feira (26), das 14 às 19 horas, acontece o lançamento do livro Ensaios sobre a intolerância: inquisição, marranismo e anti-semitismo, organizado pelas professoras da USP Lina Gorenstein e Maria Luiza Tucci Carneiro. A obra reúne ensaios que tratam, especificamente, da repressão institucional praticada pelo Tribunal do Santo Ofício contra os judeus, cristãos-novos, homossexuais, feiticeiras e outros tantos hereges perseguidos pelo regime absolutista ibérico.

A maioria dos artigos concentram-se na história do Brasil colonial propondo-se a um mapeamento da prática repressiva em diferentes regiões brasileiras. Há também ensaios que tratam da trajetória do anti-semitismo em suas múltiplas formas de expressão. Dos tempos modernos aos dias atuais, em espetáculos dos auto-de-fé à imagens do cinema nazista.

O lançamento será na Sala do CO da Reitoria, Rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3701


Quadro de Avisos


Centrinho dicute "ouvido biônico"

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP de Bauru (HRAC/USP), Centrinho, promove nesta sexta-feira (22) das 9 às 18 horas, a 9ª Edição da Reunião de Reabilitadores do Programa de Implante Coclear. O encontro, que acontece a cada dois anos, visa discutir e apresentar novidades sobre uma tecnologia de ponta usada na reabilitação auditiva, também é conhecido como "ouvido biônico". Objetiva-se, também, orientar profissionais de cidades e regiões que não oferecem reabilitação nessa área para ajudar a capacitá-los.

A reunião será na salão nobre da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru (FOB), localizado na Al. Dr. Octavio Pinheiro Brisola, 9-75, Bauru, São Paulo. A inscrição para o evento pode ser feita uma hora antes de seu acontecimento e é gratuita.

Mais informações: (0XX14) 235-8437, ou pelos sites http://www.centrinho.usp.br e http://www.funcraf.org.br




Teses e Dissertações


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrado

- Confrontos e Dificuldades na Implementação dos Instrumentos Urbanísticos Propostos nos Planos Diretores Municipais de Campinas na Década de 90. Ingrid Elisabeth Schneider. Dia 2 de dezembro, às 9 horas.

- Paupercula Domo a Casa de Piratininga: Mitos e Ritos Fundacionais. Luís Augusto Bicalho Kehl. Dia 2 de dezembro, às 14 horas.

- Em Busca de uma Luz Paulistana: A Concepção de Luz Natural no Projeto de Arquitetos da Cidade de São Paulo. Ladislao Pedro Szabo. Dia 2 de dezembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3257-7837, ramal 24



Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Uma abordagem historiográfica da arqueologia das práticas mortuárias. Marily Simões Ribeiro. Dia 2 de dezembro, às 10 horas.

Doutorado

- Sistema e Mundo da Vida Faröno: um "Jardim de Veredas que se bifurcam" na paisagem guianesa.. Maria Denise Fajardo Pereira. Dia 2 de dezembro, às 14 horas.

- Razão e Utopia: Thompson e a História. Ricardo Gaspar Müller. Dia 2 de dezembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626



Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

- Avaliação da capacidade antioxidante total (CAT) e colorimetria de vinte e um diferentes tipos de alimentos comercializados no Município de São Paulo (SP), Brasil. Carlos Kusano Bucalen Ferrari. Dia 29 de novembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-3656



Instituto de Psicologia

Mestrado

- Investigação da generalidade do desamparo aprendido entre contextos aversivos e apetitivos. Angélica Capelari. Dia 2 de dezembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4183


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava