São Paulo, 28 de novembro de 2002 n.1100/02.


Mecanismo evita morte
de bovinos intoxicados
Mistura de soro fisiológico e diurético
salva animais intoxicados por amônia.
O tratamento, desenvolvido pela FMVZ,
é barato, simples e de fácil acesso



 

OMS lança versão, em português, versão
de relatório mundial sobre violência


Campus de São Carlos sedia encontro de pós-graduação


Pesquisas da USP são premiadas em Brasília




Destaques


Tratamento inovador evita morte de bovinos por intoxicação de amônia

Beatriz Camargo

Uma simples mistura de soro fisiológico e diurético pode impedir a morte de cerca de 200 bovinos por mês no Brasil, intoxicados por amônia. A ação é eficaz, hidrata o boi e elimina a toxina do sangue. Esse tipo de intoxicação atinge animais de criação extensiva que se alimentam principalmente de capim, que no inverno fica pobre em proteínas. Por isso, nessa época costuma-se enriquecer a dieta com uréia, que substitui a proteína em falta.

"Entretanto, se a uréia for oferecida em demasia ou de forma incorreta, ela pode ser transformada, na pança do bovino, em amônia", afirma o autor do estudo, o professor Enrico Lippi Ortolani, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP e veterinário do Departamento de Clínica Médica. Segundo ele, a alternativa é "barata e de fácil acesso" a qualquer criador de bovinos.

A solução deve ser injetada diretamente no sangue, assim que os sintomas de intoxicação forem identificados. "Se a ação não for rápida, em questão de minutos pode-se perder o animal", afirma o pesquisador. Os sintomas aparecem conforme a evolução da intoxicação: mudança de comportamento — o bovino fica inquieto; tremor muscular; dificuldade em se locomover; convulsões. O animal fica desidratado e cada vez mais fraco, podendo morrer em menos de duas horas.

O tratamento usual para o envenenamento é dar ao animal vinagre ou o ácido acético, que bloqueiam a absorção da amônia pelo sangue. Mas, segundo Ortolani, em 90% dos casos os animais morrem mesmo com esse cuidado, pois o sangue do bovino já contém muita amônia.

Solução simples

O estudo desenvolvido este ano utilizou 16 bovinos, analisados separadamente sob o mesmo procedimento, numa freqüência de dois por semana. Os animais receberam diretamente no sangue uma solução contendo amônia. Assim, também não foi preciso o vinagre, pois a etapa de absorção foi eliminada. A injeção de amônia foi interrompida quando os sintomas mais graves surgiram.

Observou-se que quanto mais o bovino urinasse, maior era a quantidade de amônia necessária para que ele apresentasse convulsão. Grande parte da amônia era eliminada pela urina. A equipe de Ortolani também percebeu que a "medida de intoxicação" foi individual. "Já se tinha a idéia de que havia respostas individuais dos bovinos ao envenenamento, mas é a primeira vez que se consegue provar e conhecer a causa disso na prática", diz o veterinário.

Com estas informações, testou-se o tratamento com uso de uma solução, dividindo os bovinos em dois grupos, o experimental e o de controle, no qual não foi feito tratamento. Para o grupo experimental foi injetada a solução diretamente na veia, com 30 mililitros de soro fisiológico por quilo do animal — para corrigir a desidratação e aumentar a eliminação de urina — e 265 miligramas de diurético furosemida, para diminuir o edema pulmonar e também aumentar a produção de urina.

O grupo experimental tratado reagiu em cerca de 40 a 50 minutos. "Mesmo animais que já estavam deitados voltaram a comer e logo recuperaram as forças. A ação do hidratante e do diurético fez com que 40% da amônia fosse eliminada pela urina", relata Ortolani. Em três horas, desde o início da injeção de amônia, o grupo já estava totalmente reabilitado. O grupo controle teve de ser recuperado com urgência ao fim do experimento, para que não morresse.

Segundo o veterinário, a melhor forma de manter a criação saudável ainda é dosar com atenção a ingestão de uréia. "A vantagem da pesquisa é que, em caso de intoxicação, o criador não correrá mais o risco de perder animais." O pesquisador afirma que o método pode ser utilizado em qualquer ruminante, como cabra, ovelha, carneiro ou búfalo, e está se concentrando em pesquisas para tornar a alternativa ainda mais eficaz.

Mais informações: (0XX11) 3091-1342 ou pelo e-mail ortolani@usp.br



OMS lança versão em português do Relatório Mundial sobre Violência

Da Redação, Agência USP

Nesta sexta-feira (29), às 10 horas, no salão nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), acontece o lançamento da tradução do Relatório Mundial sobre Violência e Saúde. Elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Relatório examina as dificuldades encontradas para a medição da violência, em que normalmente os dados disponíveis destacam as mortes negligenciando as questões referentes aos feridos.

A versão em português representa um importante auxílio para os pesquisadores brasileiros já que há dificuldades de obtenção, nesta língua, de uma literatura especializada. "Este material é um instrumento útil para órgãos do governo e Organizações Não-Governamentais (ONGs) para elaborarem e executarem políticas de contenção da violência na América Latina", explica Nancy Cardia, coordenadora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP.

Além do perfil da situação da violência no globo, o Relatório elabora nove recomendações para ações de contenção de violência, como promover a adesão aos tratados e mecanismos internacionais de direitos humanos e criação de medidas para reduzir as lesões por armas de fogo.

A versão original foi lançada em outubro em Bruxelas, Bélgica. A versão traduzida será apresentada na cerimônia de comemoração do 5º aniversário da ONG "Instituto São Paulo contra Violência". A Fiesp fica na Avenida Paulista,1313, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 30914965/ 4951




Cursos, Seminários e Palestras


Encontro de Pós-Graduação em São Carlos

O campus da USP de São Carlos sediará, de 5 a 7 de dezembro, o 2º Encontro da Pós Graduação em Bioengenharia da USP (EESC - IQSC - FMRP). A participação estará aberta a todos os pós-graduandos da Interunidades em Bioengenharia, bem como de outras universidades e institutos de pesquisa. As inscrições para os trabalhos já se encerraram mas quem quiser ver as apresentações pode se inscrever gratuitamente no momento do evento.

O encontro acontece no Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (Cetepe), em São Carlos, São Paulo.

Mais informações: (0XX16) 273-9582 ou (0XX16) 9711-4174 http://www.encobioeng.hpg.com.br



Pró-Reitor profere palestra em Ribeirão

Nesta terça-feira (3 de dezembro), às 15 horas, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), estará acontecendo a palestra A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP: Estrutura e Funcionamento com o professor Adilson Avansi de Abreu, Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, dentro do Programa Interno de Treinamento em Qualidade e Gestão Universitária da Unidade.

A palestra é gratuita e aberta a funcionários, docentes e alunos do Câmpus, mas é necessário confirmar presença até dia 29. Local: Bloco Didático da FFCLRP da USP. A FFCLRP fica na avenida Bandeirantes, 3900, Cidade Universitária, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3670 ou pelo e-mail adm-diretoria@ffclrp.usp.br



Especialização em Museologia

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2003 será possível se inscrever no Curso de Especialização em Museologia, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, que estará acontecendo de 3 de março a 30 de junho de 2003. O curso visa orientar o estudo e o desenvolvimento dos processos de musealização das referências patrimoniais, coleções e acervos museológicos, e colaborar com o desenvolvimento dos museus e instituições congêneres por meio da preparação de profissionais para as atividades de conservação, documentação, exposição e ação educativo-cultural.

O custo total do curso é R$ 4.000,00. O MAE fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4906 ou 3091-5070




Livros, Revistas e Publicações


 

Livro fala da gravura no Brasil

A Edusp, Imprensa Oficial e Livraria Cultura promovem, nesta segunda-feira (2), às 19 horas, o lançamento do livro Gravura em Metal, organizado por Marco Buti e Anna Letycia.

Os textos reunidos no livro testemunham o compromisso com a transmissão de conhecimentos de três pólos de irradiação da gravura no Brasil: Carlos Oswald, Mário Dóglio e Francesc Domingo.

No dia do lançamento, os 100 primeiros compradores do livro ganharão gravuras de Marcelo Grassmann e Francesc Domingo. O evento acontece na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073, loja de ARTES, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149




Quadro de Avisos


 

Estudos da USP são premiados em Brasília

Nesta quinta-feira (28), no Memorial JK, em Brasília, duas pesquisas da Universidade de São Paulo receberão o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde (SUS) - 2002.

Uma delas é a tese de doutorado do Curso de Pós-Graduação em Dentística da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, Avaliação da Efetividade de um Programa de Saúde Bucal Direcionado a Gestantes sobre a Experiência de Cárie de seus Filhos, de autoria da professora Régia Luzia Zanata.

A outra pesquisa é a dissertação de mestrado Violência doméstica: Uma questão de Saúde publica, apresentada à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP por Dinalva Menezes Castro Tavares.

Mais informações: (0XX14) 234-3902 / 235-8200, na FOB, ou (0XX11) 288-7698 ou 9983-0930




Teses e Dissertações


Escola Politécnica

Mestrado

- Vida fadiga de êmbolos em carboneto de tungstênio utilizados em compressores alternativos de etileno a 2.200 BAR. Ulysses Padovani. Dia 29 de novembro, às 14 horas.

- Teoremas de representação em elasticidade linear. Luciana Muller Somavilla. Dia 2 de dezembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Doutorado

- O desenho ambiental aplicado a sistemas viários: a utilização de Zonas Ambientais de Uso Compartilhado (Zaucs) para a solução de conflitos viário-ambientais. José Bento Ferreira. Dia 3 de dezembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3257- 7837, ramal 24



Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

- A influência da educação continuada do sistema CFC/CRCs sobre o processo de fiscalização do exército profissional. Maria Clara Cavalcante Bugarim. Dia 5 de dezembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava