São Paulo, 29 de novembro de 2002 n.1102/02.


Periferia concentra mais jovens
com transtornos psiquiátricos

Os resultados completos do estudo serão apresentados nesta sexta (29), durante evento de encerramento dos 50 anos do Instituto de Psiquiatria do HC



Curso na Enfermagem ensina a escrever artigos científicos


Na programação da TV USP, Os Sertões: Ano 100


Livro aborda o discurso ficcional na TV




Destaques


Pesquisa inédita avaliou a prevalência de transtornos psiquiátricos em jovens

Leandra Rajczuk

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP) divulga nesta sexta (29) às 11 horas, durante evento de encerramento das comemorações de seus cinquenta anos, no anfiteatro do Instituto, resultados completos de estudo inédito no Brasil, coordenado pela psiquiatra Bacy Fleitlich, do IPq, e por Robert Goodman, do Institute of Psychiatry, King's College, London, que avaliou a prevalência de transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos, em cidades de médio porte e seus arredores no sudeste de São Paulo.

"Nosso objetivo é determinar as necessidades na área de saúde mental na infância e adolescência no Brasil, para direcionar o planejamento e aprimoramento dos serviços de saúde mental infantil no País", ressalta Bacy. "Atualmente as estatísticas são todas importadas, e a maioria é de países desenvolvidos, as quais provavelmente não ilustram a realidade brasileira."

A avaliação foi feita com cerca de 2 mil crianças a partir de entrevistas psiquiátricas que fornecem diagnóstico. "As entrevistas foram originalmente desenvolvidas para serem usadas em países desenvolvidos, por isso tivemos o cuidado de testar as entrevistas em um estudo piloto realizado na cidade de Campos do Jordão", afirma Bacy. O levantamento durou um ano e meio e foi feito em duas fases. A segunda avaliou a prevalência de transtornos psiquiátricos na cidade de Taubaté.

A amostra de crianças foi sorteada de modo a cobrir todas as faixas sócio-econômicas, com taxa de participação de 83%, a qual corresponde a porcentagem de crianças que efetivamente participaram do estudo sobre o total de crianças originalmente sorteadas. "A taxa de participação do nosso estudo é considerada bastante elevada, e isto é importante pois evita erros estatísticos no caso de amostras tendenciosas, onde só um pequeno grupo do total de sorteados aceita participar."

A amostra foi estratificada em três grupos: classe média urbana, classe baixa urbana e classe baixa rural. A incidência de transtornos psiquiátricos foi de 12,5%. Segundo a pesquisa, as áreas definidas como classe baixa urbana apresentaram a taxa mais elevada (13,7%). O grupo denominado classe média urbana teve a menor taxa (5,9%), e o de classe baixa rural 11,4%.

Entre os principais transtornos psiquiátricos encontrados, os de conduta prevaleceram, somando 7%. Transtornos ansiosos ficaram em 5% e tanto depressão como transtorno de hiperatividade acometiam 1% da população.

Os transtornos de conduta são caracterizados por comportamento agressivo ou desafiante, que vai além das travessuras infantis ou da rebeldia do adolescente. O quadro inclui manifestações excessivas de agressividade e de tirania; crueldade com relação a outras pessoas ou a animais; destruição dos bens de terceiros; condutas incendiárias; roubos; mentiras repetidas; cabular aulas e fugir de casa; crises de birra e de desobediência anormalmente freqüentes e graves.

O estudo evidenciou também que crianças que sofrem agressão física, presenciam violência doméstica e têm mães com possível comprometimento mental têm o dobro de chances de desenvolver doenças psiquiátricas do que as demais.

Este trabalho é parte de projeto de grande porte, que investiga a prevalência de transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes na região sudeste do País e pretende conhecer a real demanda desses transtornos no Brasil, visando adequar os serviços de saúde mental oferecidos à população.

A gravidade de repercussões dos transtornos mentais na infância e adolescência, assim como as altas taxas principalmente em regiões mais carentes, indicam a necessidade e a importância da implantação e implementação de serviços de saúde mental comunitários para crianças e adolescentes. Ainda não existe no Brasil um plano bem estruturado sobre como e o que oferecer em termos de serviços de saúde mental infantil, e os resultados desse estudo serão úteis para ajudar no planejamento.

A prevenção e o tratamento desses transtornos têm impacto concreto no futuro dos jovens, favorecendo a diminuição de criminalidade, abuso de substâncias, abandono escolar, desenvolvimento de transtornos de personalidade e transtornos mentais na vida adulta, além de propiciar que se desenvolvam com maior capacidade de atuar como pais.

O estudo foi financiado pelo Wellcome Trust, órgão inglês de financiamento de pesquisas e contou com o apoio integral das prefeituras de Campos do Jordão e de Taubaté, possibilitando a colaboração de uma equipe de psicólogos e outros profissionais que foram os responsáveis por toda a coleta de dados.

O IPq fica na rua Dr. Ovídeo Pires de Campos, s/n., 1º andar, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3083-0473



Cursos, Seminários e Palestras


Curso ajuda a escrever artigos científicos

A Fundação Instituto de Enfermagem de Ribeirão Preto (FIERP) está oferecendo o curso Artigo Científico: escrever, publicar, apresentar, nos dias 5 e 6 de dezembro. O curso, coordenado pela professora Victoria Secaf da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, busca passar aos cientistas as dicas principais sobre as publicações na área da Saúde e Enfermagem, ensinando maneiras de melhorar a apresentação de suas pesquisas em eventos e periódicos. A inscrição vai até dia 3 de dezembro, custa R$ 80,00 e pode ser feita na EERP, avenida Bandeirantes 3900, Campus Universitário, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3444



Atendimento em parada respiratória

De 20 a 24 de janeiro de 2003 estarão abertas as inscrições para a turma I do curso de Atendimento Básico em Parada Cardiorespiratória: Novas Diretrizes e será ministrado na Escola de Enfermagem (EE) da USP de Ribeirão Preto. Haverá uma outra turma com inscrições entre 27 e 31 de janeiro. O curso é destinado a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, profissionais e alunos de fisioterapia, odontologia e educação física. É promovido pelo departamento de Enfermagem Geral e Especializada e tem como responsáveis as professoras Maria Célia Barcellos Dalri, Sueli Marques e Maria Suely Nogueira. As aulas começarão dia 28 de janeiro para turma I e dia 4 de fevereiro para a II. Não há taxa de inscrição.

A EERP fica na avenida Bandeirantes 3900, Campus Universitário, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3398/3462 ou pelo e-mail macdalri@eerp.usp.br




Agenda Cultural


Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP para a semana 2 a 8 de dezembro de 2002

Especial, Inédito. Os Sertões: Ano 100. "Os Sertões: Ano 100" não é um vídeo fechado. Busca recontar algumas das impressões de Euclides da Cunha sobre Canudos, sua passagem pela pacata São José do Rio Pardo e analisar alguns aspectos de "Os Sertões", como, por exemplo, sua atualidade e importância literária ao comemorar seu primeiro centenário.

Segunda-feira (2) às 22h30.

Olhar da USP Especial, Inédito. Neste Olhar da USP Especial, o professor Hélio Guerra Vieira, residente do Instituto de Engenharia, ex-diretor da Escola Politécnica e ex-reitor da USP nos conta como ele começou com sua vida acadêmica, seu relacionamento com os alunos e os avanços da tecnologia que influenciaram seus estudos.

Terça-feira (3), às 12 horas, 16h30 e 20h30 com reprise sábado às 12 horas.

PGM , inédito. O programa fala dos Índios Gavião, de Rondônia. Um povo que há 50 anos está em contato com os colonizadores brasileiros. Traz também a exposição sobre Vidas Secas do IEB, em homenagem à Graciliano Ramos. E ainda fala do CD Reko Arandu, resultado da união de 11 aldeias indígenas para gravação em São Paulo.

Quarta-feira (3) às 7h30, 12 horas, 16h30, 21 horas, 1h30, 4h30 com reprise no sábado às 1h30 e domingo às 16h30.

Pilotis, inédito com o tema Onde você mora.

Quinta-feira (4), 7h30, 11h30, 16h00 e 20h30 com reprise no sábado às 7h30 e domingo às 1h30.

Olhar da USP, inédito. Fala de Reciclagem. Elizabeth Lima, educadora ambiental do USP Recicla e Raquel Trajber, do Instituto ECOAR para Cidadania, estão no Olhar da USP desta semana conversando sobre a Reciclagem. As convidadas falam sobre os três "erres": Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Elas também dão um panorama do trabalho das instituições em que elas trabalham.

Quinta-feira (4), 12 horas, 16h30, 21 horas, 1h30 e 4h30 com reprise sábado às 12 horas e domingo às 7h30.

4X4, Inédito. Sono. O sono é a parte essencial de nossa existência. O program discute a importância do sono e algumas doenças e perigos de se dormir mal. Participam do programa Maria Estela Ferreira Rohwedder (professora de Administração da UNICSUL. Psicóloga e doutora em Ciências Sociais) Maria Ruth Gonçalves Pereira (professora de Psicologia da PUC-SP. Doutora em Psicologia Clínica) Sergio Tufik (Diretor do Instituto do Sono da UNIFESP) e Frida Marina Fischer (professora da Faculdade de Saúde Pública da USP). A apresentação é do professor José Martins Filho (médico pediatra, professor da UNICAMP, da graduação e da pós-graduação, e Pró-Reitor Acadêmico da UNICSUL.

Sábado às 16h30 e domingo às 21 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo) no canal 15 da TV a cabo ou pela Internet no site http://www.cnu.org.br

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 com Adriano ou Carol ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br


Livros, Revistas e Publicações


Livro fala sobre a ficção na TV

Dia 4 de dezembro, às 19 horas, acontece na Livraria da Vila o lançamento do livro O discurso Ficcional na TV, de Anna Maria Balogh. O livro, lançado pela Edusp, pretende sistematizar, analisar, caracterizar a ficção televisual, sem perder de vista a riqueza do processo e o destaque que o veículo tem na cultura brasileira, como principal meio de entretenimento, acessível à maioria da população, e formador de opinião.

Partindo de longa experiência de ensino, pesquisa, contato com alunos e profissionais da área, a autora reflete sobre as singularidades da ficção na TV, usando a semiótica como ferramenta principal de análise.A publicação é dirigida a estudantes de graduação, de pós-graduação e interessados em geral.

A Livraria da Vila fica na Rua Fradique Coutinho 915, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149 ou (0XX11) 3814-5811




Quadro de avisos


Lançamento do número 46 da Revista do IEA

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP estará promovendo o coquetel de lançamento do número 46 da revista Estudos Avançados, no dia 11 de dezembro, às 16 horas. Na ocasião, o geógrafo Aziz Ab'saber apresentará uma palestra sobre Amazônia.

Além de Amazônia brasileira II, o número 46 da revista destaca o papel que os Estados Unidos vêm exercendo no cenário internacional, uma entrevista com o historiador Jacob Gorender sobre Liberalismo e escravidão, e depoimentos originais do professor Jacques Marcovitch e do cineasta João Batista de Andrade.

A revista custa R$ 18,00 e a assinatura anual (três edições), R$ 40,00. A assinatura pode ser feita pessoalmente no IEA ou através do correio. O IEA fica na avenida Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, 05508-900, São Paulo, SP.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442, pelo e-mail estavan@edu.usp.br ou pelo site http://www.usp.br/iea/revista




Teses e Dissertações


Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

Doutorado

- Trajetória histórico-econômica do processo de avaliação de C&T no CNPq e NSF: estudos comparados. Nélia Pamplona Castilho Lima. Dia 6 de dezembro, às 14 horas.

- Mito e processo social em Primeiras Estórias. Ana Paula Sá e Souza Pacheco. Dia 6 de dezembro, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626



Instituto de Psicologia

Doutorado

- A meninice (em casa) na rua: no limite da intimidade e da exposição da subjetividade no discurso. Patrícia Regina da Matta Silva. Dia 6 de dezembro, às 14 horas.

- Auto-organização na obra de Freud. Carla Laino Cândido. Dia 9 de dezembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091 4183



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava