São Paulo, 10 de dezembro de 2002 n.1109/02.



Poli assina convênio
com Escola Francesa

Poli firmará acordo de cooperação com a
École Nationale des Ponts et Chaussées,
a mais antiga instituição de ensino
de Engenharia do Mundo



História Oral, o resgate da memória


Seminário na Faculdade de Educação debate políticas públicas para o setor


Rádio USP e KLM promovem concurso cultural




Destaques


Poli assinará convênio com Ponts et Chaussées, a escola de engenharia mais antiga do mundo

André Chaves de Melo, do Jornal da USP

A Escola Politécnica da USP (Poli) assinará nesta quarta-feira (11) um convênio de cooperação com a mais antiga escola de engenharia do mundo, a francesa École Nationale des Ponts et Chaussées, fundada em 1747. A iniciativa faz parte do Programa de Duplo Diploma da Poli, que prevê o intercâmbio de alunos da unidade com diversas instituições do exterior.

Estudantes de engenharia brasileiros e franceses recebem das duas instituições diplomas de graduação reconhecidos em ambos os países. "Essa parceria significa uma ampliação das possibilidades de intercâmbio para nossos alunos", afirma Adnei Melges de Andrade, presidente da Comissão de Cooperação Internacional da Poli e diretor do Departamento de Recursos Humanos da USP (DRH).

O Programa existe há dois anos e já estabeleceu parcerias com mais seis escolas: Écoles Centrales de Paris, Lille, Nantes e Lyon, École Nationale Supérieure de Chimie de Paris e École Polytechnique - essa última através de um convênio que inclui outras unidades da USP: os Institutos de Física (IF), Química (IQ) e de Matemática e Estatística (IME), em São Paulo, além da Escola de Engenharia (EESC) e os Institutos de Física (IFSC), Química (IQSC) e de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos. "Ao voltarem ao Brasil, os alunos de física, química, matemática, entre outros, obtêm o título de bacharel nessas áreas e são, na França, reconhecidos como ‘ingénieurs de la Polytechnique’, profissionais que possuem uma formação diferente da obtida pelos outros engenheiros", explica Andrade.

Há cerca de 50 brasileiros cursando o duplo diploma na França, todos com bolsas concedidas pelo governo francês, fundações ou empresas. A Poli também mantém parcerias com instituições de ensino e pesquisa japonesas e norte-americanas para intercâmbio de bolsistas. "Estamos negociando parcerias com instituições da Itália e Alemanha", conta Andrade.

Os alunos que se inscrevem para o Programa têm seu desempenho nas disciplinas submetidos a uma avaliação prestam uma série de exames. Os selecionados passam por um curso intensivo de francês criado pela Poli em parceria com o Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e recebem uma bolsa. "Em breve, assim que estabelecermos as parcerias com entidades da Alemanha e da Itália, criaremos cursos para preparar nossos alunos no uso dos idiomas desses países", afirma Andrade.

"Nossa meta é permitir que, até o final de 2003, cerca de mil estudantes da Poli tenham acesso a esses cursos." Os alunos da Poli cursam os três primeiros anos no Brasil e os dois seguintes na França. Lá, no primeiro ano recebem uma formação mais generalizante e, no segundo, especializam-se, dedicando seis meses às disciplinas e mais seis a um estágio em empresas. De volta ao Brasil, cursam mais um ano, concluindo a graduação em seis anos - um a mais que no curso normal.

O processo é o mesmo para os estudantes franceses. "Foi essa característica, voltada para uma formação técnica mais ampla, com muita informação e prática que me fez decidir vir ao Brasil", afirma Guilhem de Nucè de LaMothe, 25 anos, engenheiro de produção, primeiro aluno francês formado no Brasil pelo Programa de Duplo Diploma, originário da École Centrale de Lyon. "Quando cheguei aqui, fiquei impressionado com o alto nível das aulas dos

professores e da bagagem de conhecimentos dos meus colegas brasileiros que, em uma cidade como São Paulo, contam com uma infinidade de empresas e problemas que permitem o aprendizado prático e a reflexão crítica sobre as possibilidades de solução", diz.

Segundo Andrade, existe uma proposta da Comissão de Cooperação Internacional da USP para que dentro de três anos todas as unidades da Universidade estabeleçam convênios de intercâmbio centrados no ensino de graduação.

Mais informações: (0XX11) 3091-5728, com o professor Adnei Melges de Andrade ou e-mail adnei.andrade@poli.usp.br



Obra contribui para o resgate do passado

Marcelo Gutierres

Nesta quinta-feira (12), a partir das 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, acontece o lançamento do livro História Oral: possibilidades e procedimentos, da historiadora Sônia Maria de Freitas. Segundo a autora, a obra busca atingir acadêmicos e leigos, fornecendo instrumentos para o desenvolvimento de projetos que resgatem o passado por meio de registro de depoimentos. Para isso, ela constrói uma visão panorâmica da Nova História e de conceitos como memória, reminiscência e imaginação, segundo parâmetros filosóficos e psicanalíticos. "Perder nossa memória é perder nossa identidade", constata Sônia Maria.

A História Oral é uma prática que consiste em se recorrer aos personagens vivos para contar a história do presente. "Utilizada como qualquer outro documento histórico, é um método de pesquisa que se vale da técnica da entrevista e outros procedimentos articulados entre si", explica a historiadora.

Ela divide o método em três gêneros: tradição oral, voltada para o conhecimento que é transmitido de geração a geração; história de vida, que abrange a totalidade da existência de uma pessoa; e história temática, realizada com um grupo de pessoas.

Sônia Maria defende que a entrevista é muitas vezes mais confiável do que documentos de um cartório, por exemplo. "Todo documento é subjetivo." Porém, lembra que o entrevistado pode omitir ou fantasiar em seu relato. "É inevitável, pois faz parte da natureza humana." Nesse caso, a historiadora ressalta a importância de se entender as razões para as possíveis omissões ou fantasias.

Outro aspecto a ser observado é a escolha com quem se vai conversar. A estudiosa aposta num melhor resultado ao se dialogar com aqueles que estiveram presentes nos fatos narrados por eles. "As pessoas certas são as testemunhas oculares, aquelas que participaram dos acontecimentos."

A autora

Sônia Maria de Freitas é pesquisadora e doutora em História Social pela USP. Especializou-se em História Oral na Universidade de Essex, Grã-Bretanha, em 1988. Implantou dois importantes projetos de História Oral institucionais em museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Os acervos produzidos estão disponíveis ao público. O primeiro está no Museu da Imagem e do Som (MIS). Neste, a estudiosa realizou 120 entrevistas em vídeo com personalidades da área artístico-cultural do País.

O segundo projeto é no Museu da Imigração/Memorial do Imigrante, onde implantou o setor de História Oral em 1993. O objetivo é a reconstrução da memória de imigrantes de diferentes nacionalidades e etnias que se dirigiram para o Estado de São Paulo. Até a presente data foram gravadas mais de 300 entrevistas em vídeo, contendo histórias comoventes, dramáticas e fascinantes.

A pesquisadora é autora de "Reminiscências", de 1993 e "E chegam os imigrantes: o café e a imigração em São Paulo", de 1999. A Livraria Cultura do Conjunto Nacional fica na Av. Paulista, 2073, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 9326-6063 ou pelo e-mail smfreitas2@uol.com.br




Cursos, Seminários e Palestras


Políticas públicas para a educação

A Faculdade de Educação (FE) da USP promove no próximo dia 17, às 14 horas, o seminário Ensino Médio e Superior: a distância entre o Ensino, pesquisa e Extensão Pré-universitária e qual Política Pública. A idéia é discutir saídas para diminuir a distância entre ensino médio e superior. A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia. A FE fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 9792-2872, com César Augusto ou pelo e-mail laboratoriofuvest@yahoo.com.br



Ecoturismo: custos e benefícios

O seminário Custos e Benefícios do Ecoturismo e sua Contribuição para a Conservação acontece nesta terça-feira (10), às 9 horas, no Auditório Principal do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. O encontro é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O IAG fica na Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442



Especialização em Geriatria

Nesta sexta-feira (13) encerram-se as inscrições para o Curso de Especialização em Geriatria. Promovido pela Faculdade de Medicina (FM) da USP, o curso tem o objetivo de ensinar os fundamentos da assistência ao idoso e das doenças mais importantes na prática geriátrica, dentro da perspectiva atual. Médicos com residência em área clínica são o público-alvo. Inscrições no valor de R$ 60,00. O encontro será no Hospital das Clínicas, Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, 8º andar, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7454 / 3069-6236 ou pelo e-mail ccexfm@edu.usp.br



Causas e conseqüências da obesidade

O Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas realiza na próxima segunda-feira (16), das 9 às 11 horas, palestra educativa sobre causas e conseqüências da obesidade, influência da genética, fatores ambientais, sedentarismo, aspectos emocionais e nutricionais, tratamentos disponíveis e esclarecimento de dúvidas. Não há a necessidade de inscrição prévia. O encontro, aberto e gratuito, será no anfiteatro do IPq, rua Dr. Ovídeo Pires de Campos, s/n, 1º andar (dentro do complexo HC).

Mais informações: (0XX11) 3253-2366



Seminários na Física

O Instituto de Física (IF) da USP oferece nesta semana três seminários gratuitos:

Hoje (10), às 16 horas, no Auditório Adma Jafet, acontece o Seminário Conjunto dos Laboratórios de Cristalografia e Biofísica, com André Schröder, Laboratoire de Dynamique des Fluides Complexes, Strasbourg, França. Às 16h15, o Seminário do Laboratório de Filmes Finos, Filmes de diamante nanoestruturados: uma proposta de estudo, no Ed Basílio Jafet, Biblioteca do Acelerador Linear.

Na quinta-feira (12), às 10h30, acontece o seminário conjunto dos laboratórios de cristalografia e biofísica Interaction of Phospholipase C with giant lipid vesicles, no Auditório Norte, Ala II.

O IF fica na R. do Matão, Trav. R 187,Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114



USP recicla: 8 anos de trajetória

Nesta quarta-feira (11), a partir das 9 horas, no Auditório da FEA 5, acontece o encontro USP Recicla: 8 anos de Trajetória. Participarão do evento, bolsistas, agentes e membros das Comissões de todos os Campi que irão expor trabalhos e discutirão tudo que vem sendo feito na área. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

A FEA fica na Av. Professor Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4428




Agenda Cultural


Discutir ciência

Nesta terça-feira (10), às 20 horas, acontece no Bar Pompéia o encontro entre Augusto Damineli, Laerte Sodré Jr, ambos astrônomos e professores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, Cao Hamburger, cineasta e Soninha Francine, comentarista de esporte da ESPN e colunista da Folha de S.Paulo. A idéia é discutir ciência numa mesa de bar, tanto quanto o futebol. Entrada franca. O Bar Pompéia fica na rua Dr. Augusto de Miranda, 712, esquina com Desembargador do Vale, Pompéia, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022, ramais 219 / 225, com Renata ou Cecília





Livros, Revistas e Publicações


Medicina lança Guia Farmacoterapêutico

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HC/FMUSP) lança nesta terça-feira (10), às 11 horas, no auditório do Centro de Convenções Rebouças, a nova edição do Guia Farmacoterapêutico. A edição 2002/2003 tem 300 páginas e 12 capítulos, incluindo novos temas (radiofármacos e contrastes radiológicos). Abrange ainda a relação de equivalentes terapêuticos (análogos), antimicrobianos, germicidas, além de produtos controlados (psicofármacos) e medicamentos de alto custo. O auditório fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-7053 / 6694




Quadro de Avisos


Aluna de Bauru recebe prêmio do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde concedeu no último dia 6 o "Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para Sistema Único de Saúde 2002" ao estudo Avaliação da Efetividade de um Programa de Saúde Bucal Direcionado a Gestantes sobre a Experiência de Cárie de seus Filhos, de Régia Luzia Zanata. A pesquisadora foi aluna de pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. O trabalho está sendo implementado no município.

Mais informações: (0XX14) 234-3902 / 235-8200 / 8295



Concurso Cultural KLM - Rádio USP 80 anos no ar

Quer visitar Amsterdam com acompanhante? Basta criar uma frase, de no máximo cinco linhas, sobre o tema "KLM-Rádio USP - 80 anos no ar". Trata-se do concurso cultural promovido pela Rádio USP (93,7 mHz), 25 anos no ar, e a KLM, com 55 anos de operações no Brasil. A promoção se encerra no dia 20 de janeiro. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar. O vencedor ganhará uma passagem para a capital da Holanda, com direito a acompanhante. Os segundo e terceiro colocados também irão a Amesterdam, mas sem acompanhante.

Para participar é só entrar no site da KLM (www.klmbrasil.com.br) e preencher o formulário. Se preferir, a frase pode ser enviada por carta para a Rádio USP, Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa "J", 374, 1º andar ou através do fax, (0XX11) 3091-4350, mencionando nome e endereço completos e número do CPF.

Mais informações: (0XX11) 3091-4350 ou nos sites http://www.usp.br/radiousp/promocoes.htm e http://www.klmbrasil.com.br




Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

- Capacidades tecnológicas e transferência de tecnologias. Um estudo de multicaso da indústria farmacêutica no Brasil e no Canadá. Vania Passarini Takahashi. Dia 13 de dezembro, às 8 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-9235 / 9250



Escola Politécnica

Mestrado

- Estudo das características físicas e mecânicas recicladas com espuma de asfalto. Isaac Eduardo Pinto. Dia 17 de dezembro, às 14 horas.

- Utilização de uma água residuária da extrusão de alumínio na neutralização de efluentes ácidos da mineração de carvão. Juliano Natal. Dia 16 de dezembro, às 14 horas.

- Proposta de uma estratégia para o controle de admissão de conexões baseado em medições de Tráfego Agregado e caracterização de Redes IP. Alexandre Barbosa de Lima. Dia 17 de dezembro, às 10 horas.

- Estruturas Flutuantes para a exploração de campos de petróleo no mar (epso): apoio à decisão na escolha do sistema. Marcondes Fernando Garber. Dia 17 de dezembro, às 10 horas.

Doutorado

- Estudo experimental da deposição eletroquímica e análise de escalamento dinâmico da rugosidade superficial de filmes finos de cobre. Nasser Mahamoud Hasan. Dia 17 de dezembro, às 14 horas.

- Ambiente para o desenvolvimento de maturidade em engenharia de software em um curso de Ciência da Computação. Luiz Ricardo Bigosso. Dia 17 de dezembro, às 14 horas.

- Padrões de Software para Tutores Inteligentes Cooperativos em Engenharia de Requisitos. Maria Emília Gomes Sobral. Dia 17 de dezembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

- Formulação das bases conceituais para apoiar a decisão de dimensionamento da estrutura operacional em agências de viagens. Raul da Costa Diniz. Dia 17 de dezembro, às 14 horas.

- Um estudo sobre a apuração do lucro na venda a prazo de unidades imobiliárias. Rilder Beserra de Castro. Dia 17 de dezembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862



Instituto de Psicologia

Mestrado

- Filhos autistas e seus pais: um estudo compreensivo. Maria Izilda Soares Martão. Dia 16 de dezembro, às 9 horas.

- Avaliação psicológica para determinação de guarda de criança: um estudo de Psicologia Jurídica. Sidney Kiyoshi Shine. Dia 17 de dezembro, às 14 horas.

Doutorado

- Criatividade, auto estima e rendimento acadêmico: um estudo com universitários de psicologia. Anelise de Barros Leite Nogueira. Dia 17 de dezembro, às 9:30h

Mais informações: (0XX11) 3091-4183



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava