São Paulo, 12 de dezembro de 2002 n.1111/02.


A influência das faixas estreitas
na segurança do trânsito

Estudo avaliou índices de acidentes em
trechos de avenidas com faixas de até 2,5
metros de largura. A pouca dimensão das
faixas sugere maior cautela dos condutores



 

Instituto de Química sedia Congresso IQ–2002


Inscrições abertas para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia


Exposição comemora centenário de Prudente de Moraes




Destaques


Apesar da sensação de desconforto, faixas estreitas podem aumentar segurança

Olavo Soares

A utilização de faixas de tráfego de veículos estreitas (com menos de três metros de largura), que permite a inclusão de uma faixa adicional para circulação, é um método usado para aumentar o fluxo do trânsito nos centros urbanos. Porém, a pouca largura das faixas pode gerar uma sensação de insegurança nos usuários da via. A falta de um estudo brasileiro sobre essa sensação foi a motivação principal para a realização da dissertação de mestrado Análise de segurança do uso de faixas de tráfego estreitas em vias arteriais urbanas, defendida pelo engenheiro Olímpio Mendes de Barros na Escola Politécnica (Poli) da USP.

Pesquisas anteriores constataram que as faixas menores, com 2,5 metros de largura, comportam apenas 90% do tráfego das faixas com 3,5 metros. "Essa redução se deve à alteração no comportamento dos condutores ao passar por uma via com faixas estreitas", aponta o engenheiro. Ainda assim, Barros destaca que a inclusão de mais uma via através da utilização das faixas estreitas acarreta um aumento no número total de veículos.

Uma referência para o trabalho do engenheiro foi uma pesquisa qualitativa realizada em 2001 pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo que analisou as sensações sentidas pelos usuários das faixas estreitas. Nela, constatou-se a insatisfação dos motoristas: "os motociclistas reclamam da falta de espaço. Já os condutores de carro de passeio sentem-se inseguros ao lado das motos", comenta Barros.

Segurança

Para o engenheiro, a pesquisa da CET serviu para fomentar um dos componentes do "tripé" em que se baseia sua dissertação. "Busquei verificar a eficácia das faixas estreitas baseando-me em três itens: conforto, capacidade e segurança". Com base no levantamento da CET, que apontou desconforto dos usuários, e nos dados pré-existentes sobre o impacto na capacidade, o estudo procurou focar a segurança.

A análise ficou então sobre duas avenidas em São Paulo: Rebouças (Zona Oeste) e Interlagos (Zona Sul). Em ambas, há trechos significativos com faixas de até 2,5 metros de largura, que somam cerca de 14% do total implantado no município de São Paulo. Nessas avenidas há um grande número de carros de passeio, veículos pesados e de motos.

O aspecto da segurança foi analisado por meio do estudo de 750 boletins de ocorrência de acidentes com vítimas nas duas avenidas, de janeiro de 2000 a novembro de 2001. O resultado surpreendeu o engenheiro: foram encontrados menos acidentes nos trechos das faixas estreitas do que nos demais da avenida, e o dado se repetiu quando o estudo recaiu apenas sobre os acidentes envolvendo motos. "Este fato sugere que, apesar do desconforto gerado, as faixas estreitas podem colaborar na segurança, talvez por exigir mais cautela dos motoristas", comenta.

Mesmo com esses resultados positivos, Barros afirma que sua pesquisa não é suficiente para afirmar que as faixas estreitas não influem negativamente na segurança dos condutores de São Paulo. "Precisamos seguir nesta análise, verificando também o ocorrido em outros pontos da cidade. A idéia é, com base nestes estudos, sugerir uma norma para a implementação deste tipo de faixa nas vias públicas urbanas", complementa.

Mais informações: (0XX11) 3742-9303, ramal 223




Cursos, Seminários e Palestras


Desafios da química

Refletir sobre os desafios da química e discutir a construção do ensino e extensão através da pesquisa são as finalidades do Congresso IQ–2002, entre os dias 12 e 13 de dezembro. No Instituto de Química (IQ) da USP, local do evento, haverá apresentação de trabalhos científicos para os debates. O Congresso está dividido em três partes: Química Ambiental, Presente e Futuro do Genoma e Novos Materiais.

A participação é livre, bastando comparecer no IQ, na Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3810 / 3031-2858, no e-mail diretor@iq.usp.br ou no site http://www.iq.usp.br/wwwcongressos/2002



Feira de ciências

Até dia 20 de janeiro podem ser feitas as inscrições de projetos para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2003, que acontece no campus da USP em São Paulo, entre os dias 12 e 15 de março de 2003. Participam da feira, estudantes da 8º série do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio e Técnico.

A feira é anual e é dividida em diversas categorias de ciências, como exatas e da terra, biológicas, agrárias, sociais e humanas. O objetivo é estimular a produção de projetos que revelem vocações dos alunos para a ciência. A Febrace 2003 será realizada na Escola Politécnica (EP) da USP localizada na avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5430 ou no site www.lsi.usp.br/febrace




Agenda Cultural


Exposição comemora centenário de Prudente de Moraes

Em comemoração ao centenário da morte de Prudente de Moraes, será realizada a partir do dia 16, a exposição Prudente de Moraes - limites da cidadania. O eixo da exposição é a análise da estrutura político-partidária da Primeira República - 1889/1930 - e dos conteúdos da forma republicana de gestão no país. A exposição ocupa 12 salas do andar superior do Museu Republicano Convenção de Itu. O acervo expositivo abrange material bibliográfico, documental, iconográfico e objetos tridimensionais. Local: Museu Republicano Convenção de Itu, Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu. A exposição vai até o dia 16 de dezembro de 2003.

Mais informações: (0XX11) 4023-0240




Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Análise de filtros com elementos ressonantes para sistemas de comunicações ópticas usando WDM. João Marcelo Dias Ferreira. Dia 19 de dezembro, às 15 horas.

- Análise da aplicabilidade de sistemas ERP e CRM no suporte ao processo de negócio gestão de demanda em ambientes de produção make-to-stock. Rodrigo Cambiaghi Azevedo. Dia 19 de dezembro, às 10 horas.

Doutorado

- Diagnóstico do processo de retificação center-less através de emissão acústica. Jalon de Morais Vieira. Dia19 de dezembro, às 10 horas.

- Análise do aporte, da taxa de sedimentação e da concentração de metais na água, plâncton e sedimento do Reservatório de Salto Grande, Americana – SP. Maurício Augusto Leite. Dia 19 de dezembro, às 14 horas.

- Características de escoamentos decorrentes de diferenças de densidades. Selma Vargas da Silva. Dia 19 de dezembro, às 14 horas.

- Transformação dq não senoidal para máquinas síncronas com imã permanente no rotor. José Roberto Boffino de Almeida Monteiro. Dia 19 de dezembro, às 14 horas.

- Garantia de qualidade dos provedores de serviços de aplicativos (ASP), empregando os acordos dos níveis (SLA): uma pesquisa exploratória. Rejane Maria da Costa Figueiredo. Dia 19 de dezembro, às 14h30.

- Valoração econômica dos impactos causados pela queima da cana-de-açúcar no meio ambiente. Katty Maria da Costa Mattos. Dia 19 de dezembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250



Escola Politécnica

Mestrado

- Metodologia de cálculo de balanço de potência em sistemas dwdm com amplificadores de linha. Walmara de Paula Herman. Dia 19 de dezembro, às 10 horas.

- Relações de orientação resultantes da precipitação de austenita em ferrita em aço inoxidável dúplex. Eduardo Franco de Monlevade. Dia 19 de dezembro, às 14h30.

- Projeto e implementação de uma plataforma de testes aplicada ao desenvolvimento de veículos submarinos não tripulados. Flávio José Aguiar Soares. Dia 19 de dezembro, às 10 horas.

- Gestão do processo de projeto no segmento de construção de edifícios por encomenda. Leonardo Melhorato Grilo. Dia 19 de dezembro, 14h30



Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas

Mestrado

- O movimento de libertação dos Sem Terra (MLST) e as contradições da luta pela terra no Brasil. Marco Antonio Mitidiero Junior. Dia 19 de dezembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 ou pelo e-mail posgrad_fflch@recad.usp.br



Instituto Oceanográfico

Mestrado

- Análise da pesca artesanal na região da Praia Grande (SP), no período 1999-2001. Carolina Pacheco Bertozzi. Dia 12 de dezembro, às 9 horas.

- Variação sazonal do sulfeto de dimetila em águas superficiais do Sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia. Heitor Conrado de Araújo Júnior. Dia 13 de dezembro, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Beatriz Camargo, Juliana Kiyomura Moreno, Lucas Telles, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava