São Paulo, 17 de janeiro de 2002 n.891/02.


USP comemora o
aniversário de São Paulo

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão
Universitária realiza no dia 25 de janeiro o
Projeto São Paulo - A Cultura é Presente. Estão
programados vários eventos gratuitos como
exposições, visitas aos museus da USP, filmes,
música e apresentações teatrais



Planejador Familiar, a alternativa para o
profissional de mercado


Faça sua avaliação corporal no Cepeusp


Prorrogadas as exposições no Centro
Universitário Maria Antonia





Destaques


USP comemora aniversário da cidade de São Paulo com
realização de eventos culturais

Cauê Muraro

A USP, através da sua Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, promoverá uma série de atividades culturais para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo, no próximo dia 25 de janeiro. O Projeto São Paulo - A Cultura é Presente pretende disponibilizar à população paulistana eventos como exposições, visitas aos museus da universidade, projeções, música e teatro. Todos gratuitos.

"Além do campus da capital, as Unidades, Museus, Institutos Especializados e Órgãos Universitários, espalhados pela cidade, estão envolvidos no projeto", diz o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária em exercício, professor Orlando Lobosco, do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), ressaltando que este ano a programação está muito mais rica que no ano passado - primeira ocasião em que a USP promoveu o evento comemorativo. Para 2002 está previsto inclusive um concerto com a Orquestra Sinfônica da USP, no anfiteatro Camargo Guarnieri, situado no próprio campus.

Lobosco enfatiza que esse tipo de iniciativa reflete a procura pelo estreitamento do contato entre a USP e a população externa. "A extensão, ao lado de ensino e pesquisa, é atividade primordial. E nada como uma oportunidade como essa para mostrar o que a universidade tem de melhor."

Para todas as idades

Além de gratuitas as atividades são dirigidas a um público bastante diversificado. Assim, os adultos tem a sua disposição desde projeções como o filme Bicho de Sete Cabeças até apresentações teatrais. Enquanto as crianças podem conferir, por exemplo, a exibição de Kiriku e a Feiticeira, desenho animado francês baseado em uma tradicional lenda dos países da África Ocidental. Visitas monitoradas aos museus ligados à USP também constam na programação.

A expectativa agora é de que o paulistano comemore o aniversário da cidade comparecendo e participando do Projeto São Paulo - A Cultura é Presente. "É um pretexto muito interessante para a universidade se fazer presente na vida da cidade e de seus moradores", completa Lobosco.

Mais informações: (0XX11) 3091-3240 / 3575 ou no site http://www.usp.br/prc, onde consta a programação completa.




Cursos, Seminários e Palestras


Planejador familiar, a alternativa para o profissional do mercado

A Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP lançará, em março de 2002, a segunda turma do curso MBA Personal Finance (nível master). As vagas são limitadas e o processo de seleção já está em andamento.

O curso é indicado para administrar o orçamento familiar das pessoas que têm ou receberam quantias em dinheiro e não sabem qual a maneira mais adequada para aplicar o dinheiro, casais em processo de divórcio e investidores financeiros.

Mais informações: (0XX11) 3091-5820 ramal 191, com Rose Andrade ou no site http://www.fipecafi.com.br/fipecafi/cursos




Oficinas Especiais de Férias no Centro Universitário Maria Antonia

As inscrições já estão abertas para as oficinas culturais do Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) que têm por objetivo oferecer a cada participante a oportunidade de uma experimentação prática mais ampla contemplada pela aquisição de conhecimento no âmbito de diferentes linguagens. Não é exigido pré-requisitos para cursá-los, sendo o preço da mensalidade (ou módulo) de R$ 70, não estando incluso os materiais. Serão concedidos descontos de 20% para os estudantes e professores ativos e 40% para aposentados e alunos especiais. Os sócios da Associação Amigos da Maria Antonia terão desconto de 50%.

As oficinas oferecidas são: Construções Tridimensionais, Desenho da Paisagem, Desenho de Observação com Modelo (figura humana), Desenho e Cor, Fotografia, Gravura: xilografia e metal, Modelagem, Monotipia, Pintura e Escultura e Objeto. Uma vez inscrito na área de preferência (inscrição única), o interessado terá direito de estender sua atividade a qualquer outra, com a assistência do seu orientador inicial.

O Centro Universitário Maria Antonia fica na Rua Maria Antônia, 294, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255- 7182 ou 3255- 5538 ou através do e-mail: mariantonia@edu.usp.br





Agenda Cultural


Prorrogadas as exposições no Centro Universitário Maria Antonia

As exposições do Centro Universitário Maria Antonia, previstas para fecharem em 22 de janeiro continuarão abertas até o dia 27 deste mês. Apresentam seus trabalhos no Maria Antonia os artistas plásticos Elizabeth Jobim e Sergio Romagnolo e o fotógrafo Sérgio Guerra.

Elizabeth Jobim expõe uma montagem de folhas de papel desenhadas com tinta acrílica azul nas paredes da galeria. As folhas justapostas formam um arranjo que alterna corte e continuidade. Sergio Romagnolo traz onze esculturas feitas com plástico modelado ou bronze cujos temas são retratos de 2 meninas e trabalhos com objetos variados, utilizando o conceito de oco e vazio na escultura. Já Sérgio Guerra desenvolve trabalhos de comunicação e marketing junto ao Governo de Angola desde 1998, atuando na reformulação e modernização da comunicação no país. Vivendo entre Brasil e em Angola há mais de três anos, Sérgio Guerra, criou um jeito particular de se relacionar com o povo angolano. "As muitas faces de Angola" encontra-se exposta como um retrato de suas experiências.

O evento pode ser visitado de segunda a sexta, das 12 às 21 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 21 horas. Entrada Gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3255- 7182 ou 3255- 5538 ou através do e-mail: mariantonia@edu.usp.br



Programação da TV USP

A TV USP exibirá a seguinte programação entre os dias 21 e 27 de janeiro:

Delta Pi reprisa nesta e na próxima semana o debate em torno do tema "Drogas". Neste primeiro programa, são abordadas questões como a discriminalização das drogas, o papel do Estado na questão, a diferença entre usuário e traficante, as políticas de prevenção e a diferenciação entre as abordagens de problemas como o de segurança ou a questão da saúde pública. Deste debate participam o aluno Paulo Malvasi, do curso de Ciências Sociais e Sônia Lessa, da Faculdade de Saúde Pública, ambos da USP, além de Lúcia Campos, aluna de Jornalismo da PUC. Participam também o professor Fernando Castelo Branco, da Faculdade de Direito da PUC, e José Arbex Jr., doutorando em História na USP. Segunda-feira (21) ao meio-dia, 16h30 e 21h00

Especial traz a reprise do debate em torno da personagem Juó Bananére, com um debate entre Benedito Antunes, professor de Literatura Brasileira da (Universidade Estadual Paulista (UNESP), autor do livro "Juó Bananére: As Cartas d'Abaixo Pigues"; e João Cláudio de Sena, diretor do documentário "São Paulo de Juó Bananére". Bananére foi criado pelo cronista Alexandre Marcondes Machado, que registrou as transformações causadas pela imigração no começo do século XX. Terça-feira (22), ao meio-dia, 16h30, 21h e 1h30; Sábado (26), às 16h30 e 21h; Domingo (27), ao meio-dia e às 16h30.

PGM, reapresentação das matérias "Mindlin", "Projeto Avizinhar" e "Cidade do Conhecimento". José Mindlin é um colecionador de 30 mil livros. Amante do conhecimento que vem do papel, Mindlin firmou um acordo com a USP em 1999. Segundo esse acordo, Mindlin pretende transferir gradualmente sua coleção de livros sobre o Brasil, a "brasiliana", para a universidade. Um paixão de menino que ajudará muitos pesquisadores.

- Um projeto de inclusão digital também leva a Internet a adolescentes das vizinhanças da USP, no Butantã. Com o apoio da agência Reuters, do projeto Avizinhar e de docentes e estudantes de Jornalismo da USP, os jovens criaram sua própria agência de notícias na web, aprendendo a divulgar notícias de seu próprio universo para o mundo.

- No dia 13 de agosto foi fundada a Cidade do Conhecimento, que promete melhorar as oportunidades de emprego no país. Através dessa cidade virtual, estudantes, profissionais e universitários poderão dividir dúvidas e experiências e, quem sabe, até arranjar um emprego. Quarta-feira (23), ao meio-dia, 16h30, 21h e 01h30; Sábado (26), ao meio-dia; Domingo (27), às 1h30; 4ª feira - 21h00. Outros Horários: 09h00 13h30 18h00 03h00

Olhar da USP reprisa o tema: "Comunicação e Democracia". No programa desta semana, a procuradora do estado de São Paulo, Dra. Vera Nusdeo, e o jornalista Eugênio Bucci, ambos integrantes da ONG TVer, discutem a necessidade de uma maior democratização da comunicação no Brasil, tocando em pontos como a função pública do jornalismo, a legislação brasileira que rege as comunicações e o controle social dos meios de comunicação A apresentação é do prof. Flávio Aguiar, do departamento de Letras da FFLCH/USP. Quinta-feira (24), às 9h, 13h30, 18h, 21h e 3h; Sábado (26), às 1h30; Domingo (27), às 21h. Outros horários: 09h00 13h30 18h00 03h00.

Dois Apês, reapresentação do episódio 5- "O Homem Nu". No quinto episódio do seriado, Betão posa nu para uma sessão de fotos, a mãe de Isabel vem de Paris para levar sua filha embora, Hermano entra para um curso de teatro, Oscar trabalha em network marketing, Mauro revela o submundo através de sua arte e Clara se envolve com Manelão, um cara um tanto exótico. Sexta-feira (25), ao meio-dia, 16h30, 21h e 1h30. Outros Horários: 12h00 16h30 01h30

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, nº 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária. A programação é exibida todos os dias pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo, ou ao vivo pela internet em: http://www.cnu.org.br

Mais informações: (0XX11) 3091-4101, 3091-4487 com Adriano ou Gilberto ou pelo site http://www.usp.br/tv





Quadro de Avisos


Faça sua avaliação corporal no Cepeusp

O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) está trazendo para seus usuários mais um serviço: a avaliação cineantropométrica, que mede a porcentagem de massa de gordura e de massa magra no organismo. Essa avaliação pode ajudar a prevenir doenças causadas pelo excesso de gordura como a hipertensão, por exemplo.

Incluso nesse serviço, duas palestras serão dadas. Uma sobre a forma de nutrição ideal e a outra sobre exercícios e treinamento físico que ajudam a manter a saúde e a retardar o envelhecimento.

Para a avaliação, agendada na sala do velódromo, é obrigatório traje de banho (biquíni para mulheres e sunga para homens), estar alimentado e recomenda-se não praticar atividades físicas no dia do exame. A taxa será de R$ 10 para funcionários do Cepeusp, R$ 20 para alunos e funcionários da USP e R$ 30 para a comunidade externa.

Mais informações: (0XX11) 3091- 3514





Teses e Dissertações


Faculdade de Direito

Doutorado

- As novas relações trabalhistas e o trabalho cooperativo. Vilma Dias Barnardes Gil . Dia 21, às 8h30

Mais informações: (0XX11) 3111-4004




Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp

E-mail: agenusp@edu.usp.br

Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br

Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br

Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br

Estagiários: Camila Lins Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br