São Paulo, 12 de março de 2002 n.919/02.




Osusp inicia temporada em busca de patrocínio
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp)
começa o ano em busca de maior
reconhecimento, inclusive no exterior.
Para tanto, busca patrocínios para realizar
todos os seus projetos




Psiquiatria atende crianças com Transtorno
Obsessivo-Compulsivo



Provar promove palestra sobre produção e distribuição



Pró-reitora de pós-graduação ministra
aula inaugural na Esalq




Destaques


Orquestra Sinfônica da USP inicia o ano em busca de renome internacional

Antonio Carlos Quinto

Com 26 anos de existência, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) inicia 2002 em busca de patrocínios que possibilitem seu reconhecimento nos cenários nacional e internacional. Com uma intensa programação para este ano, a Osusp pretende atingir anualmente um público de 80 mil pessoas, integrando-se totalmente à Universidade e ao público em geral.

De acordo com o regente da orquestra, maestro Carlos Moreno, o principal objetivo é partir para o que ele denomina de "projeto sinfônico de fato". Para tanto, uma das primeiras providências será viabilizar a contratação de novos músicos. Hoje, a Osusp tem em seu quadro 30 componentes. "Até o final deste ano, pretendemos dobrar este número", garante Moreno. "Desde já, estamos buscando patrocínio para nosso projeto. Afinal, estamos no maior centro cultural, que é a cidade de São Paulo, e que abriga a maior Universidade do País", aponta.

Moreno pretende chamar a atenção do público jovem da Universidade. O objetivo da Orquestra é realizar concertos em vários locais da USP, como a praça do Relógio, Anfiteatro Camargo Guarnieri, e em todos os campi do interior. "Nossa idéia é convidar conjuntos de rock para participar de alguns de nossos concertos. Com isso, estaremos atingindo o público jovem que é a maioria na Universidade", afirma. Além de tornar a orquestra reconhecida na própria Universidade, Moreno quer levar o grupo a apresentar-se nas várias salas de espetáculos de São Paulo.

Grande público

Uma das primeiras apresentações da Osusp neste ano permitirá o acesso do grande público a um espetáculo sinfônico. Em abril, a orquestra mostra um repertório especial dedicado às crianças e adolescentes da comunidade da Favela São Remo, nas proximidades da USP, que integram o Projeto Avizinhar, da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da USP. "Executaremos, por exemplo, peças como Pedro e o Lobo, onde alguns instrumentos representarão personagens da história infantil", descreve. Ao longo deste ano, a Osusp apresentará ao público peças de grandes mestres como Mozart, Schostakovitch e Villa Lobos, entre outros. Em todos os espetáculos, Moreno assume o compromisso de executar pelo menos uma música de um compositor clássico brasileiro. "Estaremos também abertos a todas as escolas que tiverem interesse em levar a seus alunos a música erudita".

Na programação da Osusp, concertos sinfônicos, de câmara e didáticos. E entre os diversos projetos, Moreno destaca o Osusp Academia, que abrirá oportunidade para músicos semi-profissionais. "Neste caso, a prioridade é para alunos do Departamento de Música da USP, mas poderemos estender o programa também à comunidade externa", diz o maestro.

Nestes primeiros concertos sob sua regência, o maestro promete uma nova Osusp, com melhor qualidade e novo visual. Natural de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Carlos Moreno é pós-graduado em regência orquestral na Suiça. Ele relata que um de seus primeiros trabalhos à frente do grupo foi o de incentivar a auto-estima dos músicos. "Encontrei um grupo desanimado, porém competente e capaz de crescer", garante.

Mais informações: (0XX11) 3091-3063; e-mail: sinfonica@edu.usp.br




Cursos, Seminários e Palestras


IPq pesquisa transtorno obsessivo-compulsivo

O Ambulatório de Ansiedade na Infância e Adolescência (Ambulansia) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da USP recruta crianças e adolescentes, de 9 a 18 anos incompletos, portadores de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), para atendimento em projeto de pesquisa. Sob a coordenação do psiquiatra Fernando Ramos Asbahr, são oferecidos tratamentos medicamentoso e psicológico, ambos de eficácia comprovada. Os interessados podem se inscrever na Associação dos Portadores de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (ASTOC), através dos telefones (0XX11) 3088-9198 e 3069-6972, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3083-0473 com Julieta, na Assessoria de Imprensa do IPq


Produção enxuta para distribuição

Nesta quarta-feira (13), o Programa de Administração de Varejo (Provar) promove a palestra Aplicação dos conceitos da produção enxuta para a distribuição, ministrada pelo professor Marilson Alves Gonçalves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Especialista em Gestão de Redes Organizacionais e Cadeias de Suprimento, o palestrante falará sobre os conceitos, mecanismos e fenômenos inerentes ao processo de produção enxuta e sobre as implicações, diferenciais competitivos e resultados alcançados com a adoção desse sistema.

Os interessados devem inscrever-se gratuitamente até hoje (12) pelo e-mail roselis@fia.fea.usp.br. O Provar é ligado à FIA, Fundação Instituto de Administração da FEA. O evento terá início às 8 horas, com a recepção dos participantes e logo após apresentação dos trabalhos. Das 8h45 às 9h45 acontece a palestra, e depois disso os técnicos do Provar farão exposições sobre as atividades de seus respectivos grupos de trabalhos programadas para o ano de 2002. A FEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, FEA 1, Sala da Congregação, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6045 / 6467 ou e-mail provar@fia.fea.usp.br ou site http://www.fea.usp.br/fia/provar


Colóquio sobre coerência quântica no IF

Nesta quinta-feira (14), às 16 horas, o Instituto de Física (IF) da USP e a Facultad de Ingeniería da Universidad de la República, do Uruguai, promovem o colóquio Manifestações da coerência quântica na propagação de luz em vapores atômicos. O palestrante é o professor Arturo Lezama, que irá falar sobre uma série de experimentos realizados em átomos de rubídio, nos quais a coerência quântica criada na interação com a luz manifesta-se nos efeitos de transparência induzida (EIT), absorção induzida (EIA), não-linearidades gigantes e alta dispersão. O colóquio tem entrada franca e acontece no Auditório Abrahão de Moraes, no IF, que fica na Rua do Matão, travessa R, nº 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114 na Comissão de Pesquisa do IF ou através do e-mail lgimenez@if.usp.br


Atualização na Clínica Lacaniana

Até esta sexta-feira (15), o Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) da USP recebe as inscrições para o curso de extensão Atualizando-se na Clínica Lacaniana. Destinado a profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional e àqueles que há mais de cinco anos exercem a clínica em psicanálise, o curso pretende atualizar os conhecimentos necessários ao exercício da prática clínica em psicanálise através do aprofundamento da teoria e de discussões clínicas. Será cobrada uma taxa de R$ 30,00 na inscrição, e os candidatos selecionados nessa primeira fase serão submetidos a uma entrevista com um dos professores do curso. A duração será de dois semestres (de 19 de março a 25 de junho e de 6 de agosto a 26 de novembro), com uma aula semanal de duas horas realizada sempre às terças-feiras, das 10 às 12 horas. São oito mensalidades de R$ 195,00. O Departamento de Psicologia Clínica do IP está localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, bloco 17, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4910 / 4173




Agenda Cultural


Pró-reitora profere aula inaugural na Esalq

Na próxima segunda-feira (18), a pró-reitora de pós-graduação da USP, Suely Vilela, estará na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) para dar as boas vindas e marcar o início do ano letivo. A aula inaugural será sobre o tema "Evolução e Perspectivas". Atualmente, a principal prioridade da pró-reitora é o monitoramento dos cursos através de avaliação interna continuada. Quer aperfeiçoar os programas interinstitucionais de mestrado e doutorado, promover a internacionalização desses programas e fazer avaliações permanentes. A aula inaugural acontece às 9 horas, no Salão Nobre, aberta a alunos e professores de pós-graduação da Esalq. Suely Vilela é professora titular do Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX11) 3091-3266 na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP




Teses e Dissertações


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

-Utilização da videografia aérea na detecção de áreas com deficiências nutricionais em plantios da eucalipto. Paulo Pompermayer Neto. Dia 26 de março, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3436-8622

Escola Politécnica

Doutorado

- Efeito do cobre, do fósforo, do níquel e do molibdênio sobre a resistência à corrosão atmosférica de aços carbonos. Fábio Domingos Pannoni. Dia 15 de março, às 8h30.

- O gerenciamento ambiental integrado aplicado a obras civis de grande porte. Marco Antonio Palermo. Dia 21, às 8 horas.

Mestrado

- Modelagem e simulação da operação de sistema antigelo eletrotérmico de um aerofólio. Guilherme Araújo Lima da Silva. Dia 11, às 13h30.

- Uma técnica para formação de células de manufatura baseada na análise da estrutura do produto e processo. André Rodrigues Alves. Dia 13, às 15 horas.

- Guiagem automática de um veículo autônomo baseada em sistema de visão. Nicolás César La Vinia. Dia 21, às 9 horas.

- Sintonia de controladores pid por algoritmos genéticos. Gerson Risso. Dia 22, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Medicina

Doutorado

- Fatores Prognósticos Clínicos, Histopatológicos, Terapêuticos e Biomarcadores em Carcinoma Epidermóide de Tonsila Palatina. Sérgio Altino Franzi. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3069-7063

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

- Efeitos quimiopreventivos do licopeno e da luteína em fígado de ratos submetidos ao modelo do hapatócito resistente de carcinogênese. Patrícia Weill. Dia 12, às 14 horas.

- Alterações heatológicas induzidas experimentalmente em coelhos pelo veneno da aranha marrom, Loxosceles gaucho. Flávio Luiz Tavares. Dia 15, às 14 horas.






Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail
: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Olavo Soares