São Paulo, 14 de março de 2002 n.921/02.


União de culturas
em prol da saúde
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e a Unifesp se unem no Projeto Guarani. O objetivo é contribuir com a melhoria da saúde de uma aldeia indígena em Bertioga



 

Geociências promove ciclo de conferências


FOB tem inscrições para cursos de especialização em Fonoaudiologia


Instituto de Psicologia realiza seminários
teóricos-clínicos neste primeiro semestre




Destaques


Projeto beneficia saúde indígena

Olavo Soares

A Faculdade de Saúde Pública da USP e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estão atuando em parceria no Projeto Guarani de saúde indígena. A iniciativa é uma subdivisão do Projeto Bertioga, que visa contribuir com a melhoria da saúde dos moradores daquele município. Atualmente, a área de atuação do Projeto Guarani é uma reserva indígena localizada no Rio das Silveiras, na praia de Boracéia, em Bertioga. A aldeia, que possui 236 moradores (a maioria crianças), recebe visitas de 20 membros da equipe de pesquisadores.

Segundo a coordenadora do projeto, Lavínia Santos de Souza Oliveira doutoranda da FSP, o maior benefício deste contato entre pesquisadores e índios é a troca de conhecimentos entre eles. Lavínia destaca a união que é feita entre a medicina ocidental e os costumes indígenas, o que possibilita maior aproveitamento dos conceitos de saúde pelos moradores da aldeia. "As coisas se complementam", afirma a coordenadora.

O projeto tem como um dos seus principais destaques o enfoque na produção de saúde, como afirma Lavínia. Nesse aspecto, é importante verificar que a ação dos pesquisadores leva em conta aspectos culturais, como por exemplo o que é considerado como produtor de saúde pelos moradores da aldeia. Em contraste com os demais moradores do município, que achavam que para produzir saúde seriam necessários elementos como saneamento e vacinação, os índios consideram como produtores de saúde o canto, a dança e a criação de frango.

Lavínia ressalta que ainda há aldeias que se utilizam de superstições para o desenvolvimento da saúde, como pajés e cantigas no combate às doenças. O projeto, segundo a pesquisadora, não despreza os elementos da cultura indígena, mas ao mesmo tempo usa muitos preceitos da medicina ocidental. "O projeto tem como base um tripé, com a medicina ocidental, a medicina indígena e a produção de saúde", afirma a pesquisadora.

Reforçando o canto, um dos produtores destacados de saúde apontados pelos índios, o projeto inclui apresentações de grupos indígenas de música, que inclusive já têm um CD gravado. O Projeto Guarani conta com o apoio do município de Bertioga, que visa alcançar o status de Capital do Índio.

Mais informações: (0XX11) 3085-4760/3066-7719 ou pelo e-mail lavinia@usp.br


 


Cursos, Seminários e Palestras


IGc realiza ciclo de conferências

Entre os dias 22 e 26 de março, o Centro de Pesquisas Geocronológicas do Instituto de Geociências (IGc) da USP realiza um ciclo de conferências com o professor Norbert Clauer, da Universidade de Strasbourg, França:

No dia 22, das 9 às 12 horas, e das 14:00 às 17 horas, Isotopic dating and tracing of hydrothermal activities and related ore deposits in sedimentary basins.

No dia 25, 9 às 12 horas, Isotopic records of low-grade metamorphic activities.

Dia 26, no mesmo horário, Revisited isotopic dating and tracing in low-temperature environments.

Os encontros terão lugar no Salão Nobre do IGc-USP, que fica na Rua do Lago, 562 Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3982


Especialização em Fonoaudiologia

A Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP está com as inscrições abertas para os Cursos de Especialização em Voz e em Linguagem. Serão oferecidas 10 vagas, com a duração de um ano, no período de abril de 2002 a março de 2003.

Os interessados deverão comparecer pessoalmente, pagando a taxa de inscrição no valor de R$50,00. Para a seleção será realizada uma prova de conhecimentos específicos, no dia 10 de abril, às 8 horas, no anfiteatro 8 da Fonoaudiologia, e análise curricular. A divulgação do resultado acontece no dia 15 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX14) 235-8232, no Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP; e-mail: dep-fono@fob.usp.br


Histórias Clínicas no IP

O Instituto de Psicologia da USP (IP) e a Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida realizam neste primeiro semestre uma série de seminários teóricos-clínicos, ministrados pelo professor Alfredo Jerusalinky, com o tema "Histórias Clínicas". As inscrições, R$ 25,00 por palestra, devem ser feitas com, no mínimo, uma semana de antecedência. Haverá um seminário por mês, de março a novembro, sempre das 14 às 16 horas, e a programação é a seguinte:

No dia 18 deste mês, Razão e método na apresentação de casos clínicos.

Em abril, no dia 15, Etiologia, evolução e cura de um caso de anorexia grave numa adolescente.

Em 20 de maio, o tema é Estruturação de um sintoma obsessivo a partir de uma psicose indecidida, num menino, dos 3 aos 9 anos.

Fim de análise, 18 anos depois, num caso de autismo infantil precoce é o seminário do dia 17 de junho.

As palestras retornam em agosto com Análise de uma fobia numa menina de 7 anos no dia 19.

Em 16 de setembro acontece o seminário sobre Fracasso de uma análise numa menina autista de 4 anos (Resistência Paternal).

A penúltima palestra, no dia 7 de outubro, será O retorno do narcisismo primário sob a forma de terrores noturnos, num menino de 8 anos.

Encerrando o ciclo, Agressividade e "acting-out" numa neurose de angústia de um menino de 5 anos em 11 de novembro.

Os seminários serão realizados no Salão Nobre do IP, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 399, travessa 4, bloco 23, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4386 / 9225-8718




Agenda Cultural


Coisas de Mulher e Violência na TV USP

Confira a programação da TV USP para a semana de 18 a 24 de março:

Série Especial - Coisas de Mulher para todos II, inédito. No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a TV USP exibe uma série de documentários realizados por mulheres de vários lugares do mundo, numa parceria com a ONG COMulher. Coisas de Mulher para todos traz vídeos independentes - entre documentários, animações e até bricolagem - inéditos na TV brasileira. Na segunda semana da série, serão exibidos os vídeos "O Encontro de Duas Rainhas" (Meeting of the Two Queens), "A Obscuridade de minha Língua II" e "Seu nome é Celulite" (Your name in Cellulite). Terça-feira (19), às 12h30, 17h, 21h30 e 1h30.

Sinapse - Violência, reprise. Em meio à violência dos seqüestros, do tráfico de drogas e das rebeliões em presídios, o Sinapse abre espaço para a reflexão sobre a violência contra a criança e a mulher, o papel da mídia diante desse problema e como é feito o trabalho dos líderes comunitários da favela de Heliópolis em prol da cidadania. Terça-feira (19) às 12h, 16h30, 21h e 1h.

PGM inédito apresenta as matérias "ArteCidade", "Epilepsia", "Poli - Racionamento de Energia" e "IM - Tuberculose". O PGM, revista eletrônica da TV USP, mostra o que acontece em São Paulo e nos campi da USP com criatividade e dinamismo. Além disso, apresenta experimentações audiovisuais que enriquecem os temas escolhidos. Quarta-feira (20), às 12h, 16h30, 21h e 1h30.

Pilotis - MST, Do Sonho à Terra, inédito. O programa Pilotis desta semana fala do filme "O Sonho de Rose", da cineasta e jornalista Tetê Moraes, uma volta ao mesmo acampamento de seu primeiro filme, "Terra para Rose", realizado 10 anos antes, na Fazenda Anoni. Para trabalhar a questão da terra e do Movimento dos Sem-Terra, o programa oferece um panorama histórico da utilização da terra desde o descobrimento do Brasil, o papel da polícia nas ocupações de terra e a visão de juristas sobre a questão da divisão de latifúndios no País. Quinta-feira (21), às 11h30, 16h, 20h30 e 1h.

Olhar da USP - Segurança Pública, inédito, trata de um tema importante para grande parte da população brasileira: a segurança pública - que em muitos casos, significa a falta dela. Para debater o assunto, o coronel reformado da PM Carlos Alberto de Camargo, responsável pela criação da polícia comunitária, e que esteve à frente de invasões a presídios em rebelião, e Paulo Mesquita, Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Colúmbia e pesquisador Senior do Centro de Estudos da Violência (CEV/USP). Paulo é secretário-executivo do "Instituto São Paulo contra a Violência" e membro da Comissão de Polícia Comunitária. Quinta-feira (21), às 12h, 16h30, 21h e 1h30.

4X4 - Polícia, inédito. O que é de responsabilidade da polícia hoje? Ela é eficiente? O que ela precisa para realizar seu trabalho? Para discutir sobre a polícia brasileira, Sidnei Martins Costa, soldado da Polícia Militar de São Paulo, Marcelo Ribeiro, psiquiatra que acompanhou casos de policiais envolvidos com dependências químicas, e Luiz Eduardo Pesce de Arruda, major da Polícia Militar de São Paulo. A apresentação é do professor José Martins Filho (médico pediatra, professor e ex-reitor da Unicamp e ex-presidente do CRUESP, o Conselho de Reitores das Universidades do Estado de São Paulo). Sábado (23), às 16h30 e domingo (24), às 21h.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo) no canal 15 da TV a cabo.

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, nº 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 com Adriano ou Carol ou e-mail tvusp@edu.usp.br ou site http://www.usp.br/tv


Pós-graduação da ECA comemora 30 anos

Hoje (14), às 10h30, no Auditório Lupe Cotrim, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, acontece a palestra Desordenamientos en la comunicación y la educación em el trânsito a la sociedad del conocimiento, com o professor Guillermo Orozco Gómez, da Universidad de Guadalajara, México.

O evento marca o início das comemorações os 30 anos de implantação do Programa de Ciências da Comunicação da ECA. Ao longo deste ano, haverá uma série de eventos que trarão debates e contribuições positivas à área de Comunicação.

Mais informações: (0XX11) 3091-4339



Quadro de Avisos


USP de São Carlos contrata professor de química

O Instituto de Química da USP de São Carlos (IQSC) está com inscrições abertas para o processo seletivo de contratação de um docente na categoria de Professor Doutor, para ensino na área de química. O regime é de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP) e o salário inicial de R$ 3.864,09. Para fazer as inscrições, é preciso comparecer pessoalmente portando uma série de documentos ou enviá-los através de correspondência por via postal, até o dia 6 de maio. A Secretaria do Departamento de Físico-Química (IQSC) fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, Centro, Caixa Postal 780, CEP 13566-590, São Carlos. Funciona das 9 às 11h30 e das 15 às 17h30. Informações sobre os documentos necessários podem ser obtidas através do telefone (0XX16) 273-9910.

Mais informações: (0XX16) 273-9910 ou site http://www.iqsc.sc.usp.br/eventos/concursos/edital_docente.txt



Teses e Dissertações


Escola Politécnica

Mestrado

- Investigação experimental de dentes de apoio de vigas de concreto armado - adição de fibras de aço e variação geométrica. Rosângela de Fátima Zalochi. Dia 25, às 14 horas, no Edifício Paula Souza.

- Remoção de fósforo de efluente de tratamento anaeróbio por processo físico-químico. Paulo Henrique Sinelli. Dia 26, às 9 horas

- Remoção de surfactantes no pós tratamento de efluente de reator UASB utilizando filtro biológico convencional. Renato Giani Ramos. Dia 26, às 14 horas, no Edifício Paula Souza.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443




Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page:
http://www.usp.br/agenciausp E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão:
Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência:
Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Rossi camilalr@usp.br, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares