São Paulo, 15 de março de 2002 n.922/02.




IEB preserva memória da música paulistana
O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
recebe acervo do maestro e compositor
Francisco Mignone, com cerca de 3.500
documentos e cópias de 20 obras




Conselho Consultivo da USP se reúne pela segunda vez



Cidade do Conhecimento apresenta sua Agenda 2002



Medicina realiza Seminário Antidrogas




Destaques


Uma vida manifesta em testemunhos materiais

Leandra Rajczuk

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP preserva e cataloga acervo do maestro e compositor Francisco Mignone. Trata-se de um acervo precioso para a história da música brasileira com cerca de 3.500 documentos, entre programas, fotos, cartas, manuscritos e cópias de 20 obras sinfonias, óperas, canções deixados pelo maestro e recentemente doados para o IEB.

As antigas lembranças da música de Mignone que antes ocupavam um quarto inteiro de seu apartamento em Copacabana estavam sob os cuidados redobrados da viúva do músico, Maria Josephina. Aos poucos, ela foi se despedindo das recordações, livros, medalhas, anotações, partituras, álbuns de fotos, jornais, cartas de interlocutores, amigos e músicos, além de diplomas deixados por Mignone, morto em 1986, e começou a preparar o material que seria trazido pessoalmente à USP, no dia 5 de dezembro do ano passado, pela curadora e pesquisadora de música do IEB, Flávia Camargo Toni. "As partituras e parte das composições estavam catalogadas por nome num arquivo manual e guardadas em pastas, o que vem facilitando o nosso trabalho", ressalta Flávia Toni. Boa parte das partituras originais ficou no Rio de Janeiro porque foi doada para a Biblioteca Nacional. "O ato de se desfazer dos bens que pertenceram a uma pessoa querida resulta num processo complexo", observa Flávia, ressaltando que a negociação entre o Instituto e Maria Josephina durou mais de um ano e meio.

Parte da rica documentação organizada solitariamente pela viúva data do início do século, quando o pai do músico recortava todas as notícias sobre ele publicadas em jornais. Há uma profusão de programas, partituras, manuscritos e outras tantas em cópias de obras de Mignone, entre sinfonias, óperas, peças para pianos, operetas. Álbuns de fotos revelam o dia-a-dia do autor de peças como "O maracatu do Chico rei" e "Valsas de esquina". "O material de Mignone é precioso para o IEB porque ele foi parceiro e amigo de Mario de Andrade e Camargo Guarnieri", enfatiza Flávia. "As partituras da coleção de Mário de Andrade são das décadas de 30 e 40 e, portanto, as histórias se complementam por conta do escritor ter documentos da mesma época", informa. "Guardamos, mantemos e damos a garantia de divulgação do acervo", enfatiza a pesquisadora que está organizando o acervo do compositor Camargo Guarnieri também doado por sua viúva.

Raridades

"É um acervo rico pela documentação", diz Flávia. Entre as raridades, está um diploma de 1917 emitido pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, por onde passaram Mignone e Mario de Andrade. "Eles eram da mesma turma e não consta o diploma de Mario da Andrade no nosso acervo, daí também a sua importância."

Flávia ressalta ainda que Mignone também foi grande amigo de Camargo Guarnieri, cujo acervo coincidentemente, também se encontra no IEB. "Com isso, a história da música de São Paulo pode ser estudada de forma mais completa", afirma. "Não é pretensão afirmar que até 1940, o IEB tem o mais completo acervo de memória musical desse período". E acrescenta: "Uma das coisas mais bonitas é que torna-se possível estabelecer uma trinca."

A curadora conta que no acervo de Mignone há cartas de respostas às correspondências enviadas por Guarnieri. "Por sua vez, as cartas de Mario de Andrade enviadas à Mignone foram queimadas porque o compositor entendeu que esta era a vontade do escritor, mas as de Mignone para ele foram preservadas", explica. "Dessa forma, conseguimos estabelecer um diálogo documental entre os três porque trata-se de marcos históricos que apenas aguardam o momento oportuno para serem rediscutidos." Nesse sentido, deverá ser organizada, ainda esse semestre, uma exposição para mostrar o encontro dos artistas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3245; e-mail: http://www.ieb.usp.br


Conselho Consultivo realiza sua segunda reunião

Hoje (15), a partir das 9 horas, na Reitoria da USP, acontece a segunda reunião do Conselho Consultivo da USP. Criado em 2000, o Conselho é composto pelo reitor, professor Adolpho José Melfi, pelo vice-reitor, professor Hélio Nogueira da Cruz, pelos quatro pró-reitores da Universidade, além de seis personalidades externas à USP. Integram o Conselho o sociólogo francês Alain Touraine, a historiadora Emília Viotti da Costa, o bibliófilo e empresário José Mindlin, a escritora Lygia Fagundes Telles, o empresário Olavo Setúbal, e

a professora Jennifer Sue Bond.

A intenção do conselho é, por meio da promoção de debates com as personalidades, encontrar sugestões para a Universidade. Dois temas serão debatidos pelo conselho na reunião dessa semana: a expansão das atividades da USP com a ampliação da qualidade e a responsabilidade social da universidade.

O evento contará com a participação do professor Jacques Marcovitch, que ocupava o cargo de reitor da universidade durante a constituição do conselho. Marcovitch realizará uma exposição dos resultados da primeira reunião, realizada em 2000.

Mais informações: (0XX11) 3091-3402 ou 3091-3192.




Cursos, Seminários e Palestras


Cidade do Conhecimento apresenta agenda para 2002

A Cidade do Conhecimento, projeto do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, oferece várias atividades neste ano de 2002.

Em abril terá início a segunda edição do curso Educar na Sociedade da Informação, para professores de escolas públicas (para quem o módulo é gratuito) e particulares (que devem pagar uma taxa de R$ 850,00). De maio a dezembro será realizado o curso de Gestão de Mídias Digitais, e de março a junho acontecerão as Oficinas de Design Social. Há ainda os projetos Dicionário do Trabalho Vivo, Ética na Prática e Meninas Cientistas.

As inscrições para os cursos e atividades podem ser feitas através do site http://www.cidade.usp.br ou pelos telefones (0XX11) 3091-3903 e 3091-4164.

Mais informações: (0XX11) 3091-3903 / 4164 ou site http://www.cidade.usp.br


Seminário antidrogas na FM

No dia 21, das 8 às 17 horas, o Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina (FM) da USP realiza o XV Seminário Nacional Antidrogas nas Escolas Superiores. O evento terá lugar no Instituto Oscar Freire, localizado na FM. Existem 170 vagas disponíveis, e as inscrições podem ser feitas até a data do evento. Não haverá cobrança de taxas.

Mais informações: 3081-8060


Mestrado e Doutorado no Prolam

O Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) tem inscrições abertas no período de 12 a 16 de agosto para o processo de seleção para Mestrado e Doutorado. As etapas eliminatórias são: análise de projeto de pesquisa, exame de proficiência em idioma estrangeiro, entrevista com o professor orientador e prova escrita. A taxa é de R$ 50,00. O Prolam fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméias, Favo 1, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3815-0167 ou 3091-3589 / 3587. E-mail prolam@edu.usp.br e site http://www.usp.br/prolam




Agenda Cultural


Flauta, viola e harpa no Ceuma

No próximo dia 27, às 20h30, o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP promove um recital com o trio Cássia Carrascoza (flauta), Ricardo Zwietisch Pellegrino (viola) e Sílvia Ricardino (harpa). O programa é dedicado à música moderna e traz os artistas com peças individuais antes de tocarem em trio. O Projeto Música na Maria Antonia realiza concertos gratuitos mensalmente.

Mais informações: (0XX11) 3255-5538 / 7182. E-mail mariantonia@edu.usp.br ou site http://www.usp.br/mariantonia




Quadro de Avisos


Seminário Internacional em Busca da Excelência 2002

A Fundação para o Prêmio Nacional de Qualidade (FPNQ) realizará no Centro de Conferências e Exposições Amcham (São Paulo), o "Seminário Internacional em Busca da Excelência 2002".

O seminário, voltado a empresários e profissionais na área de gestão organizacional, ocorrerá nos dias 3 e 4 de abril e terá como objetivos: conhecer práticas eficazes de gestão empresarial baseadas nos critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade; fazer benchmarking com organizações premiadas nacionais e internacionais; descobrir técnicas de melhoria de competitividade; ensinar sobre Gestão de Talentos, Gestão Ambiental, responsabilidade Social e Ética Empresarial.

O Seminário terá lugar no Centro de Conferências e Exposições Amcham, que fica na Rua da Paz 1431, Brooklin Novo, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5054-5585, na TXT Eventos; e-mail: seminarios@fpnq.org.br




Teses e Dissertações


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

- Pelviologia e pelvimetria em fêmeas da raça Nelore (Bos indicus). Priscila Carvalho de Oliveira. Dia 18, às 9 horas.

- Avaliação clínica da utilização de bloqueadores farmacológicos no estudo dos parâmetros cardiorrespiratórios e da variabilidade da freqüência cardíaca em modelos experimentais de miocardiopatia em cães. Katia Mitsube Tárraga. Dia 22, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091- 7667


Escola Politécnica

Mestrado

- Purificação de retamicina através de extração em sistema de duas fases aquosas. Elis Esmanhoto. Dia 27, às 14 horas.

- Noções básicas para o acompanhamento técnico de obras de túneis. Cláudio Atsuchi Murakami. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443





Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page:
http://www.usp.br/agenciausp E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão:
Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência:
Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Rossi camilalr@usp.br, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares