São Paulo, 19 de março de 2002 n.924/02.


Livro quer popularizar
a Ciência

Educação para a Ciência traz as idéias
e reflexões dos mais renomados
profissionais sobre a importância dos
centros e museus de ciência para a
educação brasileira



Instituto de Física realiza série de seminários e colóquios


Prevenção e reabilitação cardíaca é tema de curso na EEFE


Coralusp abre inscrições para novos coralistas




Destaques


Livro aborda ensino informal das ciências

André Chaves de Melo, do Jornal da USP

Nesta quinta-feira (21), às 18h30, na Livraria Cultura, a Estação Ciência, Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural e o Instituto de Estudos Avançados de São Carlos (IEASC), ambos da USP, estarão promovendo o lançamento do livro Educação para a Ciência. Publicada pela Editora Livraria da Física, com o apoio da The Ford Foundation, Vitae, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a obra é resultado da experiência dos participantes do Curso para Treinamento em Centros e Museus de Ciência., realizado na Estação Ciência no período de 5 a 10 de junho de 2000.

Entre os participantes, 80 foram selecionados de um total de 123 inscritos, todos profissionais de cerca de 58 centros do Brasil, México, Argentina, Colômbia, Venezuela, Itália e França, somados a mais 13 ouvintes, 31 conferencistas, 12 presidentes de mesa e 19 presidentes de sessão. São 131 autores de 81 artigos, os quais dividem as 676 páginas que compõem a obra, organizada em 29 sessões temáticas, das quais as que mais chamam a atenção são as que analisam a situação atual dos centros e museus de ciência latino-americanos, as relações entre educação e divulgação nessas entidades, a produção de equipamentos e exposições, as experiências das feiras de ciências, o pioneirismo e o papel histórico do Museu da Energia da Fundação Patrimônio Histórico de Energia de São Paulo (FHESP) e do Espaço Museu de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), parques temáticos e de entretenimento, uso da internet e ciência e arte. "Esta publicação representa uma histórica contribuição para os esforços de educação para a ciência no Brasil e na América Latina" , afirma Sérgio Mascarenhas, diretor do IEASC e do Projeto Educação e Sociedade: Melhoria do Ensino Básico de Ciências na América Latina e um dos organizadores do livro.

Entre os autores podemos encontrar Jorge Padilla, diretor do Museu Explora e da Associação Mexicana de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia, Glaci Zancan, professora da Universidade Federal do Paraná, Marília Xavier Cury, professora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE), Gil da Costa Marques, diretor do Instituto de Física da USP (IF), Dietrich Schiel, diretor do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) de São Carlos, Amélia Império Hamburger, professora do IF, entre outros.

Planejamento do curso

Segundo o físico Silvério Crestana, coordenador da equipe organizadora da obra, também composta por Ernst W. Hamburger e Dilma de Melo Silva, diretor e vice-diretora da Estação Ciência, respectivamente, o curso foi planejado a partir de diagnósticos feitos em diferentes momentos: durante a elaboração de um projeto para a Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e Caribe (Red Pop) com o objetivo de captar recursos de bancos e agências internacionais para programas de cooperação técnica entre os centros latino-americanos, nas reuniões preparatórios para a criação da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), ocorrida em 1998, nos encontros com membros do CNPq visando a criação de um plano nacional de popularização da ciência e nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 1997, 1998 e 1999. "O curso caracterizou-se como uma oficina de trabalho em que se desenvolveram reflexões e atividades que permitiram aos participantes uma visão atualizada e abrangente quanto à situação dos centros e museus de ciência e dos programas de educação, cultura e entretenimento, no Brasil e em outros países", afirma Crestana. "Temos uma meta ambiciosa, pois pretendemos que assuntos científicos sejam discutidos nos bares e botequins com interesse comparável ao futebol e às novelas", conclui Hamburger.

A Livraria Cultura fica na Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional. Preço R$ 50,00. A publicação pode ser adquirida também por e-mail ita@eciencia.usp.br ou livraria@if.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ou e-mail renata@eciencia.usp.br, com Renata Cajado.



Cursos, Seminários e Palestras


Colóquio e seminários no IF

O Instituto de Física (IF) da USP realiza nesta semana uma série de eventos. Todos com entrada franca e isentos de inscrição:

Terça-feira (19), às 16 horas, no Auditório Adma Jafet, o seminário de ensino Ensinar caos na Escola Média: para que, como e por quê?.

No mesmo horário, na sala 204 da Ala I do Edifício Principal, Supressão de fluorescência por transferência de energia aplicada ao estudo da interação de peptídeos com heparina, seminário do Grupo de Biofísica e Física Médica.

Informações: (0XX11) 3091-6745 / 6617

Quarta-feira (20), às 16 horas, na Sala Jayme Tiomno do Edifício Principal, Ala Central, colóquio do Departamento de Física Matemática A Desintegração de Prótons Acelerados.

Informações: (0XX11) 3091-6992 / 6995

Na quinta-feira (21), às 10h55, na sala 105 do Edifício Basílio Jafet, o Laboratório de Cristalografia promove o seminário Biofísica das Redes Neurais Biológicas: o Sistema Nervoso Estomatogástrico dos Crustáceos.

Informações: (0XX11) 3091-6706

Ainda na quinta-feira (21) , às 14h30, na sala 204 da Ala I do Edifício Principal, Aspectos básicos e aplicados do estudo da emissão de íons secundários por sólidos excitados eletronicamente promovido pelo Laboratório de Instrumentação e Partículas.

Informações: (0XX11) 3091-6805

Mais informações: site http://www.if.usp.br



Prevenção e Reabilitação Cardíaca

Os interessados em participar do curso Atividade Física para Prevenção e Reabilitação Cardíaca, promovido pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, têm até a próxima sexta-feira (22) para fazer a inscrição. As vagas são limitadas e há uma taxa de R$ 140,00, que pode ser paga em duas vezes. Destinado a alunos e profissionais de educação física ou outras áreas da saúde, o curso acontece nos dias 23 e 24 de março. A EEFE fica na Av. Prof. Mello Moraes, 65, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3182 ou site http://www.usp.br/eef/cursos




Agenda Cultural


Exposição de esculturas no IO

De 8 a 27 de abril, a artista plástica Simone Grecco expõe suas esculturas em pedra no saguão do Instituto Oceanográfico (IO) da USP. O IO fica na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528 ou site http://www.io.usp.br


 

Coralusp abre inscrições para novos coralistas

Até o dia 12 de maio, o Coralusp (Coral da Universidade de São Paulo) está com inscrições abertas para novos coralistas. Há vagas para vozes masculinas e femininas com ou sem experiência. Todos os inscritos serão submetidos a testes de avaliação vocal e, se aprovados, passam a ter aulas gratuitas de técnica vocal, teoria e percepção musical. Os interessados podem inscrever-se na sede do Coralusp, à Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 4º andar, Cidade Universitária, São Paulo, ou ainda em outros quatro endereços (na Faculdade de Direito, na Escola de Enfermagem, no Ceuma e na Estação Ciência).

Mais informações: (0XX11) 3091-3930 na sede do Coralusp, com Cida Bernardo



 


Quadro de Avisos


Posse da nova diretora da FE

Nesta quinta-feira (21), às 17 horas, acontece a posse da professora Selma Garrido Pimenta na função de Diretora da Faculdade de Educação (FE) da USP. A cerimônia será no Auditório da Escola de Aplicação, na FE, que fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3402



Teses e Dissertações


Escola Politécnica

Mestrado

- Avaliação do projeto de implantação de grupos semi-autônomos em uma indústria do setor químico- estudo de caso. Ana Carolina Chaves Haracemiv. Dia 5 de abril, às 14 horas.

- Proposições para investigação de parâmetros controladores da contaminação do subsolo e das águas subterrâneas. Marilda Tressoldi. Dia 5 de abril, às 14 horas.

- Modelo para implementação e gerenciamento da qualidade total. Gregório Bouer. Dia 25, às 11 horas.

- Proposta de um ambiente de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de equipamentos eletrônicos para agricultura de precisão. Sérgio Miranda Paz. Dia 2 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

- Estudo dos possíveis efeitos tóxicos da exposição à Solanum lycocarpum em ratos adultos e sua prole. Viviane Mayumi Maruo. Dia 5 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091- 7667


Instituto de Física

Doutorado

- Entropia e Holografia em teorias de gravitação. Luis Alejandro Correa Borbonet. Dia 19 de março, às 14 horas.

- Caos e controle em sistemas mecânicos com impactos. Silvio Luiz Thomaz de Souza. Dia 22 de março, às 14 horas.

- Criticalidade auto-organizada no modelo OFC. José Xavier de Carvalho. Dia 22 de março, às 14 horas.


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page:
http://www.usp.br/agenciausp E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão:
Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência:
Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Rossi camilalr@usp.br, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares