São Paulo, 05 de abril de 2002 n.936/02.



Controle de ingestão de gorduras deve começar aos 30 anos
Pesquisa do Incor revela que a Taxa
de remoção de triglicérides do sangue
de pessoas acima de 30 anos apresenta
maior lentidão do que em
faixas etárias mais baixas



Comissão Teotônio Vilela divulga relatório sobre morte de seqüestrador



Cinusp prossegue com a mostra Imagens do Conflito



GREA realiza I Prêmio Produsp para Comunicação Responsável




Destaques


Pesquisa do Incor mostra que controle de ingestão de gorduras deve começar aos 30 anos

Da redação, Agência USP

Estudo realizado pela médica Jaqueline Scholz, da Unidade Clínica de Dislipidemias do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Incor-HC/FMUSP), mostra que a preocupação com a ingestão de gorduras na alimentação deve começar bem antes dos 40 anos a fim de controlar a aterosclerose, principal causa das doenças cardiovasculares. Os resultados da pesquisa fazem parte do doutorado de Jaqueline intitulado "Lipemia pós-prandial em indivíduos saudáveis: influência da idade".

A médica estudou um grupo de 64 pessoas normais (26 homens e 38 mulheres), dividido por faixa etária (20 a 30 anos, 31 a 40 anos e 41 a 50 anos). Os resultados revelam que, a partir dos 30 anos, indivíduos normais apresentam taxa de remoção de triglicérides do sangue mais lenta em comparação a grupos mais jovens. Segundo Jaqueline, com o passar dos anos, essa situação decorrente do processo natural de envelhecimento tende a se acentuar sendo mais presente no grupo acima de 41 anos.

De acordo com Jaqueline, a lipemia pós-prandial refere-se a uma série de eventos metabólicos relacionados com o aumento da concentração de lipoproteínas ricas em triglicérides que ocorre após a ingestão de uma refeição contendo gorduras. Estudos indicam que, após o consumo de refeições com uma média de 30% do valor calórico em gorduras (dieta normal), o pico de quilomícrons (partículas de transporte de triglicérides) é alcançado entre três e seis horas.

Depois de 12 horas sem ingestão de nova alimentação, essas partículas não são mais detectáveis em pessoas normais. "Como a velocidade do metabolismo responsável pela limpeza de triglicérides do sangue é progressivamente mais lenta com o avançar da idade, a possibilidade de o indivíduo estar com o sangue cheio deste lípide na próxima refeição é alta. Assim, ocorre o prolongamento de uma condição propícia para o desenvolvimento da aterosclerose".

Atividade física

A pesquisa abrangeu um período de até seis horas após a ingestão de alimentos com cerca de 40% do valor calórico em gorduras um café da manhã composto por achocolatado, pão de forma, presunto gordo, queijo prato e maionese. O período de seis horas é considerado como intervalo comum entre as refeições de indivíduos normais.

Segundo a médica, uma das maneiras de evitar maiores danos é a adoção de uma dieta menos gordurosa e a prática de exercícios físicos regulares com orientação especializada, principalmente para os mais idosos. "As atividades físicas consomem parte dos resíduos de triglicérides do sangue que não foram limpos pela ação metabólica pós-refeição."

Fonte: Assessoria de Imprensa do Incor

Mais informações: (0XX11) 3062-3012, 3069-5437, 9647-6008, com Rita Amorim, na Assessoria de Imprensa do Incor.


Comissão divulga relatório sobre a morte de Fernando Dutra Pinto

A Organização Não-Governamental Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos (CTV) lança nesta sexta-feira (5), às 11 horas, o Relatório Não-governamental sobre a morte de Fernando Dutra Pinto. O evento, que será realizado na Faculdade de Medicina (FM) da USP, contará com a presença do senador Eduardo Suplicy, do sociólogo Fernando Salla, do presidente da CTV, João Batista Breda, além de Paulo Saldiva, autor do relatório.

Fernando Dutra Pinto tornou-se conhecido nacionalmente após invadir, no ano passado, a casa do apresentador Silvio Santos. Sua morte ocorreu no dia 2 de janeiro deste ano no Centro de Detenção Provisória Chácara Belém II, onde estava detido. O incidente ainda não tem suas circunstâncias completamente esclarecidas.

Além de expor os dados relativos à morte do seqüestrador, o relatório traz ainda críticas às atuações dos órgãos penitenciários e recomendações ao Ministério Público, às polícias e aos órgãos fiscalizadores da área de saúde. Segundo Fernando Salla, o texto do relatório "mostra a precariedade da assistência à saúde nas prisões e a questão da responsabilidade do estado na garantia da integridade física dos presos".

O lançamento terá lugar no Anfiteatro "A" da Patologia da FM, localizado na Avenida Doutor Arnaldo, 455, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4965




Cursos, Seminários e Palestras


Inmetro discute metrologia e qualidade

Os professores Roberto Tokoro e Vanderlei Bagnato, respectivamente do Instituto de Química e de Física, ambos da USP, e Guilherme Ari Plonski, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) participam, entre os dias entre os dias 9 e 12 de abril, do Encontro Internacional Inmetro de Metrologia e Qualidade, promovido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O objetivo do encontro é proporcionar uma ampla discussão sobre os aspectos que caracterizam a metrologia nacional, abordando temas como a discussão dos recentes avanços na área da metrologia e qualidade. O evento terá lugar no Centro de Convenções do Hotel Inter-Continental Rio, no Rio de Janeiro. As inscrições devem ser feitas através do site do Inmetro, no endereço www.inmetro.gov.br. A taxa é de R$ 300,00.

Mais informações: (0XX21) 3323-2200




Agenda Cultural


Programação do Cinusp

Para preparar o debate que propõe a 2ª Conferência Internacional do Documentário, parceria entre o Cinusp "Paulo Emílio" e o 7º Festival Internacional de Documentários "É tudo Verdade", o Cinusp apresenta, nos quinze primeiros dias de abril, a mostra Imagens de Conflito - Conflito Social e Violência no Documentário Brasileiro. A 2ª Conferência Internacional do Documentário acontecerá nos dias 19 e 20 de abril no Cineclube DirectTV.

ABC da Greve (1979/1990, Brasil, 90 min.), dia 5, à 16 horas.

No ABC paulista, em 1979, ocorre uma greve sindical, a primeira fora das fábricas. Esse acontecimento provoca a realização do filme rodado em mutirão, com câmera na mão, equipe reduzida e roteiro mínimo. Para Leon Hirszman, este filme é "um documentário de longa-metragem que deve servir à classe operária, mostrando uma experiência concreta, vivida num determinado ano, e que significou um passo na consciência de classe no Brasil". Laboratório documental de Leon, que buscava entender a emergência do movimento operário para a realização de Eles não usam black-tie. Direção: Leon Hirszman.

Conterrâneos velhos de guerra ( 1992, Brasil, 153 min.), dia 5, às 19 horas.

A história da construção de Brasília vista pelo avesso: um documentário realizado a partir da memória dos trabalhadores que vieram do Nordeste para construir a nova Capital. "É a crônica dos lances enfrentados pelos nordestinos que vieram no final dos anos 50 para a construção de Brasília", diz Vladimir Carvalho. Entre outros enfrentamentos, a violência policial, a exploração brutal das empreiteiras e o preconceito. Direção: Vladimir Carvalho.

A entrada do Cinusp é franca para todas as sessões e há 100 lugares disponíveis. O Cinusp "Paulo Emílio" fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 37 (administração) e Favo 4 (projeção), Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou pelo e-mail cinusp_prceu@recad.usp.br

USP de Bauru comemora 15 anos do Centro Cultural

A Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP realiza nesta sexta-feira, dia 5 de abril, a solenidade comemorativa aos 15 Anos do Centro Cultural "Maria de Souza Campos Artigas". O evento também homenageará o artista plástico Farid Lawi.

A comemoração tem inicio às 15 horas, com uma Missa de Ação de Graças, no Centro de Convivência do Campus de Bauru da USP e às 16 horas será aberta a "Mostra de Artes Farid Lawi", no Centro Cultural da USP.

A mostra reúne 100 obras de Farid Lawi, expondo trabalhos de todas as fases de sua evolução artística, desde obras acadêmicas até a arte contemporânea, num período de 1978 até o seu falecimento em 5 de março deste ano.

A exposição permanecerá aberta ao público, entre o período de 8 a 12 de abril, das 9h às 17h, no Centro Cultural "Maria de Souza Campos Artigas", do Campus de Bauru da USP.

O Centro localiza-se na Alameda Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75.

Mais informações: (0XX14) 235-8385 ou (0XX14) 9791-2368, falar com Marianne Ramalho




Quadro de Avisos


I Prêmio Produsp para Comunicação Responsável

O Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a empresa júnior dos alunos da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA Jr.), está promovendo o I Prêmio Produsp para Comunicação Responsável.

O concurso é gratuito e baseia-se na elaboração de cartazes de discussão sobre o uso abusivo de drogas. Poderão participar os alunos de Jornalismo, Editoração, Publicidade e Propaganda e Artes Plásticas da ECA assim como os de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

As inscrições estarão abertas até o dia 24 e devem ser feitas no Prédio da Administração da Escola Politécnica da USP (Prédio Mario Covas Jr) das 14 às 18 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4405




Teses e Dissertações


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

- Severinos na Metrópole: a negação do trabalho na cidade de São Paulo. Francisco José Ramires. Dia 10, às 14h30

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Escola Politécnica

Mestrado

- Análise de novas tecnologias de comunicação de dados utilizadas na gestão de suprimentos. Alberto Medeiros Júnior. Dia 10, às 14 horas

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

- Oxidação da LDL "in vivo" e "in vitro", concentração de antioxidantes plasmáticos e de apolipoproteína H (beta2Glicoproteína I) em idosos hipercolesterolêmicos. André Fonseca Alves. Dia 9, às 9 horas

Mais informações: (0XX11) 3091-3656 / 3657

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

- Estudos conformacionais de p-mentano - 3, 9 - dióis e derivados. Adriana Mieco Namba. Dia 10

Mais informações: (0XX16) 602-3879

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Sobre o transporte público em Natal e região metropolitana. Cida Cristina de Sousa Moraes. Dia 9, às 14 horas

- Antônio Bezerra Baltar e a cidade integrada à região. Silvia Cristina de Macêdo. Dia 10, às 14 horas

- Aspectos ecológicos e sócio-econômicos do manejo de Euterpe precatoria (Açaí) Mart. em áreas extrativistas no Acre, Brasil. Elektra Rocha. Dia 10, às 10 horas

Mais informações: (0XX16) 273-9235





Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares