São Paulo, 08 de abril de 2002 n.937/02.


USP integra ponte virtual
Brasil/Portugal

A Universidade de São Paulo,
juntamente com outras instituições de
ensino superior do País, participa do
projeto idealizado pelos Ministérios de
Ciência e Tecnologia dos dois países



Cai o índice de cárie dentária em Bauru


Fórum Brasil em Questão debate as
universidades e as eleições


Novo presidente do Cruesp toma posse na quarta-feira




Destaques


USP vai colaborar com ponte virtual Brasil/Portugal

Antonio Carlos Quinto

A Universidade de São Paulo, juntamente com outras instituições de ensino superior do País, participa do projeto Ponte Virtual Brasil/Portugal, desenvolvido pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia dos dois países. Trata-se da primeira conexão direta de uma rede não comercial entre América Latina e Europa. O projeto, que integra o programa Sociedade da Informação, prevê  o intercâmbio de pesquisas entre Brasil e Portugal por meio da implantação de uma ligação Internet entre a Fundação para a Computação Científica Nacional (a portuguesa FCCN) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (a brasileira RNP). O acordo entre os dois países foi celebrado em fevereiro deste ano, em Lisboa, quando os  ministros Ronaldo Sardenberg, do Brasil, e José Mariano Gago, de Portugal, assinaram o protocolo de cooperação luso-brasileira.

Segundo o professor Osvaldo Novaes de Oliveira Júnior, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Núcleo Interinstitucional de Lingüística Computacional (NILC), o "enlace físico", como ele denomina, entre Brasil e Portugal tem como um dos principais objetivos aumentar a comunicação entre os dois países e incrementar o acesso a conteúdos digitais em língua portuguesa. "O sistema permitirá, por exemplo, a realização de videoconferências, interação de alunos e pesquisadores numa conexão de banda larga", descreve.

Segundo o gerente do Centro de Informações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Marcus Vinicius Mannarino, a conexão, ainda em caráter experimental, é de 2 Mega Bytes por segundo (Mbps). "Ao longo do ano, dentro das atividades previstas para interconexão com a Europa, estaremos implantando uma conexão de alta capacidade para colaboração", afirma. Mannarino destaca ainda que a vantagem do sistema reside na forma como se faz a transmissão. "A característica marcante das redes de Internet de nova geração é sua capacidade de discriminar e atender aplicações com distintos requisitos. Mesmo com a relativamente baixa capacidade do link, é possível implantar qualidade de serviço e testar novos protocolos e aplicações, como IPv6 e Videoconferência", garante. O IPv6 é a nova versão do Internet Protocol que deverá substituir progressivamente o IPv4 (o protocolo atual da Internet), estendendo o espaço de endereçamento corrente, o qual se tornou muito pequeno para acomodar a atual taxa de crescimento da rede.

Diretrizes

O acordo assinado em Portugal prevê ainda que, a partir de agosto desse ano, após um contato entre grupos de língua portuguesa dos dois países agendado para julho, serão enunciadas diretrizes do trabalho a ser desenvolvido, que contará com um investimento de 870 mil euros, financiado em partes iguais por um ano.

O professor Oliveira Júnior ressalta ainda que o acordo é parte de uma iniciativa para fortalecer e incrementar o acesso a conteúdos digitais em língua portuguesa e, a médio e longo prazo criar mecanismos para tradução de textos do português para outras línguas e vice-versa. Neste contexto está inserido o Núcleo Interinstitucional de Lingüística Computacional (NILC), que reúne pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação e do Instituto de Física de São Carlos, dos Departamentos de Computação e de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Faculdade de Letras da Unesp de Araraquara.

O NILC, sediado na USP de São Carlos, desenvolve sistemas de processamento da língua portuguesa, como revisores ortográfico e gramatical, dicionários e tradutores, alguns deles presentes em produtos como o Office, da Microsoft. É responsável pelo desenvolvimento de um software codificador e decodificador para a língua portuguesa, numa abordagem de interlíngua. "Nesta terminologia evita-se utilizar o termo 'tradução automática', por ser esta uma meta difícil de ser atingida num futuro próximo, pelo menos em termos que se igualem à tradução humana", acredita o professor.

Mais informações: (0XX16) 273-9825, ramal 217, com o professor Osvaldo Oliveira Júnior; e-mail: chu@if.sc.usp.br ou site http://www.nilc.icmc.sc.usp.br

 

Cai o índice de cárie dentária em Bauru

Da redação, Agência USP

A pesquisa Levantamento Epidemiológico de Cárie Dentária em Bauru no Ano de 2001, realizada por alunos de especialização da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) de Bauru e coordenada pelo professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB- USP) José Magalhães Bastos, mostrou que essa cidade obteve o menor índice de cárie dentária desde 1975, quando começou a fluoretação da água na cidade.

No início dessa implantação, em 1975, o índice CPDO (dentes cariados, perdidos e obturados), índice este adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), era de 9,89 e, em 1990, teve uma queda significativa para 3,9.

Segundo o professor Bastos, a surpresa ocorreu em 1995, quando o índice acusou um aumento na porcentagem, chegando a 4,13. Preocupados com os índices, foi idealizado o "Projeto Sorria Bauru", uma parceria entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal, a FOB- USP e universidades locais. Este projeto trouxe, no final de 2001, um índice de 1,44 aproximando a cidade do nível exigido em países do Primeiro Mundo: 1%.

"Não vamos diminuir nossos esforços para que durante essa década possamos alcançar o perfil epidemiológico da cárie dentária que foi exigido pela OMS para o ano de 2010", conclui o professor Bastos.

Mais informações: (0XX14) 235-8256 ou (0XX14) 235-8257, com o professor José Roberto Magalhães Bastos, Departamento de Odontopediatria da FOB-USP

 


Cursos, Seminários e Palestras


Fórum Brasil em Questão: Universidade e as Eleições

Até terça-feira (dia 9) é possível inscrever-se no seminário Fórum Brasil em Questão: Universidade e as Eleições, que ocorrerá no dia 10 às 10 horas.

O evento trará uma série de debates entre pensadores e políticos, dando ênfase para a situação conjuntural brasileira, material básico das questões que serão encaminhadas aos presidenciáveis.

O seminário será na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 2, Prédio Mário Covas Jr. - São Paulo, SP.

Mais informações pelo site http://unb.br/lef/brasilemquestao ou pelo e-mail: eventosef@fututo.usp.br



Fupam promove cursos

A Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam), ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove os seguintes cursos:

O projeto de iluminação na arquitetura de interiores: conceitos e novas tendências, de 15 de abril a 20 de maio, às segundas e quartas, das 19 às 22 horas.

Autocad básico, de 18 de abril a 23 de maio e de 4 de junho a 4 de julho. Para ambos as datas, o curso é realizado às terças e quintas, das 17h15 às 20h15.

Autocad avançado, de 15 de abril a 15 de maio, às segundas e quartas, das 17h15 às 20h15. É pré-requisito a conclusão do curso Autocad básico.

O uso do aço na arquitetura, subdividido em dois módulos, I e II. O módulo I será ministrado de 17 de abril a 16 de maio. As aulas do módulo II ocorrerão de 22 de maio a 26 de junho. Em ambos os módulos as aulas serão realizadas às quartas e quintas, das 19 às 22 horas.

Gerenciamento da qualidade e da produtividade em projeto, utilizando Autocad, de 15 de abril a 13 de maio, às segundas e quartas, das 20h30 às 23 horas.

A Fupam fica na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo, no prédio da FAU.

Mais informações: (0XX11) 3091-4566 ou e-mail cursos@fupam.com.br ou pelo site www.usp.br/fau/fupam/html




Agenda Cultural


Quarteto Tchaikovsky se apresenta no Ceuma

O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) sedia, no dia 17, a apresentação do Quarteto Tchaikovsky, composto pelos músicos russos Yuriy Rakevich e Inna Meltser e pelos brasileiros Ricardo Zweitisch Pellegrino e Heloísa Meirelles. No programa, peças de Alexander Porfirievich Borodin e Dmitri Shostakovich.

A apresentação faz parte do Projeto Música na Maria Antonia, com entrada franca. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-5538



Programação do Cinusp

Para preparar o debate que propõe a 2ª Conferência Internacional do Documentário, parceria entre o Cinusp "Paulo Emílio" e o 7º Festival Internacional de Documentários "É tudo Verdade", o Cinusp apresenta, nos quinze primeiros dias de abril, a mostra Imagens de Conflito- Conflito Social e Violência no Documentário Brasileiro. A 2ª Conferência Internacional do Documentário acontecerá nos dias 19 e 20 de abril no Cineclube DirectTV.

Mato Eles?(1983, Brasil, 35 min.), dia 8, às 16 horas.

Uma reflexão do cineasta diante do processo de extermínio dos índios da Reserva Mangueirinha, no Paraná. Como escreveu Jean-Claude Bernardet, "a ironia ácida de Mato Eles? Nos impede mesmo da segurança da comiseração". Direção: Sérgio Bianchi.

Tem que ser baiano? (1994, Brasil, 32 min.), dia 8, às 16 horas.

Ensaio videográfico, baseado nos princípios de colagem e de contraponto. O documentário mescla sequências de entrevistas e imagens do passado e do presente da comunidade nordestina em São Paulo. Com depoimentos de nordestinos ilustres, fotos, vídeos e canções. Direção: Henri Gervaiseau.

ABC da Greve (1979/1990, Brasil, 90 min.), dia 8, às 19 horas.

No ABC paulista, em 1979, ocorre uma greve sindical, a primeira fora das fábricas. Esse acontecimento provoca a realização do filme rodado em mutirão,com câmera na mão, equipe reduzida e roteiro mínimo. Para Leon Hirszman, este filme é " um documentário de longa-metragem que deve servir à classe operária, mostrando uma experiência concreta, vivida num determinado ano, e que significou um passo na consciência de classe no Brasil". Laboratório documental de Leon, que buscava entender a emergência do movimento operário para a realização de Eles não usam black-tie. Direção: Leon Hirszman.

A entrada do Cinusp é franca para todas as sessões e há 100 lugares disponíveis. O Cinusp "Paulo Emílio" fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 37 (administração) e Favo 4 (projeção), Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou e-mail cinusp_prceu@recad.usp.br



Concerto da Orquestra Sinfônica da USP- Série Cordas

Nesta terça-feira (dia 9), às 20 horas, a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) apresentará peças de Britten (Simple Simphony), Schostakovitch (Sinfonia de Câmara op.110) e Mahle (Sinfonietta para Cordas), no Anfiteatro Camargo Guarnieri. A entrada é franca e o anfiteatro fica na Rua do Anfiteatro, 109- Cidade Universitária- São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3063




Publicações


Professores da FSP lançam livro interdiscilplinar

Nesta segunda-feira (dia 8), às 18 horas, será lançado o livro "Meio Ambiente, Direito e Cidadania" no Anfiteatro da Faculdade de Saúde Pública. A obra é uma coletânea de vários professores doutores dessa faculdade, baseando-se em assuntos atuais como a discussão de transgênicos no contexto da saúde, meio ambiente e questões éticas da cidadania.

A FSP fica na Avenida Dr. Arnaldo, 715.

Mais informações: (0XX11)3081-8762, com Daniella de Castro



Lançamentos de livros no CEUMA

No dia 11, a partir das 19 horas, serão lançadas duas obras na Livararia Maria Antonia: "Minorias Silenciadas: História da Censura no Brasil" é o fruto da pesquisa e da organização de Maria Luiza Tucci Carneiro e "Livros Proibidos: Idéias Malditas" apresenta agora a sua 2ª edição, publicada pela Ateliê Editorial.

O CEUMA fica na Rua Maria Antonia, 294- Vila Buarque, São Paulo- SP.

Mais informações: (0XX11) 3259-3447 ou 3255-7182




Quadro de avisos


Posse do novo presidente do Cruesp

Toma posse nesta quarta-feira (10), às 10 horas, na Secretaria de Ciência e Tecnologia, o novo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (Cruesp), o professor José Carlos Souza Trindade, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), substituindo o professor Hermano Tavares, da Universidade de Campinas (Unicamp).

O mandato é válido por dois anos e o presidente é indicado em sistema de rodízio, sempre alternando os reitores da USP, Unicamp e Unesp.

O Cruesp é composto pelos reitores das três universidades públicas e pelos secretários de Ciência e Tecnologia e o da Educação. Entre seus objetivos estão o de fortalecer a interação entre as três universidades, propor possíveis formas de ação conjunta, assessorar o governo com relação ao ensino superior, e analisar e propor soluções pertinentes ao ensino e a pesquisa.

Trindade é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da USP, foi professor titular do Departamento de Urologia, da Unesp, publicou mais de 150 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, capítulos de livros, anais e congressos, foi diretor da Hospital das Clínicas e da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu e atualmente é reitor da Unesp.

Mais informações: (0XX11) 252-0323/252-0324, Assessoria de Comunicação da Unesp



Teses e Dissertações


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- As comunidades caiçaras na Ilha do Cardoso. Uma leitura geográfica da paisagem. Adriana Aparecida Furlan. Dia 15, às 14 horas.

Doutorado

- Paleossolos silicificados na Serra de Itaqueri - Itirapina/SP: subsídios para a reconstrução paleoambinetal. Francisco Sérgio Bernardes Ladeira. Dia 11, às 14 horas.

- A persistência das inundações na Grande São Paulo. Vanderli Custódio. Dia 12, às 9 horas.

- A mortificação do ser: uma investigação das paixões no Universo escolar. Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello. Dia 12, às 14 horas.

- Luz e poder na dramática conquista do meio natural. A privatização dos rios paulistanos e a reflexividade sócio-ambiental. Valério Igor Príncipe Vitorino. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

- Valores de referência de acetona urinária em uma população do sul de Minas Gerias. Danielle Palma de Oliveira. Dia 12, às 14 horas.

Doutorado

- Degradação da clorofila durante a maturação e secagem de sementes de soja. Patricia Sinnecker. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656 / 3657


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

- A estrutura e microvascularização da placenta de cutia (Dasyprocta aguti, Carleton, M. D. 1984). Rosângela Felipe Rodrigues. Dia 11, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

- "Hedge Accounting" de ativos financeiros segundo o pronunciamento SFAS133: análise dos critérios de reconhecimento de receita em face do princípio da realização da receita e da confrontação das despesas. Nelson Marinho de Carvalho. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5811


Instituto de Geociências

Mestrado

- Avaliação hidrogeológica e hidrogeoquímica em área contaminada por manganês na região de Suzano-SP. Vinicius Ishimine. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3973



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares