São Paulo, 09 de abril de 2002 n.938/02.




Universidades
debatem temas
ligados à sucessão
USP e UnB promovem o encontro
Fórum Brasil em Questão, em que
serão discutidas questões sociais,
políticas e culturais. No final, será
encaminhado um documento aos
presidenciáveis



Projeto Cidade do Conhecimento tem inscrições para as Oficinas de Design Social



IEA de São Carlos promove debate sobre eplepsia



Ballet Coppelia se apresenta no HC




Destaques


Encontro na USP discute agenda de candidatos à Presidência

Marcelo Gutierres

A Escola do Futuro da USP promove, no campus da Capital, o Fórum Brasil em Questão, a Universidade e as Eleições Presidenciais. O encontro, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), acontece todas as quartas-feiras, das 10 às 13 horas. O objetivo é mobilizar toda a comunidade acadêmica em conjunto com a sociedade para a discutir questões sociais, políticas, econômicas e culturais do Brasil. Ao seu final, elaborar um documento que será encaminhado a todos os candidatos à presidência para auxiliá-los nos temas debatidos no encontro.

Segundo o coordenador científico da Escola do Futuro da USP, professor Fredric Michael Litto, a Universidade de São Paulo participa pela primeira vez desse evento. "Fomos convidados pela UnB para contribuírmos no debate." Ele conta que os encontros são realizados simultaneamente em Brasília e São Paulo. "A interatividade é garantida graças à videoconferência."

O Fórum, que conta com a participação da USP desde do último dia 3, é dividido em duas partes. A primeira vai até o dia 17 de julho; a segunda, com início dia 7 de agosto, até o final de setembro. Nela, os presidenciáveis com chances reais de chegar ao segundo turno serão convidados a participar do encontro.

Os temas

A discussão dessa quarta-feira (10) será em torno do tema "Saúde e Saneamento". O encontro terá a presença de diversas personalidades, entre elas, Sérgio Arouca, Marcos Heleno Montenegro, Jacobo Finkelman, Pedro Tauil. "Os debatedores estarão reunidos em Brasília e quem estiver presente na USP poderá participar da discussão", explica Carlos Seabra, do Centro de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Escola do Futuro da USP. No dia 17, o tema será "Educação, Ciência e Tecnologia". Dia 24, "Cidadania, Exclusão Social e Violência".

A participação no Fórum Brasil em Questão é gratuita e aberta a todos os interessados. O encontro é realizado na Sala de Videoconferência do prédio Eng. Mário Covas, na Escola Politécnica, que fica na Av. Luciano Gualberto, travessa 3. É necessária a inscrição prévia, que pode ser feita pelo telefone (0XX11) 3091-6325 / 6326 ou pelo e-mail eventosef@futuro.usp.br

Mais informações: (0XX11) 3091-6325 / 6326 ou pelo e-mail eventosef@futuro.usp.br ou no site http://www.unb.br/lef/brasilemquestao/




Cursos, Seminários e Palestras


Design Social

Até o próximo dia 15 de abril é possível se inscrever nas Oficinas de Design Social, uma iniciativa do projeto Cidade do Conhecimento do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP associada às atividades de pós-graduação da Universidade, em rede com o Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA), institutos de pesquisa e design em outros países e com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

As oficinas incluirão palestras e atividades em que alunos de pós-graduação formarão grupos para a resolução de problemas apresentados por lideranças comunitárias, ONGs e órgãos do poder público de ação local (creches, postos de saúde, bibliotecas, infocentros, telecentros, delegacias, agências dos Correios, etc.).

Os casos desenvolvidos nas oficinas serão apresentados num seminário em Bangalore, Índia, em agosto deste ano.

Em 2003, o ciclo de oficinas se repete na rede internacional de instituições participantes e o seminário com os melhores casos acontece na USP.

O programa é coordenado por Gilson Schwartz, professor visitante do IEA e diretor acadêmico da Cidade do Conhecimento, e Maria Cecília Loschiavo dos Santos, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Mais informações: (0XX11) 3091-3903 e 3091-4164 ou no site http://www.cidade.usp.br

IEA São Carlos debate Epilepsia

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP de São Carlos realiza, na terça-feira (9), às 20 horas, a palestra Plasticidade, Memória e Epilepsia, proferida pelo professor Norberto Garcia Carrasco, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP). A palestra acontece no Anfiteatro Sérgio Mascarenhas, na Embrapa Instrumentação Agropecuária, Av. 15 de Novembro, 1452, São Carlos, SP.

Mais Informações: (0XX16) 273-9177, fax (0XX16) 273-9176 ou e-mail ieasc@sc.usp.br.

Seminários e palestras do IF

Nesta semana, o Instituto de Física (IF) da USP promove os seguintes eventos:

Ensinar caos na Escola Média: para que, como e por quê ?, seminário ministrado pelo professor Nelson Fiedler-Ferrara, do IF. Terça-feira (9), às 16 horas.

Setores de superseleção. Antigo e novo, seminário ministrado pelo professor Walter F. Wreszinski. Terça-feira (9), às 11 horas.

Efeitos de Spin na Oxidação da Interface Si/SiO2, seminário ministrado pelo. Dr. Walter Orellana Munoz. Quinta-feira (11), às 10 horas.

Fotopolímeros do tipo azo-dye no ancoramento de cristais líquidos nemáticos, ministrada por Leila Thomazelli Thieghi. Sexta-feira (12), às 9 horas.

Propagação de dano no Modelo de Ising unidimensional, ministrada por Everaldo Arashiro, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Sexta-feira (12), às 12h30.

A Física de Defeitos em Semicondutores II-VI. O palestrante é o Dr. Su-Huai Wei, National Renewable Energy Laboratory - NREL, Colorado, EUA. Sexta-feira (12), às 16 horas.

O IF fica na Rua Do Matão, Travessa R, 187, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3814-0503

Assistentes Sociais Promovem Congresso

Nos dias 10,11 e 12 de abril, no Centro de Convenções Rebouças (Avenida Rebouças, 600, São Paulo), assistentes sociais da USP, UNESP e UNICAMP discutem os principais temas relacionados com as transformações societárias e a necessidade de novas respostas por parte dos profissionais do Serviço Social, durante o I Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde e o IV Simpósio de Serviço Social em Saúde.

Mais informações: (0XX11) 5081-7718


Imunulogia e alergia discutidas em São Paulo

A complexidade da imunologia e da alergia estará em discussão durante simpósio internacional coordenado pelo professor Jorge Kalil, titular da especialidade na Faculdade de Medicina da USP e chefe do respectivo serviço no Hospital das Clínicas. Médicos dos EUA, Itália, França, Finlândia e Israel participam do evento, marcado para 12 e 13 de abril em São Paulo. As inscrições já estão abertas, permanecendo enquanto houver disponibilidade de vagas.

Mais informações: (0XX11) 3813-8896 ou (0XX11) 3069-6383, com o Dr. Fábio Morato Castro

Vector Works

A Fundação para Pesquisa Ambiental (FUPAM) está com inscrições abertas para o curso de Vector Works. Interessados em geral que tenham conhecimentos básicos de Windows podem se inscrever até uma semana antes de seu início, previsto para 18 de abril e com término em 6 de junho. O curso conta com carga-horária de 30 horas e seu preço é de R$ 390, que podem ser divididas em três parcelas iguais.

A Fupam fica na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo, no prédio da FAU.

Mais informações: (0XX11) 3091-4566, pelo e-mail: cursos@fupam.com.br ou site www.usp.br/fau/fupam/html

Especiação Iônica em Soluções Aquosas: uma introdução

Até o dia 10 de abril, interessados podem se inscrever no curso Especiação Iônica em Soluções Aquosas: uma introdução, que a Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (ESALQ) estará oferecendo no período de 15 a 25 de abril. As atividades destinam-se a alunos do curso de graduação em agronomia e engenharia florestal da ESALQ, com interesse nas áreas de química de solo e química ambiental, especialmente aqueles estagiando e desenvolvendo atividades de iniciação científica. É obrigatório a não reprovação na disciplina LCE-108 (Conhecimentos Básicos de Química) para cursá-lo.

O objetivo do curso é destacar a importância dos conhecimentos em química para compreensão de questões ambientais; relacionar conceitos básicos de química com a especiação de soluções iônicas; aplicação do programa de especiação Minteq a sistemas químicos simples e a resolução de cálculos de especiação através do programa Minteq de metais em sistemas naturais.

Estarão disponíveis 20 vagas, não havendo a cobrança de taxa.

Mais informações: (0XX19) 3429-4151 - Pavilhão de Química - Setor de Química

Analítica ou e-mail lfnovell@carpa.ciagri.usp.br (falar com Luiz Fernando Novello)



 


Agenda Cultural


Ballet Coppelia volta ao HC

Nesta quinta-feira (11), às 14 horas, no Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas (av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 188, andar térreo), acontece a apresentação do Ballet Coppelia. O espetáculo faz parte do programa Arte no PAMB, iniciativa do médico Carlos Regis B. Rampazzo, administrador do conjunto, que há anos promove eventos visando o entretenimento de pacientes internados e funcionários, buscando humanizar o ambiente do hospital.

Mais informações: (0XX11) 3069-6067

Programação do Cinusp

Para preparar o debate que propõe a 2ª Conferência Internacional do Documentário, parceria entre o Cinusp "Paulo Emílio" e o 7º Festival Internacional de Documentários "É tudo Verdade", o Cinusp apresenta, nos quinze primeiros dias de abril, a mostra Imagens de Conflito- Conflito Social e Violência no Documentário Brasileiro. A 2ª Conferência Internacional do Documentário acontecerá nos dias 19 e 20 de abril no Cineclube DirectTV.

ABC da Greve (1979/1990, Brasil, 90 min.), dia 9, às 16 horas.

No ABC paulista, em 1979, ocorre uma greve sindical, a primeira fora das fábricas. Esse acontecimento provoca a realização do filme rodado em mutirão,com câmera na mão, equipe reduzida e roteiro mínimo. Para Leon Hirszman, este filme é "um documentário de longa-metragem que deve servir à classe operária, mostrando uma experiência concreta, vivida num determinado ano, e que significou um passo na consciência de classe no Brasil". Laboratório documental de Leon, que buscava entender a emergência do movimento operário para a realização de Eles não usam black-tie. Direção: Leon Hirszman.

Mato Eles?(1983, Brasil, 35 min.), dia 9, às 19 horas.

Uma reflexão do cineasta diante do processo de extermínio dos índios da Reserva Mangueirinha, no Paraná. Como escreveu Jean-Claude Bernardet, "a ironia ácida de Mato Eles? Nos impede mesmo da segurança da comiseração". Direção: Sérgio Bianchi.

Notícias de uma guerra particular (1999, Brasil, 57 min.), dia 9,às 19 horas.

Retrato da violência urbana no Rio de Janeiro, tendo como personagens policiais, traficantes e moradores de favelas. Notícias de uma guerra particular, que lida com a estrutura, o funcionamento e a opinião dos integrantes de organizações criminosas do Rio de Janeiro, propõe como questão de fundo a complexa relação entre subsistência e delinquência, e o caráter estritamente repressivo da política de segurança. Direção: João Moreira Salles e Kátia Lund.

A entrada do Cinusp é franca para todas as sessões e há 100 lugares disponíveis. O Cinusp "Paulo Emílio" fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 37 (administração) e Favo 4 (projeção), Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou e-mail cinusp_prceu@recad.usp.br




Teses e Dissertações


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

- Arranjos espaciais e ocupação de espaço por crianças de 1-2 e 3-4 anos. Josiane Aparecida Otávio Bomfim. Dia 12.

Mais informações: (0XX16) 3963-1019

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Espaço geográfico: fonte material e não formal do direito. Ricardo Mendes Antas Junior. Dia 12, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

- Desenvolvimento testicular de cutias criadas em cativeiro (Dasyprocta aguti, Linnaeus, 1766). Antonio Chaves de Assis Neto. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Análise de indutores ativos em tecnologia CMOS e GaAs. Valdinei Luís Belini. Dia 12, às 10h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235





Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares