São Paulo, 11 de abril de 2002 n.940/02.




Estrela Eta Carinae terá
um "apagão" em 2003

No ano que vem, a Eta Carinae,
maior estrela conhecida do
universo, sofrerá uma interrupção
de sua energia luminosa. O
fenômeno será único para as
ciências astronômicas



FEA realiza evento sobre plenejamento financeiro pessoal



Fórum virtual debate esquizofrenia



HC realiza campanha contra catarata




Destaques


Maior estrela do universo sofrerá "apagão" em 2003

Marcelo Gutierres

No final de julho de 2003 acontecerá um fenômeno único para as ciências astronômicas. Trata-se da interrupção rítmica de alguns canais de emissão de energia luminosa da estrela Eta Carinae. O professor Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, que estuda o astro desde 1989, chama o evento de "apagão". "No caso da Eta Carinae, há canais que se apagam e outros que se mantêm", explica.

Damineli defende a teoria de que o astro é composto por um sistema duplo, ou seja, há duas estrelas interagindo, formando um sistema ligado pela força da gravidade. Caso essa hipótese seja confirmada, será possível obter todos os dados relativos à estrutura do sistema. "A maioria das estrelas que conhecemos são sistemas duplos ou triplos." O pesquisador baseia-se também no conceito, consagrado pela comunidade de científica, de que têm pulsação ritmadas somente estrelas de pequeno porte. "Portanto, Eta Carinae, a maior estrela que conhecemos, não pode ser ritmada", explica.

Em estudos anteriores, o professor já conseguiu estipular o intervalo de tempo entre um "apagão" e outro, que é de aproximadamente de 2.020 dias. O problema, segundo ele, é que há uma imprecisão de cerca de uma semana. "Pode ser que o ciclo tenha 2.013 ou 2.027 dias, mas o fato é que o fenômeno se realizará", garante. "Se perdermos o auge do evento, deixaremos de obter informações preciosas." Segundo Damineli, esses "apagões" são breves e a perda deste evento implicaria numa espera de mais cinco anos e meio. A duração do "apagão", de acordo com o cientista dura, em média, de um a dois meses.

Outra corrente

Há uma outra corrente de pesquisadores que discorda da teoria de Damineli. "Esses cientistas imaginam que Eta Carinae é uma estrela isolada." Na opinião do pesquisador, se esses estudiosos estiverem certos estará aberta uma nova discussão, pois somente estrelas pequenas podem se expandir e se contrair dentro de um ciclo previsível.

Damineli conta que a outra corrente acredita que os "apagões" são conseqüência do tamanho extraordinário de um único corpo. Mas, rebate: "é como se você colocasse um elefante para sambar; não dá para 'exigir' que ele dance no ritmo de uma música tão rápida por causa de seu tamanho". Assim, de acordo com o professor, os acontecimentos do ano que vem são importantes para se saber com que precisão esse ciclo se repete. "Se ele ocorrer periodicamente, é porque há um sistema duplo. Se acontecer um mês antes, ou depois, não dá para afirmar que trata-se de um sistema duplo. Então, estaremos diante de um fenômeno inexplicável pelas teorias atuais."

Astros, estrelas e planetas

De forma simplificada, Damineli explica que astro é todo corpo que está no espaço. Entre planeta e estrela a diferença é basicamente da massa. Os corpos que são 100 vezes menores do que o Sol são chamados de planetas. Os que são até 100 vezes maiores, são estrelas. Elas brilham porque possuem uma gravidade tal que proporciona a fusão nuclear dos átomos existentes em seu corpo e, assim, há a emissão de luz. Os corpos pequenos esfriam, tornando-se planetas.

O pesquisador comenta que os primeiros sinais do "apagão" já estão se manifestando. "Tem um dos canais, o do hélio, que está muito baixo. Desde o ano passado, uma série de medidas mostram que ele já está se apagando." Este canal é acompanhado exclusivamente pelo professor, que adaptou o telescópio do Laboratório Nacional de Astrofísica, em Minas Gerais, para fotografar na luz infravermelha. "O canal do hélio é mais expressivo porque tem mais energia. Os demais telescópios não estão ajustados para esse canal, pois precisam de filtros especiais", conta Damineli.

Mais informações: (0XX11) 3091-2714 ou pelo e-mail damineli@astro.iag.usp.br ou pelo site www.iagusp.usp.br/~damineli/etacar




Cursos, seminários e palestras


Planejamento Financeiro Pessoal

O Planejamento Financeiro Pessoal no Brasil será o assunto discutido em palestra que será ministrada nesta sexta-feira (12). Ministrada pelo professor José Guimarães Monforte, o evento acontecerá no auditório do FEA-5, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP das 18h30 às 21horas e conta com o incentivo da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuárias e Financeiras (Fipecafi). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone relacionado abaixo.

O endereço da FEA é Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5820 com Rose Andrade.

Fórum virtual de Esquizofrenia

O psiquiatra Mario Louzã, do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da USP é o convidado especial do debate virtual Saúde Mental e Esquizofrenia, que será realizado no dia 16 de abril, às 12 horas. O debate, iniciativa do laboratório Pfizer com o Site Médico, acontece no endereço www.sitemedico.com.br/pfizere-forum.

O debate abordará os diversos aspectos da saúde mental no Brasil, com ênfase na esquizofrenia.

Mais informações: www.sitemedico.com.br

Semana da Cultura Peruana

O Núcleo Peruano da USP (NCP), em parceria com a Comissão de Cooperação Internacional (CCInt), promove de 15 a 19 de abril a Semana Cultural Peruana. Está programada a exposição fotográfica "Imagens Peruanas", de Angela Galleta.

No dia 15, às 18 horas, será realizada a palestra "Hispano Americanos no Brasil", ministrada pela Dra. Ruth Myriam S. Camacho Kadluba e pelo Padre Sidney da Silva.

No dia 16, às 17 horas, o arquiteto Ricardo Morales Gamarra profere a palestra "Templo da Lua: Um Templo de Barro Policromado".

Todos os eventos ocorrem no Auditório do Prédio da História, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), localizado na Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: e-mail aepusp@edu.usp.br




Agenda Cultural


80 anos de IAB

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) convidam para a exposição 80 anos de IAB, que acontece de 16 de abril a 3 de maio, no Saguão Caramelo da FAU. A FAU fica na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801

Programação do Cinusp

Para preparar o debate que propõe a 2ª Conferência Internacional do Documentário, parceria entre o Cinusp "Paulo Emílio" e o 7º Festival Internacional de Documentários "É tudo Verdade", o Cinusp apresenta, nos quinze primeiros dias de abril, a mostra Imagens de Conflito- Conflito Social e Violência no Documentário Brasileiro. A 2ª Conferência Internacional do Documentário acontecerá nos dias 19 e 20 de abril no Cineclube DirectTV.

O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas (2000, Brasil, 90 min.), dia 11, às 16 horas. Um justiceiro e um músico têm trajetórias opostas, mas se irmanaram na condição de filhos de uma guerra social silenciosa, travada diariamente em nossas grandes cidades.

Terra para Rose (1987, Brasil, 84 min.), dia 11, às 19 horas. A partir da história de Rose, camponesa que participou da ocupação da fazenda Annoni, no interior do Rio Grande do Sul, e que teve o primeiro bebê nascido naquele acampamento de 1500 famílias de agricultores sem terra, o filme aborda o decisivo- mas sempre adiado- tema da Reforma Agrária no Brasil da República Nova e da Constituinte. Direção: Tetê Moraes.

A entrada do Cinusp é franca para todas as sessões e há 100 lugares disponíveis. O Cinusp "Paulo Emílio" fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 37 (administração) e Favo 4 (projeção), Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou e-mail cinusp_prceu@recad.usp.br




Quadro de Avisos


Campanha contra catarata no HC

A Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP realiza neste Sábado (13), das 8 às 12 horas, mais uma campanha com o objetivo de identificar casos de catarata para operar gratuitamente.

A campanha será realizada no Prédio dos Ambulatórios e envolve o trabalho voluntário de mais de 100 médicos e outros profissionais. Para serem atendidos, os pacientes não precisam chegar de madrugada. Basta ser portador de catarata e levar um documento de identidade. Os que tiverem a doença, comprovadamente, terão a cirurgia agendada.

A iniciativa da Clínica de Oftamologia do HC, que é dirigida pelo professor Newton Kara José, conta com apoio do Ministério e da Secretaria de Estado da Saúde e do Lions Clube.

Mais informações: (0XX11) 3069-6000




Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

- Análise não-linear das estruturas de contra ventamento de edifícios em concreto armado. Rivelli da Silva Pinto. Dia 16, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

- Efeitos da diversificação no valor das empresas do mercado de telecomunicação: teste do modelo de Berger e Ofek. Vagner Roberto Araujo de Andrade. Dia 17, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5811

Escola Politécnica

Mestrado

- Aplicação de técnicas de melhoria contínua em sistemas de manufatura. Nilton Luiz Machiori. Dia 16, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Escola de Enfermagem

Mestrado

- A implantação da sistematização da assistência em enfermagem sob a ótica das enfermeiras-chefes de hospitais da rede privada. Maria Nazaré Kahawage David. Dia 11, às 9 horas.

- Preparo para alta pós-cirúrgica: resultados da ação Andragógica observados durante a visita domiciliar. Oswaldo Celio Lage. Dia 12, às 9 horas.

- Galveston orientation and amnesia test: validação, aplicabilidade e relação com a Escala de Coma de Glascow. Dia 15, às 9 horas.

- Estudo sobre o traço e estado de ansiedade das nutrizes que apresentaram indicadores de hipogalactia e nutrizes com galactia normal. Ilva Marico Mizumoto Aragaki. Dia 15, às 14 horas.

- Graduandos de enfermagem e sua relação com o tabagismo: subsídios para uma atuação preventiva. Wanda Cristina Saxicki. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

- Otimização da produção de nisina em meio sintético. Dante Augusto Moraes. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3650

Instituto de Ciências Biomédicas

Doutorado

- Efeito de antioxidantes sobre a interação leucócito-endotélio no diabetes mellitus. Renata Cristina Onishi Zanardo. Dia 16, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

- As agroindústrias de carne do sul do Brasil. Carlos José Espíndola. Dia 15, às 9 horas.

- Elementos para a elaboração de um dicionário bilingüe em ciências agrárias. Fernanda Bacellar. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626





Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares