São Paulo, 12 de abril de 2002 n.941/02.




As diferentes formas de
ver o cotidiano
Jacqueline Aronis, Luise Weiss
, Paulo Pasta, Renata Lucas e
Thomaz Farkas revelam, mesmo
em técnicas tão diferentes, o olhar
infinito sobre a simplicidade do
cotidiano




IGc realiza ciclo de palestras



Portal Universia Brasil completa um mês



Reitor nomeia nova prefeita do campus de Ribeirão Preto




Destaques


A alegria de viver pelo universo da arte contagia o espaço do Ceuma

Juliana Kiyomura Moreno

Aos 78 anos, Thomaz Farkas fotografa a alegria de viver. "Acho que a felicidade a gente faz, e a tristeza, é preciso afastar. Consigo fazer isso fotografando", diz. É com esta energia positiva que ele procura revelar nas imagens que vai captando do cotidiano: uma partida de futebol no Pacaembu, um passeio no Parque Trianon ou a descontração de brincar com os cachorros pelas praias de Itanhaém. Estes momentos Farkas faz questão de dividir com a cidade na exposição "Lembranças", que pode ser vista no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP até o próximo dia 28 de abril.

Thomaz Farkas é um dos pioneiros da fotografia moderna brasileira — ao lado de Geraldo de Barros, German Lorca e José Yalenti — e também um dos membros fundadores do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP). Nessa mostra apresenta cerca de 60 fotos, com imagens do Rio de Janeiro e São Paulo, feitas durante a década de 40, e de Brasília durante a sua construção e inauguração. As fotos também estão presentes no livro Thomaz Farkas: Fotografias e Lembranças, uma parceria da EDUSP e Imprensa Oficial, que está sendo lançado com cerca de 100 reproduções e 150 páginas.

A mesma alegria de viver também pode ser vista nas exposições individuais de Jacqueline Aronis, Luise Weiss, Paulo Pasta e Renata Lucas, que também prosseguem no espaço do Ceuma até o dia 28. Embora com técnicas diversas e trajetórias diferentes, eles caminham pela arte contemporânea com vitalidade. Exploram o dia-a-dia com imaginação e sensibilidade.

Jacqueline persegue a capacidade do desenho e da imaginação. Esta meta pode ser observada nas 35 gravuras em metal que reúne na mostra "Tempo/Espaço Cordial". Os trabalhos foram apresentados também como parte de sua dissertação de mestrado junto à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP defendida no último dia 8, sob a orientação do professor Evandro Carlos Jardim. "Utilizo a gravura em metal como linguagem, conhecimento e manifestação estética", explica. Seu projeto envolve técnicas e procedimentos gráficos diversos como água-forte, ponta seca, água-tinta e buril. "O eixo do meu trabalho é o encontro do desenho com a matéria gráfica enquanto processo de reflexão e geração de imagens. Essa relação propõe uma viagem pelo cosmos."

Para a exposição "Desenhos", Paulo Pasta traz 25 trabalhos em que procura refletir sobre o lugar da pintura na arte contemporânea. "Não vejo uma diferença essencial entre desenho e pintura", diz. Seus desenhos não têm linhas e buscam relações mais livres entre forma e fundo. Paulo Pasta é bacharel em Artes Plásticas pela ECA. Recebeu vários prêmios como o Panorama das Artes Visuais, no MAM, São Paulo (1997); o Brasília de Artes Plásticas, no Museu de Arte de Brasília (1990) e o Prêmio Viagem, do IX Salão Nacional de Artes Plásticas da Funarte, Rio de Janeiro (1989).

O espaço expositivo é a tônica do trabalho de Renata Lucas. Para a mostra no Ceuma, construiu paredes que contornam três lados de duas pequenas salas, procurando estabelecer a relação e dinamicidade entre os ambientes. Desta forma, uma terceira sala é criada na tentativa de estabelecer um comentário sobre o espírito do lugar em que se insere: "quando esse espaço foi oferecido para minha exposição, logo pensei em explorar características do próprio Ceuma, como escadarias e portas inesperadas, rampas e corredores que muitas vezes se fecham sobre si mesmos, sem uma lógica funcional rígida".

Presente e passado
Conhecida por explorar como temática o tempo, Luise Weiss traz a série "Vestígios". Paisagens e retratos, presente e passado, mesclam-se de forma harmoniosa revelando a fragilidade humana e sua efemeridade, a passagem do tempo e sua fluidez a partir da sobreposição de imagens. "Mesmo utilizando retratos de minha família, não estou me restringindo a uma biografia. Essas fotos foram usadas pela facilidade de manipulação do material. O passado confunde-se entre imagens de ondas, de areia e da grama ao vento.

"Assim como a grama exposta ao vento, que registra a captação do movimento em sua fase mais sublime e única, os retratos sobrepostos à paisagens e sobrepostos à imagens de sua infância, captam a leveza e felicidade de um momento particular presente na vida de todos", observa Luise.

As exposições podem ser vistas até o dia 28 de abril, de segunda a sexta, das 12 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 21 horas. A entrada é franca. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 264, Vila Buarque- São Paulo.

Nos dias 16 e 23 de abril, das 16 às 18 horas, os visitantes poderão agendar visitas que serão acompanhadas por Thomaz Farkas. Os contatos devem ser feitos junto à assessoria de imprensa do evento.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815 (falar com Danielle Penafiel ou Juliano Gentile, Assessoria de Imprensa) ou pelo site: http://www.usp.br/mariantonia




Cursos, Seminários e Palestras


Atividades profissionais do geólogo

O Instituto de Geociências (IGc) da USP inicia, na próxima quarta-feira (17), às 16h30, o Ciclo Permanente de Palestras.

Na oportunidade, o geólogo Luiz Ferreira Vaz, conselheiro da Associação Brasileira de Geologia (ABGE), profere a palestra Atividades profissionais do Geólogo. Vaz já foi presidente da ABGE por duas gestões e atualmente também é professor convidado do Instituto de Geociências da Unicamp.

O evento terá lugar no Salão Nobre do IGc, que fica na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4274}




Agenda Cultural


Portal Universia Brasil completa um mês

O portal Universia Brasil (www.universiabrasil.net) completou no mês de abril um mês de atuação, com 50 mil visitas e 5 mil usuários cadastrados. Voltado para a comunidade acadêmica da América Latina e Península Ibérica, o Universia reúne mais de 450 universidades na Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Peru, Porto Rico e Venezuela. No Brasil, o Universia já estabeleceu parceria com 75 instituições de ensino superior, que representam 40% do coletivo universitário de graduação nacional. A USP participa do portal, juntamente com outras instituições, como PUC-SP, Unicamp e FGV.

Mais informações: (0XX11) 3643-2767

Últimos dias para visitação da Mostra Farid Lawi

O Centro Cultural "Maria de Souza Campos Artigas", no Campus da USP de Bauru, apresenta até esta sexta-feira (12) a Mostra de Artes "Farid Lawi".

A Mostra é uma promoção da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP em comemoração aos 15 anos do Centro Cultural da USP e numa homenagem póstuma ao artista plástico Farid Lawi, que trabalhou como assessor cultural da USP durante 14 anos, coordenando atividades e projetos culturais.

O endereço do Centro Cultural é Alameda Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 235-8394.

Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP para a semana de 15 a 21 de abril:

Série Especial – Memória Viva Guarani, reprise. Em agosto de 1998, a TV USP documentou a gravação do primeiro CD com canções tradicionais infantis dos índios guaranis do estado de São Paulo e produziu dois programas de 30 minutos de duração cada um. Terça-feira (16), Parte I às 1h30, 12h, 16h30 e 21h e Parte II às 12h30, 17h, 21h30 e 1h30.

PGM , inédito: Teatro de Matemática, Rede Saci, IM – Imunologia.

A perspectiva de formar pessoas pouco sensíveis aos demais humanos, cujo raciocínio exato, matemático, possa trazer problemas no futuro, levou o professor Waldemar Setzer, titular do Departamento de Ciência da Computação, a propor o Teatro na Matemática como matéria opcional do currículo.

A Rede Saci é um projeto que visa auxiliar o deficiente, promover a qualidade de vida e inclui-lo na sociedade, por meio da informação para combater os preconceitos e discriminação.

Graças à imunologia, inúmeras doenças, que antes levavam à morte ou deixavam seqüelas, hoje estão sendo controladas e até mesmo vencidas. É o caso da varíola e da paralisia infantil. Mas, para a Medicina, a jornada parece não ter fim. Novas doenças surgem, outras reaparecem, microrganismos tornam-se mais resistes. Para enfrentar mais uma série de desafios, foi criado o Instituto de Investigação em Imunologia.

Quarta-feira (17), às 12h, 16h30, 21h e 1h30.

Pilotis - " Infância em preto e branco: retratos da violência doméstica", inédito.

O episódio tem como objetivo levantar a problemática da violência doméstica contra a criança e o adolescente. Tomando como ponto de partida um curso de pós-graduação oferecido pela PUC, o programa expõe os principais tipos de violência, as técnicas necessárias para detectá-las e alguns mecanismos de prevenção. Quinta-feira (18), às 11h30, 16h, 20h30 e 1hora.

Olhar da USP – "Dengue", inédito. A Dengue é atualmente um dos principais problemas de saúde pública mundial. A Organização Mundial de Saúde estima que 80 milhões de pessoas são infectadas anualmente em mais de 100 países. Dessas pessoas, cerca de 500 mil necessitam hospitalização e pelo menos 20 mil morrem por causa da doença. No Brasil, em 2001 foram mais de 400 mil casos de dengue e desde o início deste ano a epidemia se espalha pelo país. Quinta-feira (18), às 12h, 16h30, 21h e 1h30.

4X4 "Direito do Menor", inédito. Art. 2° (estatuto da Criança e do Adolescente): Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. No Brasil, a maioridade penal se dá quando a pessoa completa 18 anos, porque foi adotado o critério etário, que estabelece uma idade como parâmetro de responsabilidade. A FEBEM ajuda na reintegração do adolescente na sociedade? Quais as alternativas? Sábado (20), às 16h30 e domingo (21), às 21horas.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo) no canal 15 da TV a cabo.

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, nº 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 com Adriano ou Carol ou e-mail tvusp@edu.usp.br ou site http://www.usp.br/tv

Programação do Cinusp

Para preparar o debate que propõe a 2ª Conferência Internacional do Documentário, parceria entre o Cinusp "Paulo Emílio" e o 7º Festival Internacional de Documentários "É tudo Verdade", o Cinusp apresenta, nos quinze primeiros dias de abril, a mostra Imagens de Conflito — Conflito Social e Violência no Documentário Brasileiro. A 2ª Conferência Internacional do Documentário acontecerá nos dias 19 e 20 de abril no Cineclube DirectTV.

Notícias de uma guerra particular (1999, Brasil, 57 min.), dia 12,às 16 horas. Retrato da violência urbana no Rio de Janeiro, tendo como personagens policiais, traficantes e moradores de favelas. A direção é de João Moreira Salles e Kátia Lund.

Tem que ser baiano? (1994, Brasil, 32 min.), dia 12, às 16 horas. Ensaio videográfico, baseado nos princípios de colagem e de contraponto. O documentário, dirigido por Henri Gervaiseau, mescla sequências de entrevistas e imagens do passado e do presente da comunidade nordestina em São Paulo.

O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas (2000, Brasil, 90 min.), dia 12, às 19 horas. Um justiceiro e um músico têm trajetórias opostas, mas se irmanaram na condição de filhos de uma guerra social silenciosa, travada diariamente em nossas grandes cidades.

A entrada é franca para todas as sessões e há 100 lugares disponíveis. O Cinusp "Paulo Emílio" fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 37 (administração) e Favo 4 (projeção), Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou pelo e-mail cinusp_prceu@recad.usp.br




Quadro de Avisos


Reitor nomeia nova prefeita do campus de Ribeirão Preto

O reitor da USP Adolfho José Melfi nomeou Emília Campos de Carvalho, professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, como a nova prefeita do campus da USP de Ribeirão Preto.

A escolha foi feita a partir de uma lista tríplice definida pelo Conselho do Campus de Ribeirão Preto, composta pelo prefeito do campus, pelos diretores das unidades de Ribeirão Preto, por um representante docente de cada unidade, por dois representantes discentes (um da graduação e outro da pós-graduação) e dois representantes de funcionários.

Mais informações: (0XX16) 602-3500.


Eleito novo vice-diretor da FOB/USP

Nesta quarta-feira (10), o professor Luiz Fernando Pegoraro foi indicado pelo reitor Adolpho José Melphi como novo vice-diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. Pegoraro foi selecionado dentro de uma lista tríplice encaminhada ao reitor, que incluía também os professores José Humberto Damante e José Fernando Castanha Rodrigues. A posse do novo vice-diretor acontece em 26 de abril.

Mais informações: (0XX11) 238-8385


USP São Carlos contrata professor

A Escola de Engenharia da USP de São Carlos (EESC) está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa a contratação de um docente, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, junto ao Departamento de Hidráulica e Saneamento. O salário inicial para professor doutor é de R$ 3.864,09 e de professor associado, R$ 4.606,95.

As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de abril, pessoalmente ou por procuração, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, na Assistência Técnica para Assuntos Acadêmicos da Escola de Engenharia, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, Campus USP, São Carlos – SP.

Mais informações: (0XX16) 273-9228.




Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Política e planejamento do desenvolvimento urbano da cidade de Ribeirão Preto no período de 1983 a 2002: análise e crítica do modelo de verticalização periférica ancorada e informatizada. José Carlos Faim Bezzon. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- O simbolismo do Graal e a ideologia cistercience N'A demanda do Santo Graal. Cláudia Menezes da Cruz. Dia 16, às 14 horas.

- Análise do discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus. Uma abordagem do culto televisivo. Luciana Maria de Jesus. Dia 17, às 14 horas.

- História e Cinema: um estudo de São Bernardo (Leon Hirszman, 1972). Maurício Cardoso. Dia 17, às 14 horas.

- Mulher e família na dramaturgia de Nelson Rodrigues ( anos 50 e anos 60 do século XX). Adriana Regina Rocha. Dia 18, às 9h30.

Doutorado

- Telecomunicações no Brasil e em Santa Catarina: operadoras e fabricantes de equipamentos. Sheila Vieira. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Escola Politécnica

Mestrado

- Gerenciamento de custo baseado em atividades: uma proposta para o setor florestal. Alcir Ribeiro Carneiro de Alemida. Dia 18, às 10h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Escola de Enfermagem

Mestrado

- O farmacodependente e a internação psiquiátrica. Josenaldo Pereira da Silva. Dia 19, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7553

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

- Tratamento odontopediátrico no contexto de uma clínica-escola: avaliação do estresse da criança, do acompanhante e do aluno. Carmen Lúcia Cardoso. Dia 12, às 14 horas.

- Efeitos de lesões seletivas no giro denteado hipocampal sobre a aquisição de tarefas de reversão em escolha probabilística. Sandra Maria Fortaleza. Dia 15, às 14 horas.

- Riscos, recursos e fatores de proteção associados ao baixo e alto rendimento acadêmico: um estudo comparativo. Patrícia Leila dos Santos. Dia 16, às 14 horas.

- Sobre neuroimagens funcionais por magnetoencefalografia e ressonância magnética: novos métodos e aplicações. Dráulio Barros de Araújo. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3963-1019

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

- Análise comparativa das atividades de fomento mercantil (factoring) no Brasil e na Itália e o reflexo na qualidade das divulgações das informações contábeis. Teresinha Maria Cavalcanti Cochrane. Dia 19, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5811





Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares