São Paulo, 15 de abril de 2002 n.942/02.


Nível de vibração dos ônibus
excede as normas

Estudo constatou que o nível de
vibração e ruído dos ônibus
de uma empresa de São Paulo ultrapassa o estabelecido
pela norma ISO



Instituto de Psicologia realiza colóquio sobre fenomenologia


Workshop de dramaturgia em Ribeirão Preto


FCF-RP contrata professor




Destaques


Nível de vibração dos ônibus ultrapassa limites
de exposição definidos pela ISO

Ivanir Ferreira

Além do trânsito caótico, do estresse e da insegurança gerada por inúmeros assaltos, o motorista de ônibus, quando está dirigindo, convive com altos níveis de vibração que chegam a superar os limites de exposição definidos pela Organização Internacional para Normalização (ISO). Foi o que constatou uma pesquisa realizada pelo engenheiro Luiz Felipe Silva, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, com motoristas entre 38 e 48 anos, de uma empresa da Zona Norte de São Paulo.

De acordo com a norma ISO 2631, o valor limite da aceleração permitido para atividade de condução de ônibus, para uma jornada de 8 horas, é de 0,63 m/s2 (somatória vetorial de aceleração), que corresponde à unidade de medida da vibração. Mas todos os valores apurados pela pesquisa em seis modelos de ônibus utilizados pela empresa estudada, encontravam-se acima desse limite. Um dos modelos, o veículo considerado mais instável, apresentou vibração igual a 1,07 m/s2, podendo ser dirigido por apenas 3 horas e 50 minutos. Até mesmo o modelo menos prejudicial registrou um valor de aceleração igual a 0,91 m/s2, correspondente a um tempo limite de 6 horas e 30 minutos diários. O pesquisador lembra que a jornada diária de trabalho de um motorista é de 7 horas e 10 minutos, sendo muitas vezes ultrapassada pelos atrasos provocados pelo trânsito e ou pelas horas extras. "As causas da vibração estão relacionadas à falta de manutenção das vias públicas e às características mecânicas dos veículos, sobretudo à suspensão."

Danos à saúde

O estudo investigou a exposição combinada entre ruído e vibração de corpo inteiro e os efeitos na audição de trabalhadores. Entre os que exerciam a função há mais de cinco anos, 46% sofriam de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR).

Para saber se as perdas auditivas estavam associadas ou não à vibração e ao ruído, Silva controlou, entre outras variáveis, o histórico de diabetes, doença que está associada à ocorrência da PAIR. O padrão limite de exposição ao ruído permitido pela maioria das normas sobre o tema é de 85 decibéis (dB), para uma jornada de 8 horas. Dos trabalhadores analisados, com idade de 44 anos ou mais, com histórico de diabetes e com nível de exposição ao ruído superior ou igual a 86,8 dB, foi encontrada uma probabilidade de 86,2% para o desenvolvimento de doenças auditivas. No mesmo grupo, mas sem histórico de diabetes, esse número caiu para 69,3%.

Segundo o pesquisador, não houve confirmação de que a vibração associada ao barulho desencadeava doenças auditivas. "Observamos ainda que a vibração é um fator significativo e agressor à saúde do trabalhador, causando lombalgias e outros problemas de coluna", explica o engenheiro.

O estudo foi realizado para a tese de doutorado na Faculdade de Saúde Pública da USP, com informações obtidas do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo, do Ministério Público do Estado de São Paulo, e da Promotoria de Justiça de Acidentes da Capital, entidades que promovem intervenção em ambientes e processos de trabalho, com objetivo de promover a saúde do trabalhador.

Mais informações: (011XX)5575-3508 ou pelo e-mail lfelipe@usp.br

 


Cursos, Seminários e Palestras


Palestra na FAU

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove, no dia 17, às 14 horas, a palestra La Ciudad en la Nueva Economia, ministrada pelo arquiteto Luis Rico Gutiérrez, da Universidad de Carnegie Mellon, Pensilvania, Estados Unidos.

A palestra é aberta ao público e será realizada no auditório da FAU, localizado na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801


A Clínica na Perspectiva Fenomenológico-existencial

O Instituto de Psicologia da USP promove dia 19 de abril, das 12 às 14 horas, o colóquio que traz como tema A Clínica na Perspectiva Fenomenológico-existencial. A discussão de assuntos ligados a essa questão visa atingir todos os interessados da comunidade USP e afins que simpatizem pela problematização aberta da fenomenologia.

A entrada é franca, não havendo a necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-4183 ou 3091-4178


Workshop de Dramaturgia em Ribeirão

Até o dia 23 estão abertas as inscrições para o workshop "Dramaturgia Coletiva". O evento faz parte das comemorações dos 20 de criação da Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Câmpus de Ribeirão Preto (PCARP). Além do workshop o grupo realizará um novo espetáculo, do mesmo César Vieira, "João Cândido do Brasil - A Revolta da Chibata", dia 27/4, no Teatro Municipal. Os ingressos para esta apresentação serão distribuídos de 22 a 26/4, na sede da Atividades Culturais e no Teatro Municipal.

As inscrições para o workshop acontecerão em dois locais, na sede da Atividades, Casa 4 da Rua Pedreira de Freitas, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, das 14h às 17h, de terça a sexta-feira. O público alvo são os integrantes dos grupos de teatro da cidade e região e será dada prioridade para escolha de dois membros de cada um deles, mas também haverá espaço para outros interessados que não estejam engajados em grupos. Serão oferecidas 40 vagas e ao se inscrever o ator deve apresentar uma "carta de interesse".

Mais informações: (0XX161) 602-3530


Seminários sobre Cultura & Imaginário

No próximo dia 18, das 14 às 18 horas, o CICE (Centro de Estudos do Imaginário, Culturanálise de grupos e Educação) estará promovendo o VII Ciclo de estudos: Seminários sobre Cultura & Imaginário. O evento também homenageará a professora Beatriz Fétizon, que terá seu livro, "Beatriz Fétizon: uma pedagogia do mistério", lançado dia 9 de maio pela Editora Sarau.

Uma das palestras terá como foco de discussão o estudo da Prof. Dra. Walnice Nogueira Galvão, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), cujo tema , Donzela- Guerreira: um estudo de gênero, remete a pesquisa da professora dentro dessa Faculdade.

O seminário conta ainda com a presença da professora Maria Cecília Sanchez Teixeira e do professor Marcos Ferreira Santos, ambos do CICE/FEUSP; e do professor Jean Luiz Lauhand, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Não é necessária inscrição prévia para a participação no evento.

As palestras serão realizadas na Faculdade de Educação que fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária –bloco B, sala118 - São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3815-0232 ou pelo site http://www.cice.pro.br



Agenda Cultural


FAU expõe trabalhos de alunos

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) realiza, do dia 15 ao dia 30, a exposição "Trabalhos da Disciplina - AUP 268/270", com trabalhos de alunos que cursaram as disciplinas Planejamento de Estruturas Urbanas e Regionais I e II. O evento será realizado no Espaço do Museu da FAU. O endereço da FAU é Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801


Concertos da Orquestra Sinfônica da USP

A Orquestra Sinfônica da USP estará se apresentando dia 19, às 10 horas e dia 23, às 20 horas no "Programa Avizinhar" e no Anfiteatro Camargo Guarnieri, respectivamente. O evento é gratuito e conta com peças de F. Mignone (Festa na Bahia), S. Prokofiev (Pedro e o Lobo) e C. Debussy (Petite Suíte).

O Anfiteatro Camargo Guarnieri se localiza na Rua do Anfiteatro, 109- Cidade Universitária, Butantã.

Mais informações: (0XX11) 3091-3063, fax (0XX11) 3091-3000


Programação do Cinusp

Para preparar o debate que propõe a 2ª Conferência Internacional do Documentário, parceria entre o Cinusp "Paulo Emílio" e o 7º Festival Internacional de Documentários "É tudo Verdade", o Cinusp apresenta, nos quinze primeiros dias de abril, a mostra Imagens de Conflito- Conflito Social e Violência no Documentário Brasileiro. A 2ª Conferência Internacional do Documentário acontecerá nos dias 19 e 20 de abril no Cineclube DirectTV.

O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas (2000, Brasil, 90 min.), dia 16, às 16 horas. Um justiceiro e um músico têm trajetórias opostas, mas se irmanaram na condição de filhos de uma guerra social silenciosa, travada diariamente em nossas grandes cidades.

Terra para Rose (1987, Brasil, 84 min.), dia 15, às 19 horas. A partir da história de Rose, camponesa que participou da ocupação da fazenda Annoni, no interior do Rio Grande do Sul, e que teve o primeiro bebê nascido naquele acampamento de 1500 famílias de agricultores sem terra, o filme aborda o decisivo- mas sempre adiado- tema da Reforma Agrária no Brasil da República Nova e da Constituinte. Direção: Tetê Moraes.


A entrada do Cinusp é franca para todas as sessões e há 100 lugares disponíveis. O Cinusp "Paulo Emílio" fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 37 (administração) e Favo 4 (projeção), Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou e-mail cinusp_prceu@recad.usp.br



Quadro de Avisos


Cerimônia de outorga de título de Professor Emérito da FFLCH

No dia 18 de abril, às 14 horas, acontece na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) a cerimônia de outorga do título de Professor Emérito da Faculdade à professora Eunice Ribeiro Durham. A FFLCH fica na Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4612 ou e-mail di@edu.usp.br


USP-Ribeirão contrata médico

Até o próximo dia 19 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para 2 vagas de Médico, Clínico Geral, para o Campus da USP em Ribeirão Preto. A contratação será pela CLT, jornada de 24 horas semanais e salário inicial de 1.914 reais.

As inscrições podem ser feitas das 9h às 11h e das 14h às 16h, na Seção de Pessoal da Prefeitura do Campus, na Av. dos Bandeirantes, 3900, em Ribeirão Preto, onde também poderão ser obtidas mais informações.

Mais informações: (0XX11) 602-3500


Processo Seletivo para contratação de um Professor de Virologia Clínica

Até o próximo dia 19 é possível inscrever-se para a contratação de Professor Doutor na área de Virologia Clínica, oferecido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP.

O departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas dessa faculdade busca contratar professor/pesquisador com grande dinamismo e motivação para implantação da área de Virologia Clínica, bem como empenho em atividades de ensino (níveis graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão.

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, fica na Av. do Café, s/nº - Campus da USP Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-4181 ou e-mail eapassos@fcfrp.usp.br


Professor da FMRP recebe prêmio

O professor Sérgio Ferreira, do departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, receberá na terça-feira (16) em São Paulo o prêmio "Peter Murányi", concedido anualmente pela fundação que leva o mesmo nome do prêmio, à pessoa física, jurídica, entidade particular ou pública, de qualquer parte do mundo, que tenha obtido maior destaque na descoberta ou progresso científico, que beneficie o desenvolvimento e bem-estar da população no tocante à Saúde, alimentação, educação ou científico e tecnológico. A indicação de Ferreira foi feita pela Associação Ribeirãopretana de Ensino, Pesquisa e Assistência ao Hipertenso (AREPAH) e ratificada pela Direção da FMRP.



Teses e Dissertações


 

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- A propósito de águas virtuosas. Formação e ocorrências de uma estação balneária no Brasil. Stélio Alessandro Marras. Dia 19, às 14 horas

- As línguas dificultosas e os linguas peritos artes de gramática jesuítica no Brasil colonial dos séculos XVI e XVII. Ronaldo de Oliveira Batista. Dia 18, às 9 horas

- A viagem como símbolo de prestígio na trilogia da vilegiatura de Carlo Goldoni. Claudia Marina Astorino. Dia 18, às 14h30

- Confissões de Fedra - composição trágica e coerção temporal. Maria Suzana Moreira do Carmo. Dia 19, às 14 horas

- As línguas da América do Sul no século XVIII - o catálogo, o vocabulário e o Saggio de Lorenzo Hervás. Vânia Érika Parada da Silva. Dia 23, às 14 horas

Doutorado

- Economia, Cultura e Sociedade em São Paulo. Denise Aparecida Soarez de Moura. Dia 19, às 14 horas

- EMBRAER: no contexto do desenvolvimento industrial de São José dos Campos. (1950-2000). Katerine Roman Barreto. Dia 16, às 9 horas

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Escola Politécnica

Mestrado

- Minimização da formação de Trihalometanos no tratamento de águas de abastecimento. Adriana Cristina de Oliveira. Dia 19, às 10 horas

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

- Estudo quantitativo e morfológico das regiões organizadoras de nucléolo coradas pela prata (AgNORs) em neoplasias benignas e malignas da glândula mamária da espécie canina. Alexander Proazzi Vaz-Curado. Dia 19, às 14 horas

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

- A influência da atenção e do mascaramento anterógrado no tempo de reação. Nathalia de Brito Fuga. Dia 19, às 14 horas

- Caracterização dos isótipos IgGa e IgG(T) presentes nos soros eqüino anti-venenos ofícidos e anti-rábico. Elaine Xavier de Lima. Dia 24, às 14 horas

- Determinação quali e quantitativa por técnicas cromatográficas, para fins forenses, da cocaína em amostras ilícitas aprendidas. Nelson Gonçalves. Dia 23, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439





Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares