São Paulo, 16 de abril de 2002 n.943/02.




Entra em operação o
Instituto Fábrica do
Milênio

Nesta terça-feira (16), será
inaugurado o Instituto Fábrica do
Milênio. A solenidade terá a
presença do Ministro da Ciência e
Tecnologia, Ronaldo Mota
Sardenberg



Aula magna em São Carlos terá como tema a indústria aeronáutica



Psicologia promove ciclo de palestras com professor da Universidade de Paris XIII



Fipecafi divulga resultado de pesquisa inédita




Destaques


Projeto Instituto Fábrica do Milênio será inaugurado hoje

Da Redação, Agência USP

Hoje (16), a partir das 9h45, na sede das Indústrias Romi S.A. UF-11 (Rodovia SP 304, Km 141,5, Santa Bárbara do Oeste, SP) acontece a solenidade de lançamento do Projeto Instituto Fábrica do Milênio, que integra o Programa Institutos do Milênio, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A cerimônia de inauguração contará com a presença do Ministro da Ciência e Tecnolologia, Ronaldo Mota Sardenberg.

O Instituto Fábrica do Milênio, que tem a coordenação do professor João Fernando Gomes de Oliveira, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da USP de São Carlos, é um centro de pesquisas em rede distribuído pelo território nacional. Sua proposta é dar início a um esforço conjunto entre Governo, Universidades e Empresas com o objetivo de acelerar o desenvolvimento das indústrias de manufatura no Brasil em busca de competitividade mundial.

As instituições participantes da rede foram escolhidas tendo em vista suas capacidades comprovadas de integração com empresas e experiência de trabalho em rede de cooperação de pesquisa. Elas já vem desenvolvendo projetos em colaboração com reconhecido sucesso, entre eles a sub-rede de usinagem do sistema Recope (Rede Cooperativa de Pesquisas Metalmecânicas), o Numa (Núcleo de Manufatura Avançada), do Programa Núcleos de Excelência (Pronex), a sub-rede de automação industrial, o CIMM (Centro de Informação Metalmecânica), sistema de informações do setor pela Internet, além de outros projetos integradores na área como o projeto temático apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) sobre usinagem de alta velocidade. Todas essas equipes foram integradas a outras universidades com centros emergentes de pesquisa, localizadas no Nordeste do País, a uma universidade no México e a tradicionais instituições no Exterior (Estados Unidos e Europa). Ao todo, o Instituto conta com 350 pesquisadores distribuídos em 25 grupos de pesquisas alocados em 17 instituições em 7 Estados brasileiros.

Mais informações: (0XX16) 273-8234, no Instituto Fábrica do Milênio; E-mail: ifm@sc.usp.br; Endereço: www.ifm.org.br .




Cursos, seminários e palestras


Indústria aeronáutica é tema de aula magna em São Carlos

Nesta quinta-feira (18), às 15 horas, Horacio Aragonés Forjaz, diretor vice-presidente de Comunicação Empresarial da Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A (Embraer), ministrará uma aula magna para alunos e interessados sobre A Embraer e o estabelecimento da Indústria Aeronáutica Brasileira. Esse tema, com grande relevância no cenário atual, debaterá questões como as barreiras encontradas para o estabelecimento de um comum acordo entre a indústria aeronáutica brasileira e canadense, entre outros casos que serão levantados e analisados.

O evento ocorrerá no Anfiteatro de Convenções da Escola de Engenharia de São Carlos- (EESC- USP), que fica na Av. Trabalhador São-Carlense, 400- São Carlos, SP.

Mais informações: (0XX16) 273-9430

Colóquios e seminários no IF

O Instituto de Física (IF) da USP programou para esta semana uma série de eventos.

Hoje (16):

On the Bogoliubov S (g) Operator in the f Theory, seminário proferido em inglês, por Luiz Alberto Manzoni, às 11 horas;

Medida e interpretação da secção de choque da reação 57 CO (n,g) 58 CO, com Joel Meza Hormaza e Nora Lia Maidana, às 15 horas;

Ferramentas para análise da interatividade e dialogia nas salas de aula de química e ciências, com o professor Eduardo F. Mortimer, às 16 horas;

Amanhã (17):

Modelo Hierárquico de Dyson: Teorema Central do Limite, Zeros de Lee-Yang e a Equação do Calor, ministrado pelo professor Domingos H. U. Marchetti; e Collapse of the quantum Hall ferromagnet states in bilayer systems due to many-body edge effects, proferido pelo professor Oleg Balev; ambos às 14 horas;

Nova Física no Espaço, com o professor Reuven Opher e Resultados recentes da experiência STAR no RHIC, proferido por Marcelo Gamiero Munhoz. Às 16 horas

Na quinta-feira (18): , os eventos são os seguintes:

Adsorção e Dopagem de Nanotubos de Carbono, com o professor Adalberto Fazzio, às 10 horas;

Colóquio especial em Homenagem aos 70 anos do Professor Iuda Dawid Goldman, às 16 horas;

Como promover a necessária transição da educação para a educação não-formal em sala de aula?, palestra ministrada pelo Prof. Dr. Cláudio Zaki Dib, às 17 horas;

Na sexta-feira (19):

Segregação de fase em escala nanométrica de cristais líquidos com moléculas em forma de banana em solventes apolares, ministrado por Aline Moojen Pedreira, às 9 horas;

Modelagem e Sistemas de Informação Geográfica em Medicina Veterinária, proferido pelo professor Fernando Ferreira, às 12h30;

O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6642

Psicanálise e Adolescência

O Instituto de Psicologia (IP) da USP promove, em parceria com o grupo Lugar de Vida, o ciclo de palestras Questões colocadas à psicanálise pela adolescência, ministrado pelo professor Jean-Jaques Rassial, da Universidade Paris XIII:

Hoje (16), Gênese e Estrutura;

Quinta-feira (18), Clivagem do Supereu;

Dia 23, Sobre a posição depressiva;

Dia 25, A língua "Materna";

Dia 30, Onde Está o Sujeito-Suposto-Saber?;

Dia 2 de maio, Os objetos adolescentes;

Dia 7 de maio, A positividade do feminino;

Dia 9 de maio, Da adolescência ao estado limite

As palestras serão realizadas no Bloco B do IP, localizado na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4386

Música para cinema em Ribeirão Preto

O Departamento de Música de Ribeirão Preto está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (19) para o 1º Curso de Difusão Cultural. Esse projeto é realizado graças à parceria da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP com o Instituto Goethe. O curso acontecerá de 23 a 26 de abril, de terça a sexta-feira, das 19h30 às 22h30, na sala de concertos da Tulha do Campus, onde está instalada a ECA em Ribeirão Preto.

A taxa de inscrição é de R$ 50,00. Docentes, alunos e funcionários da USP estão isentos do pagamento.

Mais informações: (0XX16) 602-3136 ou pelo e-mail: musicaecarp@pcarp.usp.br

Fipecafi divulgará pesquisa inédita em auditoria de sistemas

No próximo dia 23, a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), entidade ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, por intermédio do TECSI - Laboratório de Tecnologia de Informação divulga a Primeira Pesquisa em Auditoria e Segurança em Sistemas de Informações nas Empresas, no Brasil.

O resultado da pesquisa, em que cerca de 100 companhias foram alvo desse estudo, será apresentado a partir das 19 horas, no Auditório FEA 5, na USP. Neste evento estarão representantes da ISA Canadá, Sucesu, Conselho Federal de Contabilidade-CFC e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil-Ibracon, entre outros..

Mais informações: (0XX11) 3873-3994




Agenda Cultural


Imagens de conflitos

A representação de conflitos contemporâneos nos documentários é o tema da 2ª Conferência Internacional do Documentário "Imagens de Conflito", que acontece nos dias 19 e 20 de abril em São Paulo. Promovida pelo É Tudo Verdade – 7º Festival Internacional de Documentários e pelo Cinusp "Paulo Emílio", da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, a conferência tem coordenação dos professores Ismail Xavier e Maria Dora Genis Mourão.

Ao todo serão quatro mesas redondas, todas agendadas para o Cineclube DirecTV (Rua Augusta 2530, Cerqueira Cesar, São Paulo): "Imagens de Conflito e suas representações" (sexta-feira, dia 19, às 10 horas); "Os Modos de Representação nas diferentes mídias" (no mesmo dia, às 14h30); "A constituição do consenso e a opinião pública" (sábado, dia 20, às 10 horas); e "Conflitos globais, culturas híbridas e imagens particulares" (sábado, às 14h30).

Dentre os participantes dos debates estarão os professores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Arlindo Machado e Maria Dora G. Mourão.

Mais informações: (11) 3091.3540

Intervalo Cultural agita o Campus de Ribeirão Preto

O Campus da USP em Ribeirão Preto promove nesta quinta-feira (18), das 11h30 às 13 horas, no Restaurante Central desse Campus, a primeira edição do ano do projeto Intervalo Cultural. O projeto é promovido pela Seção de Atividades Culturais da Prefeitura (PCARP), tendo como objetivo proporcionar música de qualidade durante a refeição de estudantes e profissionais do Campus de Ribeirão.

O convidado para a apresentação deste mês é o músico paulistano Edu Santana (voz e violão), que já conta com 8 CDs gravados, interpretando o que há de melhor em MPB.

Mais informações: (0XX16) 602.3530, e sobre a obra e a carreira de Santana no site www.uol.com.br/jucaeedu/bioedu.htm.

Show Paulicéia Desvairada: Filhos da Semana, em Piracicaba

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Editora Abril apresentam nesta quinta-feira, a partir das 21 horas, no Teatro Municipal de Piracicaba, o musical cênico Paulicéia Desvairada: Filhos da Semana. Trata-se do show montado para a noite de premiação do Projeto Nascente, apresentado ano passado em São Paulo.

O Projeto Nascente é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e da Editora Abril e destina-se a identificar e premiar vocações artísticas entre os estudantes da USP.

Mais informações: (0XX19) 3429-4392.




Livros, revistas e Publicações


Pequeno livro xinês de bichos

Amanhã (17), a partir das 12h30, na Biblioteca Central do Campus da USP em Ribeirão Preto, acontece o lançamento de Pequeno livro xinês de bixos, do escritor Valnei Andrade e do desenhista Cordeiro de Sá.

No mesmo dia será aberta uma exposição com painéis alusivos à obra, na Casa 4 de Pedreira de Freitas, sede da Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus, que está promovendo o evento como parte das comemorações de seus 20 anos de existência.

Mais informações: (0XX19) 3429-4392

Livro com obra de Alex Flemming

A Edusp, Imprensa Oficial e a Pinacoteca do Estado realizam no próximo sábado (20), às 11 horas, o lançamento do livro Alex Flemming. O livro é organizado pela professora Ana Mae Barbosa e integra a Coleção Artistas Brasileiros.

Ana Mae Barbosa, curadora da exposição Alex Flemming: Corpo Coletivo, apresenta no livro as obras da exposição e procura traçar uma história da produção visual do artista, voltada para a reflexão acerca do corpo. O conjunto evidencia a coerência temática e ideológica de seu trabalho, que recodifica a vanguarda pela articulação do estético e do político, como na recente série Body Builders, também representada neste livro.

O volume inclui ainda entrevista com o artista e textos de diversos especialistas em artes visuais e outras artes, entre eles Nelson Brissac Peixoto, Tadeu Chiarelli, Fábio Magalhães, Fernando Cocchiarale, Jean-Claude Bernardet, João A. Frayze-Pereira, Caio Fernando Abreu e Haroldo de Campos.

O lançamento terá lugar no Bravo Café da Pinacoteca, localizado na Praça da Luz, 02, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 229-9844 ou 3091-4149




Quadro de Avisos


Esalq sedia seminário do Fórum dos Dirigentes

Nesta quinta-feira (18), às 9 horas, no auditório da Biblioteca Central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, acontece o seminário Fórum dos Dirigentes: Perspectivas Acadêmicas e Científicas.

O objetivo é contribuir para maior integração entre as Instituições de Ensino Superior (IES), melhorar os canais de difusão de informações sobre o Fórum dentro das Instituições e estimular novas propostas de parceria.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485




Teses e Dissertações


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

- Avaliação de habilidades para a tomada de decisão em administração de empresas: um estudo descritivo com alunos de graduação da FEA-USP. Wagner Peixoto de Paiva. Dia 23 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5811

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrado

- O Poder Local da Prefeitura: Traçando sua Trajetória de Investimento em Habitação Social em São Paulo (1980-1999). Joseph Ozigbo Echefuna. Dia 18, às 9h30.

- O Desafio da Gestão Urbana Compartilhada: o Caso de Embu na Metrópole Paulistana. Eumenes Teixeira de Oliveira Filho. Dia 24, às 14 horas.

Doutorado

- Derivações da avaliação pós-ocupação (APO) como suporte para a verificação da aceitação de propostas habitacionais concebidas a partir de soluções espaciais e tecnológicas não usuais. Varlete Aparecida Benevente. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3257-7688, ramal 23

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- A representação do holocausto na peça After The Fall, de Arthur Miller. Alexandre Daniel de Souza Feldman. Dia 30, às 15 horas.

Instituto de Geociências

Mestrado

- Caracterização em um sistema epitermal low-sulfidation (adulária sericita) mineralizado em Au-Co-Mo em vulcânicas paleoproterozóicas na província aurífera do Tapajós: implicações metalogenéticas e tectônicas. Rafael Hernandes Corrêa Silva. Dia 26, às 14 horas.

Doutorado

- A suíte intrusiva Santa Clara (RO) e a mineralização primária polimetálica (Sn, W, Nb, Ta, Zn, Cu e Pb) Associada. Washington Barbosa Leite Júnior. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3973

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Representação e análise de cadeias de suprimentos: uma proposta baseada no mapeamento do fluxo de vida. Mário de Oliveira Andrade. Dia 18, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235

Instituto de Física

Mestrado

- Grupo de Renormalização Exato: Abordagem Perturbativa e Teorias Não Comutativas. Ivens Martins Carneiro. Dia 16, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901





Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares