São Paulo, 17 de abril de 2002 n.944/02.


Apoio aos profissionais
que correm risco

Pesquisadores e estudantes do
Instituto de Psicologia da USP oferecem atendimento psicológico aos profissionais
de instituições que trabalham
em situações de risco




Universidade instala Comissão de Ética


Ribeirão Preto promove seminário que debate o trabalho


IEA recebe Fábio Feldman para conferência sobre a Rio +10




Destaques


 

Estudantes de psicologia atendem profissionais que lidam com o perigo

Ivanir Ferreira

Pesquisadores e estudantes da USP levam apoio psicológico aos policiais, aos funcionários da Febem e a outros profissionais de instituições que lidam com situações de risco. O Projeto Integrado de Atenção Psicológica em Instituições, dividido em seis subprojetos, têm a proposta de estender o conhecimento científico gerado na Universidade à população, bem como oferecer aos alunos de graduação experiência de campo. Ele é uma iniciativa do Laboratório de Estudos e Prática em Psicologia Fenomenológica e Existencial (LEFE), do Instituto de Psicologia da USP.

Segundo a psicóloga e coordenadora dos projetos, Henriette Morato, os trabalhos são supervisionados por pós-graduandos e resultam em pesquisas e publicações voltadas à questão de práticas psicológicas em instituições. A perspectiva é realizar pesquisas interventivas em organizações, principalmente no serviço público, promovendo simultaneamente atividades de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão universitária. "As pessoas que trabalham neste ambiente precisam de um acolhimento amplo em suas mais diferentes necessidades, incluindo desdobramentos com sessões psicoterápicas."

Mas a atenção pode ser levada também aos envolvidos numa trama criminosa. "Ouvindo os pais e adolescentes vítimas de seqüestros e/ou abusos, no momento em que chegam à delegacia para dar queixa e lavrar um Boletim de Ocorrência", explica a psicóloga.

A prática do atendimento

Um policial que volta das ruas, trazendo como saldo a perda de seu companheiro envolvido numa troca de tiros com bandidos, chega à delegacia arrasado e em crise existencial. "Esse profissional necessita ser ouvido e compreendido em seu sofrimento e em suas dúvidas, para que possa se recompor e voltar à sua patrulha, exercendo seu trabalho com qualidade e condições psicológicas dignas", diz a psicóloga. O subprojeto "Atenção Psicológica aos Policiais Militares da Terceira Companhia do 16º Batalhão da Polícia Militar", que atendeu esse segmento, recebeu menção honrosa do IX Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP em 2001.

Responsáveis pela unidade da Febem do Complexo Raposo Tavares procuraram o LEFE para resolver questões internas de ordem profissional e organizacional. Foi feita uma cartografia da unidade para conhecer as necessidades dos profissionais envolvidos no contato direto com os adolescentes. Descobriu-se que todos precisavam de algum tipo de atendimento, devido ao ambiente estressante. Em muitos momentos, dadas as condições de onde e como se desenvolviam os trabalhos, tanto a função quanto o sentido do serviço tornavam-se ambíguos. Um exemplo disso acontecia quando os monitores permaneciam no pátio junto com os adolescentes como se estivessem presos. "Criava-se uma ambigüidade de seus posicionamentos: eles se tornavam juntos com os menores prisioneiros da carceragem".

Nesta instituição, foi sugerida aos internos a prática esportiva como proposta socioeducativa. O desafio era transformar o técnico de futebol em educador ao invés de ser um agente de contenção. Depois de algumas supervisões, foi possível também um trabalho de esclarecimento a fim de definir mais pertinentemente as funções dos funcionários.

Mais informações: (011) 3091-4285/4172 ou pelo e-mail hmorato@usp.br ou lefe@usp.br


USP instala Comissão de Ética

A Universidade de São Paulo acaba de instalar sua Comissão de Ética. Com sede no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, a Comissão é integrada pelos professores Alfredo Bosi (presidente), Willian Saad Hossne, Walter Colli, Joaquim José de Camargo Engler e Hector Francisco Terenzi, além de um representante não-docente, Eduardo Bonilha de Toledo Leite, do Centro de Computação e Eletrônica (CCE) da USP. Está prevista ainda a participação de um representante discente.

De acordo com o Código de Ética da USP, aprovado pelo Conselho Universitário em outubro de 2001, cabe à Comissão examinar as consultas, denúncias e representações contra membros da Universidade, por infringência às normas do Código e postulados éticos da instituição; apurar a ocorrência de infrações; encaminhar suas conclusões às autoridades competentes para as providências cabíveis; e criar um acervo de decisões do qual se extraiam princípios norteadores das atividades da Universidade, complementares ao Código.

Os representantes docentes e não-docentes são eleitos pelo Conselho Universitário para um mandato de dois anos, sendo permitida uma recondução. O representante discente deve ser eleito pelos estudantes para um mandato de dois anos, não sendo permitida a recondução.

A Ouvidoria da Universidade e a Comissão de Ética atuarão de forma coordenada para assegurar a plena observância das normas e princípios previstos no Código. A Comissão apresentará relatório anual de atividades ao Conselho Universitário, acompanhado de eventuais propostas de aprimoramento do Código. A Comissão de Ética da USP foi instalada oficialmente no último dia 10.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919



Cursos, Seminários e Palestras


Seminário em Ribeirão debate o Trabalho

Nos dias 22 e 23 de abril, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP) acontece o seminário O Trabalho em Debate: Novas Tendências e Novos Desafios para a Sociedade Brasileira.

O evento, promovido pela Área de Ciências Humanas do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP e pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem (EERP), conta com o apoio de várias instituições e entidades, entre elas a Associação dos Docentes da USP (ADUSP), que ficará responsável pelo recolhimento de inscrições. A ADUSP de Ribeirão Preto fica ao lado dos Correios e funciona das 9 às 17 horas.

Mais informações: (0XX19) 602-3520 e 633-7878


Fábio Feldman faz conferência sobre Rio+10

O secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Fábio Feldman, estará no próximo dia 23, às 10 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP onde prefere a Conferência de Johannesburgo: Oportunidade para uma Reflexão. Feldman é assessor especial da Presidência da República para a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (também chamada de Rio+10), que acontecerá de 26 de agosto a 4 de setembro de 2002, em Johannesburgo, na África do Sul.

O IEA fia na av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 ou 3091-4442, com Cláudia Regina



Poesia Portuguesa no Centro Universitário Maria Antonia

O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP realiza no próximo dia 25, às 20horas, a palestra Uma Pessoa, algumas pessoas e demais gente: A poesia portuguesa dos últimos 40 anos, ministrada pelo professor português Osvaldo Silvestre. O ator Diogo Dória fará apresentação de poesias durante a palestra e poetas portugueses modernos serão o foco de debates do evento, mostrando toda a riqueza do período de vanguarda cultivado nesse país.

O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294- Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815, com Ana Cláudia Ewald, Danielle Penafiel ou Juliano Gentile (Assessoria de Imprensa)

FOB promove palestras sobre uso da voz

O Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP realiza nesta semana duas palestras em comemoração ao "Dia Nacional da Voz" (celebrado em 16 de abril).

Sua Voz É Importante - Use, Mas Não Abuse", acontece nesta quinta-feira (18), às 13h30, no Anfiteatro 6 do Curso de Fono, com alunas do quarto ano de Fonoaudiologia, supervisionadas pela fonoaudióloga Lídia Cristina Teles Magalhães, professora do Curso de Fono da USP. Esta palestra é aberta a participação da comunidade em geral, com entrada franca. O encontro tem como público alvo jornalistas, repórteres, professores e demais profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, além de estudantes.

Sua Voz é Importante Venha Saber Por Que, será na sexta-feira (19), às 16h30, na Biblioteca do Campus da USP. A palestra será ministrada por Lídia Cristina Teles Magalhães, professora do Curso de Fono da USP, tendo como público alvo professores e profissionais do Campus de Bauru da USP.

Ao longo desta semana estarão sendo distribuídos folders informativos a respeito dos Cuidados com a Voz, nos postos de saúde de Bauru. Esta programação é uma realização do Curso de Fonoaudiologia da FOB/USP, com apoio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Conselho Federal de Fonoaudiologia e Conselho Regional de Fonoaudiologia - 2a. Região.

Mais informações: (0XX14) 235-8432 ou 235-8332


Esalq debate reforma agrária

Com apoio da Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz, o Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (CALQ), da USP de Piracicaba, realiza hoje (17), às 18h30, no Pavilhão de Engenharia da Escola, o debate Reforma Agrária sob duas visões.

Entre os presentes, os presidentes da Sociedade Rural Brasileira (SRB), João de Almeida Sampaio Filho, e da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), Gerson Teixeira. Mediando o debate, o professor Marcos Vinícius Folegatti, prefeito do Campus "Luiz de Queiroz".

Cada debatedor terá um tempo para expor a visão de sua entidade sobre a problemática da questão agrária, bem como as soluções que cada uma propõe. Em seguida, o debate será aberto à participação dos presentes, com perguntas elaboradas por escrito.

Mais informações: (0XX19) 3422-1776 com Gustavo Geiser




Quadro de Avisos


Posse de nova diretora da FOB

Quarta-feira (17), às 11 horas, a professora Maria Fidela de Lima Navarro, toma posse como nova diretora da Faculdade de Odontologia (FOB) da USP de Bauru.

A solenidade terá lugar no salão nobre da FOB e contará com a presença do reitor da USP, Adolpho José Melfi.

Mais informações: (0XX14) 235-8000



Teses e Dissertações


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

- Associação entre anfotericina B e metronidazol no tratamento de candidíase experimental em camundongos. Leila Almeida Santos. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3642


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Héctor Tizón e Mário Benedetti: uma leitura contrastiva das vertentes narrativas local e urbana da comarca literária rio-platense. Romilda Mochiuti. Dia 22, às 14 horas.

- Interações entre modelado e solo no transecto espraiado, São Pedro, SP. Sheila Aparecida Correia Furquim. Dia 24, às 14 horas.

- Por onde anda góngora? Tradição e originalidade. Eduardo Fava Rúbio. Dia 26, às 14 horas.

Doutorado

- Real, existente e concreto: algumas considerações sobre a ontologia de Espinosa. Paulo Vieira Neto. Dia 20, às 14 horas.

- Análise sociossemiótica do projeto de conteúdos essenciais do segundo grau da Rede Pública do estado do Paraná. Vladmir Moreira. Dia 22, às 13 horas.

- Música e Mimesis na obra de Francis Ponge. Adalberto Müller Junior. Dia 24, às 19 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrado

- O projeto de iluminação em ambientes de trabalho informatizados: uma abordagem ergonômica. Ana Paula Scabello Mello. Dia 25, às 14 horas.

Doutorado

- Arquitetura e infraestrutura: um percurso de projeto. Anne Marie Sumner. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3257-7688, ramal 23



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares