São Paulo, 22 de abril de 2002 n.947/02.




Projeto Clicar amplia
atendimento a crianças

A Estação Ciência da USP renova patrocínio
com a Petrobras e aumenta o atendimento a
crianças e adolescentes no Projeto Clicar



Ana Mae Barbosa recebe prêmio e homenagem inédita

nos EUA



FFLCH oferece especialização em Língua Inglesa



Ceuma promove o projeto Cantos do Som




Destaques


Projeto Clicar cresce e crianças aprendem

Isabel Leão, do Jornal da USP

O Projeto Clicar, da Estação Ciência da USP, renova o patrocínio com a Petrobras e aumenta o número de atendimentos a crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. Coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisa da Criança e do Adolescente CEPECA, o projeto é um programa de atividades lúdicas e educativas, que usa o computador como instrumento de educação não formal, para crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, que entram espontaneamente na Estação.

Com a renovação do patrocínio o Projeto Clicar estabelece uma parceria sólida, que já dura cinco anos, e ganha fôlego para continuar a ensinar, brincar, dar carinho e afeto para centenas de crianças e adolescentes que perambulam pelas ruas da cidade.

O patrocínio também está viabilizando uma nova etapa de atendimento. Agora o período da manhã está sendo dedicado a atividades mais direcionadas. Alguns jovens, que já freqüentavam o Clicar à tarde, vão aprender a usar programas gráficos e de animação, a desenvolver sites e pesquisar na Internet, com a ajuda de profissionais. "Queremos dar oportunidade para que essas crianças possam adquirir algum conhecimento mais específico e tenham como buscar uma chance no futuro", analisa Cecília Tolosa, coordenadora do projeto.

Também para esse ano, está em fase inicial, um programa de bolsa de estudo que irá atender 15 meninos e meninas, como forma de apoiar esses adolescentes no transporte, na volta a escola e na alimentação. Sem contar o acompanhamento com um psicóloga e pedagoga. Além de todas essas novidades o Clicar continua atendendo assiduamente de terça a sábado das 14 às 18 horas todos aqueles que já conhecem o projeto e crianças novas que aparecem freqüentemente.

Através de softwares educativos as crianças passam as tardes aprendendo, conceitos de matemática, português, raciocínio, lógica. Também fazem desenhos, pintam, jogam dominó, xadrez, dama, banco imobiliário e mais uma infinidade de coisas que não encontram em casa e muito menos na rua. Sem contar as relações de amizade, carinho e ternura entre educadores e crianças, fatores indispensáveis para qualquer amadurecimento intelectual.

Proposta educativa

Segundo a coordenadora, a preocupação principal é estar sempre usando jogos que tenham uma proposta educativa. "Temos jogos também que ensinam estratégia, tudo de uma forma lúdica. É dessa maneira que se dá o aprendizado não formal para crianças que não tem uma rotina de vida pré-estabelecida garantida pelos laços de família, escola e sociedade", analisa.

Os principais objetivos do Clicar estão voltados para a socialização da criança, sua possibilidade de expressão e criatividade. "Tentamos trabalhar com ela essas experimentações para chegarmos num conceito maior que é a cidadania, os direitos de cada indivíduo. O nosso papel é mostrar as possibilidades e tentar passar como esses conceitos podem reverter em benefício próprio", explica Dirce Pranzetti, que também coordenada o projeto. Embora os resultados sejam a longo prazo, a mudança possível é real e concreta.

Dentre outras atividades exercidas com direito estabelecido pelas crianças é o cinema, que acontece toda sexta-feira, com telão, cadeira estofada e tudo o mais, menos comilança. Só não vale filme violento, com cenas de sexo e besteiras que não levam a nada. "Quando o filme é bom as crianças ficam em silêncio absoluto, absorvendo cada detalhe da cena. Mas, quando é chato é até vaiado", conta Dirce.

De pequenas experiências do dia-a-dia o Clicar vai constituindo uma metodologia de trabalho que já tem sua legitimidade junto as crianças e a empresas de grande porte como é o caso da Petrobras, que colabora já há cinco anos com o projeto.

Mais informações: (011XX) 3673-7022 r. 225 www.eciencia.usp.br/projetoclicar


Professora da USP recebe prêmio e homenagem inédita nos Estados Unidos

Marcelo Gutierres

Ana Mae Barbosa, professora aposentada do departamento de Artes Plásticas da ECA, recebeu no último dia 2, na Universidade de Ohio, Estados Unidos, o prêmio High Achievment. "Ele contempla aquele profissional que tem uma alta realização e liderança no ensino de arte/educação nos Estados Unidos", explica Ana Mae. Além do prêmio, ela recebeu uma homenagem inédita da série Autobiographical Series in Art Education, da Universidade de Miami, na cidade norte-americana de Oxford.

A professora conta que sua premiação se deve pelo fato de ela ser uma das primeiras pessoas a publicar trabalhos sobre as relações arte/educação com a política. "A arte/educação era vista antes como uma coisa muito sentimental. Hoje em dia, já é encarada como uma ação política, um instrumento político, inclusive de recuperação social daqueles relegados pela sorte econômica."

Sobre a homenagem, a professora explica que a Universidade de Miami tem o maior arquivo norte-americano de arte/educação. "A idéia da série é convidar anualmente um arte/educador dos Estados Unidos para dar uma palestra sobre a sua vida e a sua obra. Depois, este depoimento é incorporado ao arquivo." Entretanto, ela foi a primeira estrangeira a ser lembrada para este evento. "Eu fiquei muito espantada porque não sou norte-americana e o arquivo de arte/educação é dos Estados Unidos. Mas como estudei lá imaginei que fosse isso."

Para essa série, foi produzido um documentário com toda a história de vida de Ana Mae Barbosa. "No dia da homenagem, dei uma conferência sobre minha vida, além de deixar um texto para ser incluso nos arquivos da universidade." Periodicamente, esses textos são publicados em conjunto com a bibliografia de cada homenageado. "Tem muito a ver com a idéia de que a história de vida é História e, também, é pesquisa."

Em suas atividades, a professora trabalha com a relação entre política e arte, bem como com o multiculturalismo por meio do ensino da arte. Os estudos começam a partir da escolha dela de um artista de qualquer região do mundo. Posteriormente, a pesquisadora, que já foi diretora do MAC de 1986 a 1993, desenvolve uma discussão acerca das realizações do artista escolhido. "Embora o prêmio seja por trabalhos relacionados com artistas norte-americanos, meu trabalho é maior com artistas da América Latina."

Mais informações: (0XX11) 3862-8055 ou e-mail anamae@uol.com.br




Cursos, seminários e palestras


Especialização em Língua Inglesa

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove o curso Especialização em Língua Inglesa. O curso é direcionado para professores das redes oficial (preferência) ou particular de Ensino. Havendo vaga, graduados em Letras, com pleno domínio do inglês falado e escrito poderão participar do evento.

As inscrições para professores da Rede Oficial se iniciam no dia 30; para professores da rede particular, o início é em 2 de maio, enquanto demais graduados em Letras podem se inscrever a partir do dia 3 de maio. O módulo I do curso se inicia no dia 6, e a taxa para inscrições é de R$ 85,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645


Língua Alemã em estudo

O idioma alemão é tema da X Semana de Língua Alemã "A Língua Alemã em Estudo", organizada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da USP. O evento será realizado nos dias 6, 7 e 9 de maio, em dois períodos: das 10 horas às 11h40 ou das 19h30 às 21 horas.

A taxa é de R$ 12,00, e as inscrições estarão abertas do dia 25 a 2 de maio.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645




Agenda Cultural


Peça "Hysteria" na FAU

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP sedia a peça de teatro Hysteria, do diretor Luís Fernando Marques, da Escola de Comunicações e Artes (ECA). A peça será realizada do dia 20 ao dia 14 de julho, aos sábados e domingos, às 17 horas, no prédio da FAU localizado na Rua Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801


Happy Hour Cultural

A partir do próximo dia 25, o Instituto de Química (IQ) da USP realiza o Happy Hour Cultural, evento que contará com apresentações musicais e debates sobre temas atuais. O encontro terá início às 16h30, com uma apresentação musical. Às 17 horas, o professor Gilberto Dupas profere a palestra Ética e poder na sociedade da informação: como a autonomia das tecnologias obriga a rever o mito do progresso.

Os Happy Hour serão realizados mensalmente, no Anfitetro vermelho do Bloco C do Instituto de Química.

Mais informações: (0XX11) 9538-7881, com Fábio


Cinusp traz mostra de cineastas franceses

O Cinusp "Paulo Emílio" e a Cinemateca da Embaixada Francesa no Brasil realizam de 22 a 30 de abril a mostra Dois Autores Franceses: René Clair e Robert Bresson, com um total de 10 filmes, cinco de cada um dos cineastas, com legendas em português.

Segunda-feira (22), às 16 horas, Les dames du bois de Bologne (As Damas do Bois de Boulogne); às 19 horas, Les grandes manouvres (As Grandes Manobras).

Terça-feira (23), às 16 horas, La Beauté du Diable (A Beleza do Diabo); 19 horas, Pickpocket.

Quarta-feira (24), às 16 horas, Le procès de Jeanne D'Arc (O Processo de Joana d’Arc); às 19 horas, Porte des Lilas.

Quinta-feira (25), Les Belles de Nuit (As Belas da Noite); às 19 horas, Au Hasard Balthazar (Balthazar ao Acaso).

Sexta-feira (26), às 16 horas, Paris qui Dort (Paris que Dorme); às 19 horas, Mouchette.

Mais informações: (0XX11) 3091- 3540 ou site http://www.usp.br/cinusp/cine.html


Projeto Cantos do Som 2002

Nos dias 24 e 25 de abril, o Trio de Colônia ""Kölner Klaviertrio" (Thomas Palm, piano, Walter Schreiber, violino, e Joanna Sachryn, violoncelo) se apresenta no projeto ciclo de concertos Cantos do Som. O projeto é fruto de uma parceira entre o Instituto Martius-Staden e o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP e prevê um total de 20 concertos com artistas da MPB e da música erudita. O objetivo é proporcionar novos espaços para a execução e a audição da música, tanto erudita como popular, a preços acessíveis.

Os concertos serão realizados no Ceuma (Rua Maria Antonia, 294 Vila Buarque) e no Auditório da Unidade III do Colégio Visconde de Porto Seguro, que fica na Rua Itapaiúna, 1878, no Morumbi, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-5538 / 3255-7182 ou 3151-6300




Livros, revistas e Publicações


Cidade através da Higiene

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove neste dia 23, às 18 horas, no Saguão Vila Penteado do prédio da FAU, o lançamento do livro A cidade através da higiene, 1925-1945. As propostas de Geraldo Horácio de Paula Souza, da arquiteta Cristina Campos.

O Saguão Vila Penteado fica na Rua Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3257-7688




Teses e Dissertações


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- A metalinguagem na ficção camiliana: um procedimento de resistência. Eduino José de Macedo Orione. Dia 26, às 14horas.

- Valores e usos dados à tecnologia: o caso da informática educativa no Brasil (1970 - 1990). Irineu Pacheco Paes Barreto. Dia 25, às 13h30.

- Um pontentado na Matiqueira: José Aires Gomes e a ocupação da terra na borda do campo. André Figueredo Rodrigues. Dia 25, às 9 horas.

Doutorado

- O instituto de física teórica: 1950-1987. Pedro Carlos de Oliveira. Dia 26, ás 10 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Comportamento de conectores de cisalhamento em vigas mistas aço-concreto com análise da resposta numérica. Gustavo Alves Tristão. Dia 25, às 14 horas.

- Avaliação da filtração direta ascendente em pedregulho como pré-tratamento em sistemas de dupla filtração. Emilia Kiyomi Kuroda. Dia 26, às 8h30.

- Educação para o ambiente: uma experiência no ensino médio. Marilia Fanucchi Ferraz. Dia 7 de maio, às 14 horas.

- Simulação em tempo real como ferramenta de decisão no gerenciamento de estoques de água de reservatórios. Adelena Gonçalves Maia. Dia 26, às 14 horas.

- Identificação de parâmetros modais no domínio do tempo - método ITD. Fabrício Tadeu Paziani. Dia 26, às 14 horas.

- Utilização do modelo QUALE como apoio ao gerenciamento da qualidade das águas da Bacia do Córrego dos Bagres. Maria Aparecida Baldochi. Dia 26, às 9 horas.

Doutorado

- Classificação de maciços rochosos: uma abordagem por redes neurais. Paulo Gustavo Cavalcante Lins. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

- Interação de fungos micorrízicos arbusculares, agentes de controle biológico e Phytophthora parasitica em limoeiro cravo (Citrus limonia). Deise Renata Gonzalez Agnani. Dia 23, às 8 horas.

- Atividade microbiana do solo e a interação de diazotróficos endofíticos e fungos micorrízicos arbusculares na cultura do trigo. Valéria Marino Rodrigues. Dia 23, às 14 horas.

- Análise comparativa de algoritmos de classificação digital não-supervisionada, no mapeamento do uso e cobertura do solo. Ciro Koiti Matsukuma. Dia 24, às 8 horas.

- Aplicação de métodos geoestatísticos para identificar a magnitude e a estrutura da variabilidade espacial de variáveis físicas do solo. Glaucy da Conceição Ortiz. Dia 24, às 14 horas.

- Cultivo da rúcula e do rabanete sob túneis baixos cobertos com plástico com diferentes níveis de perfuração. Edilaine Regina Pereira. Dia 24, às 14 horas.

Doutorado

- Ácido linoléico conjugado: teores nos alimentos e seu uso no aumento da produção de leite com maior teor de proteína e perfil de ácidos graxos modificado. Sergio Raposo de Medeiros. Dia 23, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156





Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares