São Paulo, 23 de abril de 2002 n.948/02.




Alunos da USP vencem
concurso nos EUA
Estudantes da USP de São Carlos
conquistaram o primeiro lugar no
2002 SAE AeroDesign East,
realizado em Titusville, na Flórida.
Eles tiveram que projetar e
construir uma aeronave radio-
controlada



USP de São Carlos debate planejamento do campus universitário



Bienal do livro promove seminários que discutirão universidade e sociedade



Estudo de casos de empresas em debate na FEA




Destaques


 

Alunos da USP de São Carlos conquistam o primeiro lugar em
competição nos EUA

Da redação, Agência USP

Um grupo de oito alunos da Escola de Engenharia da USP de São Carlos acaba de conquistar o primeiro lugar na 2002 SAE AeroDesign East, competição estudantil promovida pela Sociedade de Engenharia Automotiva Internacional. No concurso, que aconteceu no último dia 14, em Titusville, Flórida, EUA, cada equipe participante deveria projetar e construir uma aeronave rádio-controlada com o objetivo de voar com a máxima carga útil possível. Os alunos de São Carlos conseguiram a marca de onze quilos, num protótipo de três metros de envergadura (medida de uma asa a outra).

"A competição proporcionou também a comunicação entre as universidades participantes o que gerou a troca de informações, tecnologias e integração entre os alunos", comenta Fabricio Hulshof, integrante da equipe vencedora. Participaram do evento apenas alunos de graduação.

Em sua décima sétima edição, o encontro contou com a participação de quarenta e duas escolas de vários países, entre eles, Canadá, Estados Unidos e Porto Rico. Na qualificação realizada no Brasil, a equipe da USP de São Carlos ficou em segundo lugar, atrás apenas do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). "Nós perdemos para o ITA por uma diferença de meio ponto, num total de 180", lamenta Fabrício. Os dois primeiros colocados no Brasil ganharam o direito de representar o país no exterior.

Nos Estados Unidos, a primeira etapa da competição consistiu na análise dos relatórios técnicos do projeto, incluindo os desenhos da aeronave. Posteriormente, as equipes tiveram de passar por duas fases, a de qualificação, com limite mínimo de peso transportado de 3,630 quilos, e a apresentação oral, ou seja, uma apresentação técnica da aeronave. O protótipo da equipe da USP fez o vôo de qualificação transportando 8 quilos. Na segunda etapa, a aeronave transportou 11 quilos, sagrando-se campeã.

Os alunos começaram o trabalho no protótipo em dezembro de 2001. A partir de março, eles passaram a se empenhar na construção do avião que deveria estar pronto para a viagem ao exterior até o começo de abril. Como material, foram utilizados compostos de fibra de vidro, carbono e kevlar, todos importados. "Colocamos dinheiro do nosso bolso para podermos otimizar o avião e irmos até os Estados Unidos", explica Fabrício.

Os três primeiros colocados foram a Universidade de São Paulo, a Universidade de Maryland e ITA, respectivamente. Integraram a equipe da USP, além de Fabrício Hulshof, João Marcelo Souza Pereira, Leonardo de Carvalho Gutierrez, Fabrício da Silva Pereira, Tiago Francisco Gomes da Costa, Bruno Vieira dos Santos, Rafael dos Santos Gioria e Leonardo Pinheiro Loureiro.

Mais informações: (0XX16) 273-9430, (0XX19) 3802-2007 ou (0XX19) 9137-5834, com Fabrício




Cursos, Seminários e Palestras


Escola pública e FUVEST

Nesta terça-feira (23), às 14 horas, no Anfiteatro do Bloco H da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), acontece a palestra O Ingresso na Escola Pública e a FUVEST, com o diretor executivo da Fundação, Roberto Celso Fabrício Costa.

De acordo com o diretor da FFCLRP, Oswaldo Baffa Filho, o encontro é direcionado aos Presidentes das Comissões de Graduação das Unidades da USP em Ribeirão Preto, chefes de departamento e membros das Comissões Coordenadoras de Cursos (COCs), mas qualquer outro interessado no tema pode participar.

Mais informações: (0XX16) 602-3644, 633-2660 ou e-mail diretoria@ffclrp.usp.br

Planejamento de Campus Universitário

A Comissão de Implantação do Campus II, da USP de São Carlos, realiza nesta quinta-feira (25), às 14 horas, o seminário Arquitetura e Planejamento de Campus Universitário. O objetivo do encontro é discutir amplamente projetos de campi de universidades do Brasil e também de outros países, por meio da experiência dos arquitetos convidados, e mobilizar a comunidade acadêmica em torno do tema. Participam do evento os arquitetos Sérgio Assumpção, do Fundo de Construção da USP (FUSP), Paulo Bruna, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e Paulo Zimbres, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB).

Mais informações: (0XX16) 273-9999 / 9100

Robert Hershberger na FAU Maranhão

Nesta sexta-feira (26), das 10 às 12 horas, Robert Hershberger, ex- diretor da School of Architeture, University of Arizona, profere a conferência Importância do programa de necessidades nos projetos arquitetônico e urbano: O uso das Ciências Comportamentais. O encontro terá lugar na FAU-Maranhão.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801

Estudo de casos em empresas brasileiras

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP promove, no próximo dia 30, às 11h30, o seminário Desenvolvimento e Administração de Produtos: Um Estudo de Casos Múltiplos em Empresas Brasileiras, com o professor Roberto Sbragia. Entre outros temas, a comparação entre diversas abordagens de desenvolvimento de produtos, sob as óticas de marketing, inovação, tecnologia e redes.

As inscrições para o seminário já estão abertas, podendo ser feitas até o dia 29.

Mais informações: (0XX11) 3091-5969

Colóquios e Seminários no IF

O Instituto de Física (IF) da USP promove nesta semana as seguintes atividades:

Na terça-feira (23),

Às 11horas, Perturbative Analysis of Dynamical Localization, com D. A. Cortez;

Às 13 horas, Reconstruindo a matéria, com o professor Alejandro Szanto de Toledo;

Às 16 horas, O efeito de anfifílicos catiônicos na solubilizaçãode colesterol, com Carlos Roberto Benatti, e O curso web de Física III e Física IV - Educação a distância (interação a distância?), com o professor José Luciano Mirante Duarte.


Na quarta-feira (24),

Às 14 horas, Dinâmica de Campos Térmicos e o Efeito Casimir, com Ademir Santana.

Quinta-feira (25),

Às 10 horas, Moléculas em meio líquido, com o professor Sylvio Roberto Accioly Canuto;

Às 14 horas, Estudo da segregação de In em camadas epitaxiais InxGa1-xAs crescidas sobre substratos de GaAs (001), com Sandro Martini;

Às 16 horas, Complex Systems Biology: Constructive and Dynamic Approach to Cell Differentiation, Heredity, and Evolution, colóquio ministrado pelo professor Kunihiko Kaneko, da Universidade de Tóquio.


Sexta-feira (26):

Às 9 horas, Espectroscopia fototérmica de deflexão aplicada ao estudo do efeito Soret-Dufour, com Adriano Júnio Silva;

Às 12h30, Almoços gratuitos existem: como a inflação do Universo resolveu os maiores problemas da Cosmologia sem pagar nada, com o professor Luis Raul Weber Abramo.

O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6642




Agenda Cultural


Projeto Universidade, pela primeira vez na Bienal do Livro

A 17ª Bienal Internacional do Livro, que acontece de 25 de abril a 5 de maio, traz a primeira edição do Projeto Universidade. O objetivo é estreitar os vínculos entre universidade e sociedade, através de seminários e publicações de amplos interesses.

Ao todo serão quinze seminários divididos em temas como Cidade, Economia, Turismo, Relações Internacionais, entre outros, contando com a participação, entre outros, do economista Paul Singer e do professor Pasquale Cipro Neto.

Vale destacar a mesa-redonda sobre o tema Política Econômica e Distribuição de Renda, que acontece dia 29, a partir das14h30.

Mais informações: (0XX11) 3814-4600, falar com Ivani Cardoso ou Ana Purchio.




Quadro de Avisos


EERP participa de treinamento contra câncer

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, juntamente com outras oito instituições de ensino, está participando do Projeto de Treinamento de Recursos Humanos para o Programa de Prevenção de Câncer de Colo Uterino e Mama, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Mais informações: (0XX16) 602-3437 ou 3092-3391




Teses e Dissertações


Faculdade de Direito

Mestrado

- Garantias Processuais nos Recursos Criminais: Igualdade, Ampla Defesa e Contraditório. Rogério Schietti Machado Cruz. Dia 24, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3111-4004


Instituto de Psicologia

Mestrado

- Adaptação da criança à creche: análise de indicadores internacionais e afetivos. Kelma Assunção Sousa. Dia 26, às 10 horas.

- Orientação a pais e ludoterapia comportamental com crianças em grupo: um atendimento conjugado. Daniela Montesano Baraldi. Dia 29, às 9 horas.

Doutorado

- Entre o público e o provado: um estudo sobre a fidelidade à palavra empenhada. Nelson Pedro da Silva. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4183


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Forças públicas: instrumento de defesa da autonomia estadual e a sustentação da política dos governadores na Primeira República. Glauco Silva de Carvalho. Dia 22, às 9 horas.

- O lugar que o Ensino Médio noturno da escola Fanny Manzoni Santos (Osasco) ocupa na vida de seus educandos. Maria Socorro Gonçalves Torquato. Dia 23, às 14 horas.

- África, africanos e o brasileiro em Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre. Alfredo Boulos Júnior. Dia 23, às 14 horas.

- Um olhar para os erros no processo de aquisição de língua estrangeira a partir de duas perspectivas de interpretação. Raquel La Corte dos Santos. Dia 26, às 14 horas.

- A interação verbal em sala de aula: Relações Sociointernacionais. Leni Maria Gozzi. Dia 29, às 14 horas.

Doutorado

- Contribuição ao estudo do verbo em uma variante Dida-f: O Gbejwi (Costa do Marfim). Tougbo Koffi. Dia 29, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626





Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares